sexta-feira, 30 de abril de 2010

Caixa abre novo concurso e frustra expectativas de aprovados



Aprovados informam que na última seleção, em 2008, foram chamados até agora apenas 83 pessoas, enquanto em outros anos este número foi quase triplicado



Inscrições para novo concurso acabaram em 6 de abril

Os aprovados no concurso público da Caixa realizado em 2008 ainda sonham com a possibilidade de uma convocação. O ideal de um emprego estável, em uma instituição pública de credibilidade, sustentado no funcionalismo público, no entanto, está ameaçado.
De acordo com um grupo de aprovados que procurou a reportagem do Portal Infonet, o banco finalizou o período de inscrições de mais uma seleção para cadastro de reserva em 8 de abril, mesmo quando o prazo de validade do processo anterior expira apenas em 27 de julho.

Até agora, de 1404 aprovados apenas 83 foram chamados. O número está abaixo da média de concursos anteriores, pois, de acordo com Charles Hardman, um dos aprovados (ele passou em 102º lugar) e representante do grupo de quinze pessoas que move uma ação pública contra a instituição financeira, no ano de 2000 a Caixa chamou 130 pessoas; em 2004, foram empossados 228 novos servidores. “Nós sabemos que há demanda, até porque há um grande número de terceirizados exercendo a função para a qual se abriu concurso, o que é proibido por lei”, explica.

Sonho de emprego estável é principal objetivo de quem participa de seleções 

A apreensão dos aprovados aumentou após o anúncio do banco, em outubro do ano passado, de que haveria a contratação de cinco mil pessoas em todo o país. Uma demanda que resultaria da abertura de novas agências.
No entanto, em março deste ano a instituição voltou atrás e pouco se sabe, agora, sobre essa possibilidade.  “Quando essa notícia foi divulgada, nós fizemos um levantamento e descobrimos que há demanda em Sergipe. Nós estamos pressionando de forma política”, acrescenta Charles.

A cada duas semanas o grupo se reúne e, a cada trinta dias, o encontro é com o superintendente da Caixa em Sergipe, Luciano Pimentel, a fim de conseguir respostas sobre a situação. A última reunião deveria ocorrer na última terça-feira, 29, na sede do Sindicato dos Bancários, que apóia o grupo. Entretanto, segundo Hardman, a reunião foi cancelada sob a alegação de que não havia nenhuma novidade a ser discutida. “Nosso único interesse é ingressar na Caixa”, confirma.

Fernanda se diz desiludida

Credibilidade

Fernanda Carvalho, aprovada em 176º, reclama também de como é difícil conseguir informações sobre o andamento da lista de convocados. Ela prestou concurso para o banco pela segunda vez e se vê desiludida. Segundo ela, antes só existia uma lista, com o título de ‘Admissional’. Agora são duas: ‘Pré-admissional’ e ‘Admissional’.

Por outro lado, foi apurado que na verdade as listas representam o andamento do processo de contratação: na primeira constam os nomes dos convocados em uma primeira fase, quando se realizam os exames necessários. Ao ser considerado apto, o aprovado recebe uma segunda convocação e seu nome vai para a segunda lista. A partir disso a pessoa passa pela fase de ‘Integração’, quando recebe um treinamento de duas semanas em Salvador e, adiante, há a posse.

Charles Hardman representa grupo que luta por convocação do banco
Fernanda relata que já entrou em contato com diversos setores, inúmeras vezes, e não consegue resposta sobre o andamento das convocações. “A informação que recebi é de que os nomes não são divulgados nem no Diário Oficial, o que é obrigatório. Quem me garante que alguém com a classificação posterior à minha não foi chamado? Tudo é muito obscuro”, protesta.

Assim como muitos, Fernanda investiu pesado nos estudos vislumbrando a possibilidade de ter um emprego estável, com salário mediano e opções de crescimento profissional. Na época em que participou da seleção, ela pagou R$ 300 de mensalidade em um cursinho preparatório. “Fora o que perdemos com o tempo dedicado. Estudei muito, mas parece que o esforço não valeu nada”, lembra. Hoje ela diz não ver muita motivação em participar de novas provas. “Se a Caixa, que é uma instituição de credibilidade nacional, faz isso, o que se pode esperar de outras?”, ressalta.

Terceirizados
O Sindicato dos Bancários de Sergipe protocolou em março e abril deste ano denúncia contra a Caixa nos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT) e Federal (MPF). O órgão pede que seja investigada a atuação de 50 terceirizados em funções que seriam de competência de técnicos bancários, cuja convocação é feita por concurso público. No documento há uma lista com o nome e agência de trabalho dessas pessoas, contratadas na condição de telefonistas ou recepcionistas e que recebem salários bem abaixo dos servidores do banco.

“Já existe um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] orientando a retirada desses profissionais para que essas vagas sejam ocupadas por quem é aprovado em concurso. A caixa burla a lei para ter mão-de-obra mais barata. Há pessoas que estão há cinco anos nessa condição”, acusa Charles Hardman, representante do grupo de aprovados. Esse procedimento adotado pela Caixa tem como reflexo o mau atendimento e, principalmente, o descumprimento da Lei Municipal dos 15 Minutos, pela qual a instituição já responde a processos na Justiça Federal.

Outro lado
O superintendente da Caixa não pôde receber o Portal Infonet para rebater as críticas. O assessor Weider Moreira afirmou que a instituição cumpre o TAC estabelecido com o MPT, tanto que alguns terceirizados já foram demitidos para dar lugar àqueles já aprovados em concurso. Não há nenhuma informação sobre novas convocações.

Moreira disse, ainda, que a Assessoria Jurídica do banco não foi comunicada oficialmente sobre a denúncia protocolada no MPT e no MPF e por isso, naturalmente, não há como a caixa se pronunciar.

A reportagem do Portal Infonet esperou por quatro dias uma resposta oficial da CEF.

Por Diógenes de Souza e Raquel Almeida

Comoção marca sepultamento do menino que comeu bombom envenenado

Foto: Sérgio FerreiraCentenas de pessoas compareceram nesta sexta-feira (30) ao sepultamento do menino A.J.O de seis anos, que morreu após comer um bombom envenenado. O corpo foi velado na casa da avó do garoto no município de Itabaiana, distante 56 quilômetros da capital.


O sepultamento foi marcado sob forte clima de dor e comoção por parentes, amigos e vizinhos. A mãe do menino estava desesperada e não se conforma com a perda do filho.
Foto: Sergio Ferreira

"Nunca pensei que perderia meu filho dessa forma. Ainda tinha esperança que ele sobrevivesse. Ele era alegre e forte, não merecia morrer pelos erros dos outros", disse a mãe do garoto, Gilvanete Oliveira.
O menino ficou internado em estado de coma durante 19 dias no CTI Pediátrico do maior hospital de Sergipe após ingerir um bombom envenenado no município de Itabaiana, onde residia. A.J. O morreu na manhã de ontem (29) após sofrer uma parada cardiorespiratória.
Fonte: Atalaia agora












quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curso de cabeleireiro atrai população para mutirão da beleza



Promover a geração de emprego e renda é um dos principais objetivos da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, distante 49 km de Aracaju. Para isso, em parceria com o Senac a administração municipal está promovendo cursos de capacitação profissional.
Desde o início do mês de fevereiro 20 alunos participam do curso profissionalizante de cabeleireiro. As aulas seguem até o mês de maio, mas essa semana os futuros profissionais já puderam colocar as suas novas habilidades em prática.

A População compareceu em massa para o mutirão de beleza
“Nós estamos realizando um mutirão da beleza. È uma forma dos alunos colocarem em prática o que estão aprendendo e também agraciar os nossos moradores com essa espécie de presente”, explica a secretária de Ação Social, Gilná Xavier.
O mutirão já ocorreu na sede do município e também irá para os três povoados. “Até a sexta-feira, quem quiser mudar o visual e aumentar a autoestima, é só procurar onde o nosso mutirão vai estar”, destaca a secretária, lembrando que os serviços prestados são totalmente gratuitos.
Gilná conta que o trabalho realizado com esses 20 alunos está dando tão certo, que outros municípios já convidaram a turma para realizá-lo. “Umbaúba já confirmou a participação dos nossos futuros cabeleireiros em um mutirão, e outros locais também estão em contato”, diz a secretária, orgulhosa pelo resultado da ação.
  
Depois de formado, Saulo pretende abrir seu salão
Oportunidade – Saulo Souza, 19, sempre teve vontade de fazer o curso de cabeleireiro, mas segundo ele, o que lhe faltava era oportunidade. “Aqui na cidade nós nunca tivemos chance de fazer um curso com essa qualidade e gratuito”, avalia, parabenizando a secretaria.
Para ele, concluir o curso e poder trabalhar de forma capacitada é um sonho. “Depois que receber o certificado pretendo abrir meu próprio salão e tirar o meu sustento com o meu trabalho”, conta o futuro cabeleireiro, ressaltando que o curso foi a melhor maneira para abrir as portas do mercado de trabalho.
Sobre a experiência que está tendo durante o mutirão, Saulo diz que está duplamente satisfeito. “Além de praticar o que estou aprendendo, ainda estou ajudando o pessoal da minha cidade. Todo mundo que passa aqui sai muito contente com o resultado”. 

Prefeitura de Rosário paga hoje salário dos funcionários

Todos os servidores (efetivos, comissionados e contratados) da Prefeitura de Rosário do Catete estarão recebendo nesta quinta-feira (29), os salários referentes ao mês de abril. O pagamento, no valor de R$ 1,2 milhão, foi autorizado pelo prefeito interino Hélio dos Santos, o “Helhinho” (PV). 

“Independente da atual situação política do município e do preocupante quadro financeiro encontrado na prefeitura, os servidores não poderiam ser penalizados. Por isso, fizemos todo o esforço necessário para quitarmos, dentro do mês, esse direito da categoria”, frisou o prefeito.

Entre as dificuldades encontradas está o bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pela Justiça Federal. A decisão se deve ao não repasse, nos últimos sete meses, da contribuição do INSS, tanto da parte do empregador (prefeitura) quanto do empregado. No total, cerca de R$ 2 milhões estão depositados em juízo até a regularização da dívida gerada na administração do prefeito afastado Etelvino Barreto (PMDB). 

Helhinho dos Santos comunicou que na próxima terça-feira terá uma audiência no Ministério Público de Rosário onde irá expor toda a situação fiscal e contábil da prefeitura. “Levaremos nossa equipe para mostrar como encontramos a administração municipal. Nosso objetivo é governar com transparência e buscar parcerias com instituições importantes, a exemplo do Ministério Público”, informa. 

Ainda hoje (quinta-feira), o prefeito interino terá uma reunião com a direção da Vale, em Rosário, para buscar futuras parcerias em prol do município. “A Vale é uma empresa importante para a nossa economia e para os rosarenses de um modo geral, mas acredito que ainda podemos ampliar esses benefícios através de uma parceria saudável e proveitosa”, justificou Helhinho dos Santos. 

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Kátia Pimentel toma posse da ABIH-SE

Ed Carlos da redação do Sergipe em destaque, com informações do Sergipe Turismo



Na próxima quinta-feira, 29 de abril, será realizado no Hotel Mercure Del Mar Hotel, a posse de Kátia Pimentel  do Xingó Parque Hotel, como presidente da diretoria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SE). além de Kátia a nova direção tem Diego Costa (B.W Hotel da Costa) como 1º vice-presidente e Fábio Libório (Aruanã Eco Praia) o 2º vice-presidente.


Experiente no ramo de hoteleira, Kátia Pimentel é a primeira mulher a assumir a entidade que é responsável pelo setor hoteleiro em Sergipe. Com Kátia Pimentel a frente da ABIH-SE, a cidade de Canindé de São Francisco tem  ganhar com o turismo, considerado o segundo destino mais importante de Sergipe e tendo o Xingó Parque Hotel como pioneiro.


Horário: 29 abril 2010 o dia inteiro
Local: Hotel Mercure Delmar
Cidade: Aracaju
Telefone: 79 9987 3003
Tipo de evento: particular
Organizado por: Kátia Pimentel








Representação contra Gov. Marcelo Déda é julgada no pleno do TRE


Na sessão ordinária desta terça-feira (27), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral apreciou a Representação nº 1870, contra o Governador do Estado, Marcelo Déda Chagas, e a empresa Superlux Outdoors, por suposta propaganda eleitoral antecipada. A ação foi interposta pelo Ministério Público Eleitoral, em razão da veiculação de dois outdoors em diferentes pontos da Rodovia BR-101, e relatada pelo Juiz da propaganda eleitoral,Ronivon de Aragão.
Em seu voto, o relator afirma que: “De tudo que se tem exposto, observa-se que não se trata de propaganda antecipada. Não houve pedido de votos; não foi atribuída qualquer qualidade especial ao representado; não houve enaltecimento de suas ações à frente do Governo do Estado de Sergipe; não se tem, sequer de forma implícita, qualquer ilação no sentido de que o representado seja um político em quem a população deve confiar; não se fez referência a qualquer agremiação partidária a que pertence o representado; não se fez referência ao cargo atualmente exercido e nem a eventual pretensão de reeleição.”, manifesta.
O Juiz Ronivon de Aragão ainda considera que a mensagem invocando especialmente a expressão 'paz e saúde', presente nos outdoors, deveu-se “muito mais à enfermidade de que então o representado era acometido do que a uma pretensão de veicular propaganda de cunho partidário. Tal fato se revela notório, considerando o afastamento por longo período das atividades à frente do Governo do Estado.”, complementa.
Pelos apontamentos, votou pela improcedência da representação ofertada. Os demais membros acompanharam por unanimidade a decisão do relator.
Fonte: TRE-SE

TÉCNICO CO CONFIANÇA TENTA AMENIZAR ANSIEDADE DO GRUPO

Após a vitória contra o Itabaiana, atletas voltaram aos treinamentos


Apesar de obter o melhor ataque da competição, o Confiança tem perdido muitos gols. Preocupado com a falta de calma dos jogadores na hora de finalizar, o técnico José Queiroz tenta amenizar a ansiedade do grupo. Após a vitória de 3 a 1 contra o Itabaiana, os jogadores retornaram hoje aos treinamentos. Pela manhã, houve um treino físico sob o comando de Wendell Bastos. À tarde, foi realizado um trabalho técnico e tático.
Segundo o comandante proletário, no jogo diante do tricolor da serra, o Dragão perdeu oportunidades claras de gols. “No segundo tempo, desperdiçamos chances que poderiam ter comprometido o resultado. Por isso, tenho conversado muito com os atletas para diminuir o excesso de preciosismo e ter mais tranqüilidade. É muito importante trabalhar o lado emocional deles. Outra preocupação é o posicionamento da defesa. Vamos continuar treinando muito a chamada bola defensiva”, explicou Queiroz.
DESFALQUES
Para o próximo compromisso outra vez contra o Itabaiana no domingo, às 18 horas,no Batistão, o técnico Queiroz não poderá contar com o lateral Deived e com o volante Eduardo. Os atletas levaram o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão automática. “Vamos colocar em campo o que temos em mão. O Vovô, por exemplo, continua em tratamento. Acho, que não terá condições físicas para essa partida.  Hoje, tenho no elenco profissional oito jogadores das categorias de base. Todos eles estão prontos para jogar”, voltou a enfatizar José Queiroz.
Fonte: www.adconfianca.com/

Câmara debate legalização de torcidas organizadas nos estádios


Nesta quarta-feira, 28/4, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza Sessão Especial, a partir das 9 horas, sobre a legalização das torcidas organizadas nos estádios de futebol. De autoria do vereador Fábio Mitidieri (PDT), a Sessão visa promover uma reflexão sobre o cumprimento da decisão judicial que proíbe o incentivo a manifestações de violência entre os torcedores.




Foram convidados para o debate o promotor do Ministério Público Estadual, Dejaniro Jonas, o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o comandante do Policiamento na Capital, coronel Iunes, e o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza, além dos representantes das torcidas organizadas em Sergipe.
                                                                                                   Foto: Cesar de Oliveira

O autor do requerimento nº 188/2010, vereador Fabio Mitidieri, defende a necessidade de rever a decisão que de forma autoritária não aceita a presença de torcedores uniformizados nos estádios de futebol. Para o parlamentar, apesar de o parecer do Judiciário tentar inibir a violência provocada pelas torcidas, na verdade, diminui a responsabilidade do Estado de elaborar soluções práticas. " Esta decisão pode até amenizar a violência nos estádios, mas não resolve por completo o problema", opinou o parlamentar.

Em outubro de 2009, a 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju proibiu liminarmente a entrada de membros uniformizados das torcidas organizadas nas dependências dos estádios Batistão, na capital sergipana. A partir da resolução judicial, os torcedores ficaram proibidos de usar adereços que fazem alusão a facções de times sergipanos e de outros estados.
Fábio Mitidieri considera que a melhor solução é investir na segurança externa e interna dos estádios, além de fazer cadastro dos membros das torcidas junto a Secretaria de Segurança Pública, para que todos sejam identificados. " Basta reconhecer as torcidas juridicamente", aconselhou o pedetista.

Larissa Ferreira e Bruna Carvalho

Fonte: CMA

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas em Aracaju


Acontece no dia 30 de abril, a Mostra “Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto – Encontros e Práticas em Aracaju”, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião será apresentada uma peça teatral “Fora preconceito” com atuação de um dos grupos de Teatro do Oprimido de Aracaju. Ao final da apresentação alguns espectadores serão convidados asubir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. O espectador da sessão de Teatro-Fórum (espect-ator) não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido e/ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida.

A programação da Mostra conta ainda com: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras, exibição de um curta metragem. No dia anterior (29/4) os praticantes do Teatro do Oprimido em Aracaju participam de uma oficina teórica e prática da Estética do Oprimido ministrada pelos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br).

As atividades do evento integram o "Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto", cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método Teatro do Oprimido em dezoito estados brasileiros e quatro países da África lusófona (Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola), é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido com patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva.

PROGRAMAÇÃO – 30 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA

17:00h - Abertura da exposição

18:00h – Abertura com palavra de Monique Rodrigues, curinga do Centro de Teatro do Oprimido (CTO)seguido de exibição de curta metragem sobre as atividades do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto no Brasil e na África lusófona.

18:30h – Lançamento do livro A Estética do Oprimido, com palestra de Geo Britto, sociólogo e curinga do CTO, a respeito da aplicação desta técnica no Projeto.

19:00h – Apresentação de Sinestesia do Poema com o Grupo Nova Imagem.

19:30h – Apresentação da peça “Fora Preconceito” com o grupo Dilemas da Vida, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça retrata a história real de Amélia, usuária da saúde mental, que possui grande desejo de ser pintora. Contudo, ao tentar se matricular na Escola de Artes da cidade é surpreendida pelo preconceito de João, professor da escola, que a impede de entrar no curso quando descobre que Amélia é usuária de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Para João e grande parte dos alunos dizem que “maluco” não tem o direito de estar cursando uma escola tradicional. Sobre o Grupo: O grupo Dilemas da Vida existe há um ano e é formado por usuários do Caps Liberdade.   

20:30h – Coquetel

O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO

Surgido em 1986, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos. Dessa forma o CTO desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

SERVIÇO

Evento: Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas em Aracaju
Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória
Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite s/n°, 13 de Julho
Tels: 3179-1907 e 3179-1935
Capacidade de público: 160 pessoas
Horário: 17 às 20h
Classificação indicativa: LIVRE
ENTRADA FRANCA

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido
Assessor de Comunicação
(21) 2539-2873 e 8718-1965

Trade turístico conhece potencialidades de Santana do São Francisco


Fomentar o turismo em um município é buscar a valorização dos atrativos naturais, do patrimônio cultural, incluindo a gastronomia, artesanato e outras manifestações culturais locais, gerando assim oportunidade de benefícios para a comunidade local.

Prefeito Ricardo Roriz apresenta projetos estruturais voltados ao turismo
Ciente disso, a Prefeitura de Santana do São Francisco tem trabalhado para promover tal área na região, criando projetos que irão revitalizar os locais turísticos do município, bem como a criação de novas áreas que irão agregar as potencialidades locais.
“Já conseguimos o aval para a construção da Orla de Santana do São Francisco e da Vila do Artesão. Este último irá agregar a moradia dos artesões, além do centro de artesanato aberto ao público. Serão locais para promover o nosso turismo”, explica o prefeito Ricardo Roriz (PT).
Segundo ele, os projetos já foram aprovados e, inclusive, parte da verba liberada. “Como somos dependentes da burocracia do nosso país, precisaremos de um pouco de tempo ainda. Mas o sonho de transformar o nosso município em um roteiro turístico já é realidade”, comemora o gestor.
Os artesões do município estão muito satisfeitos com a novidade. “Os turistas são os maiores responsáveis por adquirir os nossos produtos, e se Santana fizer parte do roteiro deles será muito importante para divulgar o nosso trabalho”, aposta o artesão Gilmar Moura, que sustenta a família com a renda que recebe da venda do seu artesanato.

Incentivo - Na última sexta-feira (23), representantes da Empresa de Turismo de Sergipe (Emsetur) e empresários do trade turístico sergipano estiveram em Santana do São Francisco para conhecer as potencialidades do município e dessa forma incluí-lo no roteiro do turismo receptivo do estado.
A visita foi uma solicitação do prefeito Ricardo Roriz e teve início com uma apresentação dos projetos turísticos que serão realizados na cidade. Depois o grupo seguiu para a visitação dos pontos onde serão implantados os projetos.
Como Santana do São Francisco é um dos locais que mais produzem artesanato feito com barro no Brasil, a intenção da prefeitura é explorar essa característica. O grupo também visitou cerâmicas e conheceu todo o processo de fabricação das peças. 

José Roberto e empresários observam peças produzidas pelos artesãos locais
“Só hoje saíram cinco caminhões com artesanato produzido aqui no município e que será vendido em outros estados como se foram produzidos lá. Queremos acabar com isso. Nossos artesões merecem receber o mérito pela arte que produzem”, frisou Roriz.
O diretor-presidente da Emsetur, José Roberto, avaliou como essencial a visita feita em Santana. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer as potencialidades daqui e percebemos que não faltam motivos para incluir a cidade em nosso roteiro turístico”.
José Roberto garantiu que essa é a intenção da Emsetur e que em breve será posta em prática. “Com o apoio dos empresários do setor e da Prefeitura Municipal, o sonho da população local será transformado em realidade”, assegurou.

Parcerias – E o que não faltou durante a visita foi demonstrações de apoio à iniciativa da prefeitura. “O que a administração de Santana do São Francisco fez hoje foi um passo ímpar para o desenvolvimento da região, e no que depender de mim o município terá todo o apoio”, afirmou o represente da Nozes Tour, Hamilton Nascimento.
A Nozes Tour realiza passeios turísticos em Sergipe, e depois de conhecer as belezas naturais e culturais de Santana, pretende incluir o município em seu roteiro. “Se tivermos o devido apoio, a cidade será mais um ponto do estado onde os nossos turistas farão o passeio de catamarã”, garante.
Hamilton Nascimento ainda parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Santana está de parabéns. E como boas ideias devem ser copiadas, espero que essa atitude de Ricardo Roriz incentive outros prefeitos da região. Quem sabe em um futuro próximo teremos todo o Baixo São Francisco incluso nesse roteiro”.  
 Fotos Luiza Sampaio/Empauta

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Detentos fugem com facilidadeda 3ª Delegacia Metropolitana


O fato ocorreu na noite de ontem, 25, 10 detentos da 3ª Delegacia Metropolitana fugiram, com enorme facilidade.

Até o momento, a polícia não conseguiu recapturá-los.



Com informações do Ne notícia

Usuário reclamam do transporte público de aracaju

As reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo de Aracaju, são inúmeras e os problemas parecem não ter solução. Na ultima sexta-feira (23), a reportagem do FAXAJU foi ver de perto as várias reclamações que são feitas quanto ao serviço prestado pelas empresas de ônibus.

Após as denuncias, a redação do FAXAJU, foi verificar de perto o que realmente estava acontecendo, e a surpresa veio logo no inicio da reportagem. Às 14:55h desta sexta-feira (23), o ônibus da VIAÇÃO MODELO que faz a linha Augusto Franco/Bugio, de prefixo 9704, deixou mais de 5 passageiros na avenida Barão de Maruim, no ponto que há entre a avenida Gonçalo Prado e rua Lagarto. (no sentido Augusto Franco/Bugio).

Em alta velocidade, o motorista só conseguiu parar o veiculo aproximadamente 50 metros após a rua Lagarto. A reportagem do FAXAJU flagrou o desrespeito e procurou ouvir os usuários que ali se encontravam. Todos foram unânimes em afirmar que isso ocorre diariamente e que, quando ligam para a empresa essa promete “punir com rigor” o motorista, porem os fato se repetem diariamente, como o comprovado e registrado pelo FAXAJU.

Um leitor do FAXAJU, ao ler a matéria, enviou um e-mail à redação, denunciando o descaso das empresas e de alguns motoristas com o usuário, isso por saber que não há fiscalização.

”Caro jornalista, peço que não divulgue meu nome. eu li uma noticia no FAXAJU que fala que a VIAÇÃO MODELO http://faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=2442010726754467  é a campeã de reclamações e além de você verificar se os horários da linha 001-a.franco/bugio na barão de MARUIM, queria que você viesse um dia até o final de linha do conjunto augusto franco, pois aqui a tropical faz o que quer.. sempre entre as 17 e 19hs, costumam sempre chegar 3 carros de uma vez, ai um já sai do final de linha lotado, e os outros apagam as luzes e saem em alta velocidade, como se estivessem indo para a garagem, mas eles burlam o trajeto dentro do augusto franco, só para pegar as pessoas no decorrer das viagem, aí, fica apenas 1 ônibus dentro do augusto franco, entre 3 que chegam no fim de linha para pegar 80.. 100 pessoas nos horários de PICO.. o augusto franco precisa pelo menos de mais uma grande linha nova para desafogar essas sardinhas que já saem do bairro lotado!Isso poderia ser considerado até um crime de LESA-VIDA!

Outra coisa terrível que gostaria de relatar aos amigos que lêem o FAXAJU é que nesse mesmo horário de pico, AS LINHAS CIRCULAR CIDADE 1, CIRCULAR CIDADE 2 E MARCOS FREIRE 2/D.I.A. depois da mudança de empresa ha cerca de2 meses mais ou menos, é que o grupo BOMFIM(através das empresas VCA e SÃO CRISTÓVÃO) não cumprem horário, pois seja no terminal d.i.a, ou por exemplo na avenida HERACLITO ROLLEMBERG, os ônibus rotineiramente demoram mais de 20 minutos para passar.. imagine 200 pessoas pegando linhas para ir ao terminal da rodoviária nova em um único carro? Deveria sim ter mais carros e mais linhas... e o pior, a SMTT diz que o numero de carros é o suficiente.. pergunte se a mãe do superintendente pega ônibus... ela não pega!! Para piorar, o setransp faz uma campanha demagoga incentivando o uso de ônibus... duvido que algum parente do presidente do setransp pegue ônibus!Apesar de haver muitos carros particulares em Aracaju, eu digo e repito.. PODEM COMPRAR MAIS, a prefeitura de Aracaju não tem interesse nenhum no bem estar dos cidadãos de bem que vivem aqui... apesar de infelizmente parte dessa culpa por isso ser de todos nós que votamos nesses caras! Desculpe o desabafo.. mas só quem é usuário  é que pode relatar o sofrimento diário que é pegar CARROÇAS METALICAS (leia-se ônibus).
Venha um dia ate um final de linha no augusto franco entre 17hs e 19hs dia de semana... você vai entender o que estou falando!”

Munir Darrage

Fonte: faxaju

sábado, 24 de abril de 2010

Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários



"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza."
Desigualdade Social
21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos;
No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”.
A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.
Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil.
. Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília.
Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever.
Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas c ondições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos.
A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%.
O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros;
1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência;
A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. < SPAN class=status-content>A cada minuto, uma criança morre de AIDS.
Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários.
Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico.
Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade.
A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas.
Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibil idade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico.
Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis..
Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome.
Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.
Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil

Laranjeiras recebe Feira de Oportunidades

O Clube Recreativo Antônio Carlos Franco recebe nesta terça-feira (27) a primeira Feira de Oportunidades de Laranjeiras promovida pelo Conselho Comunitário da Votorantim Cimentos. O evento, que é totalmente gratuito, será realizado das 14h às 22h, tendo como público-alvo empreendedores e pessoas interessadas no desenvolvimento local.
 A Feira de Oportunidades faz parte do projeto Empreende Laranjeiras, um ciclo de iniciativas em benefício da qualificação dos empreendedores locais. O principal objetivo é elaborar um plano de desenvolvimento dos empreendedores locais, com o apoio de parceiros e empresas da região, que incrementará parte dos pequenos negócios do município
 A programação contempla palestras e oficinas no período da tarde e a Feira à noite, que começará com uma plenária de apresentação das empresas, das oportunidades de negócios e a política de concorrência das mesmas. Em seguida, os participantes circularão entre os stands montados no clube esclarecendo as suas dúvidas e visitando a exposição de pequenos empreendedores em diversos segmentos como culinária e artesanato.
“A Feira ainda abrirá espaço para um atendimento mais personalizado, onde os visitantes poderão preencher o formulário de intenção de negócio, contando com o suporte do Banco do Brasil e do SEBRAE na prestação de informações sobre crédito e incubação”, informa Elisio Alcântara Neto, gerente geral da Votorantim no Nordeste.
 A expectativa do Conselho é de fazer um evento diferenciado, que esteja alinhado com os objetivos da instituição, de criar um canal de comunicação e relacionamento permanente entre a fábrica e a comunidade e implementar junto à comunidade iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do município. 


Por: Diego Gós.

Usuarios online