sábado, 31 de julho de 2010

SÃO CRISTÓVÃO SERÁ DESTAQUE DE REVISTA DE CIIRCULAÇÃO NACIONAL

Acompanhada da Superintendente Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Terezinha Oliva, a secretária municipal da Cultura e Turismo de São Cristóvão, Aglaé Fontes concedeu entrevista nessa tarde a “Revista de História”. Questionada sobre o que sentia, Aglaé Fontes explicou que a espera é angustiante, mas nada a desanima.
“Estamos desde ontem na expectativa do resultado, pensei que fosse sair mais rápido, mas até agora dos 39 sítios a serem julgados apenas três foram avaliados. Mas esperamos que até a noite a gente já esteja com o resultado em mãos” desabafa.

Durante a entrevista, a secretária falou sobre o empenho dos governos federal, estadual e municipal para os reparos exigidos pelo comitê da UNESCO. Além, do cumprimento das exigências outras medidas foram tomadas pela secretaria da cultura e turismo, a exemplo da compra de novas roupas para os grupos folclóricos, realização de cursos na área de eventos e turismo e capacitação do corpo de funcionários.

“Todos os trabalhos desenvolvidos giram em torno da possibilidade de ganharmos o titulo de Patrimônio da Humanidade, para isso estamos desde já preparando nosso pessoal e também a própria comunidade para que o turista seja muito bem acolhido e retorne muitas vezes” completa.

Essa é a segunda vez que a cidade de São Cristóvão disputa o titulo de Patrimônio da Humanidade. A primeira vez aconteceu em 2005, quando a cidade foi julgada e orientada a cumprir algumas exigências estabelecidas pela UNES CO. E m junho desse ano a Praça São Francisco, localizada há cerca de 23 km da capital sergipana, foi contemplada com uma nova iluminação, onde toda a fiação e subterrânea dando um ar mais atraente ao cartão postal mais lindo de Sergipe.

Grazziele Santos direto de Brasília

Fonte: Faxaju

Caixa esclarece incidente da porta giratória


Na última quarta-feira o acesso através de uma porta giratória numa agência da Caixa Econômica Federal virou caso de polícia. A auxiliar de enfermagem Michela Patrícia dos Santos, 32 anos, depois de várias tentativas, jogou tudo que tinha na bolsa no chão para provar que não tinha nada que impedisse a sua entrada na agência. Como não adiantou, ela tirou parte das roupas.
A CAIXA informa em nota que instala portas automáticas giratórias com detectores de metal em suas agências, de acordo com a Lei 7.102/83, que disciplina o sistema de segurança em estabelecimento financeiro. Esses equipamentos são utilizados pelos bancos para impedir o acesso de pessoas armadas às agências, nunca para criar obstáculos ou constrangimentos.
Botas ou cintos de segurança, por exemplo, que têm componentes de metal e são equipamentos destinados ao uso exclusivo no trabalho, podem bloquear o acesso. A constatação de que a pessoa usa uma peça externa com aparência de metal não exclui a possibilidade de ela levar outros objetos de metal com os quais possa atentar contra a segurança de outros clientes, funcionários da empresa e o patrimônio da CAIXA, que é de todos os brasileiros. É obrigação da CAIXA proteger seus clientes, empregados e patrimônio.
O caso foi instaurado na 2ª Delegacia Metropolitana e, se comprovado, pode levar a uma ação de danos morais.
Fonte: TV Cidade

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Professores ocupam prefeitura de Cedro de São João


Os professores da rede municipal de Cedro de São João ocuparam o prédio da prefeitura na manhã desta quinta-feira (29). A categoria está paralisada desde o dia 13, e aguardam a contra proposta do prefeito Jailton Santos Rocha para a implantação do Piso Salarial no município.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), Cedro é um dos municípios onde nenhum aspecto da lei 11.738/08 foi implantado, ou seja, os professores sequer receberam os dois terço do piso. "A lei completará dois anos que foi sancionada pelo presidente Lula e no município a lei não foi posta em prática", disse Cristiane Melo Santos Leão, representante do Sintese na cidade.
A lei já foi aprovada na Câmara de Vereadores (em agosto de 2009) e já previa o pagamento dos dois terço do piso, inclusive havia um acordo entre o prefeito e os professores de que em janeiro de 2010 os dois terços do piso seriam pagos, mas até o momento os professores não usufruíram este direito.
Com informações do Sintese

Toucinho outro estuprador de Riachuelo é preso

A polícia civil apresentou hoje Toucinho. Acusado de estupro e latrocínio cometido em riachuelo, onde uma pessoa foi baleada, uma assassinada e duas jovens violentadas sexualmente.


atalaia agora

Mulher constrangida em agência vai entrar na Justiça



Através de sua advogada, Verônica irá entrar com uma ação pedindo a reparação de danos a sua imagem



A advogada de Michela conta que irá entrar com uma ação pedindo a reparação de danos a imagem (Fotos: Portal Infonet)
O caso da mulher que teve que tirar a roupa para poder entrar no banco continua repercutindo. Na tarde desta quinta-feira, 29, a auxiliar de enfermagem Michela Patrícia dos Santos procurou sua advogada para buscar uma reparação pelo vexame passado na agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no calçadão da Rua João Pessoa, na última quarta-feira, 28.

De acordo com a advogada da auxiliar de enfermagem Verônica Andrade, sua cliente está em estado emocional bastante abalado. “Em decorrência do seu Estado emocional, vamos entrar com uma ação tentando reparar os danos a imagem da minha cliente. Nós ainda não paramos para ver a questão de valores, até porque acreditamos que o dinheiro não é o mais importante para ela agora. Eu também pretendo entrar com um pedido para que a imagens das câmeras do banco sejam cedidas à justiça para análise”, diz.
Michela diz que seu filho faltou a escola por vergonha do incidente
A advogada pede para que as pessoas que estavam no momento e gravaram a cena com o telefone celular entrem em contato para que as imagens sejam utilizadas no processo. “A gente solicita que alguma pessoa que estivesse no dia e filmou com o celular, nos passe as imagens, pois ficamos sabendo que muitas pessoas conseguiram gravar por celular e queremos as imagens para podermos anexar no processo”, solicita.

Para Michela lembrar-se do que aconteceu na tarde de ontem ainda é muito complicado. “Meu filho está com muita vergonha e não quis sair de casa hoje, ele faltou na escola. Eu tinha até uma consulta no oftalmologista e não consegui ir, é complicado, pois toda vez que me lembro da cena eu tenho vontade de chorar”, lamenta.
A mãe de Michela, Elizabete Maria dos Santos, lembra o gerente da agência disse que todo o procedimento adotado pelo segurança da agência foi normal. “Foi um absurdo o que se passou e eu fiquei indignada com tudo isso, eu entrei pela mesma porta giratória e não teve nada. O gerente falou que o procedimento era normal, isso é um absurdo, agora eu espero que a justiça tome uma providência”, conta.
Nesta quinta-feira, 29, a Caixa Econômica Federal divulgou uma nota explicando o caso, veja a baixo.
NOTA DA CAIXA
A CAIXA instala portas automáticas giratórias com detectores de metal em suas agências, de acordo com a Lei 7.102/83, que disciplina o sistema de segurança em estabelecimento financeiro. Esses equipamentos são utilizados pelos bancos para impedir o acesso de pessoas armadas às agências, nunca para criar obstáculos ou constrangimentos.
Botas ou cintos de segurança, por exemplo, que têm componentes de metal e são equipamentos destinados ao uso exclusivo no trabalho, podem bloquear o acesso. A constatação de que a pessoa usa uma peça externa com aparência de metal não exclui a possibilidade de ela levar outros objetos de metal com os quais possa atentar contra a segurança de outros clientes, funcionários da empresa e o patrimônio da CAIXA, que é de todos os brasileiros. É obrigação da CAIXA proteger seus clientes, empregados e patrimônio.
Por Bruno Antunes, infonet

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PRF apreende carga de chips e celulares na BR 101


Policiais Rodoviários Federais apreenderam na manhã de ontem (28), no Km 200 da BR 101 em Cristinápolis (SE), uma carga com 284 chips e 15 aparelhos celulares transportados no veículo Fiat Strada, placa JQR 7702/BA. 

O condutor não possuía a documentação fiscal da mercadoria que foi apreendida e encaminhada à Receita Estadual do município.

Fonte: Nenotícias

Ariano Suassuna abre a Feira do Empreendedor

Ariano Suassuna abre evento em Aracaju
Ascom Sebrae Sergipe

O grande teatrólogo, romancista e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ariano Vilar Suassuna, irá abrir com chave de ouro a Feira do Empreendedor no dia 4 de agosto no Teatro Tobias Barreto. A aula-espetáculo busca a identidade da cultura brasileira em suas raízes indígenas, portuguesas e africanas.
 Para o superintendente do Sebrae Emanoel Sobral “a escolha de Ariano Suassuna é excelente, pois ele é uma figura regional de vasto conhecimento e que com certeza irá atrair grande público para assistir a palestra sobre cultura regional”, afirma.
 A palestra show ‘Raízes Populares da Cultura Brasileira’ conta com elementos visuais e musicais que contribuem para o envolvimento da plateia com o tema. Uma série de imagens especialmente selecionadas ilustra os projetos ‘A Onça Malhada’ e ‘A Favela e o Arraial’ que Suassuna, como Secretário de Estado da Cultura de Pernambuco, estimula a produção de arte de qualidade com elementos da cultura brasileira.
 As aulas-espetáculo levam dança, teatro, música, canto e literatura através de apresentações criadas e realizadas por Ariano e sua equipe aos estudantes, moradores de comunidades carentes e interior pernambucano.
 Suassuna nasceu a 16 de junho de 1927, na cidade da Paraíba, atual João Pessoa. Quinze anos depois se mudou para Recife onde concluiu o segundo grau. Aos 23 formou-se em Direito e aos 33 em Filosofia. O amor pela arte literária iniciou aos dezesseis anos com as poesias. Aos vinte lançou sua primeira peça teatral ‘Uma Mulher Vestida de Sol’.
 Os maiores sucessos de Ariano foram ‘O Auto da Compadecida’ de 1955 e a ‘Pedra do Reino’ de 1971 que deram origem a filme e minissérie de televisão. Suassuna sempre foi um incentivador da cultura popular nordestina, ele é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular e foi idealizador do Movimento Armorial. Atualmente o paraibano ocupa o cargo de secretário de Cultura de Pernambuco.

Fonte: emsergipe.com

Barrada em porta giratória de banco mulher fica seminua em Aracaju


A auxiliar de enfermagem, Michele Patrícia dos Santos, ficou seminua na manhã desta quarta-feira (28) para poder entrar em uma agência da Caixa Econômica Federal no centro comercial de Aracaju. O ato foi um protesto contra as diversas tentativas de entrar na agência.
Michele, que ficou de sutiã e calcinha, contou que ao chegar à agência, a porta giratória travou e o segurança pediu que ela retornasse e que colocasse seus pertences na caixa acrílica. Mais uma tentativa e nada de acesso ao banco. A auxiliar de enfermagem revelou que o segurança insistiu e ela respondeu que a única coisa de metal que existia era um suporte na bolsa.
"Joguei tudo no chão e nem assim eu conseguir entrar. E eu precisei tirar a roupa e nem sem roupa eu conseguir entrar", contou Michele. Ela reclamou ainda que o gerente da agência apareceu só após a chegada da Polícia Militar. "Eu me sentir humilhada que todo mundo ficou olhando", declarou.
Michele reclama ainda que o gerente teria dito que o segurança agiu de forma correta, que nem ele mesmo entraria sem passar pela porta giratória. "Estou me sentindo humilhada... eu tenho certeza absoluta que não errei. Foi humilhante demais", finalizou.
A auxiliar de enfermagem tinha ido a agência retirar dinheiro para comprar um fardamento escolar para o filho.
Outro lado
A assessoria da Caixa Ecônomica Federal informou que está apurando o caso e se pronunciará nesta quinta-feira (29).
Fonte: atalaia agora

Maioria dos prefeitos decide criar nova federação

Reunidos em Nossa Senhora do Socorro, 27 prefeitos, de um total de 75, decidiram em assembleia criar uma nova Federação que congregue os municípios sergipanos. Participaram da reunião os presidentes Antônio da Fonseca Dórea (Associação dos Municípios do Centro Sul), Gilson dos Anjos (Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba) e Ricardo Roriz (Federação dos Municípios de Sergipe – Fames). 
A assembleia foi convocada pelas duas associações em virtude das entidades não concordarem com a forma como a Federação foi criada por Ricardo Roriz juntamente com os prefeitos associados. Vários participantes usaram da palavra e apresentaram saídas para por fim à polêmica. 
Paulo Britto, de Propriá, defendeu para que fosse votado um documento assinado pelos vice-presidentes da Fames em 13 de julho, propondo a manutenção da entidade e a realização de uma nova eleição em janeiro de 2011. 
Já Toinho de Dorinha explicou que se essa proposta fosse aceita, os prefeitos estariam legitimando um processo (da criação da Fames) que foi “eivado de irregularidades”.  “Nossos advogados acompanharam in loco a assembleia de criação da Federação e presenciaram que os prefeitos não participaram. Apenas o frei Enoque (prefeito de Poço Redondo) compareceu no final. Uma entidade tem que ser criada através do debate e na presença dos prefeitos, e não debaixo do braço”, criticou. 
Em sua defesa, Roriz lembrou que por várias vezes, desde que assumiu a Associação dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco (AMBEVSF), propôs a Antônio Dórea e Gilson dos Anjos a criação de uma federação, uma vez que Sergipe não tem direito a voto e nem voz nas reuniões e assembleias da Confederação Nacional dos Municípios. 
O prefeito leu o edital publicado no dia 7 de maio em um jornal diário convocando os prefeitos para a assembleia de criação da Fames. “A Federação já está criada, tem uma estrutura pronta e conta com 35 filiados. Na Bahia, em Alagoas, no Rio Grande do Sul não existe mais a figura da associação, mas só de federação. Manter as associações hoje não é opinião apenas de Ricardo Roriz, mas da maioria dos prefeitos”, opinou.
Depois da explanação de vários prefeitos, duas propostas foram colocadas em votação. A primeira propondo a aprovação do documento assinado pelos vice-presidentes da Fames. Já a segunda encaminhou pela extinção da Federação e criação de uma comissão provisória para apresentação de um novo estatuto para a futura entidade. 
Por 19 votos a 8, os prefeitos decidiram pela segunda proposta, que extingue a Fames. A comissão criada tem como integrantes os prefeitos Toinho de Dorinha, Gilson dos Anjos, Anderson Fontes Farias e Frei Enoque Salvador. “Agora vamos elaborar o estatuto e depois apresentá-lo, em assembleia, aos prefeitos para discussão e aprovação”, explicou Gilson. 
Apesar da decisão tomada pela maioria dos prefeitos, Ricardo Roriz afirmou que a Fames ainda não foi extinta. “Não se pode decidir isso nesta reunião, porque ninguém da Fames, que fazia parte da Ambevsf e hoje é da federação, foi convidado. Temos 35 associados e 27 pagantes. Eles que têm que decidir se acaba ou não com a Fames”.
Além disso, o presidente da Federação atribui este ato como de cunho político. “Aqui nós vimos uma reunião de duas associações que estão levando isso pelo lado político. Estamos em ano de eleição. É complicado. Eu vim fazer um acordo, mas não vou decidir nada sozinho sem falar com os meus associados”, finaliza Roriz.

empauta

terça-feira, 27 de julho de 2010

Um dos acusados de crimes em Riachuelo se entrega à polícia


Um dos acusados de participar de uma série de crimes que aterrorizou a cidade de Riachuelo se entregou na manhã desta terça-feira (27) no Fórum do município. Márcio José dos Santos é acusado, junto com Gicélio Monteiro dos Santos, de matar um idoso, ferir seu filho e estuprar duas adolescentes no último dia 15, no povoado Massapé.
Segundo a delegada Mayra Moinhos, a família do acusado procurou o Fórum da cidade de Riachuelo e negociou a apresentação. Ele teria dito a polícia que resolveu se entregar porque não agüentava mais fugir.
Márcio já foi indiciado pelo crime de roubo, enquanto Gicélio já respondeu pelos crimes de latrocínio e estupro.
Foto: Divulgação (PC/SE)Gicélio é outro acusado e está foragido (Foto: Divulgação (PC/SE))
A delegada enfatizou a participação da comunidade na prisão do acusado e pede que a população sergipana ajude a policia na captura de Gicélio. Informações sobre o paradeiro do acusado por ser através do Disque-Denúncia (181).
Violência
De acordo com a polícia, os dois agiram primeiramente roubando dois cavalos de uma propriedade rural, disparando contra o proprietário que foi atingido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Logo depois, eles invadiram uma outra casa no povoado praticando o homicídio e em seguida estupraram as duas jovens.
Fonte: atalaia agora

Rosário: famílias são prejudicadas com corte de pagamento


Centenas de famílias do município de Rosário do Catete estiveram hoje na porta da Câmara de Vereadores para pedir apoio dos parlamentares de oposição contra uma medida tomada pela prefeitura. Essa semana, sem nenhuma explicação prévia, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, excluiu cerca de 1.000 famílias do cadastro do Programa de Inclusão Social (PIS), que repassa R$ 100 para famílias carentes que foram cadastradas na gestão interina do prefeito Hélio dos Santos.
Segundo a vereadora Maura Cecília (PDT), que recebeu as famílias na sede da Câmara, não há nenhuma justificativa para o corte. “A secretária (vereadora Acácia Calazans) diz que o ex-prefeito Helhinho deletou a lista, mas ela mesmo se contradiz, pois se a lista tivesse realmente sido apagada, ela não estava pagando àquelas famílias que realmente ela, o prefeito Etelvino Barreto e o ex-prefeito Laércio Passos querem. É um absurdo. Tratam-se de famílias pobres e que precisam desse dinheiro para comer”, protesta a parlamentar.
Ela também denuncia a forma como o dinheiro está sendo pago. Na administração interina, o pagamento do PIS era feito na agência do Banese, e agora todo o procedimento é realizado no clube municipal. “É um verdadeiro chama ladrão. O dinheiro é entregue lá, com apenas dois guardas municipais acompanhando. As pessoas saem do clube e estão sujeitas a um assalto, pois não há segurança nenhuma”, informa Maura Cecília.
De acordo com ela, os vereadores de oposição irão se reunir para estudar uma forma legal para conseguir retornar essas famílias excluídas na lista de pagamento. “O projeto foi aprovado pelos vereadores e todo o cadastramento foi feito de forma séria. Já não basta deixar as famílias sem o programa há mais de dois anos e agora, quando nós conseguimos reativá-lo em apenas dois meses, o ex-prefeito vem e manda excluir do pagamento gente pobre, que depende desse dinheiro que vinha sendo pago pelo ex-prefeito Helhinho”, lamenta Maura Cecília.    
enviada pela assessoria empauta

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Marquise de loja desaba e deixa uma mulher morta e duas crianças feridas


Na manhã desta segunda-feira (26) a marquise de uma loja de roupas em reforma no calçadão da rua João Pessoa desabou por volta das 09 h e deixou uma mulher morta e duas crianças feridas.
Foto: Isaac Paulino da Silva (Reprodução)Mulher morreu no local (Foto: Isaac Paulino da Silva (Reprodução))
Foto: Isaac Paulino da Silva (Reprodução)A mulher, de pré-nome Vanuza, estava acompanhada pelos dois filhos (Foto: Isaac Paulino da Silva (Reprodução))

A marquise caiu em cima de uma mulher e duas crianças, que passavam pelo local na hora do acidente. A mulher morreu na hora e as crianças receberam os primeiros socorros por agentes do Samu e levadas para o Hospital de Urgência de Sergipe.
De acordo com o tenente-coronel Dória, o prédio estava passando por reforma e não existia isolamento da área. “Há a suspeita que a parte do prédio que desabou estava preservada e não possuía isolamento, deixando expostos os transeuntes que circulavam por baixo da marquise da edificação”, destacou.
Equipes da Defesa Civil chegaram ao local para avaliar o local do acidente. De acordo com o chefe do órgão, major Erivaldo Mendes, a estrutura das edificações fica a cargo do poder executivo municipal. “No centro comercial de Aracaju existem prédios antigos com estrutura formada de marquises. Não tínhamos nenhum relato de comprometimento da estrutura desse prédio. Vale salientar que a fiscalização das construções dos prédios fica a cargo do poder municipal”, informou Mendes.
Os profissionais da Defesa Civil irão efetuar agora uma vistoria no local e em prédios vizinhos para avaliar as estruturas. O local será isolado e receberá escoras para evitar novos desabamentos. “Vamos avaliar o que aconteceu e verificar as edificações vizinhas e interditar os edifícios que estão comprometidos”, finalizou o major.
Com informações da SSP/Se

Sítio São Miguel em Malhador / Sergipe




Vende-se um Sítio com 20 tarefas, localizado na Colônia Santo Isidoro, no município de Malhador, região agreste de Sergipe, à 49 Km, da capital Aracaju. A propriedade possui áreas com pastagens, lavouras e árvores frutíferas. Para o rebanho a propriedade possui uma área plantada de capim elefante, curral, cocheira coberta e tronco para vacinação. Para o cultivo da agricultura possui uma área para diversas plantações como mandioca, macaxeira, inhame, banana, batata, milho, amendoim, feijão, além de árvores frutíferas como laranjeiras, cajueiros, mangueiras, abacateiros, jaqueiras e coqueiros. A propriedade tem uma casa confortável com 4/4, cozinha, sala, banheiro, água encanada do Deso e energia elétrica. Com uma excelente localização e asfalto em frente fica apenas 2 km da cidade de Malhador. Não perca essa ótima chance para adquirir uma propriedade. Preço 150,000,00 mil reias. Contatos pelo telefone: (79) 3442 -1000 / 8136-4859 ligue agora.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Prefeita de Moita Bonita é processada pelo MPF/SE



Glória Grazielle e mais cinco são acusadas de cometerem irregularidades em licitações públicas


Foto: Divulgação
A prefeita de Moita Bonita, Glória Grazielle da Costa, está sendo processada por cometer irregularidades em licitações de obras para pavimentação de ruas do município do agreste sergipano. Na ação, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) também responsabiliza três membros da comissão de licitação de Moita Bonita e mais duas pessoas responsáveis pela fiscalização das obras.

De acordo com a procuradora da República Eunice Dantas Caravalho, que assina a ação, a Prefeitura de Moita Bonita recebeu mais de R$ 1 milhão para a realização de tais obras, por meio de um contrato firmado com o Ministério das Cidades e repassado ao município pela Caixa Econômica Federal.

Ao convocar as empresas participantes da licitação das obras de pavimentação, uma delas não concordou com as exigências estabelecidas, consideradas desnecessárias à efetivação dos trabalhos. Após esta manifestação, a comissão de licitação modificou o edital, mas não alterou os prazos para que as empresas refizessem sua propostas ou a fim de que outras pudessem participar do processo revisado.

A irregularidade foi informada ao MPF pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Sergipe (Sinduscon) e a outros órgãos públicos como o Tribunal de Contas da União (TCU), que iniciou uma auditoria para investigar a causa.

Outros contratos
Assim, foi constatado que além da irregularidade citada, a Prefeitura de Moita Bonita já havia firmado outros dois contratos de repasse federais também relacionados à pavimentação de ruas. Juntos, os três contratos somavam mais de R$ 1,5 milhão. Acontece que todos eles deveriam ter sido executados por meio de uma única licitação e não de cinco, como foi feito. Segundo Eunice Dantas, esta junção possibilitaria a participação de um maior número de empresas concorrentes.

O TCU também constatou, através das medições das obras, que a execução dos referidos contratos não foi devidamente fiscalizada. Tais medidas obtidas pelo TCU foram divergentes daquelas apresentadas pelas empresas contratadas pela Prefeitura e atestadas pelos fiscais das obras. Ambas as medidas foram confrontadas com às que foram obtidas pela Caixa, que também eram divergentes.

A fiscalização do TCU também apontou que não existe a comprovação de que o resumo do edital de uma das cinco licitações realizadas foi publicado no Diário Oficial da União. Esta última irregularidade foi confirmada pela própria prefeita Glória Grazielle.

Caso sejam condenados nesta ação de improbidade, os seis envolvidos podem ser obrigados a ressarcir o dano causado aos cofres públicos, pagar multa, perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos e ficarem proibidos de contratar com o Poder Público por até oito anos.

Fonte: MPF

Abuso de pai choca população



A confirmação de que um pai teria estuprado a filha durante 10, gerando nela duas filhas e à espera de um terceiro, deixou os sergipanos indignados
23/07/2010 - 10:43

José Souza deverá ser encaminhado ao presídio / Foto: Divulgação SSP
O acusado nega o abuso, mas a delegada da mulher do município de Itabaiana, Juliana Alcoforado, relata que a vítima conta detalhadamente o segredo que guardou durante 10 anos. A mulher de 32 anos, moradora da zona rural do município de Itabaiana, conta que os abusos do pai começaram quandoela tinha 22 anos.
O crime noticiado pelo Portal Infonet desde a última quinta-feira, 22, é um dos mais graves já registrados no Estado. Segundo a delegada, o depoimento da vítima é dramático e mostra a crueldade a que a família estava submetida durante todos esses anos. Juliana Alcoforado lembra que apesar dos maus trato que a mãe, uma senhora de 70 anos, e a filha sofriam constantemente por parte do pai, identificado como José Souza, de 62 anos, a idosa não desconfiava do abuso.
A delegada da mulher diz que a população deve ligar para o 181
Durante depoimento na Delegacia da Mulher, a senhora disse que acreditava que os netos poderiam ser de um homem casado, já que a filha nunca revelou a paternidade. A delegada explica que a filha era constantemente ameaçada e agredida fisicamente para que o abuso fosse consumado.
Muito revoltada com o sofrimento, principalmente por presenciar os espancamentos que a mãe sofira, e diante das ameaças do pai, a vítima resolveu contar toda a verdade. Juliana Alcoforado diz que a intenção do idoso era colocar a esposa para fora de casa e manter a filha como mulher.
Grávida de um mês, a delegada menciona que a vítima não pretende praticar o aborto e que as duas filhas, de oito e nove anos, são saudáveis.
Prisão
José Souza permanece preso na carceragem da Delegacia da Mulher, em Itabaiana, onde aguardará transferência para um presídio.
Crianças
A delegada ressalta que as crianças ficaram sabendo que são filhas do avô e que apesar da idade reagiram de forma surpreendente. “Elas chegaram a questionar como um pai fazia isso à filha”, recorda Juliana, salientando que as meninas passarão por tratamento psicológico.
Denúncia
Sobre o trabalho que vem sendo desempenhado e das recentes denúncias da população com relação aos casos de violência e abuso sexual, Juliana Alcoforado diz que há três anos os moradores de Itabaiana vem acompanhando a resolução dos casos e que a rápida resposta dada pela polícia tem feito com que as pessoas procurem a delegacia e denunciem. “Quero mais uma vez aproveitar para divulgar o disque denúncia que é o 181”, diz a delegada.
Por Kátia Susanna

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jovem é preso após carbonizar idoso e matar um homem em menos de 24h


Foto: Atalaia AgoraGilmar dos Santos havia saído há menos de uma semana do presídio (Foto: Atalaia Agora)
A polícia de Santo Amaro das Brotas prendeu nesta terça-feira (20) um homem acusado de latrocínio e de uma tentativa de homicídio. O ex-presidiário Gilmar dos Santos, 19 anos, foi preso após denúncias da população que presenciaram a ação do acusado e revelaram para onde ele teria fugido. A tentativa de homicídio aconteceu no início da tarde, em frente a uma escola municipal.

O primeiro crime foi na madrugada dessa terça-feira contra Pedro Vicente de Almeida, 65 anos, que teve o corpo carbonizado. De acordo com a polícia, o idoso foi morto por golpes de machado e logo depois teve o corpo totalmente queimado. "Quem encontrou o corpo foi a ex-mulher da vítima, ele estava dentro de casa e foi morto após ter uma televisão e um aparelho de som roubados", revelou o sargento da Polícia Militar, Adalberto.
Foto: Atalaia AgoraEsta faca foi usada na tentativa de homicídio (Foto: Atalaia Agora)

Já durante a manhã, a onda de crimes continuou e Gilmar tentou matar um homem identificado por João de Lima. Ainda segundo o sargento, a vítima recebeu um golpe de facão no pescoço e foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
Quando foi preso, o agressor revelou que o motivo da tentativa de homicídio foi um acerto de contas. "O Gilmar revelou que esse homem tem envolvimento com o tráfico de drogas e teria vendido maconha adulterada", afirmou o sargento.
O autor dos crimes já é conhecido pela polícia e pela comunidade por seus assaltos. "Ele foi liberado do presídio na semana passada, onde estava preso por roubo", relatou.

Fonte: atalaia agora

terça-feira, 20 de julho de 2010

Infraero: aeroporto de Aracaju

Por falta de médico mulher se amarra na entrada do posto de saúde

Os moradores do bairro Japãozinho fizeram protesto no início da manhã desta terça-feira (20), contra a falta de médicos no posto de saúde José Augusto Barreto.

Na entrada da unidade de saúde, crianças e adultos clamaram por médicos e realizaram atos de protesto. Divânia Alves dos Santos, 32 anos, ficou amarrada  com um cabo de aço no portão principal do posto e só se desamarrou quando garantiram que nesta quarta (21) terá atendimento médico na unidade. "Eu abri o cadeado e me desamarrei porque garantiram médico amanhã, mas quando eu chegar aqui e notar que não tem médico, o protesto que eu vou fazer será maior", disse. 

O problema, segundo os agentes de saúde, foi resolvido parcialmente e a partir de segunda-feira (26), terão mais médicos para atendimento no posto de saúde. A polícia chegou ao local e tentou contornar a situação.

Fonte: atalaia agora

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Veja as dez melhores e piores escolas de Sergipe no Enem


O Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgou nesta segunda-feira (19) as médias do Enem 2009 por escola.
Segundo o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Joaquim José Soares Neto, a ideia é jogar mesmo a atenção sobre a questão da qualidade na educação. "[A informação] Dá racionalidade ao problema à medida que [a população] vai tendo avaliação e informação", disse Soares Neto.
Em Sergipe, entre as dez melhores escolas apenas uma não é privada, o Colégio de Aplicação, ligado a Universidade Federal de Sergipe que ficou entre as quatro que tiverem os melhores desempenhos. A novidade foi a presença do Colégio Nossa Senhora das Graças, do município de Propriá. Na classificação nacional, a melhor escola de Sergipe, o Colégio Salvador, ficou com a 108º.
Entre as dez piores, todas estão localizadas no interior do Estado, sendo que seis são estaduais.
Dez melhores (Nome-local-dependência administrativa)
1 - Colégio Salvador - Aracaju (Privada)
2 - Colégio de Ciências Puras e Aplicadas - CCPA - Aracaju (Privada)
3 - Colégio Master - Aracaju (Privada)
4 - Colégio de Aplicação da UFS - São Cristóvão (Federal)
5 - Ideal Cursos e Colégio - Aracaju (Privada)
6 - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora - Aracaju (Privada)
7 - Colégio Amadeus - Aracaju (Privada)
8 - Colégio Amadeus - Aracaju (Privada)
9 - Colégio Nossa Senhora das Graças - Propriá (Privada)
10 -  O Mundo da Criança Colégio São Paulo - Aracaju (Privada)

Dez piores (Nome-local-dependência administrativa)
1 - Escola Estadual João Dias Guimarães - São Francisco (Estadual)
2 - Escola Estadual João Dias Guimarães - São Francisco (Estadual)
3 - CREJA Prof. Marcos Ferreira - Simão Dias (Estadual)
4 - Colégio Estadual Cel. José Joaquim Barbosa - Siriri (Estadual)
5 - Colégio Estadual José Guimarães Lima - Telha (Estadual)
6 - Colégio Cenecista Mons. Brasiliscio Raposo - Tobias Barreto (Privada)
7 - Colégio Cenecista Mons. Brasiliscio Raposo - Tobias Barreto (Privada)
8 - Colégio Cenecista Mons. Brasiliscio Raposo - Tobias Barreto (Privada)
9 - Instituto Educacional Cecília Meireles - Tobias Barreto (Privada)
10 - Escola Estadual Dom José Vicente Távora - Tomar do Geru (Estadual)

Fonte: Atalaia agora

Curso sobre a história e a cultura Xokó acontece em Porto da Folha




Professores e a comunidade Xokó estão tendo a oportunidade de conhecer a história e cultura dos índios dessa tribo. O curso teve início nesta segunda-feira, 19, e segue até a próxima sexta, 23, no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, na Ilha de São Pedro, município de Porto da Folha
A realização é do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania –Nedic-, que faz parte da Secretaria de Estado da Educação – Seed. A iniciativa atende a Lei nº 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e inclusão obrigatória do tema ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ nas escolas de ensino básico.
O curso está sendo ministrado pela professora Eliene Amorim, docente do Centro de Cultura Luiz Freire, de Pernambuco. Que propõe aos alunos a produção de um vídeo e um livro sobre o tema. O material produzido pelos professores será distribuído nas escolas da rede estadual.

Foto: Ufal


fonte: cinforme

Laelson comemora vitória de Ivan em Riachão



Para o ex-prefeito do município, "só o povo tem o poder de tirar o mandato de um político"



Laelson Menezes: "Estou felicíssimo"

Nos braços do povo, o ex-prefeito Laelson Menezes não escondia a emoção com o resultado da eleição no município de Riachão do Dantas em que seu candidato, Ivanildo Macedo dos Santos, o Ivan (PTdoB), foi eleito com 6.470 votos contra 5.278 votos obtidos pelo adversário Pedro dos Santos Oliveira, o Pedro da Lagoa (PSL).
“Estou satisfeito e felicíssimo! Durante três meses nós acompanhamos um processo de destruição de Riachão do Dantas. Esse povo que hoje me segue e me abraça sabe das perseguições que eu estou falando. Mas agora eu tenho certeza que Ivan vai trabalhar em prol do município, vai recuperar as finanças e vai fazer jus à resposta do povo”.

Ivan agradeceu pessoalmente os votos
Já em tom de desabafo, Laelson disse que “só o povo tem o poder de tirar o mandato de um político. Tiraram o meu e eu respeitei. Mas o povo de Riachão do Dantas respondeu à altura. As pessoas maléficas da nossa cidade precisam entender que é o voto quem elege! Essa resposta é direta ao ‘doutorzinho’ que lutou até o fim pela minha cassação. Nosso grupo é forte, é reconhecido e tem voto. Quem não tem, mia”, ironizou.

Arrastão
Em forma de agradecimento, o candidato eleito percorreu as ruas da cidade, em um grande arrastão, quando fez questão de agradecer pessoalmente aos eleitores que lhe confiaram o voto. “Agora é governar para todos. A eleição acabou e vamos festejar sim. Depois que tomarmos posse, aí vamos fazer um grande trabalho por esta cidade. Esse vitória foi uma verdadeira resposta do povo de Riachão. Agora vamos dar continuidade ao trabalho do ex-prefeito Laelson. Jogaram sujo e existiram muitas interferências políticas. Tentaram adiar a eleição, mas o Tribunal Regional Eleitoral mostrou sua competência e manteve o pleito. Agora só o que interessa é a resposta do povo e a volta da democracia em Riachão”.
Justiça
Prestigiando a vitória de Ivan, o candidato ao Senado Federal, deputado Eduardo Amorim (PSC) entendeu que a justiça foi feita em Riachão. “A população reconheceu o trabalho que vinha sendo feito com Laelson e que precisa ser feito. Em Brasília nós já trabalhávamos por esta cidade e agora vamos trabalhar muito mais. É bom ver a festa da democracia, ver as pessoas de uma forma consciente, votarem e elegerem seus representantes. O povo de Riachão deu uma resposta nas urnas”.
O deputado estadual Zeca da Silva (PSC) também acompanhou a votação e festejou muito a vitória de Ivan. “É a vitória da justiça, do esforço. É o reconhecimento do trabalho da coligação e, sobretudo, dos mais de cinco anos de gestão do ex-prefeito Laelson Meneses e de Gerana Costa. Agora é dar continuidade ao trabalho, com humildade e responsabilidade. Ivan irá assumir um novo mandato agora, com independência, e terá o respaldo do nosso grupo, que estará ao seu lado para lhe apoiar e lhe aconselhar no que couber", comentou.
A previsão é de que Ivan e o vice Zé Nilson sejam empossados no próximo dia 1º de agosto, mas a assessoria jurídica avalia a possibilidade de requerer, junto à Comarca de Boquim, a antecipação da posse do novo prefeito.


Fonte: Infonet

Usuarios online