sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quadrilha que roubava cargas e veículos em SE e AL é presa


A Polícia Civil de Sergipe apresentou na manhã desta sexta (25) quatro pessoas que integravam uma quadrilha especializada em roubos de cargas e veículos e que foram presas na noite desta quinta (24) na cidade alagoana de São Sebastião. Os criminosos atuavam em rodovias que cortam os estados de Sergipe e Alagoas foram surpreendidos pelos agentes civis sergipanos.
Foto: Allan de Carvalho/SSPOs carros que foram apreendidos com a quadrilha (Foto: Allan de Carvalho/SSP)
Foto: Allan de Carvalho/SSPArmas, munições e coletes balísticos que estavam em poder da quadrilha (Foto: Allan de Carvalho/SSP)

Foi preso Amaury Dias de Santana, 30 anos, l da cidade de Propriá, condenado a 67 anos de prisão, o aracajuano José Leandro Santana Santos, 24 anos, e os alagoanos Anderson Ferreira, 26 anos e José Cícero da Silva, 33 anos, 
Amaury é apontado como um dos líderes do bando, enquanto José Cícero seria o braço armado da organização criminosa com quatro registros de fuga de delegacias alagoanas.
Durante a operação, a polícia apreendeu cargas de ferragens e fertilizantes, coletes balísticos com o nome da Polícia Militar, 34 munições calibre 9 milímetros, uma submetralhadora, uma pistola calibre 9 milímetros, capuzes, duas camionetes Toyota Hilux, sendo uma roubada no litoral de Alagoas e uma "clonada", adquirida no município de Arapiraca (AL).
Um terceiro carro, Fiat Strada, foi roubado pelo grupo nesta quarta-feira (23), no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras.
Modo operante
Segundo a polícia, o grupo sempre utilizava de veículos potentes para abordar os carros das vítimas, utilizando coletes de polícia e armamentos pesados. Subtraiam todos os objetos e carros de valor e depois de dominar as vítimas por algum tempo as abandonavam. Todo o material roubado era utilizado pelo grupo e comercializado.
"O grupo mantinha um galpão no município de São Sebastião, onde era guardado todo o material roubado", explicou o delegado André Baronto. As investigações duraram cerca de um mês e foram realizadas pelo Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Delegacia Regional do município de Maruim e Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
Com informações da SSP/SE

PR confirma Tiririca na Comissão de Educação e Cultura da Câmara


O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), confirmou nesta sexta-feira (25) a indicação de Tiririca (SP) para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que será instalada na próxima semana.
Em janeiro, o deputado já havia manifestado o desejo de participar da comissão. "Quero trabalhar na área de educação e cultura. É o que o partido também quer", afirmou o humorista em entrevista à Folha.
Tiririca diz querer vaga na Comissão de Educação da Câmara
"Devemos frisar que a Comissão é de Educação e Cultura. Se ficarem falando que é só de educação fica 'diferente', em vista das coisas que andaram falando dele", disse Portela.
Após ser eleito com votação recorde de 1,3 milhão de votos, Tiririca teve que passar por um teste de alfabetização aplicado pela Justiça Eleitoral.
"Ele é um palhaço de grande experiência, com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural", completou o líder do PR.
A comissão será presidida pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN). Das 32 vagas da comissão, o PR tem direito a duas.
Segundo o partido, Tiririca será apenas membro e não disputará na vaga na direção.
O deputado também será indicado suplente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.
Desde que assumiu no dia 1º de fevereiro, Tiririca ainda não fez o esperado discurso de estreia.
No entanto, o deputado chamou a atenção durante a votação do salário mínimo.
Segundos depois de dizer que apoiaria o governo e seu partido pelo mínimo de R$ 545, Tiririca votou a favor dos R$ 600, apresentado pelo PSDB.
Questionado, ele disse que tinha votado não. Informado que na listagem oficial da Câmara tinha saído sim, afirmou: "Ih, então eu votei não e saiu sim".
Wilson Dias - 1.fev.2011/Agência Brasil
O PR indicou o deputado Tiririca (SP) como membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara
O PR indicou o deputado Tiririca (SP) como membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara


Folha.com

Governo distribuirá 84 milhões de preservativos no Carnaval


 
 

Governo distribuirá 84 milhões de preservativos no Carnaval
25 de fevereiro de 2011  16h50  atualizado às 18h19

comentários
 
Em todos os cantos da cidade há blocos mais calmos e com diversão de sobra. Foto: Divulgação
Governo quer evitar contaminação dos foliões
Foto: Divulgação
O governo distribuirá 84 milhões de preservativos durante as festas de Carnaval para evitar a disseminação da Aids, informaram nesta sexta-feira (25) fontes oficiais.
Esta é a maior campanha de preservativos realizada pelo governo brasileiro, que deve entregar uma camisinha para cada dois habitantes do país, segundo anunciou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um ato realizado na sede de uma escola de samba no Rio de Janeiro.
Padilha explicou que a campanha deste ano está centrada em mulheres entre 15 e 24 anos de idade, que são mais vulneráveis à Aids, segundo estatísticas do Ministério.
"Para cada 10 mulheres infectadas, há oito homens com a doença. É a única faixa de idade na qual as mulheres se infectam mais de HIV que os homens", disse Padilha.
A campanha, dirigida exclusivamente para o público feminino, conta com vídeos, anúncios de rádio e uma página na internet e foi batizada de "Curta o carnaval. Sexo só se for com camisinha. Se não, não dá".
O Brasil recebeu diversos prêmios e reconhecimentos da ONU por seus bem-sucedidos programas de combate à Aids, doença que ainda atinge cerca de 630 mil brasileiros, segundo as estatísticas mais recentes.

Março pode chegar com fortes chuvas



De acordo com a Semarh outono poderá ser de chuvas elevadas no Estado
25/02/2011 - 16:45

O outono se aproxima e segundo a previsão climática ofertada pelo Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), os meses de março, abril e maio para todo o Nordeste são suscetíveis a ocorrência de chuvas à cima da média histórica. Somente no mês de março, para Aracaju e todo o litoral sergipano, a precipitação poderá alcançar o volume mensal de 140 milímetros (mm).
Segundo explica o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, o fenômeno La Niña continuará atuando na região do Pacífico Equatorial e, embora já evidencie sinais de declínio nas áreas próximas à costa oeste da América do Sul, ainda poderá favorecer o período chuvoso no Norte e Nordeste do Brasil.
“A temperatura das águas superficiais da região do Atlântico Tropical sinaliza uma tendência mais favorável da ocorrência de chuvas, principalmente sobre o norte da Região Nordeste. Em Sergipe, no mês de março, pontualmente na região do litoral do sudeste, comprendendo interior como Indiaroba, Estância e demais municípios ali localizados, a média histórica mensal poderá ser superior a prevista, que é de 140mm”, declarou.
Precipitações
Em abril, as chuvas terão maior concentração no litoral, decrescendo assim o seu volume até alcançar a região do sertão, o qual terá precipitação prevista para 50 mm. Já para o litoral, região receptora dos fatores climáticos, o volume poderá alcançar 240mm.
Fechando o ciclo de chuvas de outono, o mês de maio se apresentará como o mês ápice das precipitações. Podendo alcançar volume mensal de chuva de 320 milímetros. As chuvas se comportarão sempre da mesma maneira que os meses anteriores, saindo do litoral Sul de Sergipe e decrescendo o seu volume de precipitação ao adentrar na região do sertão sergipano. Para este mês em especial, o volume máximo aponta para cidades litorâneas como Carmópolis, Rosário do Catete, general Maynard e adjacências.
De acordo ainda com Overland, dentro do trimestre - destacado os meses de março, abril e maio - as chuvas poderão ocasionar a elevação dos índices de precipitações ao longo da estação, ou seja, com chuvas localizadas (torrenciais). No entanto, é possível ainda ocorrer uma irregularidade temporal e espacial das chuvas na transição deste período para o próximo trimestre.
Espera-se ocorrer chuvas elevadas em certos períodos devido a influência da OMJ (Oscilação de Madden-Julian); Ondas de Instabilidades Atmosféricas de 30-60 dias). Tanto poderá  contribuir para aumentar ou diminuir as chuvas, conforme sua favorabilidade”, explica Overland, justificando os atuais fatores climáticos para o período.
Fatores climáticos
O Centro de Meteorologia da Semarh defende o imprescindível acompanhamento das previsões  diária do tempo dado a previsão ser fruto de fenômenos e fatores climáticos. Assim como que neste período compreendido - trimestre de março a maio - está sendo movido pela influência da oscilação intrassazonal, dos pulsos da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), complexos convectivos mesoescala (CCM), ondas de leste (OL), dos escoamentos de ventos úmidos, vindos da Amazônia associados a La niña, elevação os índices de precipitações ao longo da estação, ou até mesmo períodos de reduções ou pequenos veranicos.
Monitoramento
Devido a investimentos do Governo de Sergipe na área de meteorologia, a previsão do tempo do Estado de Sergipe passa a ser acompanhada por 18 estações metrológicas e 13 plataformas de coletadas de dados, ambas distribuídas no interior sergipano.
Isso faz com que os 75 municípios do Estado sejam cobertos por ampla  rede meteorológica, e cada um dos municípios tenha a sua própria previsão diária através do suporte de estações de computadores instalados no Cemese/Semarh que operam a modelagem numérica e são disponibilizados em linha direta no Portal da SEMARH-SE .
Texto retirado da infonet com informações da Semarh/SE

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Acusado de assaltar casa lotérica é preso em Malhador


Na manhã desta quinta-feira, 17, uma casa lotérica do município de Malhador foi assaltada por dois criminosos que utilizando arma de fogo renderam um funcionário e subtraíram uma pequena quantia em dinheiro. De imediato, os policiais militares foram acionados e, com o apoio do 3º Batalhão, sediado na cidade de Itabaiana, conseguiram localizar os suspeitos que estavam em uma motocicleta Honda CG, cor preta, que foi utilizada no assalto.
No momento da abordagem, a dupla abandonou a motocicleta e tentou empreender fuga. Um dos acusados, Willian dos Santos Silva, foi preso em flagrante após ser alcançado pelos militares. De acordo com a delegada de Malhador, Ana Paula Moreira, Willian, ao ser interrogado, confessou a prática do crime e contou com detalhe a ação. Após a ouvida do criminoso, agentes civis do município deram início às investigações e instantes após o crime conseguiram apreender “O dinheiro havia sido abandonado pelos suspeitos, enquanto estavam sendo perseguidos pela polícia. O comparsa de Willian foi identificado como sendo José Wallyson, que conseguiu empreender fuga, levando parte do dinheiro roubado”, destacou Ana Paula.
A Polícia pede a colaboração da população na localização do foragido. Qualquer informação pode ser passada através do Disque-Denúncia da Polícia Civil (181). Segundo o delegado regional do município de Itabaiana, Fábio Luis, Walysson é conhecido na prática de crimes. No mês de setembro de 2010, ele foi preso, em flagrante, com aproximadamente 11 quilos de maconha, que estava sendo transportado em um veículo VW/GOL, cor preta. Participaram das diligências policiais militares de Itabaiana e Malhador, além de agentes civis de Malhador.
Fonte:SSP/SE

SINDIPEMA INFORMA: Professores da rede de Aracaju realizarão ato na Prefeitura




Professores de Aracaju decidem por novos encaminhamentos de luta



Campanha salarial/2011
Professores da rede de Aracaju realizarão ato na Prefeitura

assembleia 1702 021Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, dia 17, os professores da rede municipal de Aracaju decidiram pelos novos encaminhamentos de luta da categoria para a negociação da data-base 2011. Aprovado por unanimidade:

- Vigília em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura, no dia 22 (terça-feira), a partir das 9h;
- Assembleia Geral no dia 23 (quarta-feira) às 9h30, na sede do sindicato; 


Trata-se de uma mobilização contrária á postura da prefeitura de Aracaju frente à negociação travada com a categoria. O prefeitto insiste em descumprir a lei do Piso e protela até o presente momento a implementação no magistério municipal.  


Na pauta de reivindicação:

Pagamento de 1,43% na grade de vencimento do maghistério referente aos meses de janeiro a dezembro de 2010; 
- O retorno de 6% aplicados à progressão horizontal (mudança de letra);
- O retorno do índice de 12,2% na progressão de especialização para mestrado;
- Atualização do PISO a partir de janeiro de 2011, conforme legislação em vigor; 
- Concurso público para funcionários de escola; 
- Melhores condições de trabalho; 

Sindicato dos Profsssionais de Ensino do Município de Aracaju
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Contato: (79) 3214-2856/ 8818-3186 (Karinéia Cruz)

BISPO CATÓLICO CONSTRANGE SENADO FEDERAL


Bispo recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem. 
Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem  em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”.
O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário.


Usuarios online