quarta-feira, 30 de junho de 2010

Eleições: diretórios estaduais lançam candidatos

Conheça os candidatos dos partidos estaduais que disputam cargos nas Eleições 2010
Fredson Navarro e Flávio Antunes, de Aracaju
http://emsergipe.globo.com/noticias/imgs/ampliar.gif
O cenário político de Sergipe foi movimentado nesta quarta-feira, 30. A maioria dos partidos deixou para realizar convenções estaduais no último dia. Muita correria e surpresas.
DEM
DEM deixou para revelar sua chapa majoritária no fim da tarde desta quarta-feira, 30, em Convenção Estadual. O anúncio oficial foi realizado no Iate Clube de Aracaju e confirmou especulações.


Fredson_Navarro/SN1
João Alves Fillho (DEM) é candidato ao Governo de Sergipe pela 5ª vez
O diretório regional do partido homologou as candidaturas de João Alves Filho (DEM) ao cargo de governador de Sergipe e Nilson Lima (PPS), a vice-governador; dos candidatos ao Senado, José Carlos Machado (DEM) e Emanuel Cacho (PPS).

"Nós queremos deixar claro o que se fez foi a vontade do povo de Sergipe", declarou Juvêncio Oliveira, representante da executiva municipal do DEM, após o anuncio das candidaturas.

Já Goreti Reis (DEM), Augusto Bezerra (DEM) e Venâncio Fonseca (PT) tentam vaga para a reeleição na Assembléia Legislativa, enquanto Mendonça Prado é o candidato do DEM à Câmara Federal.
 
PSDB
Após muito diálogo, o deputado federal Albano Franco (PSDB) decidiu seguir um caminho independente nas Eleições 2010 com o aval do diretório nacional sem se aliar aos Democratas.

Denise Gomes / SN1

Albano Franco (PSDB) é candidato independente ao Senado
O deputado Albano Franco será candidato ao Senado Federal. “Vou apoiar quem vencer as eleições para governador de Sergipe. Pois quero o progresso e o desenvolvimento do Estado”, revelou Albano Franco, durante reunião com o diretório estadual, realizada na tarde desta quarta-feira, 30.

PC do B
Na sede da Central Única dos Trabalhadores, o PC do B realizou sua Convenção Estadual com a presença do governador de Sergipe, candidato a reeleição, Marcelo Deda. Edvaldo Nogueira (PC do B) confirmou que o partido apoia integralmente a chapa majoritária liderada por Marcelo Déda, que traz Jackson Barreto (PMDB) como vice e Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC) concorrendo uma cadeira no Senado Federal.

Flávio Antunes / SN1

Déda se reúne com aliados em Convenção do PC do B
Na Convenção, foi confirmada a candidatura da deputada estadual Tânia Soares a reeleição, descartando a possibilidade de a parlamentar tentar uma vaga na Câmara Federal. Adeval da Fetase é o candidato do partido a deputado federal.

A Convenção do PC do B foi prestigiada por Jackson Barreto (PMDB), Eduardo Amorim (PSC) Valadares (PSB) e Emmanuel Nascimento (PT). 
Flávio Antunes / SN1









PT
A Convenção Estadual do Partido dos Trabalhadores foi realizada na sede do partido e foi oficializada a chapa majoritária, tendo como candidato ao Governo de Sergipe, Marcelo Déda (PT), a vice-governador, Jackson Barreto (PMDB) e para o Senado, Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC).

O PT lançou Marcelo Déda candidato a reeleição no Governo de Sergipe. Conceição Vieira, Ana Lúcia, Francisco Gualberto, Robson Viana, Juquinha de Lagarto, João Daniel e Renato Brandão de Propriá vão disputar vaga na Assembléia Legislativa. Já Rogério Carvalho, Márcio Macedo e Iran Barbosa são candidatos a deputado federal.

Divulgação

José Eduardo Dutra (PT) é 1º suplente de Valadares (PSB) no Senado
Após abrir mão da candidatura a uma cadeira na Câmara Federal nas Eleições 2010, para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff (PT), o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, José Eduardo Dutra, confimou que aceitou o convite do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), para ser o seu primeiro suplente na campanha à reeleição.
PSC
No cumprimento de suas obrigações, o Partido Social Cristão (PSC) também realizou em sua sede, a Convenção Estadual com o intuito de oficializar a candidatura dos membros do PSC ao Congresso Nacional e Assembléia Legislativa.
Na convenção, foi confirmada a aliança do PSC com o PT e participação do deputado Eduardo Amorim na chapa majoritária, sendo candidato ao Senado Federal.

Flávio Antunes / SN1

Eduardo Amorim (PSC) confirma candidatura ao Senado
Susana Azevedo, Zeca da Silva, Antonio dos Santos, Angélica Guimarães e Vitor Mandarino foram lançados candidatos a deputado estadual e André Moura vai tentar uma vaga na Câmara Federal. Eduardo Amorim é candidato ao Senado.

PRB
A Convenção Estadual do PRB foi realizada nas instalações da Escola do Legislativo. Na oportunidade foram homologadas as candidaturas dos deputados estaduais e federal que irão concorrer nas eleições no dia 3 de outubro.
Foram anunciadas as candidaturas de Heleno Silva para deputado federal e Mardoqueu Bodano que busca a reeleição na Assembléia Legislativa.
Fredson_Navarro/emsergipe.com


Mardoqueu (PRB) é candidato a reeleição na Assembleia Legislativa
 De acordo com o presidente estadual do partido, José Oliveira, o PRB caminha nas eleições junto com o PT.
PSDC
O Partido Social Democrático Cristão (PSDC) realizou na última terça-feira, 29, no Centro de Convenções de Sergipe, a sua Convenção Partidária para a homologação das candidaturas para as eleições de 2010, com destaque para a do pastor Arivaldo José dos Santos, que vai disputar o Governo do Estado.

Flávio Antunes / SN1
PSDC lança candidatura de Arivaldo José dos Santos
No ato foram lançadas as pré-candidaturas do deputado federal constituinte José Maria Eymael do empresário sergipano João Augusto Nascimento, respectivamente, à presidência e vice-presidência da República e a do pastor Arivaldo José dos Santos ao governo de Sergipe.

PV
A Direção Executiva Estadual do Partido Verde definiu a participação dos verdes nestas eleições de 2010. Para os dirigentes, a agremiação vai para a disputa com candidatura própria, avaliando que não pode deixar passar uma oportunidade impar como essa de apresentar para a sociedade sergipana e se consolidar como um partido que cresce.

Fredson_Navarro/emsergipe.com
Carlos Pinna Júnior - presidente do PV
O grupo mantém a posição de oferecer um palanque independente para Marina Silva. "A candidata do PV a presidência da república, alcançou 12% nas pesquisas e certamente que este percentual tende a subir na medida que iniciar a campanha e a propaganda eleitoral gratuita. Tenho convicção absoluta que o PV em Sergipe acompanhará a tendência nacional de crescimento dos índices de aceitação”, reitera o pré-candidato a senador Antonio Leite.

PPS
Após anunciar uma chapa majoritária alternativa, o PPS recuou e se aliou ao DEM, indicando Nilson Lima para ser o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por João Alves Filho (DEM) e Emmanuel Cacho candidato ao Senado.

Denise Gomes / SN1

Nilson Lima (PPS) é o vice candidato da chapa do DEM

PSTU 
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou sua convenção no último sábado, 19, no auditório do Sindicato dos Petroleiros, para lançar seus candidatos.
“Somos uma alternativa para os trabalhadores sergipanos nas eleições 2010. É com muito orgulho que nosso partido apresenta seus candidatos. Somos todos militantes ligados a luta dos trabalhadores e da juventude sergipana”, disse a pré-candidata ao governo Vera Lúcia.

Flávio_Antunes/SN1

Vera Lúcia (PSTU) é candidata ao Governo de Sergipe pela primeira vez
Além do nome de Vera Lúcia para governadora, a convenção do PSTU confirmou o nome de Maria de Lourdes, a Lourdinha, servidora da previdência social, para o Senado; o sindicalista e geólogo da Petrobras, Dalton dos Santos, a Deputado Federal; Stoessel Chagas, Toeta, dirigente do Sindicato dos Petroleiros a Deputado Estadual e também o jovem Zeca Oliveira, estudante da UFS, para Deputado Estadual.


PSB
No início da tarde desta quarta-feira, 30, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) candidato a reeleição dentro da chapa majoritária comandada por Marcelo Deda (PT), revelou os nomes dos filiados do PSB que vão disputar cargo nas Eleições 2010.

FlávioAntunes/SN1

Valadares (PSB) tenta a reeleição no Senado Federal
Valadares Filho é candidato à reeleição na Câmara Federal. Disputam uma cadeira na Assembléia Legislativa: Cristóvão, de Estância – Adelson Barreto – Maria Mendonça, de Itabaiana e Alexandre, de Laranjeiras.

Fonte: Emsergipe.com

Número de queimados por fogos de artifício aumenta em 2010


Foto: Sérgio FerreiraNa maior parte das ocorrências as vítimas são crianças (Foto: Sérgio Ferreira)
Os festejos juninos terminaram, mas para algumas pessoas o período será lembrado por um bom tempo. De acordo com informações do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o número de queimados por fogos de artifício neste ano aumentou em relação ao ano passado. O número também revela uma estatística preocupante, na maior parte dos casos atendidos as vítimas são crianças.

De acordo com os dados do HUSE foram realizados 27 atendimentos relacionados com os festejos juninos. Foram 23 casos de queimaduras por fogos de artifício e outros 4 por queimaduras em fogueiras, números que são quase o dobro dos registros de 2009.
Segundo a diretora clínica do Huse, além do novo índice, os casos chamam a atenção pela gravidade. "Mesmo com as nossas campanhas de conscientização, existe muito descuido. Quando as queimaduras são de menor porte, os profissionais realizam pequenos curativos no Pronto-Socorro e o paciente é liberado. Nesses últimos casos, notamos o comprometimento de mais de um membro, o que pode deixar sequelas no corpo por toda a vida", explicou.
Para a cirurgiã plástica Madeleine Ramos, em 2010, alguns fatores sociais incrementaram o número de vítimas. "A euforia da Copa do Mundo e a cultura nordestina de soltar fogos para celebrar a festa popular se somaram e foram decisivas no total de atendimentos. Diante dessa demanda, tivemos que intensificar os procedimentos já realizados ao longo do ano", informou a cirurgiã plástica.
Com informações da AAN

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Definições das chapas em Sergipe


PSDC tenta coligação com Albano Franco, Nilson Lima confirmado na chapa de João.

O ex-secretário da Fazenda, Nilson Lima ( PPS ), é o pré-candidato a vaga de vice-governador na chapa encabeçada por João Alves Filho ( DEM ), que ainda tem Emanuel Cacho ( PPS ) para o senado.  
A oficialização ocorrerá na próxima quarta-feira, 30 a partir das 15h no Iate Clube de Aracaju.

Enquanto isso, na chapa do PSDC  aparecem o pastor Arivaldo José como pré-candidato ao Governo, Adelson Alves, para vice-governador e João Augusto Nascimento como senador. 

Os pré-candidatos aguardam uma definição do deputado federal Albano Franco (PSDB) na tentativa de fechar acordo. Se ocorrer, o partido terá dois candidatos ao Senado podendo haver adesão de outras gremiações durante a convenção.

Ed Carlos Dias de Souza, Sergipe em Destaque


Prefeitura perde prazo para apresentar projetos para a Zona de Expansão


O Ministério das Cidades informou que negou o financiamento de obras de macrodrenagem da Zona de Expansão de Aracaju porque a prefeitura municipal e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) apresentaram os projetos fora do prazo. A informação foi dada à Justiça Federal após questionamento do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) sobre os canais Costa do Sol e Beira Mar.
Em ofício, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades, informou ainda que os projetos dos canais enviados pela prefeitura de Aracaju e Emurb apresentam problemas e necessitam de readequação. De acordo com o laudo, o canal Costa do Sol, orçado em quase R$ 11 milhões, foi projetado para ser de drenagem convencional, embora a Secretaria exija projetos de drenagem sustentável.
Além disso, para ser realizada a obra do Costa do Sol, é necessária a adequação também do projeto do canal Beira Mar. Este, orçado em R$ 14,1 milhões, também foi projetado para ser de drenagem convencional, o que não se adequa às exigências do Ministério. A Secretaria ainda informou que os dois projetos foram entregues com licenças ambientais vencidas, embora tenha sido apresentado o protocolo de requerimento para renovação.
Questionamentos
A procuradora da República Lívia Tinôco, responsável pela ação movida pelo MPF que visa a resolver os problemas de saneamento na Zona de Expansão, explica que os questionamentos foram feitos ao Ministério das Cidades a fim de se conhecer o andamento da solicitação de financiamento dos projetos.
Respondendo aos questionamentos do MPF, o Ministério afirmou que, como os projetos foram apresentados fora do prazo, não puderam ser incluídos nas obras da primeira parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 1). Porém, existe a possibilidade de incluí-los no PAC 2, caso sejam feitas as adequações solicitadas. A segunda parte do programa federal ainda não tem data para ser iniciada.
O MPF questionou ainda à prefeitura se aplicará na construção dos canais a verba advinda da emenda parlamentar da bancada sergipana, cujo valor seria de R$ 19 milhões.
O secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana de Jesus, enviou ofício ao MPF afirmando que a verba da emenda de bancada ainda não foi liberada. Segundo o secretário, a prefeitura de Aracaju solicitou prioridade na liberação desse montante.
Prefeitura
A assessoria do município revela não ser verdadeira a informação divulgada pela assessoria de comunicação do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) de que o Ministério das Cidades negou o financiamento das obras de macrodrenagem da Zona de Expansão porque a Prefeitura de Aracaju e a Emurb apresentaram os projetos fora do prazo. A afirmação é do prefeito Edvaldo Nogueira. "Houve provavelmente um ruído de informação quando a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, respondeu aos questionamentos do MPF em Sergipe sobre os canais Costa do Sol e Beira Mar", afirmou o prefeito de Aracaju.
Edvaldo Nogueira lembrou que os projetos dos dois canais foram protocolados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) no Ministério das Cidades exatamente no dia 2 de junho de 2009, referente ao Programa PAC Drenagem, específico para obras de dragagem, canalização e redes pluviais em cidades atingidas por enchentes. "Não sei dizer porque o Ministério das Cidades não selecionou os nossos projetos, mas deve ter sido por falta de recursos orçamentários", disse.
O prefeito informou que, desde que os projetos foram apresentados, a Prefeitura de Aracaju tem se empenhado na liberação dos recursos, de aproximadamente R$ 25 milhões para os dois canais, e foram feitas várias incursões a Brasília, por secretários e por ele próprio, inclusive com o acompanhamento de senador. "Fui ao Ministério das Cidades pessoalmente e cheguei até a falar com o presidente Lula, inclusive aqui, quando ele veio inaugurar o Residencial Governador Celso de Carvalho, no dia 10 deste mês".
Fontes: MPF/ AAN

Ônibus é assaltado durante jogo do Brasil


Enquanto funcionários de estabelecimentos comerciais e repartições públicas estavam de folga para assistir o jogo da seleção brasileira, os assaltantes não se deram a esse "luxo". O cobrador e o motorista do ônibus que faz a linha Augusto Franco/Bugio foram rendidos por dois homens armados.
A dupla conseguiu levar toda a renda e pertences de alguns passageiros que estavam no transporte. A sorte é que assim como os ladrões, a polícia não teve dia de folga e conseguiu efetuar a prisão dos dois assaltantes, que foram encaminhados para a Delegacia Plantonista.
Atalaia agora

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Forró Siri começa nesta sexta-feira


Começa na noite desta sexta-feira (25) o São Pedro de Nossa Senhora do Socorro, o Forró Siri. A estimativa da prefeitura municipal é que cerca de 150 mil pessoas por noite prestigiem o evento. O forró de paz e alegria terá em sua programação as melhores bandas do cenário brasileiro e local, como o Forró do Muído, Forró dos Plays, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Fogo na Saia, Passarada do Ritmo, o cantor Leonardo e muito mais.
"O Forró Siri foi, desde o ano passado foi consagrado como o melhor São Pedro do país. As portas do município estão abertas para o público, que com certeza vai comparecer em massa. Escolhemos as melhores atrações do cenário nacional e estadual para abrilhantar ainda mais o evento e garantir a alegria dos forrozeiros", declarou o prefeito Fábio Henrique.
E para garantir a segurança dos forrozeiros, a estrutura da festa vai contar com pontos de apoio da Polícia Militar, Secretaria da Saúde, Conselho Tutelar, SMTT, Vigilância Sanitária, entre outros serviços essenciais. Segundo o comandante do 5º Batalhão, coronel Enilson Aragão, um total de 220 homens por dia trabalharão para garantir a segurança dos forrozeiros no espaço da festa e nas áreas adjacentes.
"Tradicionalmente a Polícia Militar atua no Forró Siri com policiamento ostensivo com eficácia para atender as demandas que surgem, com o objetivo de trazer paz e tranquilidade para todos os forrozeiros", declarou o coronel, ao ressaltar que para atender as estratégias do plano operacional da segurança do evento foi distribuído policiamento efetivo nos acessos à festa, dentro da área dos shows e na dispersão do público na área periférica.
Veja a programação do Forró Siri:
Dia 25/06
Banda Gospel
Forró Pense Nêu
Forró do Muído
Leonardo
Forró Maior
Dia 26/06
Dragões do Forró
Léo Magalhães
Painel de Controle
Gatinha Manhosa
Dia 27/06
Max & Lucas
Forró dos Plays
Fogo na Saia
Calcinha Preta
Dia 28/06
Passarada do Ritmo
Corpo de Mulher
Danielzinho e Banda
Aviões do Forró 
Fonte: Prefeitura Municipal de Socorro

Plenarinho promove concurso de reportagens infantis sobre esporte



A iniciativa tem o objetivo de incentivar crianças de 7 a 12 anos a produzirem textos sobre projetos esportivos que transformaram a realidade de seus bairros ou cidades
25/06/2010 - 17:13

Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o concurso “Esporte que Constrói Cidadãos”, promovido pelo site Plenarinho . A iniciativa tem o objetivo de incentivar crianças de 7 a 12 anos a produzirem textos sobre projetos esportivos que transformaram a realidade de seus bairros ou cidades.
As reportagens serão avaliadas por uma comissão formada por uma pedagoga e duas jornalistas, que avaliarão se houve fuga do tema, o respeito às regras gramaticais e ortográficas da língua portuguesa e se há compatibilidade entre o texto produzido e a idade do aluno.
O resultado, que será divulgado no dia 8 de Julho, indicará as três melhores reportagens. Os alunos selecionados receberão os seguintes prêmios: 1º lugar – um livro, um jogo e um filme em DVD; 2º lugar – um jogo e um livro; 3º lugar – um filme em DVD. Além dessas premiações, as reportagens vencedoras serão publicadas no espaço “Seja Xereta” do portal. Todos os participantes do concurso receberão um kit com revistinhas, mouse pad e régua da Turma do Plenarinho.
Os interessados em concorrer, devem enviar a reportagem pronta e os dados completos (nome, idade, endereço completo e telefone) através do email ou pelo correio, endereçado à Câmara dos Deputados – Plenarinho, Praça dos Três Poderes, Anexo 1, 15º andar, sala 1052, Brasília/DF, CEP: 70.160-90.


Infonet

Julgamento moral e cívico


Por Wilmar Marçal
A frieza das letras manifestadas por alguns defensores na instância jurídica, data vênia, muitas vezes frustra a população que aguarda um judiciário firme e comprometido com o bem público. Mas é preciso obedecer e acatar, pois, segundo se sabe, é uma análise realizada com a arte e a ciência da razão e não da emoção. Esse viés argumentativo tem tirado muito ladrão da cadeia, absolvido muitos traficantes e amparado pedófilos que são liberados e continuam machucando crianças e famílias. Essas possibilidades de contar com defensores deve e precisa continuar, pois a todos é permitido a ampla defesa e o contraditório. Lamentavelmente não se pode julgar com a emoção, razão pela qual, talvez, ainda existam muitos problemas sociais no país, pois os atos malditos coadunam com a perpetuação da impunidade. Em outros países, quem comete um erro, morre duas vezes: primeiro de humilhação, depois retirando a própria vida pela falta de dignidade em continuar convivendo com pessoas de bem. Mas no nosso querido Brasil... muitos fazem e acreditam que “não vai dar em nada”. Todavia, como diz a própria Constituição Brasileira, “todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”, está na hora de uma reação popular para o exercício prático do bem: sem armas, sem violência e sem lágrimas. Com a mesma frieza que o judiciário é peculiar em suas análises, a população, bem organizada, tem muito mais poder do que qualquer Juiz, data vênia.  Basta querer e se organizar. Sem vaidades, sem trampolins, mas com ordenamento e inteligência. Especificamente sobre os parlamentares “escolhidos” pelo povo, é possível sim avançar e execrar esses bandidos que sempre são reeleitos e se dizem representantes do povo nas respectivas Assembléias. O povo pode legislar com muito mais sapiência, no momento em que mantiver viva a memória de todos, nutrindo a lembrança com a boa informação em jornais e mídia comprometidos, verdadeiramente, com a causa coletiva. Chega dessa conversa fiada de “segredo de justiça” e “blindagem privativa”. Bandido é bandido. É preciso destacar, em grande escala, os nomes daqueles que usurpam o dinheiro público, roubam a esperança de muitos e perpetuam a falsa bondade de atender os munícipes, prometendo mirabolantes projetos e recursos. Quem viaja pelo interior do Paraná pode constatar que as cidades estão empobrecidas, com poucos investimentos em infra-estrutura, muita gente desocupada e doente. Cabe-nos como cidadãos e cidadãs uma reação natural e pacífica. Analise, pense, estude a vida dos candidatos a qualquer cargo público e vote. Vote de acordo com sua inteligência e coerência. Não se pode mais admitir que a população ainda se renda aos hipócritas, mentirosos e mentirosas. Só assim será possível um julgamento moral e cívico que, certamente, não encontrará habeas corpusem qualquer jurisprudência para liberar os pérfidos e os enganadores. Façamos cada um de nós a nossa parte. Vamos ensinar a pescar e parar de assistir algumas pessoas recebendo o peixe de graça.
* Wilmar Marçal é professor universitário e ex-reitor da UEL./Pr.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Maruim se prepara para possíveis chuvas

A coordenação de Defesa Civil de Maruim está tomando medidas preventivas para que não ocorram enchentes e outras tragédias no município neste período chuvoso. De acordo com informações do coordenador municipal de Defesa Civil, Gilton Rezende, com o apoio de algumas secretarias municipais, estão sendo realizadas obras de limpezas de canais, córregos e desentupimento de bueiros nas áreas mais críticas da cidade. Além disso, alguns locais já estão sendo preparados para receber possíveis desalojados ou desabrigados, caso necessário.
“Estamos bastante preocupados com o período chuvoso em nosso Estado. Diante das enchentes que já ocorreram em Maruim, estamos monitorando as previsões meteorológicas e os relatórios das autoridades competentes no Estado. Além disso, já realizamos obras de limpezas de canais, córregos e desentupimento de bueiros nas áreas mais críticas da cidade. Isso são apenas medidas preventivas que podem evitar uma possível tragédia em Maruim”, informou Gilton Rezende.O coordenador municipal de Defesa Civil afirmou ainda que várias equipes do órgão municipal estão em alerta para atender eventuais necessidades. “Neste momento de chuva, já organizamos todo o esquema de trabalho para atender eventuais necessidades. Já preparamos alguns locais para receber possíveis desalojados ou desabrigados. A Prefeitura de Maruim não está omissa, ao contrário, está trabalhando para evitar possíveis tragédias. A meu ver, medidas preventivas são tão importantes quanto outras providências adotadas em situações emergenciais”, acrescentou Rezende.

enviado pelo assessoria empauta 

 

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sergipe tem 179 na lista de inelegíveis do TCU

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, recebeu nesta segunda-feira (21), a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares do presidente do Tribunal de Contas (TCU), ministro Ubiratan Aguiar. Em Sergipe, são 179 pessoas, entre elas prefeitos, ex-prefeitos, deputado federal, entre outros.
De acordo com a Lei das Inelegibilidades (64/90), os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, não pode se candidatar a cargo eletivo.
Os números de Sergipe chegam a superar estados como Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A relação de contas irregulares por Estado ficou assim: Acre (92), Alagoas (199), Amazonas (297), Amapá (181), Bahia (700), Ceará (273), Distrito Federal (614), Espírito Santo (117), Goiás (191), Maranhão (728),Minas Gerais (575), Mato Grosso do Sul (115), Mato Grosso (251), Pará (421), Paraíba (286), Pernambuco (372), Piauí (386), Paraná (197), Rio de Janeiro (211), Rio Grande do Norte (286), Rondônia (148), Roraima (101), Rio Grande do Sul (151), Santa Catarina (86), Sergipe (179), São Paulo (455) e Tocantins (239).

Confira a lista no link
http://www.nenoticias.com.br/aruqivos_pdf/nenoticias-contas-julgadas-irregulares.pdf

Fonte alataia agora e Nenotícias com informações da Agência TSE

Governo de Sergipe presta assistência às vítimas da chuva em Alagoas

O Estado de Sergipe colocou-se à disposição dos governos de Pernambuco e Alagoas para prestar assistência às vítimas da chuva. Nos últimos dias, esses estados vêm passando por situação de calamidade após as fortes enxurradas que deixaram vários mortos e milhares de desabrigados.

Nesta segunda-feira, 21, o governador Marcelo Déda telefonou para os governadores de Alagoas, Teotônio Vilena; e de Pernambuco, Eduardo Campos. O governador prestou solidariedade e colocou o Estado a postos para ajudar no que for necessário. “Disse-lhes que o Governo e o povo de Sergipe estão à disposição dos irmãos alagoanos e pernambucanos para ajudar no que estiver ao nosso alcance. O governador Teotônio Vivela relatou as dificuldades para localizar vários desaparecidos, bem como a precisão de equipes de mergulho”, contou Déda.

Diante do quadro mais grave em Alagoa, o governador imediatamente mobilizou a estrutura de governo. “Determinei que o Corpo de Bombeiros enviasse mergulhadores sergipanos com os nossos equipamentos para ajudar na localização. Determinei ainda que a nossa Defesa Civil também entrasse em contato com a sua congênere alagoana. Disse também ao governador Vilela que nosso helicóptero estaria à disposição”, sentenciou Déda.

Em cumprimento à determinação do governador Marcelo Déda e após contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Governo de Sergipe enviou ao estado vizinho o aparato acordado. “São dez militares compondo duas equipes de mergulho; três cães farejadores e mais três militares adestradores; dois botes infláveis de salvamento, com motor, rebocados por duas caminhonetes; seis equipamentos de mergulho completos com mais nove cilindros extras e o compressor de ar para reabastecimento desses cilindros”, informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Nailson Santos.
O comandante ressalta que o efetivo enviado a Alagoas foi compatível com a característica do trabalho lá desempenhado. “As nossas equipes que se dirigiram para Alagoas são especializadas no resgate de vítimas em locais de difícil acesso, como escombros e áreas alagadas. É importante lembrar que mesmo com a ajuda, a nossa corporação não ficou desfalcada”, disse.

Fonte: ASN

Propriá paga hoje salários do mês de junho

Todos os servidores da Prefeitura de Propriá (efetivos e comissionados) receberão hoje (terça, 22), seus salários referentes ao mês de junho. Segundo o prefeito Paulo Britto (PT), o objetivo da antecipação é fazer com que o funcionalismo municipal possa se divertir no período junino com dinheiro no bolso.
 
“Com o salário é possível fazer uma festa mais animada junto da família ou aproveitar para viajar e curtir o São João”, justifica o prefeito. Em Propriá, moradores e visitantes curtiram os festejos juninos no último final de semana, durante a 6ª edição do Forró do Comércio e da Festa de Santo Antônio, promovidas pela prefeitura.
 
Outro benefício da antecipação salarial, conforme Paulo Britto, é o aquecimento da economia do município. “Com essa medida estamos injetando R$ 1,1 milhão na economia. Boa parte desse dinheiro é utilizada na compra de produtos do nosso comércio, como roupas, bebidas e alimentos, fortalecendo nossa economia”, frisa Britto.

enviado pela assessoria empauta

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Calçadão da 13 passa a se chamar oficialmente Viana de Assis

Foi aprovado hoje, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Aracaju um projeto de lei que denomina oficialmente o Calçadão da 13 de Julho com o nome do ex-prefeito Viana de Assis.


O Projeto de Lei nº 130/2010, de autoria do vereador Elber Batalha Filho, foi uma homenagem que o parlamentar prestou a Viana de Assis, que faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de junho.
O vereador Elber Batalha falou sobre a importância de Viana de Assis no cenário político sergipano. "É uma honra para mim poder prestar esta homenagem póstuma a uma figura de grande importância não só no cenário político, mas também no jurídico de nosso estado. Além do mais, nada mais justo em denominar o nosso calçadão que foi construído na gestão Viana de Assis enquanto prefeito de Aracaju".

Fonte: assessoria de Elber Batalha

Umbaúba terá Leonardo no dia de São João


Pela primeira vez o município de Umbaúba terá uma atração de renome nacional durante seus festejos juninos. A festa deste ano, que acontece nos dias 23 e 24 de junho, terá como principal atração o cantor Leonardo, que se apresentará no dia de São João: 24 de junho.





Com certeza será um grande momento para a cidade. Mesmo com a programação de municípios tradicionais, como Estância e Cristinápolis, apenas Umbaúba terá, neste dia, uma atração de renome nacional. Esperamos um grande público neste dia”, afirma o prefeito Anderson Fontes Farias, o Professor Anderson.

O São João em Umbaúba, que tem como tema a Copa do Mundo, terá como programação, no dia 23, as bandas Fogo na Saia; Explosão da Vaquejada e Capim Canela. No dia 24, além de Leonardo, subirão ao palco a dupla Léo e Thiago e a banda Menina Levada. 


enviado pela assessoria empauta

Usuarios online