segunda-feira, 31 de maio de 2010

São Domingos conquista o bi da Copa Governador

O São Domingos conquistou, no último sábado (29), no Batistão, o bicampeonato da Copa Governador do Estado. A equipe comandada por Luis Pondé venceu, nos pênaltis, o América por 2 a 0, após empatar em 1 a 1 no tempo normal. Com isso, o São Domingos se tornou o segundo representante sergipano na Copa do Brasil de 2011 – o primeiro é o River Plate, campeão sergipano.


Fonte: futebol sergipano

Prefeitos defendem candidatura de Almeida Lima


Almeida Lima e Jackson Barreto disputam vaga do PMDB na chapa do PT
Fredson Navarro, de Aracaju
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, revelou que a chapa majoritária do PT está quase pronta. Tudo indica que as quatro vagas serão ocupadas por candidatos do PT - PSC - PMDB - PSB. Um dos problemas encontrados para a formação da chapa da situação é escolher o candidato do PMDB para compor a chapa. Almeida Lima e Jackson Barreto brigam pela vaga, ambos querem se candidatar a vaga de senador. Almeida quer a oportunidade de tentar a reeleição. o deputado federal Jackson também deseja a vaga, mas já disse que pode abrir mão para ser o candidato a vice na chapa encabeçada por Marcelo Déda.  
Quase 80% de todos os prefeitos de Sergipe assinaram documento no qual defendem o direito à candidatura do senador Almeida Lima à reeleição. O abaixo-assinado é subescrito por 58 prefeitos de todas as agremiações. Dos 13 prefeitos do PMDB, nove assinaram, um índice que corresponde a 69,2% do total. “Estou muito feliz com o apoio recebido, pois isso mostra que trabalhei para todos os municípios, independentemente da cor partidária de cada prefeito”, disse Almeida Lima.
Movimento semelhante ocorreu no senado onde todos os 18 integrantes da bancada do PMDB assinaram o documento pela reeleição do senador Almeida. No texto do abaixo-asinado, os senadores dirigem-se à Comissão Executiva Nacional do partido “para requerer audiência, a fim de tomar a decisão favorável para assegurar a Almeida o direito à reeleição”. O PMDB nacional mostra-se unido ao senador sergipano. “Também sou muito grato aos companheiros e eles sabem que podem contar comigo em qualquer circunstância”, afirmou.
Almeida Lima foi eleito senador em 2002 com quase 310 mil votos. Nesses oito anos, ele foi o responsável por inúmeras conquistas para o estado de Sergipe. Nos últimos dois anos o senador Almeida trouxe mais de R$ 300 milhões em benefícios para a capital e interior. Ele foi o presidente da Comissão do Orçamento da União, eleito por aclamação, num valor total de R$ 1,86 trilhão. “Eu nunca trabalhei olhando para o partido deste ou daquele prefeito ou município, pois tudo o que faço penso em Sergipe”, argumenta.
Dentre todas as conquistas destacam-se 23 praças da juventude, 22 quadras cobertas de esportes, 13 mercados, 300 canoas a motor para os pescadores do Baixo São Francisco, 48 escolas e creches, cinco barragens, pavimentação do bairro de Atalaia em Aracaju e mais 20 bairros no interior, além da cobertura de dois canais na capital.

Fonte: emsergipe.com

Funcionários de hospital Cirurgia fazem manifesto contra estatização


Funcionários do Hospital Cirurgia fizeram uma manifestação pública na segunda-feira, (31) contra a estatização da casa de saúde. Os manifestantes fizeram um longo percurso no centro comercial de Aracaju.
Foto:Sérgio Ferreira Médicos, gestores e enfermeiros participaram do manifesto. (Foto:Sérgio Ferreira )
Foto: Sergio Ferreira Durante o manifesto, os servidores do hospital Cirurgia se deslocaram para a frente do Ministério Público Federal. (Foto: Sergio Ferreira )

Cerca de 1.300 funcionários participaram da manifestação que consiste em reivindicar pela não estatização do hospital. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintasa), Augusto Couto, a estatização é negativa para a categoria.
"Além de desvalorizar profissionais que atuam no hospital há cerca de 20 anos, vai ocorrer uma demissão mútua de 1300 pessoas, gerando mais desemprego em Aracaju. São pais e mães de família, gente responsável que deu a vida pelo hospital, não podem sair dessa maneira", concluiu o presidente.
Na mobilização, os manifestantes fizeram um abraço simbólico e saíram pelas ruas demonstrando sua insatisfação por parte da sugestão do Ministério Público.
Fonte: atalaia agora

Alunos da rede pública reclamam da demora na construção de ginásio


Foto: InternautaNo local da obra o mato já tomou conta (Foto: Internauta)
Cansados de esperar pela construção do ginásio de esportes, os alunos do colégio estadual General Calazans, no município de Nossa Senhora das Dores, resolveram denunciar a falta de estrutura para as aulas de educação física e também a falta de segurança e empenho na reforma do laboratório de informática.
De acordo com o aluno do ensino médio, Michel Francisco da Conceição, as obras do ginásio iniciaram em 2002, mas o término só fica na promessa. "Enquanto não fica pronto a gente tem que fazer aula de educação física no meio da rua, correndo risco de ser atropelado", revela o aluno que acrescenta. "Quando chove ficamos sem a aula, ou então vamos para o pátio da escola que é muito pequeno e não tem condições de abrigar uma turma inteira", afirmou.
Laboratório de informática
Além dos problemas com a quadra de esportes, os alunos também convivem com a promessa da instalação de um laboratório de informática. "Os computadores já chegaram, mas como o prédio é antigo não tem fiação adequada e por causa disso não estamos com o laboratório", explica Michel.
O estudante também afirma que quando procura a direção do colégio a resposta é sempre a mesma. A diretoria diz que as providências estão sendo tomadas.
Secretaria de Educação
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a informação de que as aulas de educação física estão sendo realizadas na rua não procedem, pois os alunos estão usando o ginásio municipal, que fica próximo a escola. A respeito da construção da quadra coberta, a assessoria informa que as obras ainda não foram concluídas por motivos jurídicos que impedem o andamento da obra, mas assim que forem solucionados o ginásio será concluído através do projeto Sergipe Cidade.
Já o laboratório de informática ainda não está pronto, pois a escola terá que passar por uma reformulação na rede elétrica, que de acordo com a assessoria é uma reforma que terá início imediato. A Secretaria também informou que os 22 computadores já estão na escola.
Fonte: Atalaia agora

Sessão Especial presta homenagem ao Dia da Imprensa


Na segunda, 31/5, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa, festejado em 1º de junho. De propositura do vereador Elber Batalha (PSB), a sessão teve como convidados o presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindijor), George Washington; o presoidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), José Eugênio de Jesus; o jornalista Ivan Valença, do Jornal da Cidade; Cleiber Vieira, membro do Conselho Deliberativo da Associação Sergipana de Imprensa e o jornalista José Valadão, da rádio Atalaia AM.

Fonte: CMA

DORES: Escolas municipais participam de missa comemorativa

Fé e confraternização. Foram com esses sentimentos que os alunos das escolas municipais de Nossa senhora das Dores, distante 70 km de Aracaju, participaram de uma missa de confraternização, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.  
O evento que é promovido todos os anos, reuniu representantes de 21 unidades escolares, entre alunos, professores e funcionários. “É um momento de união entre a educação do nosso município”, coloca o secretário de educação, José Wilson Santos.
O secretário explica porque a missa sempre acontece no final do mês de maio. “Os meses de abril e maio são bastante comemorativos para o catolicismo. Por isso, nós unimos as datas e realizamos essa missa que reuni todos os bons sentimentos e os transmite para os participantes dela”.
A missa de confraternização tem o envolvimento direto de todas as escolas, que fazem apresentações especiais, remetendo sempre a união. “O que temos de mais especial é a participação do nosso alunado. Eles realmente se unem para fazer da missa um momento de muito amor e paz entre nós”, completa o secretário.
O prefeito do município, Aldon Luiz, e todo o seu secretariado, fizeram questão de participar da missa. “A nossa administração se faz presente porque é um momento de confraternização do nosso município, onde a união de forças e sentimentos é o mais importante”, conclui o gestor. 
 

Dores recebe a ‘Caravana da Cidadania’

Estimular a participação do cidadão no controle dos recursos públicos e no acompanhamento das ações do governo. Esse é o objetivo do programa ‘Caravana da Cidadania’, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que esteve em Nossa Senhora das Dores para apresentar o Seminário ‘Capacitação em Gestão Pública’.
O evento que conta com a parceria da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), e apoio da Controladoria-Geral da União em Sergipe (CGU), reuniu, além da população dorense, gestores e técnicos da administração pública. “Essa é uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o controle social da gestão pública”, classifica o prefeito do município, Aldon Luiz.
O programa é realizado desde 2008 e já percorreu todos os municípios sergipanos. O controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, fala sobre a proposta do evento. “Queremos mostrar a importância da integração das políticas públicas dos Governos federal, estadual e municipal, para garantir a melhoria da qualidade de vida da população”.
O controlador destacou ainda a parceria entre a instituição e as prefeituras, é essencial para a eficácia do programa. “A participação da prefeitura é de uma importância ímpar e contribui para o nosso sucesso”, frisou, parabenizando a administração de Dores pela organização durante a ‘Caravana da Cidadania’.
 
Conhecimento - A secretária de Cultura e Turismo do município, Vera Santana, fez questão de participar do evento e destacou suas considerações. “Achei a iniciativa maravilhosa. Como cidadã, é importante estar a par do que acontece na minha cidade. E como administradora, estou adquirindo um conhecimento que irá me ajudar muito”, concluiu.     
O Seminário ofereceu palestras como “A Atuação dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar”, ministrada pelo analista de finanças e controle da CGU, José Leonardo; “Convênios como Instrumento de Políticas Públicas”, pelo diretor da Controladoria da Administração Direta da CGE, André Marques; e “O Papel do Órgão de Controle Interno do Estado de Sergipe”, pelo controlador-geral do Estado, Adinelson Alves.


 

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ministro aponta Sergipe como um “grande candidato” a usina nuclear


O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, confirmou nesta quinta-feira (27) que o estado de Sergipe é um forte candidato a receber um das usinas nucleares que serão instaladas no Nordeste até 2030, mas ressaltou que ainda é preciso escolher o modelo que será usado no programa.

O governo brasileiro decidiu construir de 4 a 8 usinas nucleares no país com potência instalada de 1 mil megawatts cada nos próximos 20 anos e procura locais para instalação.
De acordo com o ministro, os possíveis lugares no Nordeste estão sendo analisados e serão avaliados também no Sudeste e Sul do país, informou Zimmermann durante o programa oficial Bom Dia Ministro.
"O sítio que tem em Sergipe é excelente, tem grande potencial para instalação... Sergipe é um grande candidato", explicou o ministro no programa, citando também Alagoas como outra possível opção.
De acordo com Zimmermann, ainda é preciso escolher o modelo que será usado no país. O Brasil segue até hoje um acordo feito com a Alemanha na década de 1970 que resultou na construção das usinas Angra 1 e Angra 2 e agora conduz a obra de Angra 3, todas no Estado do Rio de Janeiro.
"Depois de muito tempo estamos construindo Angra 3, que foi retomada depois de 10 anos e entra em 2015...mas para retomar esse programa temos que estudar qual o modelo que vamos adotar", disse o ministro.
Fonte: Por Denise Luna - Estadão

Governador recebe representantes do 2º Grito da Terra em Sergipe


No início da tarde desta quinta-feira, 27, o governador Marcelo Déda recebeu representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Sergipe (Fetase) e do Conselho Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag) que estão promovendo o 2º Grito da Terra em Sergipe. Eles apresentaram reivindicações buscando aperfeiçoar o processo de interação entre o movimento sindical e as ações promovidas pelo Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar. A reunião ocorreu no gabinete do governador no Palácio de Veraneio.
Integram a pauta entregue ao governador reivindicações relativas às áreas de segurança pública, educação, saúde, meio ambiente, capacitação técnica, além de medidas de aperfeiçoamento de diversos programas já existentes e desenvolvidos pelo Governo do Estado. “Temos uma relação histórica e respeitosa com o movimento sindical e temos o maior interesse em receber a pauta de reivindicações e deflagrar reuniões setoriais para abordar os pontos apresentados”, declarou o governador, após ouvir atentamente os aspectos apresentados por cada um dos representantes do movimento.
Segundo Déda, através do diálogo e do debate todas as solicitações apresentadas deverão ser solucionadas, uma vez que o Governo do Estado tem absoluto interesse em fortalecer cada vez mais a relação com os representantes dos trabalhadores do campo.
“É inegável que temos avanços históricos na política de reforma agrária, em parceria com o Governo Federal e os movimentos sociais do campo. Na nossa administração, qualificamos ações como a distribuição de sementes, fornecemos horas de trator, linhas de crédito específicas através do Banese, além de desenvolvermos o programa Mão Amiga, que conta com a interlocução direta da Fetase no reconhecimento dos trabalhadores que podem ter direito aos benefícios. Ainda assim, estamos plenamente abertos ao diálogo para encontrar soluções para todas as novas questões que se apresentam”, enfatizou o governador.
Já a presidente da Fetase, Maria Lúcia Moura, destacou o seu agradecimento pela oportunidade de poder, junto com diversos outros militantes, apresentar a pauta de reivindicações pessoalmente ao governador. “Esta é uma demonstração de respeito e de valorização para os trabalhadores do campo. Ficamos satisfeitos com o acolhimento das nossas reivindicações e temos a certeza de que todas as providências, no âmbito do Governo do Estado, serão tomadas para dinamizar ainda mais a relação dos trabalhadores rurais com o Governo do Estado”, disse a presidente.
Também acompanharam a reunião, o vice-prefeito da capital, Silvio Santos, o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, e a ex-deputada Tânia Soares, além de dirigentes e coordenadores de pólos da Fetase e Contag.
Fonte: ASN

Praça da Juventude será inaugurada esta sexta


A primeira Praça da Juventude do Brasil será inaugurada em Aracaju nesta sexta-feira, 28, às 19h, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva. Localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, a obra tem 20.400 m², sendo 13.500 m² construídos com recursos da Prefeitura de Aracaju e 6.900 m² com recursos federais. No total foram investidos R$ 2,5 milhões. Após a solenidade de inauguração, haverá a apresentação da Orquestra Sanfônica.

Antes do evento, às 16h, o ministro Orlando Silva irá conceder uma coletiva à imprensa, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A Praça da Juventude João Goulart é um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério dos Esportes destinado a comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer e contará com campo de futebol society, quadra de vôlei, pistas de skate, quadra coberta, conjunto de vestiários e sanitários, edificação para convivência, espaço para terceira idade e sala de ginástica.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Angélica Rocha, o espaço conta com equipamentos destinados à prática de várias modalidades esportivas. Depois da inauguração da praça, a população terá à disposição uma quadra coberta, pistas oficiais de atletismo com piso anti-derrapante, pista de salto, equipamentos de ginástica e um espaço especial para atividade física da terceira idade.

O local tem ainda quadra de tênis, quadra poliesportiva, mini-half (para skate), quiosque para a venda de lanches, anfiteatro fechado e aberto para apresentações culturais, parque infantil, áreas de vivência, conjunto de vestiários, sanitários, pergolado e estacionamento. Uma das principais preocupações da Prefeitura de Aracaju foi com a arborização da área de lazer. Por isso, as árvores que já existiam no local foram mantidas.

"Mantivemos o que já existia e ainda plantamos outras árvores. A arborização deixa o local mais aprazível aos frequentadores, oferece sombra e uma sensação térmica agradável", explica Angélica Rocha, acrescentando que todo o mobiliário urbano já foi instalado - lixeiras, bancos, postes de iluminação, rampas e piso tátil.

Sobre o projeto 

A intenção do projeto, lançado em 2008, é oferecer espaços que aliem saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades esportivas e socioeducativas diversificadas que promovam a inclusão digital, a produção cultural e científica, e a convivência comunitária.

Fonte: PMA



CAI INDICE DE INADIMPLÊNCIA EM SERGIPE

Segundo levantamento feito pelo DIEESE, a Taxa de Inadimplência das Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional em Sergipe foi de 4,03% em Fevereiro de 2010, um aumento de 0,12% em relação a Fevereiro de 2009, e uma queda de -0,10% comparada com Janeiro de 2010.

PESSOAS FÍSICAS
A Taxa de Inadimplência das Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional das Pessoas Físicas de Sergipe foi de 4,49% em Fevereiro de 2010, uma queda de -0,99% em relação a Fevereiro de 2009, e uma queda de -0,11% comparada com Janeiro de 2010.

PESSOAS JURÍDICAS
A Taxa de Inadimplência das Operações de Crédito do Sistema Financeiro Nacional das Empresas de Sergipe foi de 4,03% em Fevereiro de 2010, um aumento de 1,31% em relação a Fevereiro de 2009, e uma queda de -0,09% comparada com Janeiro de 2010.

FONTE: FAXAJU

Falta de pediatra na capital

Falta de pediatra é motivo de reclamação
SN1
Falta de pediatra nas unidades de saúde de Aracaju continua. O atendimento precário nesse setor sempre foi motivo de queixas dos pais.
Agora, a situação pode ficar mais grave. É que o serviço de pediatria do Hospital Unimed corre o risco de ser suspenso a partir do dia 14 de julho.
Os pediatras da cooperativa ameaçam entrar em greve. A coordenadoria de atendimento do hospital Unimed afirma que a unidade tem interesse em manter o serviço pediátrico funcionando. Disse ainda que a direção marcou para a próxima semana uma reunião com a cooperativa médica para discutir a pauta de reivindicações.

Fonte:emsergipe.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

UFS realizou audiência pública com estudantes

Na manhã desta quarta-feira, o reitor da UFS participou de uma audiência pública com os estudantes para discutir assuntos relacionados a questões acadêmicas como salas de aulas, laboratórios e falta de professores, e questões de infra-estrutura como construção, reforma do Resun, HU e outros prédios.

Na primeira parte do encontro, o reitor apresentou um panorama da evolução da UFS nos últimos anos. Destacou que a expansão no número de vagas ofertadas no ensino presencial (que passou de 2010 em 2005 para 4910 em 2010) e de cursos (de 54 opções em 2005 para 91 em 2010) está sendo acompanhada de avanços também no corpo docente e na infra-estrutura física.

Confira os slides apresentados durante a audiência.

O reitor disse que a UFS hoje tem 973 docentes e que, em breve, vai passar a marca dos mil professores efetivos, mais do que o dobro existente em 2005, que era 476. Quanto às obras, foram concluídas 17 em 2009, e 52 novas obras estão para ser licitadas em 2010. Segundo o reitor, a UFS enfrenta dificuldades com as empresas que ganham as licitações, porque elas não têm fôlego para tocar o serviço, o que causa atraso na entrega ou até mesmo a interrupção dos trabalhos.

Também foram apresentados dados sobre a evolução das residências universitárias, destinadas aos estudantes cujas famílias não moram na região do campus da UFS em que estudam. Em 2005, eram 22 residências, que abrigavam 165 residentes; em 2010, são 43 casas, que atendem a 324 estudantes. Após a fala do reitor, o espaço foi aberto para a participação dos estudantes.

Durante três rodadas, os representantes estudantis apresentaram suas demandas, e o reitor se manifestava ao final de cada rodada, respondendo aos pontos questionados. Entre os principais problemas apontados pelos alunos em seus cursos, estavam a ausência de espaço físico, a carência de laboratórios, a falta de professores, entre outros itens, como a insatisfação com o restaurante universitário. Os estudantes também criticaram a adesão da UFS ao Reuni, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Ao final da audiência, por solicitação do reitor, os estudantes apresentaram por escrito suas demandas e propostas. O reitor as recebeu, e após analisar os pedidos, irá se pronunciar também por escrito sobre os pontos levantados.

Ascom
comunica@ufs.br

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mauricio Simões se apresenta ao Confiança


Depois de um ano e meio, Maurício Simões, 46 anos, está de volta ao Confiança. É a quinta vez, que Simões treina o Dragão. Com estrela de técnico vencedor, já ganhou em sete ocasiões o Campeonato Sergipano. Só no time proletário foram quatro conquistas.
De acordo com o comandante proletário, voltar a trabalhar no time azulino é motivo de orgulho. "Estou muito feliz. Gosto muito do Confiança. Temos o segundo semestre todo pela frente. Vamos disputar duas competições de crucial importância. No dia 9 de junho, estrearemos no Campeonato do Nordeste contra o Botafogo, da Paraíba, no Batistão. Em julho, começa o Brasileiro da Série D. Um de nossos objetivos é retornar a terceira divisão nacional", explicou Simões.
"Sou um profissional muito exigente e disciplinador. Gosto de atletas guerreiros. Quem me conhece, sabe da minha performance dentro das quatro linhas. Peço aos jogadores para que sejam cumpridores de suas obrigações. Só fica no meu grupo quem realmente demonstrar força de vontade. Sou um treinador sincero e que costuma ter um diálogo, cara a cara, com meus comandados. Vamos trabalhar com muita dedicação para alçar voos mais altos", voltou a enfatizar Maurício Simões.
ENTREVISTAS
"Peço a compreensão da imprensa com relação às entrevistas. Em conversa com o assessor de imprensa Anderson Machado, decidimos que as mesmas serão concedidas, antes ou depois dos treinos, no banner. Durante o trabalho ou no intervalo, não iremos parar para falar. É uma forma de organizar melhor", destacou o técnico proletário, que tem total aval da diretoria e da assessoria do clube.
atalaia agora

Déda anuncia implantação de novas indústrias na abertura da Fitec

O governador Marcelo Déda participará da solenidade de abertura da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec), hoje, às 19h30, onde anunciará a chegada de novas indústrias em Sergipe. Na ocasião, será apresentado o pólo têxtil instalado no município de Estância, com a indústria âncora Sergitex, que trabalha com tecelagem de fios de algodão e de fibra sintética, além da fabricação de tecidos de malha e confecção de peças de vestuário. Os anúncios e assinaturas serão realizados durante a abertura da Fitec, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).
Com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), o evento, que teve sua primeira edição realizada em maio do ano passado, irá reunir as indústrias sergipanas, os fornecedores para as indústrias e instituições de fomento à ciência, tecnologia e inovação, proporcionando a geração de novos negócios e parcerias, além de estimular as vendas no setor produtivo sergipano e apresentar para a sociedade a qualidade e variedade dos produtos fabricados no estado. 
Serviço
O quê: Anúncio da chegada de novas indústrias em Sergipe durante a abertura da Fitec
Quando: Nesta quarta-feira, 26, às 19h30
Onde: Centro de Convenções de Sergipe (CIC), em Aracaju
ASN

Dores tem novo Código Tributário

Com a presença de comerciantes, dirigentes da classe lojista, vereadores, servidores públicos e da população em geral, o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz (PSB), sancionou o Código Tributário Municipal com a redução dos valores das taxas estabelecidas em um outro projeto encaminhado no final de 2009 para o Legislativo. O atual Código foi aprovado na semana passada por unanimidade pelos vereadores, sendo sancionado na noite de ontem (24), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dores. 


O prefeito explicou que resolveu atender o apelo dos comerciantes do município e encaminhar uma nova tabela para a Câmara de Vereadores reduzindo os valores estabelecidos no final do ano passado. Ele justificou a necessidade de um novo Código em virtude da defasagem dos valores que estavam sendo cobrados. 



“O prefeito tem por obrigação buscar meios para fazer crescer a arrecadação municipal para investir na melhoria da cidade, e um deles foi a elaboração de um novo Código. Contudo, diante do apelo dos nossos amigos comerciantes, resolvemos encaminhar uma nova tabela e assim adequar à realidade de Dores os valores das taxas municipais. Foi uma decisão tomada em conjunto com a CDL  e os vereadores, que também tiveram uma participação importante nesse processo”, ressaltou Aldon Luiz.



O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), Gilson Figueiredo, disse da sua satisfação em poder participar do evento. “Dores está dando um exemplo para todo o estado de como o diálogo com bom senso pode resolver qualquer tipo de problema. Temos exemplos de outros tipos de pendências diferentes do que aconteceu em Dores e que não chegaram a um acordo justamente pela falta de diálogo. Mas aqui o prefeito deu esse belo exemplo. Com certeza será uma repercussão positiva em todo o estado e na relação da CDL com todas as demais prefeituras”, frisou Figueiredo.


 
O presidente da CDL de Dores, Herberto Sobral, também elogiou a iniciativa do prefeito em rever o Código Tributário. “Este é um momento de muita alegria porque concretiza uma luta árdua da CDL. Quero agradecer o gesto de Aldon que não beneficia somente os comerciantes, mas toda a sociedade dorense”, disse.

empauta

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Gestantes de Santa Rosa participam de palestra em homenagem ao mês das mães


O mês das mães em Santa Rosa de Lima, município localizado a 40 km de Aracaju, está sendo de benefícios para as futuras mamães da região. É que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, organizou um ciclo de palestras sobre a importância do pré-natal para o bom desenvolvimento da gestação.
“Foi a maneira que nós encontramos para beneficiar as futuras mães. Elas recebem lanche e uma lembrança da secretaria. As mães que estão no 8º ou 9º mês de gestão recebem um kit gestante”, explica a secretária de saúde, Daiane Oliveira.
A secretária ressalta que o mais importante mesmo é o conhecimento que todas as mães adquirem nas palestras. “Elas saem daqui cientes de que o cuidado com a saúde delas faz toda diferença para a saúde dos seus bebês durante a gestação e, principalmente, no momento que eles vierem ao mundo”.
Maria Odete Chagas, já é mãe de dois filhos e está no oitavo mês de gestação. Ela conta que fez o pré-natal dos seus três filhos, e fala da importância do evento. “Eu sou consciente, mas tem muitas mães desinformadas. É bom que aqui na palestra a gente aprende tudo que tem que fazer para a saúde do nosso bebê”.    
Além desse evento em especial, a Secretaria de Saúde já tem um programa de cuidado com a saúde das gestantes, como informa Daiane Oliveira. “Toda gestante que faz o pré-natal no município e tiver mais de sete consultas no cartão, ganha um kit com banheira, mamadeira, meia, calça-enxuta, fraldas, toalha e conjunto pagão”.
Segundo a secretária, è uma forma de incentivar as gestantes a realizarem o seu pré-natal, garantindo a saúde da mulher e a saúde do bebê.
empauta

Obras melhoram infraestrutura da cidade histórica

A atual administração de Laranjeiras vem disponibilizando recursos próprios e buscando parcerias com os governos estadual e federal para a realização de obras e projetos na cidade. O objetivo, de acordo com a prefeita Ione Sobral, é melhorar a qualidade de vida da população e preservando o patrimônio histórico, artístico e cultural. Por toda a extensão do município é possível observar a execução destes serviços. Logo na chegada, bem em frente ao terminal rodoviário, está sendo revitalizada a orla do Rio Cotinguiba, em parceria com o Ministério do Turismo.
“No povoado Mussuca (comunidade quilombola), estamos executando obras de pavimentação a paralelepípedo e saneamento básico em várias ruas”, lista a prefeita. O trabalho realizado pelos operários consiste na substituição do calçamento antigo por um novo, mais resistente. “Para se ter uma ideia do volume de recursos aplicados, o valor do investimento municipal apenas na Rua do Cemitério chega a quase RS 150 mil”, contabiliza Ione Sobral.
No mesmo povoado, a prefeitura, em parceria com o governo federal, através do Ministério do Esporte (Programa Esporte e Lazer na Cidade) está construindo uma quadra de esportes. Estão sendo aplicados mais de R$ 250 mil na obra. A comunidade aguarda ansiosa o término da obra, que será mais um espaço de lazer e entretenimento para crianças, jovens e adultos.

Mais segurançaCom o objetivo de reduzir a violência em Laranjeiras e melhorar os serviços de segurança pública, teve início em fevereiro deste ano a obra de construção de uma delegacia padrão no município, através do programa Sergipe Cidades do governo do Estado.
A obra, que tem previsão de término para outubro deste ano, está orçada em R$ 813 mil. Para garantir o prazo de entrega, os trabalhadores da construção civil trabalham em ritmo acelerado. Segundo a prefeita, a nova delegacia atende a uma reivindicação da comunidade que tem solicitado uma melhor estrutura para a segurança no município.

MonumentaO programa Monumenta executado pelo Ministério da Cultura, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoiado pela Unesco, também está realizando obras em Laranjeiras. São diversas frentes de trabalho: reforma da antiga garagem municipal que se transformará em um centro de comercialização; reforma do casarão dos Rollemberg e sobrado ao lado, que será transformado no restaurante universitário do campus cultural da UFS; restauração da pavimentação em pedra calcária da Praça Samuel de Oliveira (praça do mercado); restauração do calçamento da Rua Sagrado Coração de Jesus; restauração do calçadão da Rua Getúlio Vargas, Avenida Municipal, Praça Coronel José de Faro, Praça da República e, em breve, início da construção da Praça Rosalina Ponciano.
O Monumenta já tem proporcionado uma série de resultados que contribuem para o cumprimento do programa de governo, ativando a economia das cidades pela ocupação e geração de renda da população e pela capacitação de mão-de-obra específica. Um dos objetivos do projeto é o de permitir que o patrimônio histórico e artístico com proteção federal tenha suas características restauradas e que, cada vez menos, dependa de recursos federais para sua conservação.

Prefeito sanciona Código Tributário nesta segunda

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldon Luiz (PSB), irá sancionar na próxima segunda-feira (24), o novo Código Tributário municipal. A solenidade acontece na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 19h. O projeto de lei foi aprovado na semana passada pela Câmara de Vereadores e corrige valores estabelecidos no final de 2009. São 594 artigos que estabelecem normas para a cobrança de todas as atividades econômicas de Dores.
Como houve uma reclamação por parte dos comerciantes, surgiu um impasse envolvendo administração municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas e o Legislativo. A CDL passou a reivindicar a redução das taxas e iniciou um movimento buscando esse objetivo.
“Realmente houve esse apelo por parte dos comerciantes, através da CDL, para que reduzíssemos esses valores. Vale ressaltar, que apresentamos o novo Código no final de 2009 porque o que estava em vigor possuía valores defasados e, como prefeito, temos também a obrigação de buscar os meios necessários para melhorar a arrecadação municipal. No entanto, resolvermos atender essa reivindicação justa e apresentamos um novo projeto diminuindo os valores aprovados no final do ano passado”, justifica Aldon Luiz.
Segundo o prefeito, nenhuma pessoa que já pagou o imposto com base no Código de 2009 ficará no prejuízo. “A prefeitura irá ressarcir essa diferença no próximo ano. Quem tiver que pagar qualquer imposto, seja ele um alvará ou o IPTU, terá descontando o que pagou em 2010”, explica, informando que essa foi uma decisão tomada em consenso.
Com o novo Código, o valor recolhido para o alvará de um taxista, que custava R$ 72,00 e havia sofrido um aumento para R$ 153,00, agora passará para R$ 78,00. Ou seja, um reajuste de 8,34%.
Para o presidente da CDL de Dores, Herberto Melo Sobral, a aprovação do novo Código foi uma vitória não só dos comerciantes, mas de toda a sociedade. “Foram mais de quatro meses de luta e, graças à sensibilidade do prefeito, a medida inicial foi corrigida. Foi uma luta que valeu a pena e que só foi possível em virtude da somação de esforços de todos os que estiveram envolvidos nela”, frisou o presidente.



empauta

domingo, 23 de maio de 2010

Governador reabre Palácio Olímpio Campos e o transforma em Museu


Um dos maiores símbolos da história política, cultural e arquitetônica de Sergipe foi reaberto ao público na noite desta sexta-feira, 21. Numa iniciativa do Governo do Estado, o Palácio Olímpio Campos, inaugurado em 1863 e sede da administração estadual até o ano de 1995, foi totalmente recuperado e agora abriga o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC). Na solenidade de reinauguração do espaço, o governador Marcelo Déda relembrou fatos marcantes que ali ocorreram, homenageou ex-governadores e afirmou que “não há nada mais próprio de dizer ao povo de Sergipe do que aquela frase tradicional: ‘Pode entrar, a casa é sua’”.
“O Palácio vai funcionar como museu para que todos os sergipanos possam conhecê-lo e aprender com ele. Para que os jovens, estudantes, possam visitar as suas salas, os seus quartos, os seus gabinetes, e buscar ali a essência da história política de Sergipe”, ressaltou o governador, antecipando que também pretende utilizar o ambiente para praticar atos solenes, receber lideranças nacionais e internacionais, entregar condecorações e dedicar, ao menos uma vez por semana, meio dia de audiência para receber cidadãos e autoridades.
“Mas a maior parte do tempo o Palácio será museu. Não museu no sentido de coisa parada no tempo, mas no sentido de obra aberta, para que os sergipanos convivam e aprendam com ele, que é referência do passado, e edifiquem com a régua e o compasso da democracia, os nossos dias de futuro. Será, por isso, Palácio-Museu, mas será sempre símbolo maior do poder republicano”, complementou.
Na oportunidade, Marcelo Déda ainda remeteu ao dia em que tomou posse como governador do Estado, no ano de 2007. Ele lembrou que após as formalidades de praxe, com o juramento solene na Assembleia Legislativa e a transmissão do cargo no Teatro Tobias Barreto, deslocou-se até o Palácio Olímpio Campos, que àquela época estava com sua estrutura comprometida, e discursou para o público presente à Praça Fausto Cardoso. 
“Na minha cabeça e no meu coração era preciso vir a este Palácio, símbolo do poder republicano, símbolo do poder democrático, para nele concluir o processo que me trouxe ao Governo do Estado e me efetivou na liderança desse povo bravo, ordeiro, rebelde e transformador que é o povo de Sergipe. Naquele dia, daquela janela, eu assumi comigo mesmo o compromisso de que este Palácio voltaria a ser o que fora”, afirmou o governador, realizado por estar concretizando uma de suas principais metas de governo.
Ex-governadores
Em meio aos políticos presentes à reabertura do Palácio Olímpio Campos estavam os ex-governadores Albano Franco, João Alves Filho, Seixas Dória e Paulo Barreto, além do hoje senador Antônio Carlos Valadares, que foi o último a residir no local. “É uma belíssima obra que restaura inteiramente o Palácio, com a preservação total daquilo que foi concebido de forma original pela inteligência e brilhantismo de nossos engenheiros e arquitetos do passado”, colocou Valadares.
Atualmente deputado federal, Albano Franco descreveu a restauração como uma “obra maravilhosa” e recordou o período de três anos em que seu pai, o falecido ex-governador Augusto Franco, morou no Olímpio Campos. “Também nos primeiros quatro anos do meu primeiro governo administrei aqui do Palácio Olímpio Campos. Esta realmente é uma obra que deve ser reconhecida pelos sergipanos”, observou.
Para João Alves Filho, a melhoria concretizada pelo Governo do Estado é de tamanha qualidade que “não fica a dever aos bons exemplos vistos em outros estados e países”, exaltou o ex-governador, segundo o qual a obra está acima das questões políticas. “É uma obra perene, por isso justifica estarem juntos políticos de varias correntes para homenagear a democracia sergipana”, concluiu.
Em seu discurso, o governador Marcelo Déda destacou que a presença dos ex-governantes concretiza uma parábola cuja lição diz que o Palácio, assim como as nações e os estados, não são feitos por um homem só. “Ninguém sozinho pode dizer: ‘Eu fiz Sergipe!’. Sergipe é e será sempre uma obra coletiva de seu povo”, pontuou Déda, estendendo a colocação aos ex-vice-governadores de Sergipe, entre os quais estavam presentes Adalberto Moura, Benedito Figueiredo e José Carlos Teixeira.
A obra
À frente do minucioso trabalho de restauração dos aspectos originais do Palácio Olímpio Campos esteve a Secretaria de Estado da Casa Civil, comandada pelo secretário Oliveira Júnior. “Recebi com honra e satisfação a tarefa que o governador Marcelo Déda me incumbiu, que foi a de ajudar a fazer esta reforma e instalar aqui os equipamentos que transformam esse prédio também em um museu. Então é um momento de felicidade e eu acho que o governador foi muito feliz ao conceber a ideia”, salientou.
Nos cômodos do Museu estão galerias com fotos dos governadores e vices, biblioteca com obras, medalhas e documentos pessoais de governadores, um quarto decorado em homenagem às mulheres que se destacaram na evolução política do Estado, uma maquete que remonta a cidade de Aracaju na década de 20, com destaque para o bondinho e o famoso cinema Rio Branco, exposições de obras importantes do Estado e muito mais.
Com a entrada gratuita, a partir deste sábado, 22, o Palácio-Museu estará de portas abertas para quem quiser apreciar o rico conteúdo reunido em seu interior. O horário de funcionamento irá das 10h às 17h, no caso das terças às sextas-feiras e das 9h às 13h, nos sábados e domingos. Mais informações também podem ser obtidas em seu site, através do endereço http://www.palacioolimpiocampos.se.gov.br.
Orquestra
Após a solenidade de inauguração do PMOC, o público presente permaneceu diante do palco montado na Praça Fausto Cardoso para acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob a batuta do maestro paulista Isaac Karabtchevsky, que um dia antes havia conhecido as instalações do Museu a convite do governador Marcelo Déda.
Antes de iniciar sua apresentação, o maestro fez questão de elogiar a iniciativa do Governo do Estado. “É uma coisa que enche de orgulho a todos nós brasileiros, ao nos depararmos com um trabalho dessa envergadura. Deveria ser imitado por todos os estados onde as estruturas se fenecem pela falta de cuidado, de acuidade na reprodução do ambiente de uma época”, observou Karabtchevsky.
Presenças
Na cerimônia de inauguração do Palácio-Museu, além dos ex-governadores e ex-vice-governadores do Estado, também estavam presentes autoridades como o atual vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, o senador Almeida Lima, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, os deputados federais Iran Barbosa, Jackson Barreto e Eduardo Amorim, e os deputados estaduais Luiz Mitidieri, Mardoqueu Bodano, Pastor Antônio, Ana Angélica, Zeca da Silva, Rogério Carvalho e Paulinho da Varzinhas Filho.
Compareceram ainda o desembargador Roberto Porto, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, a procuradora geral do Ministério Público do Estado (MPE), Maria Cristina Foz Mendonça e o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique, além de prefeitos do interior sergipano, vereadores, secretários de Estado e secretários municipais.
Fonte: ASN


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Laranjeiras avança outra vez no desenvolvimento da cultura


Com discurso emocionado, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, lançou na tarde de ontem o CD do projeto ‘Mestres da Gente’, com músicas cantadas pelas mestras Dona Lalinha e Dona Lourdes. Na mesma solenidade, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Sergipe lançou a “Cartilha Cultural Laranjeiras”, de autoria da Professora Aglaé D´Ávila Fontes, que já produziu diversas obras contando a história de Sergipe e de Laranjeiras.
 













“Laranjeiras dá hoje, aqui neste fim de tarde, dois passos importantes para o desenvolvimento da cultura; o lançamento do CD Mestres da Gente e do livro intitulado Cartilha Cultural de Laranjeiras, da professora Aglaé Fontes. Desde já quero dizer que esta obra escrita vai ser reeditada pela prefeitura em formato ampliado. A Prefeitura de Laranjeiras está engajada em apoiar este projeto, tendo em vista que este material vai fazer parte do acervo das escolas, tendo como multiplicadores os professores e alunos. Vejo também que a própria população necessita conhecer a história da cidade em que vivem”, afirmou a prefeita.

 “Ao mesmo tempo em que a Prefeitura apóia a obra da professora Aglaé Fontes, não mediremos esforços para divulgar o CD Mestres da Gente. A meu ver, estamos divulgando para o público resultados alcançados pelo Projeto “Mestres da Gente” e homenageando assim os Mestres laranjeirenses, cujas vozes e ritmos vão ser lembrados por pessoas de outras gerações. Para que saibam, meus caros, Laranjeiras é o único município que já aprovou a ‘Lei dos Mestres’, populares tão importantes no desenvolvimento cultural no Brasil. Através deles é que nós preservamos as diversas manifestações culturais”, acrescentou Ione Sobral.

O livro da Professora Aglaé Fontes reúne informações sobre a história e o patrimônio cultural de Laranjeiras, com a proposta de que os professores tenham um material a ser desenvolvido nas escolas para que o rico patrimônio cultural laranjeirense seja melhor conhecido e que se provoque nos estudantes a consciência sobre a sua valorização e necessidade de proteção. Editado pelo Iphan/SE, é uma contribuição para o fortalecimento da Educação Patrimonial em Laranjeiras.

“Laranjeiras é o berço da cultura sergipana com informações riquíssimas que precisam ser mostradas à própria população que residente aqui. Esta obra deve ser circulada nas escolas. Não quero jamais que estes livros fiquem guardados nas estantes. Quero que sejam livros vivos e proveitosos para o desenvolvimento de uma gente. É importante frisar que Laranjeiras faz parte da minha história. Foi neste município que lancei o meu primeiro livro e aqui, juntamente com outras pessoas ligadas à cultura que ajudei a criar o Encontro Cultural de Laranjeiras. Portanto, esta cidade me orgulha”, afirmou Aglaé D’Ávila Fontes. Após o lançamento a professora promoveu uma sessão de autógrafos na oficina-escola de Laranjeiras.
empauta 

 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vereador comemora aprovação do Ficha limpa


O vereador Moritos Matos (PDT) comemorou a aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Matos, usou a tribuna no pequeno expediente desta quinta-feira, 20, para destacar a importância da proposta aprovada por unanimidade ontem no senado: foram 76 votos a favor da nova lei.
“A aprovação da nova lei é uma vitória da pressão popularque cobrou a votação do projeto. Apesar das brechas que ainda apresenta, a nova lei vai ajudar o povo a observar e escolher melhor os seus representantes. Espero que o presidente Lula sancione o Ficha Limpa e que a lei já comece a valer nas eleições de 2010”, disse o vereador pedetista.
O parlamentar pontuou ainda que a nova lei afasta quem jamais deveria estar no poder público. “Ela vai enibir que criminosos tenham a chance de ludibriar o povo. Essa é uma vitória da democracia, dos que prezam por uma política limpa e transparente”, destacou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agora 15 dias para sancionar o Ficha Limpa. Caberá à Justiça definir se a legislação começa a valer nas eleições de outubro deste ano ou somente para o pleito municipal de 2012. O Ficha Limpa, chegou a ficar mais de sete meses na Câmara para ser votado, graças a mobilização social a votação do projeto foi antecipada.
  Miza Tâmara

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Indicação ao Prêmio Topblog‏

http://www.topblog.com.br/email_mkt/22_04_2010/topblog_indicado.jpg?utm_source=EasyMailing&utm_medium=e-mail&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=Padr%E3o

Pessoa desaparecida

Propostas são aprovadas na Marcha a Brasília‏

Ontem, 18, prefeitos de todo o país se encontraram em Brasília para dar início a XIII Marcha em Defesa dos Municípios. No dia de abertura, os gestores participaram de oficinas temáticas. As principais áreas abordadas foram Educação, Saúde e Finanças municipais. Questões como Piso Salarial dos Professores e Fundeb foram prioritários.  
 
A Marcha, que prossegue até amanhã, é o maior evento municipalista da América Latina, organizado pela CNM anualmente. Com o tema ‘A autonomia municipal e a federação brasileira’, representantes municipalistas, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares discutem vários temas.
 
As consecutivas quedas que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve no ano de 2009, e que até agora, 1º quadrimestre de 2010, não foram recuperadas em relação ao ano de 2008 seria um dos pontos que está sendo bastante debatido entre eles.  
O presidente da Associação dos Municípios do Baixo e do Vale do São Francisco (Ambevsf) e prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, que também se encontra presente na Marcha a Brasília, ressaltou que esse é o último momento para os administradores municipais reivindicar e mostrar as dificuldades que as cidades estão passando.

“A nossa situação está cada vez mais crítica, portanto precisamos nos mobilizar de verdade, já que será a última marcha antes das eleições. Essa está sendo uma oportunidade ímpar para levar mais uma vez as nossas reivindicações aos parlamentares. A intenção é mostrar que os municípios merecem mais atenção”, afirmou Roriz.
 
Conquistas
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou aos prefeitos duas sugestões da entidade em busca de melhorias aos municípios. As duas referem-se, respectivamente, à extinção das emendas parlamentares individuais e a segunda à extinção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Democraticamente, eles aprovaram as propostas por unanimidade.

Em substituição às emendas individuais ao Orçamento Anual da União, a CNM propôs a criação de um fundo específico para a infraestrutura municipal. Os recursos, destinados às áreas urbana e rural, serão rateados pelos mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ziulkoski destacou que os recursos do Fundo serão oriundos da transferência de 1,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) anual da União. Em 2009, por exemplo, a RCL da União atingiu a cifra de R$ 437,1 bilhões. Ou seja, para o Fundo teriam sido destinados R$ 6,557 bilhões no ano passado, em substituição às emendas individuais.
 
Presidência da República
No último dia de evento, amanhã (20), está agendada, às 9h, a participação dos pré-candidatos à presidência da República. Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) foram convidados para comparecer ao encontro e debater com os gestores municipais temas de interesse dos municípios.

Os três terão o mesmo espaço - uma hora - para responder aos questionamentos da CNM e dos prefeitos participantes. A exposição será individual. Para os prefeitos que vêm à Marcha, é importante conhecer a opinião dos presidenciáveis a respeito de temas-chave da administração pública municipal. 


empauta

DORES Mobilização contra violência infanto-juvenil


 

Usuarios online