quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Rock Sertão: O maior festival de música independente de Sergipe acontece em Maio


Por Aparecido Santana

O rock-n'-roll pede passagem para a 8ª edição do maior festival de Rock de Sergipe. A 8ª Edição do Festival de Música Independente “Rock Sertão”, acontecerá entre os dias 20, 21 e 22 de maio de 2010, na Praça Antônio Alves Oliveira, em Nossa Senhora da Glória Sergipe.

O Rock Sertão surgiu em 2001, a partir da carência de espaços culturais que possibilitassem o acesso gratuito da população sergipana à produções de música independente . O festival abre espaço para bandas e grupos, que geralmente não têm a oportunidade de mostrar a qualidade de seus trabalhos.

O surgimento do Rock Sertão acabou por incentivar a criação de novas bandas e, conseqüentemente, a retomada dos grandes festivais que aconteciam alguns anos no Brasil. O sucesso do festival foi resultado da persistência de roqueiros que iniciaram a quase uma década com um par de caixas amplificadas colocado na praça Antônio Alves em Glória.

Nas últimas edições o Rock Sertão vem abrindo espaço para palestras, teatros, oficinas, grafite e exibição de curtas- metragens. “O Rock Sertão não é somente um festival de musica independente, mas também um grande encontro cultural que reuni várias gerações, estilos, comportamento, e, acima de tudo, formas diferenciadas de mostrar arte”, afirma Kleberson Silva, o Binho.

“A consolidação de um público e a diversidade musical são as maiores marcas do evento. O que antes era uma festival que chamava, em grande parte, a atenção dos curiosos, hoje apresenta um público que se diferencia dentre os vários seguimentos do rock, indo desde o pop rock até o Heavy Meta”, acrescenta Binho.

O Rock Sertão tornou-se referência para a música sergipana, servindo como espaço para que as bandas locais possam mostrar o seu trabalho. O público que cresce a cada edição é uma prova de como lança raízes no processo de desenvolvimento e reconhecimento da boa música do estado.

A organização ainda não divulgou a programação do festival, que será disponibilizada em breve no site oficial www.rocksertao.com.br e vários meios de comunicação do estado.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Déda visita MPE e entrega escritura do terreno que vai abrigar nova sede do órgão

Déda visita MPE e entrega escritura do terreno que vai abrigar nova sede do órgão
O governador Marcelo Déda visitou o Ministério Público Estadual na manhã desta segunda-feira, 22, onde proferiu palestra diante dos promotores e procuradores de Estado. Ele expôs algumas realizações do Governo de Sergipe em áreas como Segurança Pública e Justiça, comentou sobre o incentivo à agricultura e apresentou formalmente o programa ‘Mão Amiga’, além de ter destacado também a entrega de ônibus escolares e kombis destinados ao tratamento de doentes crônicos para os 75 municípios sergipanos.
A procuradora-geral de Justiça, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, fez a abertura do evento em que recebeu, das mãos do governador Marcelo Déda, a escritura do terreno onde está sendo construída a nova sede do Ministério Público de Sergipe. “A realização dessa obra se deve ao governador Marcelo Déda. Gostaria de agradecer ao governador pela ajuda à construção da nova sede. Sem esse apoio, não seria possível a realização desta obra tão importante para o Ministério Público Estadual", enfatizou a procuradora.
Durante a solenidade, realizada no Auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o governador pediu o apoio dos promotores e procuradores para que ajudem na fiscalização desses programas para que não haja fraudes. "Viemos ao Ministério Público para mostrar aos procuradores e promotores os programas sociais que lançamos recentemente e pedir que esses programas sigam as regras da lei. Fraudar um programa social com a natureza do ‘Mão Amiga’ ou usar um desses veículos cedidos pelo governo para as prefeituras é crime. Assim como fiz em relação ao Bolsa Família quando era prefeito de Aracaju, peço a ajuda de vocês para que não seja permitida a má utilização desses benefícios", disse Déda.

Segurança Pública

O governador Marcelo Déda, em seu discurso, expôs aos procuradores e promotores, algumas realizações do Governo de Sergipe na área da segurança pública. “Em agosto de 2008 eu estive aqui para apresentar políticas públicas relacionadas à Segurança Pública e à Justiça. Naquele momento, exibimos aos senhores o que estávamos fazendo e o que planejávamos fazer ao longo do nosso mandato nessas áreas tão sensíveis da administração. Devo dizer que aquele programa está em plena execução; se os problemas ainda não estão resolvidos, eles evoluíram positivamente no caminho da resolução”, afirmou Déda.

O governador ressaltou ainda os incentivos às operações em Segurança Pública e a qualidade nos serviços prestados à população. “A Segurança Pública tem ganhado em eficiência e resolutividade. O aumento de prisões, desmancho de quadrilha e apreensões de entorpecentes revelam uma polícia mais ágil e mais eficaz. Assaltos a ônibus foram reduzidos em 80% nas estatísticas. No ponto de vista do sistema prisional, os avanços são indiscutíveis”, revelou o governador.

Déda disse ainda que, em três anos de gestão, foi ampliado em 60% o número de vagas prisionais. “Esperamos no final de março e início de abril, entregar o presídio feminino. Um compromisso que esse governador e o secretário Benedito Figueiredo assumimos com a sociedade e com as detentas. Se Deus quiser, ele será inaugurado em abril. Estamos iniciando, em breve, a construção do cadeião de Estância. Aquelas metas e aqueles objetivos estão sendo cumpridos. É na busca das utopias que se faz melhor uma realidade”, concluiu o governador. 

Agricultura

O bom momento da agricultura no Estado também foi lembrado por Marcelo Déda, a exemplo do recorde na safra de milho, da extensão rural, da agricultura familiar, bem como das assistências técnicas aos agricultores. “Melhoramos a agricultura em Sergipe. Todos esses programas contribuíram para essa ascensão. Por exemplo, saltamos de 200 mil toneladas de milho em 2007 para 720 mil toneladas em 2009. Com isso, somos o segundo colocado no Nordeste”.

‘Mão Amiga’


O programa ‘Mão Amiga’, que tem como principais objetivos minimizar os efeitos do desemprego sazonal das entressafras da cana de açúcar e da laranja, foi  um dos destaques no pronunciamento do governador Marcelo Déda. “Criamos este programa para estender a mão amiga ao homem do campo. A ideia é promover alívio imediato a esses trabalhadores transferindo uma renda equivalente ao do Bolsa Família. A meta inicial era assistir 10 mil trabalhadores, cinco mil da cultura da laranja e cinco mil da cana. O cidadão recebe um cartão magnético para receber o benefício e tem condições de fazer sua feira e garantir a segurança alimentar para a sua família. Quero pedir aos senhores promotores o empenho na busca do cumprimento efetivo dessas normas. Não tem atividade mais exaustiva, dura, intensa e desumana que a do cortador de cana”, declarou Déda.

Presenças

Participaram da solenidade, Maria Creuza figueiredo, procuradora de Justiça e corregedora geral do MPE, Rodomarcos Nascimento, procurador de Justiça e coordenador geral do MPE, Orlando Rochadel Moreira, promotor de Justiça e secretário geral do MPE, Eduardo Lima de Matos, promotor de Justiça e diretor da Escola Superior do MPE, Dejaniro Jonas Filho, promotor de Justiça e presidente da Associação Sergipana do MPE, José de Oliveira Júnior, secretário da Casa Civil representando todo o secretariado do Estado, e Benedito Figueiredo, secretário de Justiça.
Fonte: ASN

Prefeito abre trabalhos na Câmara de Vereadores

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, abriu na manhã desta segunda-feira, dia 22, os trabalhos na Câmara Municipal de Vereadores. No primeiro dia de atividades em 2010, os vereadores ouviram do prefeito a mensagem inaugural, com o detalhamento das principais realizações e conquistas alcançadas em 2009 e os projetos para este ano.
clique para ampliar
Edvaldo lembrou que o ano de 2009 foi marcado pela crise financeira que marcou todo o mundo e que o Brasil foi pouco afetado. Em Aracaju, ações firmes e contundentes garantiram tranquilidade nesse período de turbulência. Com isso, a prefeitura conseguiu manter as finanças em equilíbrio, realizar diversas obras importantes e continuar oferecendo serviços públicos de qualidade.
"Soubemos enfrentar as turbulências da crise com trabalho, investimentos, redução do custeio e valorização dos servidores. Enquanto muitos municípios brasileiros estagnaram, paralisaram obras, serviços e efetuaram demissões, Aracaju continuou progredindo, aperfeiçoando sua infraestrutura e melhorando a qualidade de vida", disse o prefeito.
Ele comentou ainda que o crescimento de Aracaju, que continuou recebendo investimentos em infraestrutura, não seria possível sem a ajuda da população e a colaboração efetiva dos vereadores junto ao Poder Executivo Municipal. "É inconteste o talento e a sensibilidade de Vossas Excelências no trato com a coisa pública, sempre contribuindo para o aprimoramento dos serviços públicos e a melhoria das condições de vida da população, principalmente a dos mais carentes, aprovando de forma célere e madura os projetos de interesse social encaminhados pelo Poder Executivo", agradeceu.
Edvaldo disse também que o paradigma de governabilidade é inédito no município e que existe harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo. "Essa é uma das principais razões para o sucesso da gestão administrativa de Aracaju, reconhecida em todo o país como eficiente, e voltada para a sociedade como um todo. Quero aqui destacar o trabalho dos senhores e senhoras debatendo, criticando, aperfeiçoando e aprovando projetos, dando assim uma grande contribuição para o desenvolvimento da cidade", destacou.
Balanço
O prefeito de Aracaju destacou os investimentos ao longo de 2009, ações que alteraram significativamente a configuração urbana da capital sergipana. Em vários bairros da cidade, foram executadas obras que valorizaram o patrimônio histórico do município, o potencial turístico e melhoraram a vida de milhares de pessoas.
Em 2009, foram inauguradas 28 obras, com destaque para as reformas da Praça Fausto Cardoso e do antigo Farol, que resgataram o valor histórico desses bens municipais e os recolocaram no roteiro turístico da cidade. Também foi entregue a Casa da Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), no Parque da Sementeira, realização de grande valia para o desenvolvimento da educação de crianças e jovens.
Para a melhoria da mobilidade urbana, várias foram as ações desenvolvidas no ano de 2009: campanhas educativas, intensificação da fiscalização em locais de grande fluxo de veículos, melhoria da sinalização e do sistema semafórico da cidade e adequações no trânsito para facilitar o tráfego dos veículos, especialmente em horários de pico.
Além disso, a frota de veículos começou a ser renovada com a entrega de 110 ônibus. Também foi instalada uma moderna central de trânsito, equipada com o sistema de geoposicionamento por satélite (GPS), que permite um maior controle do cumprimento de horários e itinerários dos ônibus.
Educação
Na área da educação, a prefeitura manteve uma rede composta por 78 escolas e atendeu 31.052 alunos somente no ano de 2009. Foram elaborados projetos para construção e reforma de 18 unidades de ensino, sendo em cinco delas as obras já estão em andamento.
Em 2009, foi inaugurada uma nova escola no bairro Coroa do Meio: a EMEF Professora Núbia Marques. Cabe ainda destacar a negociação com o magistério, que reivindicava o Piso Salarial Nacional. "Foram meses de diálogo, num processo que exigiu paciência, maturidade e responsabilidade da prefeitura, mas que resultou numa das melhores negociações do país, notadamente quando se comparam vantagens da carreira e remuneração total", lembrou.
Os reajustes concedidos à categoria oscilaram entre 15,4 e 44,37%, contemplando com mais quem ganhava menos. Hoje, o piso dos professores de nível médio está em R$ 1.024,00 e do nível superior em R$ 1.414,00. No final da carreira, as remunerações chegam perto de R$ 5.000,00.
Saúde
No âmbito da saúde, o município deu continuidade ao processo de ampliação e qualificação da estrutura e do atendimento ao cidadão. Atualmente, a Aracaju conta com 57 unidades de saúde espalhadas na cidade, entre elas dois hospitais municipais, cinco Centros de Especialidades e cinco Centros de Atenção Psicossocial.
Foram inauguradas em 2009 duas novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Jabotiana e Getúlio Vargas e foi implantada a unidade de pediatria do Hospital Fernando Franco. Houve ainda a criação da Central de Atendimento do SAMU Municipal e a aquisição de três novas ambulâncias e três motolâncias, além da implantação do novo sistema de marcação de exames e consultas, a fim de conferir maior agilidade e eficiência no atendimento.
Edvaldo lembrou um feito histórico do município e digno de menção destacada: a redução de 97% no número de casos de dengue em relação a 2008. Ele falou ainda da elaboração e efetivação do Plano de Contingenciamento da Influenza A (H1N1), que evitou o avanço do vírus em Aracaju.
Outras ações
Nos Centros de Referência da Assistência Social, 46.053 pessoas foram beneficiadas em 2009 com ações de apoio sócio-familiar, inclusão produtiva, benefícios eventuais, ações educativas e atenção às pessoas idosas. No intuito de ampliar ainda mais as ações de proteção social, foi realizado o concurso público para a contratação de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais.
No tocante à conservação urbana e limpeza da cidade, Aracaju continua avançando, sendo considerada uma das capitais mais limpas e bem cuidadas do Brasil. Foi realizada a renovação da frota de caminhões da Limpeza Pública e ampliada a coleta seletiva de resíduos na cidade.
O município também implantou em 2009 a Defesa Civil Municipal, com a incumbência de coordenar as ações preventivas e emergenciais nos casos de chuvas, inundações, deslizamentos e outros desastres naturais que eventualmente ocorram em nossa cidade.
Em seu discurso, Edvaldo falou ainda da continuidade do fomento à cultura e ao lazer com a realização de eventos e atividades que privilegiaram a inclusão, buscando a integração da população, a atração de turistas e o respeito à diversidade.
Política salarial
Já no final de 2009, foram abertos os canais de negociação salarial com as diversas categorias de trabalhadores que compõem a Administração Municipal, a fim de revisar os vencimentos dos servidores para o ano de 2010. Foram elevadas substancialmente as remunerações dos Procuradores, Engenheiros, Fiscais de Obras, Guardas Municipais, Agentes de Saúde e de Combate às Endemias.
No tocante aos servidores da Administração Geral, além de reajustes que variaram entre 13,55% e 43,35% para o ano de 2010, foi apresentada a tabela de vencimentos com as revisões para o ano de 2011, fato inédito em toda a história da Prefeitura de Aracaju, e que representa uma melhoria substancial do parâmetro remuneratório da categoria.
Futuro
Segundo Edvaldo Nogueira, o principal desafio para 2010 é garantir a continuidade e o avanço do novo projeto nacional e seu ciclo de desenvolvimento duradouro e sustentável. Atualmente, a Prefeitura de Aracaju possui 45 obras em andamento, totalizando em recursos municipais, federais e estaduais, mais de R$ 103 milhões investidos.
Parte das obras será entregue à população aracajuana nos próximos meses. "Ainda no mês de março, pretendemos inaugurar 20 grandes ações. São obras como a construção da Escola Tênisson Ribeiro, no povoado Robalo, da creche do bairro América, urbanização de praças, além de serviços de infraestrutura urbanística e habitação", antecipou Edvaldo.
Ainda de acordo com o prefeito, 2010 é o primeiro ano em que o município coloca em prática o Plano Plurianual, formatado pela atual gestão para o período que vai deste ano até 2013. Entre as principais metas estão manter e aprofundar os mecanismos de participação popular; promover a inclusão social; incentivar o desenvolvimento da cidade com sustentabilidade ambiental; modernizar a gestão pública; promover a inovação e o empreendedorismo; e proporcionar qualidade de vida aos aracajuanos.
"Nesse sentido, já se encontram em andamento ou serão brevemente iniciadas diversas ações alinhadas com nossas diretrizes, que irão criar as bases necessárias para o salto de qualidade que o nosso povo anseia", destacou Edvaldo.
Destaques
Serão destaques em 2010 a construção do Centro de Atendimento ao Cidadão da Construção Civil, a construção de mais duas praças da Juventude, a reforma e ampliação de mais 14 escolas da rede municipal e as obras de interligação do bairro Jardins ao bairro Novo, com a construção da Ponte Procurador Gilberto Vila-Nova de Carvalho, e do viaduto sobre a avenida Iolanda Pinto.
"A Zona de Expansão da cidade está sendo preparada para ser o novo pólo indutor do desenvolvimento de Aracaju. Ainda neste quadrimestre, serão concluídas as obras do anel viário do Mosqueiro e da Orla do Por do Sol, que constituirão em um novo destino turístico", complementou Edvaldo, acrescentando que estão em andamento estudos de macro e micro-drenagem para a região e que serão realizadas obras de construção e ampliação de canais.
Também em 2010 serão entregues as primeiras unidades habitacionais construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Santa Maria. Além disso, um novo modal para o transporte público na região metropolitana de Aracaju começará a ser formatado.
"É urgente a necessidade de integrarmos novas áreas ao sistema de transporte coletivo e discutirmos a utilização de alternativas ao sistema de transporte atual, a exemplo da utilização de veículos sobre trilhos e corredores exclusivos para ônibus. A Copa do Mundo de Futebol de 2014 nos impõe esse desafio e projetos estão sendo prospectados com a finalidade de dotar Aracaju de um sistema moderno e adequado à sua necessidade", observou o prefeito de Aracaju.
Homenagem
Durante a abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Aracaju, os presentes fizeram um minuto de silêncio pela morte do jornalista José Araújo de Santana, que atualmente coordenava a assessoria de comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe.
O prefeito lembrou que José Araújo participou da fundação do PC do B em Sergipe. "Sinto uma grande dor pela perda de um grande amigo. Araújo veio do Rio de Janeiro e nos ajudou a fundar o partido, em 1981. Fizemos uma longa trajetória, ele era um companheiro leal, dedicado e talentoso", ressaltou Edvaldo.
Presenças
Participaram da solenidade Silvio Santos (vice-prefeito de Aracaju), Bosco Rolemberg (secretário-chefe de Gabinete), Karla Trindade (secretária municipal de Governo), Antônio Samarone (superintendente da SMTT), Daniel Fortes (secretário municipal de Administração), Luiz Carlos Oliveira (Procurador Municipal), Paulo Costa (presidente da Emurb), Dulcival Santana (secretário municipal de Planejamento), Diva Ellen (presidente da Aracaju Previdência), Major Edênisson (chefe da Guarda Municipal), Valdoilson Leite (presidente da Funcaju), Rômulo Rodrigues (secretário municipal de Participação Popular), Carlos Magno (presidente da Fundat), Marcos Ramos (secretário municipal de Saúde), Nicanor Moura (coordenador da Defesa Civil Municipal), Lucimara Passos (presidente da Emsurb), Jeferson Passos (secretário municipal de Finanças), Lucivanda Nunes (secretária municipal de Controle Interno), além do presidente do PC do B, Halisson Souza.


Fonte: PMA

Confiança treina pensando no Fluminense

Na manhã desta segunda-feira (22) o Confiança treinou com bola. Na oportunidade, o técnico Gilmar Silva realizou um trabalho tático, de posicionamento e bola parada. À tarde, os atletas participaram de uma atividade física por 10 minutos. Amanhã, o time retorna aos treinamentos e faz um coletivo para definir a equipe, que enfrentará o Fluminense do Rio de Janeiro pela Copa do Brasil.
Segundo o comandante proletário, o treino desta manhã foi muito proveitoso. "Fiquei satisfeito com a movimentação dos atletas e da dinâmica do trabalho. Na partida contra o Sergipe, observei que precisamos melhorar o posicionamento em campo e ter mais ligação entre o meio campo e o ataque. Foram justamente estes requisitos, que aprimoramos hoje", observou Gilmar Silva.

COLETIVO E NOVIDADES - Amanhã à tarde, às 16 horas, o bicampeão sergipano faz um coletivo no Batistão. As novidades para a partida contra o Fluminense podem ser o meia Ciro e o volante Leandro Caité. Os atletas se recuperam de contusão e deverão estar à disposição do treinador proletário. Já o lateral-direito Vovô, que não atuou diante do Sergipe devido a um cansaço muscular, passou o final de semana fazendo fisioterapia e também estará apto a jogar.
Fonte: Atalaia agora

PMA administrará parquímetros a partir de quinta


Contrato com empresa Varca Escatena termina quarta-feira; veja como será o novo sistema de estacionamento rotativo no centro de Aracaju



O polêmico contrato entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a empresa Varca Escatena, que explora os parquímetros instalados no centro da capital, termina na quarta-feira, 24, e após especulações de que um contrato temporário seria firmado até a conclusão de uma nova licitação, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que a PMA vai administrar o sistema de estacionamento rotativo provisoriamente.

A prefeitura, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vai dar continuidade ao serviço até que a empresa vencedora da licitação assuma as atividades. Durante a coletiva de imprensa que promoveu para tratar do assunto, Nogueira se gabou por cumprir uma promessa de campanha. “Eu disse que não renovaria com a Varca 
Escatena e não renovei”, reafirmou.

De acordo com o prefeito, o contrato entre a PMA e a empresa, assinado na gestão de João Augusto Gama, previa uma multa exorbitante em caso de rescisão, por isso o compromisso foi cumprido até o fim. Mesmo assim, ainda segundo Edvaldo, a empresa está movendo um processo contra a prefeitura alegando que o poder público ‘congelou’ a tarifa cobrada ao longo dos últimos anos.
Novo modelo de estacionamento rotativo
O processo licitatório para administração do estacionamento rotativo nas ruas do centro de
Cobertura no Centro (Clique para ampliar)
Aracaju e em algumas vias do bairro São José foi iniciado no dia 08 de fevereiro e o novo modelo do serviço foi apresentado nesta segunda-feira, 22, em coletiva de imprensa.

Algumas das principais mudanças impostas pela prefeitura: sistema de pagamento que não usa papel; tíquete virtual que poderá ser adquirido em pontos de venda espalhados pela cidade ou via celular e internet; fim dos equipamentos de rua e maior controle da receita gerada.
A figura dos monitores da concessionária administradora não sumirá das ruas, mas ao invés de blocos de notas eles terão à mão uma máquina digital que permitirá saber na hora se o veículo está regularmente estacionado ou não.

O valor inicial do novo sistema de estacionamento rotativo será de R$ 1 por hora, sendo que o motorista pagará apenas o valor correspondente ao tempo que gastou. Por exemplo, quem parar o carro por 15 minutos terá descontado de seu tíquete virtual a quantia de R$ 0,25.
Mais vagas de estacionamento
Aracaju possui atualmente 1700 vagas de estacionamento no centro, mas o número deve chegar a 3 mil nos próximos anos. Isso porque a prefeitura quer criar três praças de estacionamento na região dos Mercados e microônibus circularão entre o local e as ruas do comércio ao preço de R$ 1 para aqueles que não queiram andar tanto.
A previsão é que em 10 anos o novo estacionamento rotativo fature 
Projeto para estacionamento nos mercados (Clique para ampliar)
mais de R$ 22 milhões. Após pagamento de impostos, comissões aos pontos de vendas e percentual ao qual a prefeitura tem direito, estima-se que a empresa vencedora da licitação lucre cerca de 7%.

Por Glauco Vinícius
Fonte: Infonet








Capitão da PM rebate denúncia do Cinform

A Polícia Militar de Sergipe foi alvo, nos últimos dias, de uma acusação que seria grave se verdadeira: a de que teria adquirido uma quantidade desproporcional de certos alimentos, como camarão e bacalhau, e fornecido aos praças comida estragada. Não apenas é falsa ainformação de que é distribuída comida estragada aos policiais em serviço, como também não é de modo algum exagerado o montante de produtos adquiridos.
A Polícia Militar de Sergipe foi alvo, nos últimos dias, de uma acusação que seria grave se verdadeira: a de que teria adquirido uma quantidade desproporcional de certos alimentos, como camarão e bacalhau, e fornecido aos praças comida estragada. Não apenas é falsa ainformação de que é distribuída comida estragada aos policiais em serviço, como também não é de modo algum exagerado o montante de produtos adquiridos.

A licitação realizada prevê que a empresa fornecedora entregue alimentos por 14 meses. A quantidade de camarão e bacalhau adquirida chegará à PM-SE gradualmente ao longo desse período. Se levarmos em conta o número de funcionários da corporação, é fácil perceber que o montante de alimentos comprados não é excessivo, uma vez que deve garantir milhares de refeições diárias ao longo de mais de um ano.

Ressaltamos, com pesar, que em alguns casos as fontes do governo não foram consultadas para esclarecer a situação. Alguns jornalistas partem do pressuposto de que qualquer informação oficial que “vaza” é indício de corrupção. Isso poderia ser o estímulo para uma investigação séria para verificar a legalidade da ação governamental em questão. Contudo, quando o jornalista simplesmente não checa os dados nem ouve todos os envolvidos, arrisca-se a transformar não-fatos em peças de julgamento sumário.

O Capitão Marco Carvalho, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, falou aoblog e-Sergipe e apresentou dados consistentes sobre a alimentação dos membros da corporação.

Ele explica que a PM-SE tem um forte controle administrativo e valoriza os seus trabalhadores, também do ponto de vista da alimentação. O cardápio dos refeitórios é variado e todos os gêneros foram devidamente licitados. As quantidades listadas visam atender o efetivo da PM, cujo total é de aproximadamente seis mil profissionais. Elas são previstas anualmente, e são adquiridas e repassadas periodicamente a todos os quartéis. Há um controle rígido do que é entregue em cada unidade.

Os documentos que atestam a lisura da compra e distribuição desses alimentos estão à disposição pública no Quartel do Comando Geral, em Aracaju.

e-sergipe.net

A licitação realizada prevê que a empresa fornecedora entregue alimentos por 14 meses. A quantidade de camarão e bacalhau adquirida chegará à PM-SE gradualmente ao longo desse período. Se levarmos em conta o número de funcionários da corporação, é fácil perceber que o montante de alimentos comprados não é excessivo, uma vez que deve garantir milhares de refeições diárias ao longo de mais de um ano.

Ressaltamos, com pesar, que em alguns casos as fontes do governo não foram consultadas para esclarecer a situação. Alguns jornalistas partem do pressuposto de que qualquer informação oficial que “vaza” é indício de corrupção. Isso poderia ser o estímulo para uma investigação séria para verificar a legalidade da ação governamental em questão. Contudo, quando o jornalista simplesmente não checa os dados nem ouve todos os envolvidos, arrisca-se a transformar não-fatos em peças de julgamento sumário.

O Capitão Marco Carvalho, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, falou aoblog e-Sergipe e apresentou dados consistentes sobre a alimentação dos membros da corporação.

Ele explica que a PM-SE tem um forte controle administrativo e valoriza os seus trabalhadores, também do ponto de vista da alimentação. O cardápio dos refeitórios é variado e todos os gêneros foram devidamente licitados. As quantidades listadas visam atender o efetivo da PM, cujo total é de aproximadamente seis mil profissionais. Elas são previstas anualmente, e são adquiridas e repassadas periodicamente a todos os quartéis. Há um controle rígido do que é entregue em cada unidade.

Os documentos que atestam a lisura da compra e distribuição desses alimentos estão à disposição pública no Quartel do Comando Geral, em Aracaju.
A Polícia Militar de Sergipe foi alvo, nos últimos dias, de uma acusação que seria grave se verdadeira: a de que teria adquirido uma quantidade desproporcional de certos alimentos, como camarão e bacalhau, e fornecido aos praças comida estragada. Não apenas é falsa ainformação de que é distribuída comida estragada aos policiais em serviço, como também não é de modo algum exagerado o montante de produtos adquiridos.

A licitação realizada prevê que a empresa fornecedora entregue alimentos por 14 meses. A quantidade de camarão e bacalhau adquirida chegará à PM-SE gradualmente ao longo desse período. Se levarmos em conta o número de funcionários da corporação, é fácil perceber que o montante de alimentos comprados não é excessivo, uma vez que deve garantir milhares de refeições diárias ao longo de mais de um ano.

Ressaltamos, com pesar, que em alguns casos as fontes do governo não foram consultadas para esclarecer a situação. Alguns jornalistas partem do pressuposto de que qualquer informação oficial que “vaza” é indício de corrupção. Isso poderia ser o estímulo para uma investigação séria para verificar a legalidade da ação governamental em questão. Contudo, quando o jornalista simplesmente não checa os dados nem ouve todos os envolvidos, arrisca-se a transformar não-fatos em peças de julgamento sumário.

O Capitão Marco Carvalho, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, falou aoblog e-Sergipe e apresentou dados consistentes sobre a alimentação dos membros da corporação.

Ele explica que a PM-SE tem um forte controle administrativo e valoriza os seus trabalhadores, também do ponto de vista da alimentação. O cardápio dos refeitórios é variado e todos os gêneros foram devidamente licitados. As quantidades listadas visam atender o efetivo da PM, cujo total é de aproximadamente seis mil profissionais. Elas são previstas anualmente, e são adquiridas e repassadas periodicamente a todos os quartéis. Há um controle rígido do que é entregue em cada unidade.

Os documentos que atestam a lisura da compra e distribuição desses alimentos estão à disposição pública no Quartel do Comando Geral, em Aracaju.




e-sergipe.net


PROFESSORES DE ITABAIANA FAZEM PASSEATA

Nesta segunda-feira, dia 22, a partir das 20h, os professores da rede municipal de Itabaiana, farão uma “Passeata de Velas” pelas ruas da cidade mostrando o total descontentamento com a proposta encaminhada pelo Prefeito de implantação do piso.
A Contraproposta apresentada pela Prefeitura é de total perda para os profissionais do magistério. A informação passada é de que a prefeitura não tem mais o que negociar e que os professores senão gostarem da proposta que procure os seus direitos.
Acompanhe os principais pontos do que quer o prefeito de Itabaiana para implementação do piso na rede:
- Retirada da Regência de Classe (hoje é de 45% do salário-base)
- Retirada da Titulação
- 1% para Mudança de Nível (hoje é de 1,5%)
- Mantém os triênios
- 20% do Escalonamento (hoje é de 50%)
- Além de fazer uma total revisão no Estatuto do Magistério, ou seja, acabar por completo com o Estatuto.
Pela atual proposta a grande maioria dos professores chega a perder mais de R$300,00.
Na terça-feira, dia 23, às 17:30h no auditório do Colégio Estadual Murilo Braga acontecerá uma nova assembléia da Categoria para definir se haverá ou não greve.
Ainda na Terça-feira à noite, no calçadão da Avenida Dr. Airton Teles, o síntese apresentará através de um Telão, a real situação das Escolas Municipais, inclusive do estado físico de algumas delas.
Carta dos Professores de Itabaiana ao Pais
SENHORES PAIS, 
Nós, professores e professoras que todos os anos ensinamos aos seus filhos, estamos vivendo momentos difíceis em Itabaiana.
Ao longo dos anos, sempre com muita luta, os professores conquistaram direitos que estão em duas leis chamadas Plano de Carreira e Estatuto do Magistério.
Hoje, lutamos pela Implantação do Piso Salarial dos professores, que é uma lei federal e tem como objetivo valorizar os salários dos professores.
O que ocorre em Itabaiana é que a prefeitura municipal, com a desculpa de pagar esse piso que é lei e é nosso direito quer retirar outros direitos que nós conquistamos ao longo dos anos, como por exemplo: a regência de classe, a titulação; querem modificar nosso plano de carreira e estatuto.
Imaginem senhores que é como se tivéssemos precisado lutar para garantir o direito de comer, beber, se vestir, agora o governo através de uma lei federal nos garante o resultado de uma grande luta, o piso salarial, é como se nos garantisse o direito ao respeito, e a prefeitura dissesse que para termos este último teríamos de deixar de comer, por exemplo.
“Você pode até ser respeitado, mas para isso vai ter que deixar de comer...” – tal é a situação dos trabalhadores educadores de Itabaiana.
O mais revoltante é que o município, que não oferece uma educação de qualidade para seus filhos, nem condições para efetuá-la, agora quer avaliar professor para exonerar, demitir. É como se o professor fizesse uma prova com seus filhos sem antes ter explicado a matéria, e no final reprovasse o aluno.
Você que tem filhos nas escolas municipais sabe o esforço dos professores para que seus filhos aprendam e tenham um bom futuro.
Lutamos para que seu filhos tenham transporte, merenda, carteiras, reformas de escolas, material para estudar. E agora estamos ameaçados de perdermos nossos direitos.
Somos ameaçados e vivemos momentos de terror.
Vamos lutar com todas as nossas forças, só pararemos as aulas como último recurso, porém nos comprometemos a repor e não prejudicaremos nenhum de nossos alunos.
Esperamos a compreensão e apoio de todos.

Fonte:faxaju

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

CIEPG -II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO  
Ponta Grossa / Paraná / 2010

CIEPG - Congresso Internacional de Educação, realizado em Ponta Grossa é resultado da Necessidade de um espaço direcionado um temas ligados à Educação. A proposta é estimular a troca de ideias, uma articulação de informações, experiências e conhecimentos entre os professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais e interessando na tem ática do evento. Com este propósito ISAPG - Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia ea UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa, organizam e apresentam o evento.

Objetivo Geral
ü  Criar um espaço positivo e propício para a troca de informações, experiências e conhecimento entre os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais de educação, áreas correlatas e aos Interessados na temática do evento.
Objetivos Específicos
ü  Promover o despertar de novas formas e ideias que contribuam para o ensino e aprendizagem de forma acertiva e inclusiva;
ü   Criar um espaço em profissionais e pesquisadores que apresentem o resultado de seus estudos e pesquisas, provocando uma troca de experiências dentro dos doze eixos temáticos relacionados à Educação;
ü  Facilitar o acesso aos temas atuais que permeiam a Educação, através de mesa redonda, palestras técnicas, com professores doutores, cujo, saber é reconhecido mundialmente;
ü  Estimular a produção de trabalhos científicos e processos inovadores que propulsionem a pesquisa eo desenvolvimento intelectual em Educação e áreas correlatas.
ü  Promover reflexões de ordem científica e técnica, favoráveis à construção das práticas pedagógicas úteis à Educação.
ü   Propagar uma informação por meio de recursos que facilitem uma divulgação dos trabalhos científicos e processos inovadores nos seguintes Eixos Temáticos: 1.Avaliação da Aprendizagem Escolar; 2.Currículo; 3.Educação e Meio Ambiente; 4. Educação e Movimentos Sociais; 5. Educação e Tecnologias da informação e comunicação (TIC); 6. Educação, diferenças e inclusão; 7. Educação, Cultura e Sociedade; 8. Educação, trabalho e ensino profissionalizante; 9. Estado, Políticas públicas e educação; 10. Organização e administração do trabalho docente; 11. Práticas de ensino de conteúdos específicos; 12. Profissão Docente e Formação de Educadores. 
 
ü  Permitir o fortalecimento uma ampliação das redes de relacionamentos entre os participantes, fortalecendo o elo entre o meio educacional, científico ea prática pedagógica.

Justificativa
O CIEPG - Congresso Internacional de Educação é um evento que busca trazer à discussão temas de grande relevância bem como, relembrar e aprofundar conhecimentos e ampliar a troca de experiências entre os congressitas das várias Instituições.
O evento está estruturado em sessões da seguinte natureza:
Sessões Técnicas: Constituídas apresentações de artigos através de pôsteres / slides, que objetivam a troca de experiênc ias das diversas áreas do saber que envolvem a Educação.
Palestras: Abordam temas emergentes como englobando diversas áreas da Educação, visando Proporcionar uma atualização contínua aos congressistas.
Palestra Internacional: Irá propiciar aos congressistas uma troca de experiências e terá como base o tema profissionalização docente.
Público Alvo:  Professores, Pesquisadores, Acadêmicos, Empresários, Profissionais das diversas áreas da Educação, Áreas Correlatas e Interessados na temática do evento.
DataDe 27 a 29 de maio de 2010 
Apoio: Planeta Voluntários

ISAPG – Instituto Sul Americano de Pós-Graduação, Ensino e Tecnologia
Ponta Grossa - Paraná - Brasil.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vereador considera utopia construção de autódromo em Itabaiana

O primeiro secretário da Câmara Municipal de Itabaiana, Sergipe, vereador Jose Francisco (Francis) de Andrade (PMDB), da bancada do prefeito, foi à tribuna, nesta quinta-feira, (18), para questionar e contestar informações dadas pelo secretário de Comunicação do município, Marcos Aurélio Santos Costa (PPS), que comemorou os 90 mil acessos ao site oficial do município. O secretário representou o prefeito Luciano Bispo.
Francis pediu provas documentais do que afirmava o secretário: “causou-se espécie secretário, quando vossa senhoria disse que mais de 90 mil pessoas acessam o site da prefeitura de Itabaiana. Eu gostaria de saber onde é que se comprova isso, eu gostaria de ver esse documento de 90 mil pessoas que acessam”, pediu
Francis também se disse impressionado com o índice de 82% de aprovação na rede municipal de educação, mas ironizou ao dizer que o presidente da casa, Heleno Tavares da Mota, lhe informou que no povoado Pé do Veado tem uma escola importante onde estudam alunos da 1ª 2ª 3ª e 4ª series do ensino fundamental, todos numa mesma sala. Para Francis “é algo que só ocorria há décadas atrás”.
Trânsito - O parlamentar governista também falou sobre o transito urbano de Itabaiana e cobrou do governador Marcelo Deda (PT) o cumprimento da promessa feita durante seu discurso de inauguração da Rota do Sertão no povoado Terra Dura, de doar a sinalização do transito urbano do município: “ele se comprometeu de viva voz (…) de que essa sinalização viria e até agora a gente não a vê”.  O vereador considerou “titânica” a luta do subtenente Mello e seus poucos comandados para melhorar o transito da cidade: “o município tem que criar melhor estrutura para a SMTT”, pediu.
Em sua exposição, o secretário de Comunicação anunciou o projeto para a construção de um autódromo que deverá receber a formula truck, e ouviu do vereador que “é muito bom ter um autódromo em Itabaiana, mas, continuou batendo na tecla que o terminal rodoviário de passageiro é uma prioridade bem maior, porque o improviso que nós temos em Itabaiana é algo vergonhoso. São Topics, as Vans parando nas portas do povo e um terminal de passageiro que a Prefeitura não se digna em colocar sanitário público para a população”. Francis se referiu ao terminal implantado ilegalmente há cerca de nove anos, durante o terceiro mandato de Luciano Bispo, na praça Etelvino Mendonça, pela Cooagreste, cooperativa de transportes de passageiros, controlada pelo ex-vereador Wilson (do Táxi) Jose dos Santos. O vereador denunciou que o município “não recebe um centavo do que é arrecadado no terminal pela cooperativa” e deu a entender que há um esquema de apoio eleitoral a candidatos em eleições estadual e municipal.
Utopia - Voltando a falar sobre o autódromo, o vereador considerou a idéia uma utopia: “Acho muito boa essa idéia de autódromo, agora, para o momento eu acho uma utopia. A gente vai construir aonde esse autódromo? Disse há, na terra Dura. Por que? Por quê pode ter uma formula truck. Eu acho isso mais com a cara de truque, sem ser o truque do caminhão, entendeu…?” e o vereador continuou “porque vem; se trouxer vai trazer uma formula truck uma vez praqui (sic); e depois vai simbora (sic), se trouxer vai gastar uma fortuna, depois vai embora, vai ter corrida de calango, de lagartixa, de sapo e grilo lá, e o mato crescendo como têm vários no país”.
O vereador Francis de Andrade, que também é homem de comunicação (ele é radialista), condenou o investimento feito com dinheiro do município durante a Micarana de 2009 para que a TV Atalaia transmitisse o evento ao vivo, depois da meia-noite. Segundo ele, foi gasto uma fortuna para ninguém assistir. Francis ainda sugeriu: “é muito melhor se conseguir um flash em um telejornal e a publicidade anterior em horários, você pega esse dinheiro, você fatia ele, você coloca na publicidade de pico, que não é barata, é cara (…), então eu acho muito melhor do que se colocar essa grana para transmitir de meia-noite em diante, se colocar uma publicidade anterior à festa em horários interessantes. Agora se gastar dinheiro a meia-noite, aquilo ali é audiência pra Lobisomem, Coruja Teteu e espanta boiada”.
Finalizando o vereador disse que “é eleito e pago pelo povo de Itabaiana sem nenhum conluio político, sem nenhum patrocínio ou padrinho. É o povo que me elege, nada mais justo, nada mais coerente, nada mais equilibrado, sensato e racional do que eu fazer para com esse povo a devolução do meu credito desse serviço, que me foi condicionado, que me foi dado à oportunidade”.
Fonte: faxaju

Usuarios online