terça-feira, 22 de março de 2011

81% dos municípios de SE podem ter repasse de recursos federais suspensos

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 81% dos municípios sergipanos não prestaram contas aos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) sobre o uso dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) em 2009. O número é preocupante porque, caso não apresentem suas prestações de conta até dia 31, as cidades poderão perder a verba a partir de abril.

Em todo o país, apenas 33% dos municípios brasileiros comppletaram sua prestação de contas até o último dia 17 de março. Em relação aos outros estados, Sergipe apresenta o terceiro menor desempenho do país na prestação de contas dos municípios ao Governo Federal.

De acordo com o coordenador Estadual do Cadastro Único (CadÚnico), José Carlos Ferreira Passos, 14 cidades sergipanas prestaram contas, das quais apenas quatro tiveram os cálculos aprovados pelos Conselhos Municipais de Assistência Social. “Se o conselho não apreciar as contas ou aprová-las parcialmente, o município ficará impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido”, frisou.

A prestação e aprovação de contas pelo CMAS são obrigatórias para as prefeituras receberem o repasse do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2011, destinado às ações administrativas do Programa Bolsa Família. Essa determinação, prevista na Portaria nº 754, começa a valer para a prestação de contas do exercício de 2009.

“61 municípios não prestaram contas. Se eles não fizerem isso até dia 31, vão ter os seus recursos para a manutenção e apoio aos programas do Governo Federal bloqueados”, destacou Carlos Passos.

Através da Gerência do Bolsa Família, o Governo do Estado está entrando em contado com os municípios através de e-mail e por telefone para alertá-los sobre a necessidade de alimentar o sistema de Prestação de contas, o SUASWEB. “Já estamos no dia 22 e o Conselho precisa aprovar essas contas, mas estamos empenhados em ajudar os municípios para nenhum deles venha a ser prejudicado”.

Caberá ao gestor do Fundo Municipal de Assistência Social registrar a apresentação de contas no sistema informatizado do MDS e ao conselho indicar a sua aprovação. Por esse motivo, o ministério orienta que ações de planejamento e de comprovação de gastos do IGD-M sejam realizadas de maneira articulada e integrada entre os gestores do Bolsa Família, do fundo e com a participação da instância de controle social do programa e do Conselho Municipal de Assistência Social. A prestação de contas é anual e os gestores precisam ficar atentos ao prazo para o exercício de 2010.



Fonte: Ne noticias

Homem tenta furtar residência e se esconde da polícia numa caixa d’água

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), Adelvan de Souza, 24 anos, foi preso por tentativa de furto no município de Itabaiana a 56 km da capital. Segundo informações da Polícia Militar de Sergipe, ele tentava furtar pertences de uma residência, localizada na rua José Ferreira de Araujo e foi encontrado na caixa d`água da residência.



Foto: DivulgaçãoJosé Ferreira de Araújo foi encontrado dentro da caixa de água (Foto: Divulgação)
A Polícia Militar informou que Adelvan foi descoberto após o proprietário do imóvel desconfiar ao ouvir barulhos estranhos na casa. No local, a polícia flagrou o suspeito, que ao perceber a aproximação da PM tentou se esconder, mas não teve êxito e foi preso, encaminhado à Delegacia Regional de Itabaiana.

Fonte: Atalaia agora

Duas pessoas são assassinadas em povoado de Moita Bonita


Duas pessoas foram assassinadas na tarde desta terça-feira (22) no povoado Cova da Onça, na cidade de Moita Bonita. As vítimas foram José Alberto e José Carlos dos Santos. Os principais suspeitos do crime são um morador do povoado e o seu filho.
Segundo a Polícia Civil, Alberto e José Carlos, estavam em uma casa onde funciona um bar, em companhia de um dos autores do crime. Em seguida, o outro acusado chegou e deram início a uma discussão. Sentindo-se ofendido, um deles foi em casa e pegou a arma retornando ao bar para cometer o duplo assassinato.
A Polícia informou que as investigações apontam que o crime tenha sido motivado por antigas desavenças entre as vitimas e os assassinos.
Fonte: atalaia agora

Déda quer levar fábrica da Dakota para Poço Verde


O governador Marcelo Déda recebeu na manhã de hoje (21) no Palácio de Veraneio, o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea (Toinho de Dorinha), para tratar da possibilidade da instalação da fábrica de calçados Dakota no município. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Valadares Filho e do secretário municipal de Finanças, Thiago Dórea. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e do Turismo, Zeca da Silva, e o presidente da Codise, Décio Portella, também participaram do encontro. 

Toinho de Dorinha expôs o interesse do grupo empresarial em construir uma unidade em Poço Verde, o que geraria em torno de 1.800 empregos na região. “Trata-se de um investimento da mais alta importância, principalmente pela geração dos novos postos de trabalho, além do desenvolvimento que ele trás com a geração dos empregos indiretos através de toda logística que é empregada pela fábrica”, enfatizou o prefeito. 

Para garantir a indústria em Poço Verde, a contrapartida do poder público seria a aquisição da área, que já foi escolhida pelo grupo e está avaliado, a preço de mercado, em pouco mais de R$ 300 mil. O governador ficou sensível com o pleito do município e determinou que a Companhia Estadual de Obras Públicas (CEHOP) faça um levantamento do valor do terreno, que é o primeiro passo para uma possível negociação com o proprietário. 

“Temos interesse e posso afirmar que Sergipe não vai perder essa fábrica, mas estamos passando por um momento delicado nas finanças estaduais e determinamos a todos os secretários que não façam nenhum novo investimento até fecharmos o ciclo do governo anterior. Mas vamos deflagrar esse processo a partir de hoje e fazer todos os esforços para conseguir os recursos necessários à compra do terreno”, informou Déda. 

Toinho de Dorinha ficou satisfeito com a posição do governador e disse que estará acompanhando todo o processo de perto com o objetivo de conseguir mais esse investimento para o município. “Desde seu primeiro mandato que Marcelo Déda tem demonstrado compromisso e sensibilidade com as necessidades de Poço Verde, que é um município carente de recursos. Acreditamos que essa será mais uma reivindicação que vai ser atendida pelo nosso governador”, afirmou o prefeito. 
CONTATO: 
TOINHO DE DORINHA: 9817-5262

sábado, 19 de março de 2011

Clínica da Saúde da Família em Malhador

Vídeo mostra o discurso do governador de Sergipe, Marcelo Déda e da prefeita de Malhador Sarina Faro.

Marcelo Déda inaugura Clínica de Saúde da Família em Malhador

 O governador de Sergipe, Marcelo Déda, inaugurou sexta-feira, 18 de Março, a 44° Clínica de Saúde da Família na cidade de Malhador, distante a 49 Km de Aracaju. Na ocasião estavam presentes autoridades do governo estadual e do município.


Foto: Ed Carlos

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, salientou a importância da Clinica de Saúde:
- A Clínica da Saúde da Família vai ter uma importância significativa porque, logo no início da gestão perdi o convênio que foi rejeitado pela gestão anterior. Eu propus a sua implantação a partir da responsabilidade que assumi com a saúde pública de Malhador. Eu fui, corri atrás e graças a Deus conseguimos hoje inaugurar a nossa Clínica de Saúde da Família para a felicidade e alegria do povo de Malhador.

O governador, Marcelo Déda, também destacou a importância da clínica na cidade:
- Esta é a 44° Clínica de Saúde da Família que esta sendo entregue, que vocês usem essa clínica com muito carinho, que ela sirva de conforto no apoio e no sofrimento de todos vocês, que ela seja um marco de um novo tempo para a saúde pública do município de malhador.

Foto: Ed Carlos
Além nova unidade de saúde, foram inauguradas, onze ruas pavimentadas e a reivindicação da reforma da quadra de esportes do município. As inaugurações fazem parte da programação festiva do padroeiro São José, que acontece nesse fim de semana com shows artísticos na praça central da cidade com atrações nacionais entre elas abanda de forró Limão com Mel.

Veja abaixo a programação:
19 de Março de 2011
Junior Ventura
Forte Desejo
Art Mania
Danielzinho
Local: Praça Coronel Tércio Veras


20 de Março de 2011

Julinho Porradão







Limão com Mel
Fogo na Saia
Local: Praça Coronel Tércio Veras


Ed Carlos Dias de Souza

quinta-feira, 17 de março de 2011

Déda em Malhador! Sarina e Dedé estarão juntos?

Governador pode ter surpresa com uma categoria de profissionais da saúde! 


Amanhã, sexta-feira (18) será uma ótima oportunidade para sabermos como está a relação entre os grupos políticos de Malhador.
Antes que os apressadinhos comentem que eu estou querendo que o governador não venha ao município, quero deixar bem claro que, na condição de governador do Estado, Marcelo Déda deve levar benefícios a todos os 75 municípios sergipanos, e Malhador precisa, e muito, das ações com o governo estadual.
O que iremos observar é se o político, Marcelo Déda, conseguirá colocar no mesmo palanque os dois agrupamentos, que aliás, estão administrando juntos a cidade de Malhador.
Será uma ótima oportunidade para vermos, lado a lado, Sarina e Dedé do Inhame!
A visita do Governador é para "Inaugurar" (?) a Clínica de Saúde da Família, que já está funcionando!
Aviso para a Prefeita:
Converse com os enfermeiros do município. Eles não estão nada satisfeitos com o tratamento que recebem da administração municipal.


Marcos Aurélio, colunista do Malhador.com

O clima esquenta com vistas para as Eleições 2012 em Aparecida-SE

É hora de começar a pensar, ou ainda é cedo?


O gosto pela política é uma tradição que torna as conversas mais atraentes em pequenas cidades sergipanas, e em Aparecida a situação não é diferente, mais de um ano antes das eleições 2012 e já se fazem várias cogitações sobre a sucessão do Executivo. Nas eleições de 2008, Antônio Muniz (PMDB) apoiado pela ex-prefeita Verônica (PMDB) venceu as eleições sobre seu irmão Paulo Muniz (PDT).

Durante a formação do secretariado, o eleito prefeito Antônio Muniz nomeou alguns nomes ligados à ex-prefeita Verônica, como a própria na secretaria de Assistência Social e seu esposo Antônio Andrade na Secretaria de Saúde. Mas com poucos meses depois, esses nomes foram substituídos por pessoas da família do então prefeito Antônio Muniz, caracterizando um racha entre os grupos.
Nas eleições 2010 a ex-prefeita e o atual prefeito Antônio Muniz apoiaram Pastor Mardoqueu para Deputado Estadual, no entanto, Tonho Muniz apoiou Rogério Carvalho para deputado Federal e a ex-prefeita apoiou Pastor Heleno, ficando mais nítido o racha entre os grupos.
Diante do possível racha entre os peemedebistas, a disputa para Federal foi bastante disputada em Aparecida e o candidato da ex-prefeita obteve a maioria dos votos. Com atual realidade o atual prefeito Tonho Muniz deve ir à reeleição contra a ex-prefeita, Verônica, ainda há rumores de que Paulo Muniz estará no mesmo grupo de seu irmão Tonho, nas próximas eleições.

Nas eleições para Presidente da Câmara houve novas reviravoltas. Com o apoio de Tonho Muniz, o vereador José Lima (PPS) foi eleito como chefe da casa, com voto da grande maioria dos vereadores, com exceção de Humberto (PSB), Gilson dos Correios (PDT) e Totô (PMDB).
A disputa para Vice-Prefeito também deverá ferver, Erinaldo da Cruz (PT) atualmente vice, irá brigar para manter-se no cargo; o Vereador Sibido também já fez questão de anunciar que lutará pelo cargo nas próximas eleições. Entre outros nomes que podem entrar na briga pelo cargo é o atual Vereador Gilson do Correios, e o ex-prefeito Paulo Muniz.
Aparecido Santana. www.seagora.com.br

Restaurante da UFS provoca surto de diarréia


Já é a segunda vez nos últimos dois anos, que o almoço do RESUN da UFS provoca a endemia.


 Grande maioria das pessoas que almoçaram no Restaurante Universitário da Universidade Federal de Sergipe (RESUN), nesta quarta-feira (16/03) teve surto de diarréia. Já é a segunda vez nos últimos dois anos, que o almoço do RESUN da UFS provoca a endemia.
Diversas pessoas sofreram do mesmo sintoma após almoçar no RESUN da UFS, a diarréia comprometeu a saúde de diversas pessoas. O aproveitamento de alimentos de outros dias pode ter sido o fator que motivou a doença.
Construído em 1980, o RESUN atende um grande número de estudantes da UFS no Campus de São Cristóvão, mas a qualidade da alimentação não atende as mínimas condições higiênicas para manter-se atendendo a comunidade universitária. A estrutura do restaurante passa por um momento bastante crítico, as últimas reformas foram realizadas em Novembro de 98 e Janeiro/2008.
Givanilson Gouveia, aluno de Geologia da UFS foi um dos universitários que sofreu com a endemia provocada pela alimentação do RESUN. “O surto de diarréia do RESUN foi a recepção dos calouros que estão entrando na universidade, varias pessoas que se deliciaram do almoço da ultima quarta, passaram boa parte da noite no banheiro suando, não pelas altas temperaturas do clima tropical aracajuano, mas com muita dor na barriga. Sem sobra de dúvidas essa foi uma das maiores calouradas da historia da UFS”, desabafa Givanilson.
Por Aparecido Santana. (www.seagora.com.br)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Diretor do FMI pede ao Brasil que economia cresça mais devagar


Fonte: folha on-line

No dia em que foi anunciado um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 7,5%, a presidente da República, Dilma Rousseff, e o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, conversaram sobre os riscos do superaquecimento da economia e a necessidade de crescimento "lento e estável" dos países.
"É chegado o momento de desacelerar a economia", afirmou Strauss-Kahn sobre o Brasil após o encontro.
O diretor do FMI foi recebido no Palácio do Planalto. Além da presidente, participou da audiência o ministro Guido Mantega (Fazenda).
Strauss Kahn afirmou que ele e a presidente concordam que "crescimento por si só não é o bastante". Ele elogiou os programas sociais do governo brasileiro --citou o Bolsa Família-- e, principalmente, a recente decisão de corte de gastos. Segundo ele, os cortes são "muito bem-vindos".
O executivo anunciou mudanças aprovadas no Fundo para um "rebalanceamento" de poder, o que abriria mais espaço para a participação do Brasil. Segundo ele, o país é um dos dez maiores acionistas do FMI.
Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 3,675 trilhões em 2010.
Para o ministro Guido Mantega (Fazenda), o crescimento de 7,5% não sinaliza um superaquecimento da economia --segundo ele, os dados mostram que já há um desaquecimento no último trimestre.
RANKING
Guido disse que, segundo dados preliminares, a economia brasileira ultrapassou a da França e do Reino Unido em paridade de poder de compra e é agora a 7ª maior economia mundial.
Dois anos atrás, o país estava atrás de Estados Unidos, China, Japão, Índia, Alemanha, Rússia, Reino Unido e França, nesta ordem, segundo rannking do Banco Mundial. As projeções preliminares citadas por Mantega ainda não foram confirmadas pelo Banco Mundial.
Entre os países do G20, o índice de crescimento do PIB brasileiro foi o quinto maior, ficando atrás de China, Índia, Argentina e Turquia.
"Isso mostra a capacidade produtiva da economia brasileira, o potencial que vem sendo realizado nesses últimos anos. Mostramos nossa capacidade de crescer cada vez mais", afirmou.
O ministro disse ainda que o crescimento significativo do investimento mostra a qualidade do crescimento brasileiro, já que está havendo expansão na capacidade produtiva brasileira.
O investimento no país teve boa recuperação ao longo de 2010, mas ainda não retomou o nível pré-crise, observado em 2008.
Naquele ano, a taxa de investimento foi de 19,1%. No ano passado, representou 18,4% do PIB, segundo o IBGE. Em 2009, a taxa de investimento do país não passou de 16,9%.
Sérgio Lima/Folhapress
Para ministro, investimento mostra qualidade do crescimento
Para ministro, investimento mostra qualidade do crescimento
HISTÓRICO
O percentual de crescimento do PIB é o maior desde 1986, quando houve a mesma alta. No entanto, a metodologia da série foi modificada em 1996.
Em 2009, o PIB havia apresentado retração de 0,6% --a primeira na atividade econômica desde 1992.
Com o crescimento mais arrefecido na parte final do ano, o PIB subiu 0,7% no quarto trimestre de 2010, em relação aos três meses imediatamente anteriores. Na comparação com o período de outubro a dezembro de 2009, a economia registrou alta de 5,0%.

Aposentados do INSS terão de dar prova de vida e renovar senha todos os anos


Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem os benefícios por cartão magnético, conta-corrente e conta-poupança terão de comprovar, anualmente, que estão vivos.
De acordo com resolução publicada no Diário Oficial desta quinta (3), o beneficiário do INSS deverá ter de provar que está vivo e renovar a senha, mediante identificação pelo funcionário do banco ou por sistema biométrico em equipamento de autoatendimento que disponha dessa tecnologia.
A prova de vida e renovação de senha também poderão ser realizadas pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS.
Bancos
Caberá à instituição financeira transmitir ao INSS, por intermédio da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social), os registros relativos à prova de vida e à renovação de senhas.
O beneficiário poderá atualizar o endereço no próprio INSS ou no banco pelo qual recebe o benefício. Nesse caso, o banco também encaminhará a atualização ao INSS por meio do Dataprev.
A prestação dos serviços será gratuita.
Fonte: Infomoney

Aécio Neves: viagem de moto com passagem por Aracaju


Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais e senador mineiro pelo PSDB, iria apenas seguir seu intinerário para os cânions do Rio São Francisco e pernoitar em Pirambu com oito amigos, todos com motos especiais para trilhas. Mas quando se tem um anfitrião como o ex-governador Albano Franco, toda a rota teria que ser mudada...
O político circulou por Aracaju no último finde e distribuiu simpatia. Na sexta, foi ao Bar Escuderia e depois ao Clube do Samba, onde foi muito cumprimetado. No sábado, almoçou no Com Amor Beach Bar. Ao futuro presidente do PSDB em Sergipe (a posse acontece em abril), o empresário Adierson Monteiro, Aécio avisou: adorou a capital sergipana e volta para conhecer os festejos juninos da cidade e no Estado, em junho desse ano.
Eu tive o maior prazer de conhecer o grande líder político e constatei o porquê dos seus altos índices de popularidade. Aécio Neves é realmente muito simpático, simples, brincalhão e exala muito, mas muito carisma... 
Atalaia agora


Usuarios online