quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Maruim investe na agricultura familiar

Uma das prioridades da administração municipal de Maruim é incentivar a agricultura familiar e a preservação do meio ambiente. Através da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente estão sendo promovidos alguns eventos com o objetivo de mostrar à população a necessidade de buscar meios para garantir a qualidade de vida.

Depois de por ordem na casa, uma das primeiras ações desta secretaria foi a criação da Farmácia Verde, que disponibiliza à população, de forma gratuita, ervas medicinais e plantas místicas. O intuito é repassar a ideia de que “o natural só faz bem”. No mês de março, outro evento também foi realizado com o objetivo de garantir a sustentabilidade, que foi a “1ª Mostra Águas em Maruim”, que teve como tema a água e seu consumo sustentável.

“Este evento foi realizado em contribuição para lembrar o Dia Mundial da Água (22 de março), e foi um sucesso, já que conseguimos mobilizar cerca de 250 pessoas, entre alunos das redes pública e particular de ensino, representantes das igrejas, associações de bairros e de pescadores. Eles assistiram atentamente palestras importantes, que, com certeza, vão mudar a forma de utilização da água”, relatou o secretário de Agricultura, José Antônio Bonfim.

“Quanto às ações que englobam a agricultura familiar, podemos destacar a distribuição de sementes aos agricultores locais, que teve início no mês de abril, beneficiando cerca de 100 famílias. Foram distribuídos mil kg de sementes de milho e feijão na sede e nos povoados”, acrescentou Bonfim.

Outra realidade bastante significativa foi a compra simultânea de néctar de laranja, produzido na cidade de Santa Luzia do Itanhi. “Nesta compra a nossa pretensão é enriquecer a alimentação escolar com produtos naturais. Para isso, foram adquiridos 3.247 litros de suco”, informa o secretário.

Nesta trajetória ao longo destes meses, os gestores ambientais não foram esquecidos. No mês passado, foi realizada a 1ª etapa da capacitação de gestores ambientais, executada através do Programa Nacional de Capacitação dos Gestores Ambientais, do Governo Federal.

“Ainda com relação ao meio ambiente, realizamos em junho a 1ª Semana do Meio Ambiente, que proporcionou reflexões e lançou desafios para uma cidade sustentável”, completou Antônio Bonfim. De acordo com ele, outras ações ainda serão realizadas ao longo deste segundo semestre.

Fonte: cinform

Prefeitura de Rosário serve merenda vencida


A vereadora Maura Cecília Santos (PDT) denunciou na tribuna da Câmara Municipal a distribuição de merenda escolar fora do prazo de validade pela Prefeitura de Rosário do Catete, a 37 quilômetros de Aracaju. O flagrante aconteceu na terça-feira (29) pela manhã em uma escola municipal para alunos com necessidades especiais.

“Quando cheguei na dispensa encontrei achocolatados e biscoitos vencidos”, disse a parlamentar, que levou a embalagem de um dos produtos vencidos para a sessão da Câmara. De acordo com o prazo que constava na embalagem, o achocolatado estava com a validade vencida em 22 de setembro de 2009.

                                                                                                                   
“Isso é um absurdo. Só depois que eu cheguei na escola que vieram recolher os produtos vencidos. Agora eu pergunto: se alguma criança consumisse o chocolate e tivesse problemas intestinais, quem seria o responsável?”, questiona Maura Cecília.

De acordo com ela, não é só esse problema que acontece com a merenda escolar. Na creche municipal, por exemplo, a vereador disse que não há alimentação suficiente para todas as 125 crianças. “Um dia havia apenas seis bananas e uma melancia para todas elas”, conta a parlamentar, que também denuncia que os dois banheiros estão quebrados há vários meses, sem que a prefeitura tome qualquer providência.

Diante do descaso existente em Rosário, a vereadora pediu que o prefeito Etelvino Barreto (PMDB) entregue o cargo. “Não é possível que ele não esteja sabendo de nada do que acontece em Rosário. A culpa não é dos secretários, mas dele, que é o responsável por indicar seus auxiliares. Se o prefeito não tem competência para administrar o município, que renuncie”, sugere Maura Cecília.


O vereador Genilson da Costa França (PSB), o “Neno”, reforçou o descaso existente na educação de Rosário do Catete. Ele disse que na semana passada esteve na Escola Municipal José Sotero quando estavam servindo “um mingau ralo” para os estudantes.

Neno relatou também que ontem (29), os alunos da José Sotero tiveram que abandonar as salas de aula às 8 horas porque a fossa estourou. “Ninguém aguentava o fedor”, enfatiza, relatando que o problema é antigo e já foi tema de reclamação na Câmara. “O pior é que essa administração não se manifesta em nada, só sabe fazer farra com o dinheiro público”, critica.

Outra que encorpou o discurso dos dois colegas de oposição foi o vereador Delson Leão (PSB). Para ele, a prefeitura não tem demonstrado nenhum compromisso com a população carente do município por falta de projetos e ações na área social. O parlamentar citou como exemplo a Casa do Idoso, cuja estrutura está completamente abandonada.

“Estive lá e verifiquei a situação de perto. É de cortar o coração. São velhinhos doentes que moram em cubículos sujos e caindo aos pedaços. Até a energia o prefeito não pagou e os velhinhos ficaram sete meses sem luz. Houve até um princípio de incêndio recentemente. Só ligaram hoje (terça-feira, 29) porque funcionários da prefeitura viram quando eu estive lá. É um completo desrespeito ao Estatuto do Idoso”, desabafou o líder da oposição.



Fonte: Faxaju

PRE/SE denuncia prefeita de Moita Bonita por crime eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) denunciou a prefeita do município de Moita Bonita, Glória Grazielle da Costa, por omitir que ocupava o cargo de técnica judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) quando do requerimento de registro de candidatura. A legislação vigente proíbe os servidores do quadro da Justiça Eleitoral de exercerem qualquer atividade partidária.

Se a denúncia for recebida pelo TRE/SE, um processo criminal será instaurado contra a prefeita. O registro dela chegou a ser impugnado pela Justiça Eleitoral por conta disto. De acordo com o procurador Regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes, autor da denúncia, Glória Grazielle pode ser condenada a até cinco anos de reclusão, além de pagamento de multa.

Entretanto, se ficar constatada a ausência de condenações anteriores da prefeita e de processos criminais em andamento, considerando-se que o crime denunciado possui pena mínima igual a um ano, o Ministério Público Eleitoral (MPE) irá propor à denunciada a suspensão condicional do processo por dois anos.

Caso aceite a suspensão, Glória Grazielle terá que pagar o equivalente a cem salários mínimos a uma entidade beneficente de Aracaju e comparecer em juízo mensalmente durante o prazo da suspensão.

fonte: nenoticias

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sergipe está entre os cinco estados mais pobres do Brasil

A pesquisa da fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada esta semana, mostra que os sergipanos estão em ascensão quanto ao poder aquisitivo. Mas, por outro lado, a concentração de renda ainda continua presente. Sergipe é o quinto estado mais pobre da nação, superado apenas pelos estados da Paraíba / Piauí / Maranhão e Alagoas. Segundo, Luís Moura técnico economista do (dieese), departamento intersindical de estatística e estudos socioeconômicos,  “poderia ser pior, se não fosse a capital,  Aracaju,  para elevar os índices”. Com 62,75% das famílias inclusas entre as classes A, B e C, Aracaju desponta, neste segmento, como a 19ª cidade, entre os 36 municípios pesquisados. Em 2003, o número era inferior a 50,68%, o que representa um crescimento de 23,82%.


Por Ed Carlos Dias  graduando em Rádio e TV / UFS
Sergipeemdestaque.blogspot.com


Glória vence o Maruinense fora de casa

 Por Aparecido Santana*



jogadores do Atlético gloriense

O Atlético Gloriense venceu mais uma partida pelo Campeonato Sergipano da Série A2. O Jogo foi realizado no Estádio Gonçalo Rollemberg na cidade de Maruim com arbitragem de Frederico Alves Durães.


Apesar de ser aprovado na vistoria realizada pela Federação Sergipana de Futebol,  o Estádio Gonçalo Rollemberg em Maruim apresenta péssimas condições. O gramado encontra-se em péssimo estado, além do acesso às cabines de rádio realizado através de uma escada de madeira colocando em risco a vida de várias pessoas.



Estádio Gonçalo Rollemberg, na cidade de Maruim

Gloria abriu o placar no primeiro tempo com Fabinho, e ainda desperdiçou varias oportunidades de ampliar o resultado. O fantasminha de Maruim voltou no segundo tempo nada camarada e colocou pressão no time gloriense, mas a garra do Maruinense ficou bloqueada por uma das defesas menos vazada do campeonato.



Encerrada a 6ª rodado da Série A2 do sergipano, o Riachuelo assume a liderança do grupo B com 15 pontos, Glória fica em segundo com 13 pontos ganhando apenas no saldo de gols para o River Plate que está na terceira colocação. No grupo A, o Lagartense está isolado na 1ª colocação com 15 pontos, seguido de Macambira com 10 pontos.


O Atletico glorinse jogará no próximo Domingo, dia 4 no Estádio Editon Maia contra o Riachuelo. O time do técnico Geovane Guimarães vai buscar em casa a liderança do grupo B. Já o Fantasminha camarada vai à cidade de própria onde enfrentará a equipe local.


*Graduando de Radio e TV/UFS

Terminal da UFS está às escuras a partir das 23h


O terminal localizado no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Bairro Roza Elze em são Cristóvão está às escuras a partir das 23 horas dificultando o trajeto de alunos do campus até as suas respectivas residências.

Nos últimos meses a SMTT da prefeitura de Aracaju disponibilizou a linha de transporte 050 – Campus/Hospital Universitário para facilitar o acesso, principalmente dos alunos da UFS, Mas no período noturno os alunos continuam reclamando da pequena circulação de ônibus para o grande trafego de pessoas nesse período.

 “Tive um susto ao sair de uma prova na UFS no último horário e me deparei com o terminal com as luzes apagadas, havia apenas um guarda da SMTT fazendo a segurança, percebi que alguns alunos pediam taxis com medo da situação que se encontrava o terminal, como eu não tinha outra opção tive que aguardar o último ônibus arriscando a ser assaltado” argumenta o aluno de Matemática Edmilson Silva

Segundo o aluno de Música Ricardo Souza o problema persiste desde que entrou na UFS em 2007 e que acaba dificultando o andamento do curso com a preocupação de chegar ao terminal e ser assaltado pela falta de segurança a partir das 23 horas.

O caso dos alunos de Música e Matemática se repete a vários outros comprometendo o andamento dos cursos. Mas o preocupante é que um problema antigo como este não tenha sido tomado às medidas cabíveis pelos órgãos competentes.

Por José Aparecido Santana da Silva Graduando de Radio e TV/UFS

Fonte: sergipeemdestaque.blogspot.com


domingo, 27 de setembro de 2009

TRANSPORTE ESCOLAR UM CAOS EM APARECIDA




 
Transporte escolar que leva alunos de Aparecida ao povoado Algodão


Os alunos da zona rural de Nossa Senhora Aparecida estão passando por uma difícil rotina de suas casas até a sede do município. Os alunos dos diversos povoados utilizam veículos superlotados, sucateados e empoeirados que não atendem as mínimas condições de conforto e segurança.

"No ônibus a falta de bancos para todos, as janelas são lacradas, porta traseira interrompida, além de quebrar constantemente, deixando os alunos sem irem a escola ou ás vezes, retornando a pé até as suas residências” argumenta a aluna da zona rural de Aparecida que não quis se identificar.

Além do problema do transporte escolar outro fator que diminui a aprendizagem dos alunos, principalmente para os alunos da zona rural é a irregularidade na merenda escolar, pois esses alunos se alimentam muito cedo e a fome aliada ao transtorno da viagem torna a rotina desses alunos desumana.

Segundo o professor Gernito Pereira outro problema do município é a repetência dos alunos da 5ª série provenientes das escolas da zona rural que reprovam no primeiro ano. Segundo o professor esses alunos passam por uma espécie de peneira que tem como uma das causas o drama dos professores que dão aula a alunos multi-seriados.

O problema do transporte escolar não é exclusividade em Nossa Senhora Aparecida, em um levantamento realizado por técnicos do Ministério da Educação constatou-se que 94% dos municípios do Nordeste não têm regras definidas para o transporte escolar e 36% dos veículos usados são irregulares. A pesquisa tem como objetivo a análise da situação do transporte escolar pelo governo federal para aumentar os repasses necessários para cada município, cabe a cada gestor reivindicar o aumento dos repasses para os seus municípios.

Os esforços dos alunos e professores aparecidenses estão cercados por uma ilha de problemas herdados de várias gestões anteriores em que não há o mínimo compromisso com a educação e a gestão atual não tem competência nem mesmo para o pagamento do piso salarial dos professores.

Por Aparecido Santana Graduando de Radio e TV/UFS

Fonte: sergipeemdestaque.blogspot.com

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LARANJEIRAS: prefeita faz balanço dos dois anos



A prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral (PTB), completou no último dia 14 de setembro dois anos de administração. Para a gestora, apesar das dificuldades, o balanço das ações é positivo. Diferente de outros prefeitos reeleitos, que iniciaram o mandato em janeiro de 2005, dona Ione teve de recorrer à Justiça Eleitoral para provar o abuso de poder econômico e político na reeleição do então prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), que acabou sendo afastado pelo TRE em setembro de 2007.
 
Com um início de governo turbulento, em virtude da falta de informações e documentos da prefeitura, dona Ione foi, aos poucos, colocando a casa em ordem e implantando na administração municipal sua filosofia de trabalho. “Pautamos nosso governo no enfrentamento dos problemas e na execução com eficiência dos serviços públicos, apesar de todas as dificuldades. Mantivemos a máquina funcionando com regularidade, principalmente em setores essenciais, como a limpeza pública, iluminação, educação, saúde e políticas sociais”, lembra.
 
A prefeita confessa que o momento mais difícil foi mesmo o início da administração. “No começo, assumimos uma prefeitura que estava numa situação deplorável, sem nenhum histórico dos últimos anos, sem memória administrativa e financeira. A cidade estava abandonada e todo o patrimônio público praticamente destruído. Uma situação que se tornou mais grave porque assumimos a partir de uma determinação judicial, sem tempo suficiente para fazer uma transição entre os dois governos. Ou seja, assumimos sem nenhuma informação sobre o que iríamos encontrar, o que nos trouxe inúmeras dificuldades”, relatou.
Quanto às parcerias firmadas com os governos estadual e federal, Ione Sobral destaca a inauguração da UFS em Laranjeiras e outras obras de grande porte. ”A inauguração do Campus é uma das ações realizadas através dessa parceria. Conseguimos também, através do governador Marcelo Déda, que nos ajudou na compra de equipamentos, reabrir o hospital. O Estado também recuperou as rodovias de acesso a Laranjeiras, construiu uma Clínica de Saúde da Família, o Centro de Especialidades Odontológicas, que será inaugurado em breve, trouxe o Pró-Jovem Urbano e Trabalhador, que atendem hoje a cerca de 800 jovens; o Pré-Seed, enfim, uma série de ações que beneficiam, diretamente, a população.
Os investimentos com recursos próprios, apesar da situação encontrada na prefeitura, de acordo com a prefeita, também foram responsáveis por importantes intervenções em Laranjeiras. “Podemos citar a drenagem e a recuperação do calçamento Pedro Diniz com a construção de um novo acesso; a drenagem do conjunto João Sapateiro; o calçamento do entorno do Alto do Cemitério da Misericórdia; as quadras poliesportivas da Várzea Grande, Pedra Branca e do conjunto Manoel do Prado Franco; melhorias da iluminação na cidade; a desapropriação e reforma do Hospital São João de Deus; reforma de diversas escolas, a exemplo da Luciano Monteiro Sobral, Rio Branco, São José, Maria Ione Macedo Sobral, Monsenhor Alberto Bragança e Dom Pedro II; informatização do almoxarifado central; reforma da sede da Secretaria de Saúde; implementação de laboratórios de informática em sete escolas em parceria com o MEC; aquisição de trator para auxiliar os pequenos produtores do município e os projetos da Secretaria de Agricultura, dentre outras ações”, lista.
Quanto aos planos para o futuro, Ione Sobral destaca a Praça Multiuso, que será erguida na sede do município e englobará o mercado de carnes, verduras e cereais, o centro de artesanato e o espaço cultural para a apresentação de grupos folclóricos e demais manifestações artísticas e culturais. O novo sistema de abastecimento de água e uma quadra poliesportiva no povoado Pedra Branca; a urbanização do acesso à cidade com a construção de um portal; a quadra poliesportiva do povoado Mussuca; o Centro de Artesanato e Urbanização da Orla do Quaresma; o posto de saúde 24 horas do conjunto Manoel do Prado Franco; o bureau de informações turísticas em frente à prefeitura; construção de um novo cemitério; construção de 510 casas populares e outras obras importantes que estão sendo planejadas pela administração municipal.

Com relação às famílias que moram na Pastora e que estão com seus imóveis condenados pela Defesa Civil a gestora lembra que há um ano, elas já tinham sido notificadas para deixar os imóveis, uma vez que aquela área foi ocupada indevidamente por elas. “Com relação às pessoas que são carentes na forma da lei, elas estão abrigadas em residências alugadas pela prefeitura que irá providenciar a construção de casas para que elas possam ter uma nova moradia. Já aquelas famílias que possuem renda suficiente, como é o caso de muitas das que estão ali, elas não terão outra alternativa a não ser construir suas casas em locais próprios, até porque o município é impedido, legalmente, de conceder benefícios. No entanto, as famílias que estão enquadradas nessa situação e estão com suas moradias em risco podem se abrigar no Ginásio do SESI, onde a administração montou uma estrutura para receber todas aquelas pessoas que não têm para aonde ir”, acrescentou.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Funcaju leva 'Arte em Toda Parte' ao centro

O Circuito acontecerá desta terça, 22, a sexta-feira, 25, e traz nomes conhecidos do cenário artístico sergipano

O Circuito Arte em Toda Parte, idealizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), retoma suas atividades na Semana Nacional do Trânsito, realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O Circuito acontecerá desta terça, 22, a sexta-feira, 25, e traz nomes conhecidos do cenário artístico sergipano, como Fábio Sampaio, Chagas, John e Lúcio Teles, e ainda abre espaço para novos talentos, a exemplo dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe.

Esse novo Circuito realiza intervenções artísticas na Praça General Valadão e em espaços do Centro de Aracaju como o Beco dos Cocos, e está voltado para as novas formas de mobilidade urbana.
 Além das intervenções haverá várias apresentações artísticas, a exemplo dos Lateiros Curupira, Oequestra Sanfônica, o Grupo Cataluzes, Danielzinho, dentre muitos outros.
Em sua oitava edição o Circuito Arte em Toda Parte tem como objetivo principal fazer um diálogo entre a população e os artistas, divulgando a produção local e incentivando a participação do público.

Fonte: Infonet

Sergipe rumo ao desenvolvimento ambiental

Alimento, Energia e Meio Ambiente são os grandes trunfos de Sergipe

A questão ambiental a cada dia que passa torna-se um grande problema para o mundo, em Sergipe essa realidade não é diferente, pois o Estado vem realizando maneiras de amenizar efeitos nocivos ao meio ambiente. O primeiro passo para a melhoria das áreas relacionadas à natureza, começa com a discussão de políticas públicas, onde o meio ambiente e áreas agrícolas possam se desenvolver de forma sustentável.


“A Codevasf é um exemplo da aplicação de políticas de recuperação do meio ambiente, pois a mesma vem tentando diminuir a degradação do Rio São Francisco. Olhe que o mesmo, com toda sua exploração descontrolada ainda produz uma considerável fonte de energia para o Nordeste” destaca Arício Resende, engenheiro agrônomo.


No plano da produção energética Sergipe ainda tem uma produção tímida, mas isso não quer dizer que o Estado possa aumentar o seu crescimento, principalmente quando se trata de Energia Orgânica, ou seja, energia retirada da extração de produtos agrícolas, como exemplo: milho, cana, girassol e a mamona, o que falta apenas é aumentar a política de desenvolvimento de energia oriunda desses produtos agrícolas.


Sergipe atualmente vem se preocupando com o desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolver o meio ambiente sem que haja degradação desorganizada gerações futuras. Agricultura já está sendo muito bem assistida pela Emdagro. Apesar de o Estado ter altos índices de se desenvolver sustentavelmente, o mesmo ainda precisa massificar os conceitos de sustentabilidade entre os produtores rurais.

Fonte: Emsergipe.com

Almeida Lima é contra castração química

Senador Almeida Lima quer punição aos pedófilos, mas não a castração química

Um crime que vem aumentando na sociedade brasileira começa a ser discutido entre parlamentares no Senado, entre eles estão o senador Almeida Lima (PMDB). O senador defende punições severas aos praticantes de crimes hediondos como o da pedofilia, mas não é totalmente a favor da castração química, que consiste  numa forma temporária de castração ocasionada por medicamentos hormonais.  É uma medida preventiva ou de punição a aqueles que tenham cometido crimes sexuais, tais como estupro e abuso infantil. “O pedófilo merece um castigo, mas não sei se a castração química é a melhor punição para quem comete o crime de pedofilia”, alega Almeida Lima.



Almeida Lima mantém esse posicionamento devido a não ter se aprofundado no projeto de castração química, “Não tive acesso ao projeto para uma análise mais profunda, por conta disso acho que o criminoso não deva ser castrado. Esse é um assunto que ainda tenho muito que estudar”, enfatiza o senador.


Fonte: Emsergipe.com

Prêmio João Sapateiro de Poesia Popular

Estão abertas as inscrições para o Prêmio João Sapateiro de Poesia Popular, promovido pela Prefeitura de Laranjeiras com os objetivos de homenagear, divulgar e valorizar a poesia popular. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente até o dia 30 de setembro de 2009 na Secretaria de Cultura, situada a Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº. 34, em Laranjeiras (SE).

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser retirados na própria Secretaria de Cultura. O resultado será divulgado no dia 09 de outubro de 2009, com uma homenagem ao Poeta João Sapateiro na passagem do primeiro ano de seu falecimento.

Fonte: Emsergipe.com

Candidatura de Ciro, pai da transposição, tira Gilmar do PSB

O deputado estadual Gilmar Carvalho confirmou que irá deixar oficialmente o PSB até a próxima quarta-feira. A sigla tem como principal liderança no estado o senador Antônio Carlos Valadares. “Tenho amizades pessoais no partido, a exemplo do senador e do vice-governador Belivaldo Chagas. Sou bem tratado e trato bem o PSB, mas não poderia tomar outra decisão a não ser essa após os encaminhamentos tomados pelo partido em nível nacional”, justifica o parlamentar, que comunicará oficialmente a decisão ao partido.


Duas principais razões, segundo Carvalho, o motivaram a tomar essa decisão. A primeira é em virtude da possibilidade do deputado federal Ciro Gomes (PSB) ser candidato à Presidência da República fora da base de apoio do PT. O parlamentar ficou preocupado com as declarações do ex-ministro José Dirceu, em matéria publicada na edição desta segunda-feira do jornal Folha de São Paulo. Dirceu disse que, se Ciro for candidato, o PT terá que romper suas alianças estaduais com o PSB.


“Sei que o senador Valadares, o deputado federal Valadares Filho, o vice-governador Belivaldo Chagas e os demais integrantes do partido estão engajados no projeto liderado pelo governador Marcelo Déda (PT), mas não posso submeter-me ao risco de ver o PSB separar-se do PT por causa da possível candidatura de Ciro Gomes”
alega Gilmar Carvalho.

Outro motivo é o posicionamento de Ciro Gomes em relação ao projeto de transposição do Rio São Francisco. “Ciro é o pai da transposição. Ele mata e morre por esse projeto e eu estou do lado de Sergipe. Não posso votar em um candidato que defende a morte do São Francisco”, afirma o deputado.
Há algumas semanas, Gilmar já havia conversado com o senador Valadares sobre a possibilidade de sua saída do partido para não ter que participar de um chapão, em 2010, que poderia dificultar sua volta à Assembleia Legislativa. Valadares disse a Gilmar que o partido não criaria problemas para o seu futuro político.


Embora já tivesse dito ao senador que precisaria deixar a sigla, o parlamentar vinha avaliando a possibilidade de permanecer no PSB, por causa de sua boa convivência com os líderes da legenda. Por enquanto, Gilmar disse que ainda não definiu seu futuro partido.

Fonte: NE noticias

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Nome de Ex-prefeita é retirado de conjunto habitacional

Conjunto Habitacional que recebeu o nome Joana do Espírito Santos


O Ministério Público Federal através da procuradoria da república estadual recomendou ao município de Nossa Senhora Aparecida e a Caixa Econômicos Federal que retirassem o nome da ex-prefeita Verônica Santos Souza da Silva do conjunto habitacional construído no município. A recomendação foi acatada pelo município em 24 de julho substituindo o nome da ex-prefeita.


Segundo a procuradoria da república, a legislação vigente no país proíbe a atribuição de nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta. O conjunto habitacional de Aparecida foi construído em parceria com a Caixa Federal (CEF) e recebeu o nome da ex-prefeita Verônica.


A recomendação do ministério público deu um prazo de 10 dias para que a Caixa Econômica e a prefeitura acatassem a solicitação. Na recomendação a procuradora Eunice Dantas Carvalho afirma que, caso não fosse realizada a mudança de nome, o Ministério Público Federal deveria recorrer à Justiça.


No dia 24 de julho o atual prefeito Antônio Barreto Muniz submeteu a câmara Municipal um projeto de lei que substitui o nome da ex-prefeita Verônica Santos Souza da Silva por Joana do Espírito Santos (Duta). O atual prefeito alegou que a escolha de nome foi levado em consideração uma referência histórica e de luta para o município de Nossa Senhora Aparecida. 


Por José Aparecido Santana da Silva estudante de Radialismo/UFS


Descaso em campo de futebol em Aparecida

A matança de golfinhos na Dinamarca!

Dinamarca: Que vergonha esta triste cena.
Por incrível que pareça, este espectáculo mantém-se em Dantesque, Ilhas Faroe (Dinamarca). Um país supostamente civilizado e, ainda por cima, membro da União Europeia.




Para muita gente, este ataque à vida passa despercebido, como um costume para “mostrar” a passagem à idade adulta. É de uma atrocidade absoluta.


Ninguém mexe uma palha para acabar com esta barbaridade contra os”Calderon”, um golfinho inteligente e tranquilo que se aproxima dos homens demonstrando amizade.

Fonte: Apacanimaiscadaval’s Weblog

CAPITALISMO ELEITORAL

Por Ademarcos Dantas Santana

Quanto vale uma “cadeira” na câmera municipal? Quanto vale o voto? A cadeira municipal, como bem sabemos, é ocupada por aqueles que foram eleitos pelo povo, através do ato democrático de votar, nesse caso os vereadores, mas também pode ser aplicado ao poder executivo. Para se elegerem, esses precisam, durante o período eleitoral, do povo. Já o povo, esquecido muitas vezes durante quatro anos, tem o direito de voto, ou seja, o direito de escolher os ocupantes dessas cadeiras. Dessa relação “cadeira da câmera ou da prefeitura” e o voto, surgiu o que eu chamo de capitalismo eleitoral. Esse ano, o voto foi cotado entre 50 a 500 reais e o juro das taxas de puxa-saquismo ficou entre 100 a 1000 reais. Será que essa quantia vale quatro anos? Ao refletir, lembre-se que o salário do vereador aumentou!

A cada ano, durante o período das campanhas eleitorais, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) investe muito em propagandas que visam a conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, dizendo: “Quatro anos é muito tempo, principalmente quando as coisas não vão bem” ou “Não venda seu voto” e coisa tal. Isso porque nas últimas eleições os candidatos têm oferecido dinheiro em troca do voto ou pela anulação do direito de votar (compra dos documentos). Algumas pessoas esclarecidas costumam chamar essa prática de compra e venda de dignidade. Mas, eu prefiro chamar de capitalismo eleitoral.

O que seria o capitalismo eleitoral? O capitalismo eleitoral é o sistema político-econômico de compra e venda de voto durante o período eleitoral.

Antes, o capitalismo eleitoral era praticado por aqueles que nada fizeram pelo povo; aqueles que só sentam na cadeira e ficam girando e torcendo por sessões extra-ordinárias para reembolsar o dinheiro pela sua participação (ou sentação). Mas hoje, quase todos os que almejam essa tão sonhada cadeira praticam esses atos, principalmente os vereadores, em que a concorrência é maior. Cada vereador, pelo menos aqui em Nossa Senhora Aparecida, gastou em média R$ 30.000,00 para se eleger. E não pense que foi apenas com os santinhos, os retratos, as bandeiras ou as músicas. Foi, principalmente, com a compra de votos, ou seja, pagou pelo trono da Câmera Municipal.

Mas por que alguns eleitores se sujeitam a isso?

Segundo alguns eleitores, isso seria a resposta ou o pagamento pelos quatro anos de esquecimento. Ao que pergunto: e quatro anos só vale R$ 50,00 ou R$ 500,00? Então a cidade de Nossa Senhora Aparecida vale quanto? Pois talvez deseje comprá-la ou até arrumar um comprador que a administre melhor! Os que pensam assim cometem pecado mortal para com o município, pois, ao venderem seu voto, estão vendendo 4 anos de administração. Outros aceitam por viverem em condições de miséria e vêem nesse pequeno valor a única solução para alimentar sua família por alguns dias. Esses cometem pecados veniais, leve. Mal sabem eles que a desigualdade social, da qual fazem parte, é resultados de desses políticos compradores de votos.


Essa ideologia, fundida no capitalismo eleitoral, cresce exponencialmente e cada ano o voto está sendo cotado a preços mais elevados. E sua prática esta se tornando comum. E dos hábitos comuns pode torna-se algo cultural. E tornando-se cultural vamos passar a gritar: viva a desigualdade social!

Como vimos, a cada ano de eleições o capitalismo eleitoral tem se tornado comum. E é aí que está o problema, a falta de consciência. As pessoas não se dão conta que estão vendendo os seus direitos, a dignidade, o compromisso, em outras palavras, estão se tornando cúmplices da desigualdade. De quem eles vão exigir se eles não votaram? Pois votar não é sinônimo de vender, pelo menos até agora, amanhã não sei. Já para os políticos, eles não estão nem aí para isso, quanto menos o povo pensar, melhor para eles: fica mais fácil dominar o mercado eleitoral. A sociedade é quem perde, pois dessa forma só pode ser eleito quem tem dinheiro. E quem tem o dinheiro? A elite. E assim deixamos esse ciclo se repetir ao longo da história; feijão com arroz, feijão com arroz...

O palanque eletrônico brasileiro

Por Aparecido Santana
Alguns dados recentes do instituto de pesquisa Datafolha revelam que 45% do eleitorado não se interessam pelo horário eleitoral gratuito (HGPE) E 38% de espectadores afirmam que a importância para a decisão de um voto para prefeito é de pouca importância. No entanto, custa aos cofres públicos uma quantia de R$ 242 milhões. Valor este que a Receita Federal não arrecada em função da isenção fiscal concedida a emissoras de Radio e TV. Esta transmissão do horário eleitoral não é paga nem pelos partidos, nem por políticos, que, em conseqüência disso, nos últimos sete anos a perda de arrecadação já chega a aproximadamente R$ 2,1 bilhões.

Mas será mesmo que a propaganda eleitoral não influência no resultado das eleições? Na verdade, amigo leitor influencia sim, mas o que realmente torna nosso eleitorado desinteressado no tema "política” no dia-dia é a alienação política. Segundo Luciana Veiga, do Doxa, "As pessoas não utilizam este tema na sua pauta de interesses, em função da alienação política que é um grande obstáculo para a mobilização de eleitores”.
Outro instituto de pesquisa, o IBOPE, revela que a audiência do HPGE atinge em torno de 30 a 40% de audiência que, se compararmos ao jornal líder do horário nobre, o jornal nacional, são números altíssimos, uma vez que este atinge uma média de 37 pontos de audiência.

Os eleitores buscam na propaganda eleitoral argumentos para serem usados em conversas do cotidiano, pois a política é um assunto debatido em bares, ponto de ônibus, entre colegas de trabalho e vizinhos.

Portanto, a importância do horário eleitoral ou “Idade Mídia” é inegável e, acima de tudo, ele demarca com clareza o tempo da campanha eleitoral, e ainda proporciona uma inclusão da maioria das pessoas ao campo político, pois dão mais visibilidade aos fatos politico-partidários.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desperdício do dinheiro público em Malhador



Herença deixada pelos ex-prefeitos da cidade de Malhador no período de 1992 a 2008.

Por Ed Carlos Dias, do Sergipe em Destaque. (sergipeemdestaque.blogspot.com)

sábado, 5 de setembro de 2009

Vereador de Itabaiana diz que é contra Lei Maria da Penha porque não pode dar tapinhas em mulher adúltera

O vereador Vardo da Lotérica da cidade de Itabaiana, usou a tribuna da Câmara para dizer que é contra a Lei Maria da Penha. “Possuí seis mulheres e levei chifre. Como não tinha a Lei Maria da Penha, dei uns tapinhas, e hoje não posso mais fazer isso”, disse o vereador.
A Lei Maria da Penha número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. A lei pune com rigor agressões contra mulheres quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A mesma entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e logo no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no estado do Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
A história de Maria da Penha é dramática, ela foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocutação e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.
Com a lei houve alteração no Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Estes agressores também não poderão mais ser punidos com Penas alternativas. com o aumenta do tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. A nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.
São lamentáveis essa palavras e o pior de tudo é saber que pessoas assim como ele ocupam cargos públicos.

 
Por Ed Carlos Dias, do Sergipe em Destaque.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conscientização



O comércio ilegal de animais silvestres é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas, rassaltando que  Brasil é um dos principais alvos dos traficantes devido a sua imensa diversidade de peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios entre outros. 
  
Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal, onde o tráfico interno é praticado por caminhoneiros, motoristas de ônibus e viajantes. Já o esquema internacional, envolve grande número de pessoas.
  
Os animais são capturados ou caçados no Norte, Nordeste e Pantanal, geralmente por pessoas muito pobres, passam por vários intermediários e são vendidos principalmente no eixo Rio-São Paulo ou exportados.
 

Com o desmatamento, muitas espécies entraram para a lista de animais ameaçados de extinção, principalmente na Mata Atlântica. Para mais informações, consulte o site www.renctas.org.br da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, o MMA, o IBAMA, SOS FAUNA ou a CITIES - Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.
   

Não compre animais silvestres. Ter espécie nativa em cativeiro, sem comprovação da origem do animal, é crime previsto em lei. Denúncias o tráfico de animais silvertres ao IBAMA através da Linha Verde Tel. 0800 61 8080.
Somente a conscientização da população poderá desestimular este comércio ilegal e proteger o direito à vida e liberdade dos animais. 


Ed Carlos Dias, do Sergipe em Destaque

Fonte: www.ibama.gov.br


Acusados de roubar urubu albino ficarão presos em Itabaiana

A polícia apresentou nessa sexta-feira, 4 de agosto, os três integrantes da quadrilha de tráfico Internacional de animais silvestres que teriam levado o urubu albino e outras aves raras do Parque dos Falcões, em Itabaiana. Durante a operação os policiais descobriram que os acusados têm ligações com pessoas em Miami e em Buenos Aires.

De acordo com o Delegado Osvaldo Resende, os três presos, Saulo Castelar Coelho, 21 anos, conhecido como ‘Saulin’, Pedro Guilherme Mendonça Magalhães,19, e Kayan de Vasconcelos,18, visitaram o Parque dos Falcões dia 8 de agosto, e na madrugada do dia 9 roubaram os animais. “Eles viram a reportagem na televisão sobre as aves e vieram visitar o parque, passaram o dia planejando e a noite efetuaram o roubo das aves.” Segundo informações da polícia, os Falcões provavelmente foram maltratados durante a viagem e não resistiram. Já o Urubu albino, foi morto pela quadrilha ao chegar em Campina Grande na Paraiba. 

O Superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, explicou que os acusados serão levados para a cidade de Itabaina ainda nessa sexta, 4. “Eles ficarão a disposição do delegado e juízes de Itabaiana, e ficarão presos até julgamento onde irão responder aos crimes de tráfico de animais silvestres, formação de quadrilha e apologia ao crime”.
 
Ed Carlos Dias, do Sergipe em Destaque, com informações da infonet

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Campo de futebol está abandonado em Aparecida

Por APARECIDO SANTANA*

Há mais de um ano a Prefeitura municipal de Nossa Senhora Aparecida desativou o campo de futebol para implantação e modernização de infra-estrutura em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o ministério de esportes. No entanto, atualmente, esse espaço de lazer se encontra em estado de abandono, não podendo ser mais utilizado para a prática do futebol.

Pela inadequada situação em que se encontrava o campo de futebol de Nossa Senhora Aparecida, classificado pelos esportistas locais como inferior em relação a vários campos do interior da cidade, seria imprescindível a estruturação para que se realizassem campeonatos municipais na sede do município. A partir dessa realidade, a prefeitura iniciou o projeto de estruturação do campo.
As dimensões do campo de jogo (originais) tornaram-se bem menores, a redução da parte gramada do campo levou à revolta vários esportistas, já que não foram realizadas consultas à população sobre as novas mudanças e, além de todas essas desvantagens, a qualidade do atual gramado é desaprovada pelos esportistas locais.

O Campo de futebol em estado de construção já mostra características herdadas do antigo campo que ali existia: é praticamente indefeso às inundações, até mesmo aos pequenos “torós”, pois o seu gramado acumula “lagoas”, transformando-se em lamaceiros, constituídos por água, terra e a derramada de esgotos.

Se não bastasse o caos total em que se encontra o campo de futebol, o abandono torna-se visível na medida em que se encontra aberto para a pastagem de animais, que destroem o recente gramado. Essa situação foi comprovada depois de denúncia da população. A nossa equipe se deslocou para verificar a veracidade dos fatos e foi surpreendida com a inauguração antecipada do campo de futebol por cavalos.

A população, desolada, sem a prática do futebol, não sabe a quem recorrer: A ex-prefeita não concluiu as obras, o atual prefeito não está dando continuidade, e o município não possui outro campo de futebol em sua sede, além de não possuir um ginásio para a prática de futsal, o esporte mais semelhante ao futebol.


José Aparecido Santana Silva é Graduando de Radialismo pela UFS (*)

Fonte: sergipeemdestaque.blogspot.com

Usuarios online