quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BANCÁRIOS ENCERRAM A GREVE EM TODAS AS INSTITUIÇÕES NO ESTADO DE SERGIPE

A greve dos bancários em Sergipe após 35 dias de paralisação chegou ao fim, na noite desta quarta-feira (28). No inicio da manha de ontem, o BNB encerrou a greve e apenas o Banese continuava com as portas fechadas, porem após a audiência pública, os bancários se reuniram em assembléia e decidiram pela interrupção da greve.

Na manhã desta quinta-feira, todas as instituições bancárias do estado já estarão com suas portas abertas para o atendimento ao público.

Fonte: faxaju


terça-feira, 27 de outubro de 2009

DEPOIS DE EXAME MÉDICO, DÉDA É LIBERADO E RETORNA A SERGIPE NESTA QUARTA

A chegada do governador Marcelo Déda está prevista para esta quarta-feira (28) em horário ainda não definido. A equipe médica já o liberou para viajar e nesse momento sua assessoria, em São Paulo, cuida dos trâmites de regresso.
Por recomendação médica e aconselhamento dos amigos e familiares, mesmo aqui em Sergipe, o governador deverá permanecer afastado de suas funções por mais uma semana, quando finalmente reassumirá o Governo.

O horário de sua chegada deverá ser confirmado ainda nesta terça-feira (27) e ao chegar o governador concederá uma breve entrevista coletiva no aeroporto. O deputado federal Albano Franco (PSDB) fez uma visita ao governador Marcelo Déda na tarde desta terça-feira (27), ao lado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), empresário Eduardo Prado, e do empresário Robertinho Vieira.

O anuncio do retornou do governador para esta quarta-feira (27) causou surpresa, já que na entrevista que ele concedeu e foi divulgada ontem, não havia essa confirmação. Marcelo Déda se submeteu ontem a exames no Hospital Sírio Libanês, e o médico o liberou para viagem de volta a Sergipe.

fonte: faxaju

Bairro Industrial pede ajuda para manter o estádio Sabino Ribeiro


O estádio Sabino Ribeiro, mais conhecido como campo do Confiança, será posto à leilão por determinação do juiz Arthur Napoleão, titular da 4ª Vara Federal, na próxima quinta-feira, 29. O lance inicial é de R$ 2,3 milhões, e o valor arrecadado vai servir para pagar uma parte das dívidas adquiridas pela Fábrica Ribeiro Chaves, dona da praça esportiva, ao longo dos anos. Alegando que o campo é patrimônio do bairro Industrial, a comunidade local tem se mobilizado com o intuito de suspender o leilão. 



Para o presidente da Associação de Moradores e Comerciantes do bairro Industrial, Marcos dos Anjos, o campo do Confiança é o maior patrimônio do bairro Industrial. “O estádio Sabino Ribeiro não pode ser refém de terceiros que criaram dívidas gigantescas. O campo foi palco de várias conquistas e reuniu diferentes faixas etárias. Ele serve, acima de tudo, como entretenimento da comunidade, e não como válvula de escape para problemas além das quatro linhas”, declara Marcos dos Anjos.




A comunidade, por meio da associação, tem pedido a diversas autoridades que abracem a causa do Sabino Ribeiro. Um dos primeiros apoios veio do deputado Estadual Gilmar Carvalho (PSB). Ele vai propor uma frente parlamentar em defesa ao estádio Sabino Ribeiro na sessão desta quarta-feira, 28, na Assembléia Legislativa.



“Leiloar o estádio é leiloar a alma do Confiança e a da torcida. O bairro Industrial, que completa 90 anos no dia 13 de janeiro de 2010, não pode perder sua referência desportiva. O estádio precisa de uma reforma, uma modernização. E, acima de tudo, o estádio precisa ser do Confiança”, defende o parlamentar.

Fábio Mitidieri diz que insatisfação levou PDT a entregar secretaria

Em entrevista hoje pela manhã aos radialistas Jailton Santana e Gilmar Carvalho, no programa Jornal da Ilha, o vereador Fábio Mitidieri (PDT) confirmou que o partido entregou ontem (26), a Secretaria Municipal de Administração de Aracaju. A pasta é comandada pelo suplente de vereador Daniel Fortes, que deixou o partido. A reunião aconteceu entre a bancada e o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Apesar dos vários questionamentos, Mitidieri não deu muitos detalhes sobre a decisão, mas revelou que antes de entregarem a secretaria, os vereadores conversaram com o presidente estadual do partido, Ulices Andrade, que aprovou a iniciativa. Já o presidente do diretório municipal de Aracaju, Antônio Samarone, não foi consultado e nem sabia da decisão dos parlamentares. Samarone é o superintendente da SMTT.

Há algumas semanas, revelou Fábio Mitidieri, que os vereadores têm demonstrado insatisfação com a forma como o prefeito vem tratando a bancada do partido. “Os secretários recebem a bancada, mas uma coisa é receber, outra coisa é resolver”, afirmou o parlamentar durante a entrevista.

Também na entrevista a Gilmar Carvalho, Fábio Mitidieri revelou que o prefeito pediu à bancada que indicasse um substituto para Daniel Fortes, mas os vereadores preferiram abrir mão da secretaria.
Já o presidente municipal do partido disse que ainda hoje deve conversar com Ulices Andrade. “Vou sugerir que o partido indique o substituto de Daniel Fortes. Não conversou antes com o presidente estadual do PDT, porque aguardava que os vereadores indicassem um novo nome para a secretaria”, revelou Samarone.

Ele também negou que tenha a preensão de deixar o comando da SMTT para disputar a próxima eleição para deputado estadual: “Eu só poderia ser candidato se a candidatura fizesse parte do projeto do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique. Fábio tem compromisso com o ex-prefeito Zé Franco. Se Zé não for candidato a deputado estadual, serei candidato se essa for a vontade do prefeito de Socorro”, declarou Samarone nos microfones da Rede Ilha.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ARTESANATO DE LARANJEIRAS GANHA DESTAQUE NACIONAL

O artesanato de Laranjeiras vem ganhando destaque e espaço em outros mercados além Sergipe. Com o apoio da prefeitura, os artesãos e artesãs passam por uma formação contínua no sentido de focar sua produção voltada ao profissionalismo e geração de renda. Os investimentos no setor têm surtido efeitos positivos, uma vez que todas as peças produzidas pelos trabalhadores têm destino certo e são vendidas tanto em Sergipe quanto em outros estados. Graças a essas ações, os 20 artesãos que trabalham no Centro de Tradições já se organizaram em uma cooperativa, na tentativa de fazer com que mais pessoas se beneficiem do artesanato local.

De acordo com a instrutora do grupo, Ednalva Batista dos Santos, a administração municipal vem dando todo o apoio necessário para que o artesanato se desenvolva e tenha maior solidez. “Há cerca de dois anos, quando iniciamos o nosso trabalho aqui no Centro de Tradições, a prefeitura nos proporcionou uma ajuda de custo e doou todo o material de trabalho. Agora, nós produzimos as peças, e com a venda do material dividimos os lucros. A gestão atual nos garante as vendas em feiras e eventos locais, estaduais e nacionais. Isso nos deixa bastantes orgulhosos”, comemora Dona Nalva, como é mais conhecida.

No Centro de Tradições, os trabalhadores produzem, além da renda irlandesa (Patrimônio Cultural do Brasil, que só existe em Sergipe), rendendê, chinelos customizados, peças em madeira do artista Ademar Lima (Demar) e as pirografias e as pinturas em tecido do artista Djenal da Silva.

A renda irlandesa

Um dos destaques do artesanato de Laranjeiras é a renda irlandesa, que se fez presente na última edição da Casa Cor Bahia, realizada em setembro passado, e considerada uma das maiores exposições de arquitetura e decoração do país. As peças ficaram expostas no ambiente sala de almoço, projetado pelo arquiteto Wesley Lemos, que é o único sergipano a participar do evento durante cinco edições consecutivas.
A crítica não poupou elogios ao ambiente projetado por Lemos. “O profissional abusa da sensibilidade artística e apresenta uma sala de almoço que é a realização do sonho de toda jovem família contemporânea, fascinada por tecnologia, amante das artes, adepta da praticidade e fiel à tradição de reunir-se à mesa na hora das refeições. Exaltando a cultura de sua terra natal, almofadas, jogos americanos, toalhas e porta-guardanapos, made in Sergipe”, destacou a revista Casa Cor Bahia.

As peças apresentadas em renda irlandesa foram os jogos americanos, guardanapos, porta guardanapos, porta copos, toalhas de bandeja, toalhas de lavabo e toalhas de mão, todas elas confeccionadas pelas rendeiras de Laranjeiras, que fazem parte do grupo de artes e ofícios organizado pela prefeitura. “A participação da renda irlandesa neste evento foi algo muito importante, maravilhoso, porque além da sua divulgação, as rendeiras ganham novos mercados, contribuindo com isso, para a sustentabilidade do trabalho”, destacou a prefeita Ione Sobral.

A coordenadora do artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Racial, Marta Amaral, entidade governamental convidada para participar da Casa Cor Bahia, destacou que o artesanato de Laranjeiras vem crescendo bastante, e por esse motivo tem participado de todos os eventos locais, estaduais e nacionais, a exemplo do Arraiá do Povo, em Aracaju, do 10ª Fenart (Recife), da Mostra do Divino e da Casa Cor. “A importância de tudo isso é mostrar um trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido e a busca de novos mercados, além da divulgação do artesanato e do município”, justifica.

Marta Amaral acrescentou também que por conta da divulgação do artesanato em outras cidades e estados, os artesãos laranjeiras já aumentaram a demanda de trabalho devido ao grande número de encomendas. “Este ano, no Arraiá do Povo, nunca se vendeu tantas peças. Por causa da exposição da renda irlandesa, as encomendas aumentaram bastante. Isso nos deixa muito orgulhosos quanto ao trabalho que estamos desenvolvendo, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos e na busca de novas alternativas de geração de emprego e renda”, declarou.

Lagarto: vereadores aprovam empréstimo de R$ 3 milhões

A Prefeitura de Lagarto poderá contrair empréstimo de R$ 3 milhões junto a duas instituições financeiras para a compra de máquinas e equipamentos (caminhões e tratores) para a Secretaria de Obras. Na última sessão, após alguns dias de embate entre oposição e situação, a Câmara Municipal aprovou o financiamento.

O líder da oposição, Euzébio de Jesus (DEM), explicou que a bancada não era contra o empréstimo, mas exigia que o parcelamento fosse feito levando em consideração os meses de mandato do prefeito Valmir Monteiro. Como não havia acordo para a aprovação dessa emenda, os quatro vereadores sempre se retiravam das sessões, ocasionando falta de quórum. “Se fosse para pagar até o fim de 2012 eu seria o primeiro a votar favorável, mas o prefeito quer fazer a débito e deixar o município endividado”, analisou o líder.

Mas na sessão de ontem, dois parlamentares oposicionistas (Bruno Vieira, PSDB, e Carminho da Ambulância, DEM) votaram pela aprovação do projeto sem a emenda. Com isso, a prefeitura contraiu uma dívida de 96 meses com carência de um ano.

Bruno Vieira justificou seu voto alegando que não poderia ficar contra a população. “Eu analisei e vou votar a favor do povo, aprendi com a minha família que não se pode atrapalhar quem deseja trabalhar”, desabafou o parlamentar. Já Carminho da Ambulância disse que não teme punição por parte do partido, “e sim do povo”, por isso votou a favor do projeto contrariando a orientação do DEM.

PACATUBA: DECISÃO JUDICIAL DEIXA CIDADE SUJA E TRABALHADORES SEM EMPREGO


Um amontoado de lixo. Este é o retrato da cidade de Pacatuba, localizada no Baixo São Francisco. Desde quinta-feira da semana passada a prefeitura está impedida de realizar a coleta de lixo no município, por uma decisão judicial concedida pelo juiz Marcel Maia Montalvão. A decisão do magistrado atende o pedido de liminar impetrado por uma empresa concorrente. Por esse motivo, o processo está sub judice

Aproximadamente 40 funcionários foram afastados das funções e não têm previsão de retornar ao trabalho. Hoje (22) pela manhã, os trabalhadores foram à Câmara Municipal pedir apoio dos vereadores da cidade para o problema. A população também se mostra indignada com a situação e pede o retorno da coleta o mais rápido possível. Entre os parlamentares, o clima na Casa Legislativa esquentou e a troca de agressões verbais foi inevitável. Para buscar resolver o impasse, a Prefeitura de Pacatuba ingressou com recurso junto ao Tribunal de Justiça no sentido de tentar reverter a decisão do magistrado local.  


Enquanto Justiça e Município buscam uma solução, os trabalhadores pedem para voltar ao trabalho. Para a maioria, esta é a única fonte de renda para sustentar a família. Dona Maria José Santos é uma das pessoas que ficou desempregada e está com receio de ficar sem o trabalho definitivamente. “É um absurdo o que alguns vereadores de oposição  estão fazendo com os trabalhadores de Pacatuba. Estamos todos desempregados e não sabemos como vai ficar a situação. Pagamos aluguel e temos filhos para criar. Eu mesma estou com as mãos na cabeça e não sei de que forma agir. Quero o meu emprego de volta”, disse, revoltada, Maria José. 
 
Jânio Marcos é o condutor do caminhão de coleta e também não sabe como fazer agora para sustentar a família. “Além de todo este amontoado de lixo e o mau cheiro existente na cidade, quase 40 trabalhadores estão sem emprego. A situação é muito difícil. O que muito me preocupa é com relação à volta ao trabalho. Vamos precisar de quantos dias para por tudo em ordem? Nem nas escolas, postos de saúde e outros órgãos, o lixo está sendo recolhido. Sabe Deus como vai ser”, declarou.
A professora Janderrie Bastos Vieira também é uma das pessoas que reclama da falta de coleta. “Há uma semana o caminhão não passa. Não sei o que vou fazer com o lixo da minha casa. Não me sinto bem colocando o lixo na via pública, mas acho que vai ter que ser dessa forma, porque já não agüento mais e me sinto envergonhada com as pessoas que chegam em minha casa”, declarou a educadora.
 
Processo legal
A prefeita Diva de Santana Melo (PMDB) garante que a administração municipal que todo o trâmite que culminou na escolha da empresa vencedora se deu de forma legal. Quanto ao amontoado de lixo, a gestora afirma que a cidade realmente está um caos, mas não pode descumprir a determinação da Justiça, por este motivo, não pode realizar a coleta. “Para resolver o problema, ingressamos hoje com pedido de recurso no Tribunal e Justiça, para tentar reverter a decisão do juiz aqui de Pacatuba. Agora o que resta é aguardar”, relatou a prefeita.  
 
O vereador Arnaldo Ferreira Silva (PMDB) acusa o também vereador Edimilson Gama de querer tirar proveito da situação. “O vereador Edimilson quer tumultuar e se beneficiar politicamente, fazendo denúncias de fraude, mas a justiça é quem vai analisar se houve ou não irregularidades. Podemos dizer que o principal prejudicado em toda esta situação é ele mesmo, já que a população está revoltada com a pessoa dele. Ninguém acredita que a denúncia do parlamentar é verdadeira”, garantiu Arnaldo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

“ONGs NÃO FORAM FEITAS PARA FAZER OBRAS”

O empresário da construção civil, Luciano Barreto, proprietário da Construtora Celi, em entrevista ao radialista George Magalhães, na manha desta quarta-feira (21), criticou as construções que estão sendo feitas por Organizações não Governamentais (ONGs) no interior do estado. “Essas Organizações não foram fundadas para fazer construções”, disse.

Luciano também falou das obras paradas, afirmando que essas são realizadas por aventureiros que contratam as obras a preços muito baixos e não ficam em condições para realizar o empreendimento. A maioria das obras paradas são aquelas que as construtoras sem condições de sustentação financeira recebem o dinheiro, fazem o que podem, e às vezes não fazem nada. “Apenas pegando o dinheiro público e depois abandonando a construção”, disse o empresário..

Várias ONG´s, Organizações Não-Governamentais, estão desenvolvendo obras públicas por todo o estado e deixaram de lado os empreendimentos, por não conseguir administrar o dinheiro público com cautela. O risco que as ONG´s emitem ao assumir uma obra pública é muio grande, pois não tem know-how para desenvolver os empreendimentos. ONG não foi feita pra fazer obra, disse o empresário.

Para Barreto, o assunto é complexo, pois a realidade da construção civil é totalmente diferente do que é desenvolvido pelas ONG´s. “Sergipe é um estado que paga preços justos para as empresas, podendo assim exigir responsabilidade das mesmas, que deveriam ter as condições técnicas para assumir a empreitada. Não deixar na mão de organismos que não conhecem a atividade e crendo que podem fazer as obras, praticam até preços utópicos, promovendo o abandono das obras ou entregam empreendimentos de qualidade ruim, pois não sabem diferenciar materiais de qualidade correta e de qualidade duvidosa”, disse ele.

Luciano também falou do alto salário recebido por auditores do Tribunal de Contas da União, afirmando que esses tem salário em torno de R$ 20 mil reais, enquanto um engenheiro do Denit, recebe mensalmente, R$ 4 mil.

Munir Darrage com www.marciorocha.net

DIVULGADA A TABELA DA LIGA NE DE FUTSAL


De 28 a 30 de outubro as atenções estarão voltadas para a cidade de Moita Bonita, onde acontece a fase final da Liga Nordeste de Futsal. Dois times sergipanos, um cearense e outro potiguar brigam pelo principal título regional da modalidade. Dos quatro, apenas o Real Moitense foi campeão, ganhou a Liga em 2005.
A quinta edição do torneio será disputada no ginásio Albano Franco, sempre com dois jogos por rodada. O regulamento prevê que todos joguem entre si, mas a definição dos confrontos ocorrerá de acordo com os resultados da primeira rodada.
Na estreia Fortaleza encara o ABC de Natal na preliminar; em seguida o Real Moitense recebe o Internacional no clássico sergipano. No dia seguinte se enfrentam o vencedor x o perdedor de cada confronto. Já na sexta-feira os perdedores da primeira rodada jogam entre si, enquanto os vencedores fazem teoricamente uma espécie de final.
“Acredito que a rodada ficou boa para os sergipanos. Quem vencer o duleo Real x Inter tem grandes chances do título. Mas é bom ficar atento nos adversários, já que ABC e Fortaleza investiram bastante para a competição”, disse o presidente da Federação Sergipana de Futsal, Manuel Cruz.
Veja como ficou a tabela
1ª Rodada: 28/10/09 (4ª Feira) – Ginásio Gov. Álbano Franco
Jogo Hora Equipe Placar Equipe
01 19h00 Fortaleza E. C. – CE X ABC F. C. – RN
02 21h00 A. C. Moita Bonita – SE X Internacional E. C. – SE

2ª Rodada: 29/10/09 (5ª Feira) – Ginásio Gov. Álbano
Jogo Hora Equipe Placar Equipe
03     19h00 Perdedor JG 01 X Vencedor JG 02
04     20h30 Perdedor JG 02 X Vencedor JG 01

3ª Rodada: 30/10/09 (6ª Feira) – Ginásio Gov. Álbano
Jogo Hora Equipe Placar Equipe
05 19h00 Perdedor JG 01 X Perdedor JG 02
06 20h30 Vencedor JG 01 X Vencedor JG 02

Iª CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO LESTE SERGIPANO


Será aberta nesta quarta-feira (21), às 18 horas, em Japaratuba, a I Conferência Intermunicipal de Educação do Território Leste Sergipano. Com a temática “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, o evento conta com representantes dos municípios de Capela, Carmopólis, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima e Siriri.  
“Está é uma etapa Intermunicipal do Leste Sergipano que antecede o Conae – Conferência Nacional de Educação 2010, que será realizada também nesta quinta e sexta-feira”, diz a secretária Municipal de Educação de Japaratuba, Gilvanize Gonçalves. 
O objetivo do evento é garantir um espaço democrático para que a sociedade possa expressar sua opinião e construir coletivamente os rumos para a educação nacional, em todos os níveis e modalidades de ensino. 
A Conferência é dirigida a estudantes, professores, gestores, pais, Entidades Sindicais, Movimentos Sociais, Conselhos Municipais e Estadual de Educação, trabalhadores da Educação Básica Pública, da Educação Privada, representantes do Poder Legislativo, do Ministério Público, Social do Campo.

DIA 21 /10 / 2009
SOLENIDADE de Abertura:
16h - Credenciamento
17h30 - Apresentação Cultural
18h - Abertura da Conferência
18h40 - TEMA CENTRAL: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
PALESTRANTE: Profº. Fábio Alves dos Santos
Professor do Departamento de Educação da UFS—Universidade Federal de Sergipe.
19h30 - Debate (Tema Central)
20h - Apresentação e Aprovação do Regimento
DIA 22/10/2009
Manhã:
8h - Mesa Redonda
Eixo Temático I: O Papel do Estado na Garantia de direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação.
Palestrantes: Profª. Ana Lúcia Lima da Rocha Muricy
                    Profº. Maria Izabel Ladeira Silva
Eixo Temático II: Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
Palestrantes: Profª. Drª. Ada Augusta Celestino Bezerra
                    Profº. Roberto Carlos                                                
Mediadora: Profª.  Ana Débora  Lima de França                                     
9h30 Debate (Eixos I e II)
10h30 Mesa Redonda
EIXO TEMÁTICO III: Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.
Palestrantes: Ronaldo Linhares
                      Eliana Passos Santana
Mediador: Hudson César Veiga Feitosa
11h30 - Debate (Eixo Temático III)
12h - Intervalo para almoço. 
Tarde:
13h30 Mesa Redonda
 Eixo Temático VI: Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade.
Palestrantes: Marcos Vinícius Melo dos Anjos
                      Manoel Alves do Prado Neto
Mediador: Acássia Maria  Feitosa Daniel                                                                           
14h30 - Debate (Eixo Temático VI)
15h - Mesa Redonda
Eixo  Temático IV: Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.    
Palestrantes - Pedro de Santana Santos
                     - Maria Lúcia Góis       
Eixo Temático V: Financiamento da Educação e Controle Social
                     - José Edilson Ferreira de Barros
                     - Jorge Luís da Cunha
                      - Hildelbrando Maia Junior
Mediador: Manoel Humberto Gonzaga Lima 1                               
16h30 Debate (Eixos Temáticos IV e V)

Dia 23/10/2009
MANHÃ:
8h às 12h
Local: Escola Municipal Profº. Emiliano Nunes de Moura. 
EIXO Temático e Colóquios I
Palestrantes:
- Profª. Msc. Clotildes Farias Souza
- Hudson César Veiga Feitosa
Coordenadora: Luciléia S. Souza Aguiar
Plenária de Eixo 
EIXO Temático e Colóquios II
Palestrantes:
- Débora Virginia Macedo Aroucho
- Iara Madureira
Coordenadora: Maria José Dantas Santos
Plenária de Eixo 
EIXO Temático e Colóquios III
Palestrantes:
- Murilo Navarro
- Roberto Silva
Coordenadora: Jairlene de Araújo Dias
Plenária de Segmento e setor 
EIXO Temático e Colóquios IV
Palestrantes:
- Neilton Diniz Silva
- Rosimeire Macedo Costa
Coordenadora:José Ailton de Melo
Plenária de Eixo 
EIXO Temático e Colóquios V
Palestrantes:
- José Edilson Ferreira de Barros
- Jorge Luiz da Cunha
- Aristóteles Gomes de Oliveira
Coordenadora: Vera Lúcia Sá Gouveia Leite
Plenária de Eixo 
EIXO Temático e Colóquios VI
Palestrantes:
- Pedro de Santana Santos
- Conceição Mascarenhas
Coordenadora: Carmem Silva Sá Mendonça
Plenária de Eixo 
TARDE:
13h às 16h
13h - Plenária Geral
15h - Eleição dos delegados para a conferência estadual de educação.
16h - Encerramento 
Comissão Organizadora da  CONAE
Ivanise Gomes de Jesus
Coordenação Estadual
Gilvanize Gonçalves Rocha Almeida
Hélia Maria Matos Santos
Coordenação Intermunicipal
Jeovan Conceição Silva
Marilene Tibucio Costa
Luciléia Silva S. Aguiar
Maria José Dantas Santos
Maria Hortência dos Santos Rocha
Josefa Santana
Simone dos Santos
Lilia Cristiana Aragão S. de Menezes
Silvia de Jesus Joaquim
Eliane Santos Vieira
Paulo Sergio Soares de Lima
Augusto Cesar Andrade Melo
Deborar Virginia Macedo Aroucho
Maria do Carmo Souza Leite
Gerdiel Santos Graça
Marly dos Santos
Lidia Paixão dos Santos
Carmem Silva Mendonça
Maria Pastora dos Santos Dantas
Fonte: faxaju

Prefeito antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor

Através da assinatura de decreto, o prefeito Edvaldo Nogueira antecipou o ponto facultativo do Dia do Servidor (28 de outubro) para a próxima segunda-feira, 26. Com isso, não haverá expediente nas repartições públicas municipais, mas as atividades essenciais serão mantidas.

Como já é tradição, para celebrar a data e homenagear os servidores, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Administração, está programando uma série de atividades recreativas, culturais e esportivas. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Jerônimo Reis fica solidário a conselheiro agredido por Cabo Zé


O deputado federal Jerônimo Reis (DEM) mostrou solidariedade ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Manoel de Carvalho Dantas, que foi agredido verbalmente pelo ex-prefeito de Lagarto, José Raymundo Ribeiro.
Cabo Zé, como é mais conhecido, colocou sob suspeita o patrimônio do conselheiro e disse que a Justiça deveria investigar a vida dele. As críticas foram feitas em virtude de condenações do TCE contra o ex-prefeito, que acumula mais de 60 processos no Tribunal referentes ao período em que administrou o município.

“É preciso separar o joio do trigo na história política de Sergipe. Como é que alguém que tem mais de 60 condenações, que não teve zelo com a sua administração, vem a público atacar a moral de um homem que chegou ao cargo de conselheiro por seus méritos, que venceu na vida e ingressou no setor público através de concurso? Chega a ser lamentável e vergonhoso para a população de Lagarto”, criticou o parlamentar. 
Segundo Jerônimo Reis, as condenações contra Cabo Zé no Tribunal de Contas não são de responsabilidade apenas de Antônio Manoel. “Além de outros conselheiros que também assinam os processos, todas as decisões são tomadas por um colegiado e com base em análises técnicas”, disse.  
Para o deputado, nem o TCE e nem o conselheiro Antônio Manoel devem se intimidar diante dos ataques de Cabo Zé. “Acredito que a Corte e o próprio conselheiro tomarão as medidas judiciais cabíveis contra esse tipo de atitude. Estou solidário porque conheço Antônio Manoel e sei que se trata de uma pessoa ética, série e que vem desempenhando com total lisura e responsabilidade o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas”, afirmou Jerônimo Reis.

Fonte: Faxaju

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Servidores da Saúde de São Cristóvão protestam

Os servidores da Saúde do município de São Cristóvão estão mobilizados nesta terça-feira, 20, para pedir melhores condições de trabalho e pagamento dos salários em dia. Pela manhã eles se concentraram na praça em frente à prefeitura municipal e foram recebidos por uma equipe de secretários do município.
De acordo com Augusto Couto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), os secretários se comprometeram em programar o calendário de pagamento para evitar atrasos. Augusto conta que o salário dos trabalhadores de setembro, só foi pago no último sábado, 17.
Além disso, segundo Couto, os secretários prometeram se reunir com os coordenadores das unidades de saúde para avaliar quais as dificuldades encontradas no atendimento. Ainda segundo o sindicalista, os secretários afirmaram que não vão deixar mais faltar materiais básicos, como gaze e luvas, uma das reivindicações da categoria.
Ficou agendada para o próximo dia 5 uma nova reunião com todos os sindicatos de servidores do município, ocasião em que a prefeitura deverá apresentar o cronograma de pagamento. No dia seguinte, 6 de novembro, haverá assembléia da categoria para avaliar se houve algum avanço.

Fonte: Infonet

CCJ DA ASSEMBLÉIA SUSPENDE AÇÃO QUE ANULAVA ELEIÇÃO DE FLÁVIO CONCEIÇÃO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, em reunião realizada agora a pouco, após a sessão plenária, aprovou por maioria para que fosse sobrestada (suspensa) a tramitação do projeto de decreto legislativo 05/2009, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT), que tinha a intenção de anular o Decreto Legislativo que promoveu a escolha de Flávio Conceição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). 
 
A tramitação do projeto de Decreto Legislativo está suspensa até que o Poder Judiciário prolate a decisão definitiva sobre a situação de Flávio Conceição. A deputada Ana Lúcia (PT) foi o voto contrário. A comissão foi presidida pelo deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB).  

Votaram pela suspensão os deputados estaduais Zéca da Bomfim (PSC), pastor Antônio (PSC), Antônio Passos (DEM), Franscisco Gualberto, PT (apesar de ausente), Armando Batalha e Susana Azevedo (PSB). Como presidente do CCJ, o deputado Luiz Garibalde não pode votar. 
 
fonte: Faxaju
 

Aparelho de Ultra-sonografia de Itabaiana está há 10 meses sem funcionar

Segundo informações do www.seligue.com o aparelho de Ultra-sonografia do Posto Souto Diniz (posto da feira das panelas) se encontra parado, enquanto a população sofre para marcação do exame em uma clínica particular, perdendo assim o povo por não ter uma facilidade maior no acesso ao serviço, perde o município por deixar de arrecadar recursos, e perde ainda os cofres públicos do município por investir um valor de quase R$100 mil reais à época para adquirir o aparelho e hoje não está funcionando. Em conversa com um profissional da área de ultra-sonografia, o aparelho está desde janeiro de 2009 parado podendo ainda mais prejudicar o seu funcionamento.


Outro detalhe que chama atenção é de que no site do Ministério da Saúde, mas específico no CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) e o aparelho para o Ministério da Saúde está em “USO”, porém na prática o usuário não consegue realizar a ultra-som na unidade que ele está cadastrado que é o Posto José Souto Diniz. Confira o link:



Câmara:


É necessário que os vereadores possam cobrar uma posição da prefeitura de Ita baiana de quando o aparelho irá funcionar e servir a população, pois, já se passaram quase onze meses e o aparelho ainda encontra-se em desuso.


Fonte: seligue.com

Gilmar Carvalho pede a presença do comandante da PM na AL

O deputado Gilmar Carvalho (PT) disse na manhã desta terça-feira (20), que protocolou na última segunda-feira na Assembleia Legislativa, um requerimento que solicita a presença do comandante da Polícia Militar, José Carlos Pedroso, para discutir na Casa o anteprojeto que discute a Lei de Organização Básica (LOB) da corporação. O deputado afirmou que já foi criado um anteprojeto da PM, mas que ainda será levado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para depois ser levado às unidades policiais.

“A Polícia Militar precisa ter uma lei específica sobre sua organização, porque senão vamos ter uma polícia desarticulada, muito mais despreparada e odiada pela população, porque mexe na espinha dorsal da Segurança Pública de Sergipe”, ressaltou Gilmar Carvalho. O deputado questiona por que o comando da PM vai entregar este pré-projeto primeiro na PGE para depois ser discutido nas unidades policiais se ainda haverá modificações em seu conteúdo. “Não é melhor esperar um pouco mais? Ouvir a base da Polícia Militar, tantas vezes desacreditada e que sempre está prejudicada. Então, espero que a Casa atenda ao meu requerimento, que convida o coronel Pedroso, comandante da Polícia Militar, para debater conosco este pré-projeto, para debater conosco as reivindicações da corporação”, finalizou o deputado.

Fonte: faxaju

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prédio da UFS é pichado com diretrizes Nazistas e Racistas

Por Aparecido Santana
Fotos Ed Carlos Dias



Pichações racistas no banheiro masculino da didatica II  na UFS

O prédio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi pichado ultimamente, com dizeres racistas, Nazistas e contra as cotas étnicas na universidade, as pichações demonstraram a expressão mais bárbara de setores mobilizados contra as cotas na Universidade Federal de Sergipe.

Segundo o Reitor da UFS, Josué Passos, o sistema de cotas é uma forma de combater o racismo e não de reavivar. "Alguns segmentos estão ressentidos, prejudicados e que, portanto, manifestem alguma intolerância em relação aos sentenciais beneficiados da política" Afirmou Josué Passos em entrevista realizada a nossa equipe, pouco antes da adesão da UFS ao sistema de cotas.

Segundo Kleberson Silva, aluno de Filosofia da UFS, o sistema de cotas por mais que seja necessário, também deve ser investido na estrutura das escolas desde o pré-escolar até as universidades. “Por que o governo se preocupa apenas com números? Enche as universidades de pessoas sem as condições necessárias para que se possa fazer uma graduação e pessoas medíocres preferem sujar as paredes da universidade com discursos totalmente estúpidos e inaceitáveis ao invés de buscar realmente onde está a falha. Tomemos como exemplo a UFS, que a Reitoria só faz o que lhe convém, temos um Diretório Central dos Estudantes (DCE) que não luta pelo direito dos estudantes que é o seu dever, mas por regalias defendem os interesses da Reitoria. Esses fatos colocam em questão como a universidade vai garantir uma assistência estudantil que possibilite a permanência dos estudantes de origem popular na universidade até a conclusão do curso.


Pichações contra a adesão ao sitema de cotas na UFS

As pichações em prédios da UFS, não é um caso novo, em maio deste ano o Departamento de Geografia foi pichado com palavras de ordem contra homossexuais e negros, atingindo valores éticos, educacionais, políticos e até científicos, pois criticavam alguns professores e suas práticas pedagógico-metodológicas no curso de geografia. O caso foi denunciado pelo chefe do Departamento junto a polícia federal que continua investigando os responsáveis pela agressão.

“O mais fantástico e contraditório desta história é que tais fascistas, e que provavelmente também são nordestinos, se esquecem que fazem parte de um grupo étnico miscigenado, com sangue (e história) de negros, índios e brancos, e que tem sofrido historicamente ao subjugo dos poderosos que se revezaram ao longo do tempo” argumenta o professor Rivaldo Sávio do Departamento de Psicologia.

sábado, 10 de outubro de 2009

Prefeitura aplica multa de 4 mil para punir poluição visual

Colocar cartazes em local público é proibido e pode trazer prejuízo para quem desrespeitar a lei. Na última sexta-feira (09) a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), aplicou uma multa no valor de R$ 4 mil reais para uma pessoa que colou cartaz de evento num órgão público.

Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a equipe de fiscalização age diariamente."Trabalhamos, inclusive, baseados em denúncias. Após constatarmos as irregularidades, buscamos o responsável para aplicar as sanções". Explica e frisa que o trabalho está sendo intensificado.

A fiscalização da Emsurb assegura o cumprimento da legislação municipal de n° 1.721/ 91 (Código de Limpeza Urbana) que diz: "É proibido afixar propaganda, anúncios, faixas, ou qualquer engenho, publicitário ou não, em postes, árvores, obras públicas, abrigos de paradas coletivos, caixas coletoras ou equipamentos da PMA, ou em qualquer local que não autorizados pelas leis e regulamentos vigentes".

Denúncia
O cidadão que quiser ajudar no combate à poluição visual na cidade, pode ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão, através do 0800 284 1300.

Fonte: Ascom/ Emsurb

Usuarios online