sábado, 30 de abril de 2011

Malhador realiza o dia D contra a gripe

Marcado em todo o país como o dia D de vacinação da campanha contra a gripe o dia 30 de Abril, apresentou um bom número de pessoas que foram aos postos de saúde se vacinar contra o vírus influenza. Em todo o território nacional, a meta do governo é imunizar idosos acima de 60 anos, crianças a partir de 06 meses a 2 anos de idade, além de gestantes e profissionais da saúde.

No município de Malhador localizado a 49 km de Aracaju a Clínica de Saúde da Família (CSF), esta com suas equipes de prontidão para atender a demanda. Mesmo debaixo de chuva, várias pessoas procuraram neste sábado a unidade de saúde, a fim de se prevenir contra a doença.

O objetivo da secretaria municipal de saúde é imunizar 80% da população que se enquadram no perfil definido pelo governo federal. Em função desse elevado número de pessoas, equipes formadas por profissionais da área realizam durante toda a semana, a vacinação nas unidades de saúde dos povoados Alecrim, Adique, Poço Terreiro, Saco Torto, Palmeira e Tabua, como também em regiões mais afastadas dirigindo-se até as residências dessas pessoas.

Na segunda feira, (2) de Maio, será montada uma tenda na praça central da cidade para vacinar as pessoas que não puderem comparecer ao posto, ressaltando que a vacinação prossegue até o dia 13 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 7 as 17 h, na Clínica de Saúde da Família em Malhador.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeita Sarina Faro, participa de Fórum sobre agricultura familiar nos municípios

Prefeitos e secretários municipais de agricultura das 75 cidades sergipanas participaram do Fórum sobre agricultura nos municípios para discutir políticas públicas destinadas à agricultura familiar. Políticos do executivo nacional e estadual, secretários do governo de Sergipe, representante da Conab (Ba/Se), Cohidro, Pronese, Banco do Nordeste, Banese, Banco do Brasil e presidentes de associações, também marcaram presença.

O evento aconteceu na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) na última quinta-feira, 28 de Abril. Logo na abertura o secretário de Estado da Agricultura, comunicou aos gestores municipais sobre a aquisição de sementes de milho e feijão que serão distribuídos aos agricultores a exemplo do ao passado. A programação contou com palestras, mesas redondas, entregas de kits de inseminação artificial e assinatura de termo de cooperação técnica entre os Estado de Sergipe e Bahia.

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, em entrevista ao noticiário Aperipê Notícias, da TV Aperipê, que foi ao ar na última quinta-feira (28) às 18h30min, disse que aprova a integração entre os municípios em benefício da agricultura.

Ainda de acordo com Sarina, a parceria com a Emdagro é fundamental em função dos técnicos que capacitam os produtores do município, além da atuação da Conab que ajuda o poder público municipal na aquisição da merenda escolar, como também na distribuição de alimentos comprados diretamente dos produtores rurais fortalecendo a economia local, tendo em vista a base econômica do município, 90% proveniente da agricultura.

Ed Carlos Dias de Souza, com informações a ASN e TV Aperipê

Fórum debate agricultura familiar no âmbito municipal

Discutir políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no âmbito municipal. Esse foi o objetivo da Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) ao promover, nesta quinta-feira, 28, na sede da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Fórum dos Secretários Municipais da Agricultura. O evento contou ainda com as presenças do vice-governador do Estado, Jackson Barreto, da secretária Extraordinária de Políticas para Mulheres, Maria Teles, do deputado estadual João Daniel, do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martin da Silva, da superintendente da Conab Ba/Se, Rose Ponder, prefeitos, presidentes de associações de agricultores rurais, gestores da Cohidro e Pronese, e representantes do Banco do Nordeste, Banco do Estado de Sergipe e Banco do Brasil.

A solenidade foi aberta pelo secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, que aproveitou oportunidade para comunicar aos Secretários e Gestores municipais sobre a aquisição de sementes de milho e feijão. ?As sementes já foram asseguradas, da mesma forma que foi no ano passado, nesse período estamos obedecendo apenas aos trâmites burocráticos necessários que a Administração pública exige?.

José Sobral deu, ainda, uma excelente notícia para o pequeno agricultor do Baixo São Francisco: que a Conab, através do programa de garantia de preço mínimo, vai adquirir o arroz que for produzido com garantia de recebimento. ?Agradeço à superintende da Conab por trazer para os agricultores, principalmente aos rizicultores do Baixo São Francisco, essa boa notícia. Nós pretendemos produzir e entregar para a Conab mediante cadastros, com acompanhamento das Prefeituras e da Emdagro, 12 mil toneladas de arroz. Isso significa o primeiro passo para o desenvolvimento do Baixo São Francisco?.

O vice-governador Jackson Barreto falou da importância da agricultura familiar com instrumento de inclusão. ?Saúdo o Secretário de Agricultura do Estado, José Sobral, ao lado do competente dirigente da Emdagro, o Jefferson Feitoza, também aos prefeitos por estarem aqui demonstrando compromisso com a agricultura familiar. Nada mais importante do que termos nossas ações voltadas para a inclusão social e é isso que nós queremos, é isso que nós precisamos e é esse o objetivo que nós temos que perseguir e alcançar: fazer cada vez mais agricultura familiar esse grande instrumento de inclusão social?.

Programação

A programação contou com palestras, mesas redondas, entregas de kits de inseminação artificial e assinatura de termo de cooperação técnica entre os Estado de Sergipe e Bahia. O Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, fez uma apresentação sobre o aniversário de 49 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural em Sergipe e disse que a agricultura familiar vive um novo momento.

?Nós vivemos um novo momento em que o país se apresenta em condição de fazer com que nós possamos erradicar a pobreza no Brasil. A Emdagro, entendendo as políticas definidas para o País, para os Estados e Municípios trouxe para esse fórum os Secretários Municipais de Agricultura, os Prefeitos e todos os demais gestores municipais para darmos conhecimento de suas responsabilidades dentro do cenário da erradicação da pobreza extrema, proposta pela presidente Dilma e corroborada pelo Governador Marcelo Deda?, analisa Jefferson.

Já o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins, apresentou o foco principal sobre as políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar. ?Nós apresentamos aos secretários municipais as grandes possibilidades e as oportunidades que existem para podermos dinamizar as economias locais e estabelecer uma grande articulação e parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e o Governo Federal?.

Argileu disse ainda que, em atendimento à demanda apresentada pelo Secretário José Sobral, ?outro objetivo da vinda a Sergipe e da participação do Fórum é apresentar o processo de adesão ao Sistema Unificado de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (SUASA) para que o Estado de Sergipe possa ter seu próprio processo e o seu próprio serviço de inspeção tanto em nível de Estado quanto ao município?, explicou.

Na sequência da programação do Fórum, outro tema como a as alternativas de diversificação de culturas foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-BA, Basílio Leite, e a distribuição, por parte da Emdagro, 12 kits de inseminação artificial em vacas às Associações de Agricultores Familiares dos Municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha, Santa Luzia do Itanhi, Neópolis e Lagarto.

À tarde, foram realizadas duas mesas redondas, onde a primeira buscou desenvolver temas sobre Políticas de Comercialização, tendo como debatedores representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids) e Emdagro. Na segunda mesa redonda, Banese, BNB e Banco do Brasil trataram sobre Repactuação de Dívidas.

Ao final, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado de Sergipe, representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), através da Emdagro, e pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, através de sua Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), cujo objetivo é compartilhar as ações visando assegurar a sustentabilidade da fruticultura - nas culturas de citros, coco e banana - do cultivo de palma forrageira, do uso seguro de agrotóxicos e destinação final de suas embalagens e o sistema integrado de informação nos estados.
Fonte: Agência Sergipana de Notícias

Municípios têm dificuldades com a falta de recursos para complementação ao piso

O Supremo Tribunal Federal (STF) manifestou-se nesta quarta-feira, 27 de abril, a favor da permanência dos professores em sala de aula durante, no máximo, dois terços da jornada de trabalho. O tempo de um terço restante deve ser usado para desenvolver atividades de planejamento de aulas e aperfeiçoamento profissional. Somada à decisão do início do mês - a Corte do STF decidiu que o piso é vencimento inicial -, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que o impacto seja de aproximadamente R$ 5,4 bilhões.

?Só com a decisão sobre a jornada dos professores o impacto será de R$ 3,1 bilhões. As prefeituras terão de contratar mais 180 mil docentes?, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Diante desse quadro preocupante, ele afirma que a complementação da União ao piso salarial de Estados e Municípios ? prevista no artigo 4.º da Lei do Piso Salarial que deveria vigorar a partir de 2010 ? precisa sair do papel e auxiliar, definitivamente, os Municípios a arcar com essa responsabilidade.

Em 2010, por exemplo, R$ 762,3 milhões foram colocados à disposição para a assistência federal ao pagamento do piso. O montante não chegou aos cofres municipais por falta de regulamentação do Ministério da Educação (MEC). Para receber os recursos, os gestores municipais deveriam encaminhar solicitações ao Ministério, mas os Municípios aguardaram durante todo o ano passado a regulamentação dos critérios, o que não aconteceu.

?Os Municípios não contaram com apoio federal para garantir o cumprimento da Lei do Piso em 2010?, alerta Ziulkoski. No ajuste anual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), publicado este mês, os R$ 762,3 milhões que deveriam ser destinados ao pagamento do piso foram redistribuídos entre todos os Estados que receberam os recursos federais do Fundo em 2010, ou seja, não foram distribuídos a título de complementação ao piso.

Em 2011, quase R$ 867 milhões estão previstos para o apoio federal ao pagamento do piso salarial do Magistério. A portaria 213/2011, que aprova os critérios para a solicitação dos recursos da União ao pagamento do piso, reforça a definição da Lei do Piso de que apenas os Estados e Municípios que recebem a complementação da União ao Fundeb podem pedir ajuda, se atenderem cumulativamente alguns critérios (veja-os no arquivo anexo).

?Os recursos não são para todos os que precisam. Apenas nove estados [Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí], que representam 1.756 Municípios, têm direito à complementação ao Fundeb e ao piso, os outros estão excluídos?, critica o dirigente da CNM. Ziulkoski destaca que, este ano, apesar da flexibilização nos critérios, apenas 8% dos Municípios devem conseguir cumprir as exigências para solicitar a complementação.

Fundeb
A CNM esclarece porque os recursos do Fundeb são escassos e porque os Municípios enfrentam dificuldades para cumprir o piso dos professores: o Fundo é o principal mecanismo de financiamento da Educação no Brasil, mas não se destina exclusivamente ao pagamento de salários. Ele precisa ser utilizado para outras ações como construção e reforma das escolas, transporte escolar, aquisição de material didático e formação dos professores.

A lei estabelece que uma parcela mínima de 60% dos recursos do Fundeb deve ser destinada ao pagamento da folha do magistério, mas dados do Siope/2009 apontam que 96% dos Municípios já destinam aproximadamente 73% dos recursos para essa finalidade. ?Mesmo sem a participação da União, os Municípios não economizam esforços para assegurar o cumprimento da Lei do Piso. A cada ano, comprometem uma parcela maior do orçamento para manter e desenvolver o Ensino no Brasil?, finaliza Ziulkoski.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Representantes municípais discutem projetos em prol da população

Representantes da sociedade malhadorense, debateram alguns projetos importantes para o desenvolvimento do município nas áreas de segurança pública, inclusão digital e fortalecimento da produção agrícola.

Na reunião estavam presentes Jadson Vieira, secretário de Administração da prefeitura de Malhador, Emanuel da EMDADRO, Roberto Vieira presidente do CMDS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e representando as associações do município, além do vereador Valmir do sindicato e Gerinaldo presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Malhador.

Reunidos no último dia 26 de Abril, no sindicato dos trabalhadores rurais do município, a pauta de discussão girou em torno de questões fundamentais para sociedade.

Os representantes abordaram na reunião o projeto de criação da guarda municipal visando aumentar a segurança em todo o município, como também se discutiu o projeto de inclusão digital no povoado Alecrim para levar acesso ao meio digital através do poder público.

No campo da agricultura debateram sobre a proposta de criação do SIM (Selo de Inspeção Municipal), com a finalidade de ajudar os produtores rurais na comercialização dos produtos no próprio município, e também em outras cidades, no qual autenticam a excelente procedência dos produtos agrícolas de Malhador.

Ainda na reunião foi criada uma comissão com representantes da Prefeitura, Sindicato e CMDS, para se deslocarem até a Assembléia legislativa, a fim de conseguir recursos para a viabilização desses projetos.

Ed Carlos Dias de Souza

Ascom PMM

CREAS de Malhador distribui alimentos à população de baixa renda

Sensibilizados com a realidade das famílias de baixa renda, a prefeitura de Malhador através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceira com a Companhia de Abastecimento (CONAB) e da Associação Semeando o Futuro, distribuíram alimentos às famílias de baixa renda.

Moradores dos povoados Adique, Alecrim, Palmeiras, Saco torto e demais localidades do município, foram cadastrados antecipadamente para receberem os alimentos. O cadastramento ocorreu de casa em casa recolhendo os dados das famílias somando um total de 500 pessoas, todas cadastradas por uma equipe do CREAS, formada por Jacira Vieira, coordenadora e José Valter, presidente da Associação Semeando o Futuro.

Os alimentos distribuídos à população fazem parte do programa, Agricultura Familiar do governo federal, adquiridos dos produtos locais fomentando a produção agricula da localidade. O objetivo dessa iniciativa é beneficiar as famílias de baixo poder aquisitivo, no qual a carência de uma alimentação digna é uma constate em suas vidas.

As doações dos alimentos ocorreu na quarta-feira, 27 de Abril, e continuará até janeiro de 2012, sempre as quartas-feiras no CREAS, localizado em frente à Praça Padre Manuel de Oliveira.

A prefeitura de Malhador trabalha, a fim de proporcionar condições de uma vida digna à população carente.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Malhador investe em urbanização

Investir em obras é uma das prioridades da prefeitura de Malhador. Através da secretaria municipal de infra-estrutura a atual administração executa serviços que melhoram a qualidade de vida da população.

Calçamento, recuperação de estradas nos povoados, reformas de praças, iluminação pública e limpeza das ruas são alguns dos serviços da realizados em todo o município.

Josiel Moreira, secretário de infra-estrutura trabalha a frente do cargo desde 2009, ele afirma que a função requer planejamento para que o cronograma seja cumprido.

Segundo Josiel, várias obras foram realizadas em todo o município desde quando assumiu a secretaria. As últimas obras executadas foram a recuperação da estrada do Pinga com o objetivo de refazer o percurso do riacho localizado as margens da via, além do serviço de terraplanagem no Alecrim, a drenagem da água e a reforma no piso da escola no povoado Palmeiras.

Ainda de acordo com o secretário, também ocorreram serviços no Povoado Saco Torto, reformando o calcamento das ruas, o piso da praça, a troca de lâmpadas queimadas e o retelhamento da escola, o mesmo acontecendo na unidade de ensino na Colônia Santo Izidoro.

Em 2011, outras obras e serviços serão realizados a fim de que os moradores do município tenham uma vida mais confortável.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

Vacinação contra a Influenza - 2011

No dia, 25 de abril de 2011, tiveram início em todo o país à vacinação contra a influenza, vírus causador da gripe A campanha tem como objetivo, vacinar pessoas dos seguintes grupos: idosos acima de 60 anos, gestantes, profissionais de saúde e crianças com idade entre 06 meses a menores de 02 anos.

Em Malhador, os grupos citados deverão procurar a Clínica de Saúde da Família para receber a vacina de segunda a sexta- feira no horário das 7 às 17h.

Dia 30 de Abril de 2011, será o dia naciona da campanha de vacinação contra o vírus da gripe.

Vacinação contra a influensa é um direito de todos garantido pelo SUS ( Sistema Único de Saúde).

Faça as sua parte, procure a unidade de saúde e proteja-se.

Secretaria Municipal de Saúde de Malhador

Campanha contra a Dengue

A secretaria municipal de saúde alerta a população para os perigos da dengue.

Faça a sua parte, não acumule água limpa e parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros. Contribua com a prefeitura.Esta é uma Luta de todos.

Vamos nos unir contra a dengue.

A dengue ainda mata.

Secretaria Municipal de Saúde de Malhador.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Meio ambiente

Sarina Faro, prefeita de Malhador, participou hoje (26) de Abril, a convite da prefeitura de Itabaiana de um evento promovido pela prefeitura do município e o governo de Sergipe sobre licenciamento ambiental.

O encontro aconteceu na câmara de vereadores de Itabaiana com a presença de várias autoridades tanto municípais quanto estaduais. Na oportunidade foi assinado o convênio para licenciamento ambiental da cidade de Itabaiana em parceria com o a Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos).

Após a assinatura, Itabaiana passou a ser a primeira cidade sergipana a conquistar o direito de emitir a licença ambiental. A iniciativa permitirá mais agilidade na expedição das licenças, documento fundamental de regularização das atividades produtivas de impacto Ambiental.

Itabaiana cria um importante instrumento para a preservação do meio ambiente, como também servindo de modelo para outros municípios da região agreste a exemplo de Malhador, no qual os gestores públicos precisaram investir em iniciativas na preservação do meio ambiente .

Ed Carlos Dias de Souza

Brasil abre consulta pública sobre mudança na Lei de Direito Autoral

Os interessados em contribuir com a elaboração do projeto de lei com o qual o Ministério da Cultura irá propor mudanças na Lei de Direito Autoral têm até sábado (30) para enviar as sugestões à Diretoria de Direitos Intelectuais do ministério.
O anteprojeto de lei que o ministério abre para consulta pública a partir de hoje (25) indica sete pontos que, segundo a diretoria, necessitam ser aperfeiçoados para regulamentar o uso não apenas de textos literários, de composições musicais, fotografias, mas também de obras intelectuais como sermões, conferências, programas de computador. A finalidade também é aumentar a proteção dessas obras.
Os sete pontos em destaque tratam das limitações aos direitos do autor; usos das obras na internet; reprografia das obras literárias; gestão coletiva de direitos autorais; supervisão estatal das entidades de cobrança e distribuição de direitos; unificação de registro de obras e controle de obras feitas sob encomenda.
Após o fim do prazo da consulta, o anteprojeto será debatido no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), em audiências públicas nas comissões de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e do Senado e em ao menos um evento público que o ministério promete realizar no final de maio. A previsão é que o projeto de lei resultante de todo o debate público seja enviado à Casa Civil em 15 de junho para, então, ser encaminhado ao Congresso Nacional.
As contribuições deverão ser encaminhadas em formulário específico disponível no site do ministério (www.cultura.gov.br) para o e-mail revisao.leiautoral@cultura.gov.br. Quem preferir pode enviar o formulário para a Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI/MinC), no endereço SCS Quadra 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate ? Torre B, 10º andar, CEP: 70.308-200, Brasília (DF).
De acordo com uma pesquisa divulgada há uma semana pela Consumers International, o Brasil tem a quarta pior legislação de direitos autorais entre os 24 países avaliados. Segundo a organização composta por órgãos de defesa do consumidor de vários países, o Brasil ficou à frente apenas da Tailândia (a pior situação), Chile e Reino Unido. Na avaliação da entidade, nesses lugares, as leis de propriedade intelectual castigam os consumidores, dificultando-lhes o acesso a serviços e produtos culturais. No Brasil, o levantamento foi feito com a contribuição do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O relatório da Consumers International destaca que os países em desenvolvimento são os que detêm as leis mais prejudiciais ao consumidor. Uma das críticas feitas é a punição excessiva prevista aos consumidores considerados infratores da lei quando realizam tarefas cotidianas como, por exemplo, transferir arquivos de um equipamento para o outro, para uso pessoal. Por outro lado, não há qualquer punição prevista aos fornecedores que cerceiam os direitos do consumidor.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Começa hoje (25) de Abril em todo país, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A campanha desse ano pretende imunizar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de dois anos, além de gestantes e profissionais da saúde como também os grupos contra a influenza A (H1N1), gripe suína.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.

A campanha segue até 13 de maio com uma única dose para todos os grupos exceto crianças. Os menores de dois anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.

A ampliação do público-alvo da campanha foi estabelecida pelo ministério da saúde, porque as complicações da influenza com pneumonias bacterianas e o agravamento de doenças crônicas já existentes como diabetes e hipertensão, são mais comuns nesses grupos.

Em Malhador, as unidades de saúde do município estarão disponibilizando a vacina. A Clínica de Saúde da Família, Pe. Antônio Resende de Souza, funcionará das 7 ás 17h de segunda à sexta. Sábado dia 30 de abril, será realizado o dia D de vacinação da campanha.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM, com informações da Agência Brasil

MALHADOR NA LUTA CONTRA A DENGUE

A secretaria municipal de saúde em parceria com a secretaria de estado da saúde, estará entre os dias 18, 19, 25 e 26 de Abril e nos dias 02, 03 e 09 de Maio de 2011, com o serviço de borrifação contra Dengue através carro do fumacê, veículo adaptado com bombas para o UBV pesado (Ultra Baixo Volume) usado para bloquear a transmissão do vírus AEDES AEGYPTI.
O UBV   é utilizado de forma complementar as atividades de combate e para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue. Ele tem este nome porque consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto.
Dessa forma, Malhador intensifica as ações de controle e destruição dos criadouros da dengue no município.

Dengue Mata, mas podemos evitar. Ajude a prefeitura de Malhador NO CAMBATE A DENGUE.

Ed Carlos Dias de Souza

domingo, 24 de abril de 2011

Transporte escolar beneficia universitários de Malhador

Transporte escolar é um serviço público prestado em todo país pelas secretarias municipais e estaduais de educação. Através dele que muitos alunos residentes em regiões distantes são transportados até as respectivas unidades de ensino.

No município de Malhador como em qualquer outra cidade desse país, esse serviço é ofertado aos estudantes da rede municipal e estadual. Além desses alunos a classe universitária, também é beneficiada com o transporte escolar que os conduzem aos respectivos campi.

O trabalho desenvolvido pela secretaria municipal de educação em prol da classe acadêmica recebeu de alguns universitários o reconhecimento, através de um texto publicado na coluna de Diogo Rafael no site Malhador.com, no qual expressam à gratidão dos acadêmicos de Malhador em utilizar um ônibus para transportá-los até as universidades com conforte, segurança e qualidade, a custo zero.

Logo abaixo, publicamos o texto na integra produzido pelos acadêmicos de Malhador, em agradecimento ao trabalho realizado por Odiler Rezende, secretário municipal de educação e da prefeita Sarina Faro.


Transporte Escolar: Uma Realidade Palpável

TEXTO IDEALIZADO POR: ROBISON LINO DOS SANTOS, ALUNO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFS.

E ASSINADO POR:

CÉZAR TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DE FÍSICA DA UFS
GELDA LINO TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
ELDA TAVARES - ESTUDANTE DO PRÉ SEED
EMÍLIA DOS SANTOS ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
MANOEL MESSIAS DOS SANTOS ? ESTUDANTE DO PRÉ SEED
CHEILA TELES DE PADILHA ? ESTUDANTE DE QUÍMICA DA UFS
ALINE NERY ? ESTUDANTE DE QUÍMICA DA UFS

Nos últimos dez anos, nosso país vem experimentando profundas mudanças no campo da educação, seja na valorização do magistério, seja no aumento do número de vagas e principalmente na expansão do ensino público superior. Falando especificamente do ensino superior, todos os estados da federação foram atingidos por esta medida tão benéfica implementada pelo governo federal, mais precisamente o Governo Lula. Todo esse conjunto de melhorias no ensino tem representado em nosso país um relevante incremento da mão de obra altamente qualificada e um aumento do número de pesquisas nas mais diversas áreas, proporcionando o desenvolvimento do País, além de levar a auto-estima da população brasileira em geral.

Todo este investimento feito pelo governo federal através da expansão das universidades aumentou consideravelmente o número de alunos nos quatro cantos do nosso grande Brasil. Agora, as pessoas das áreas mais longínquas e inimagináveis, sentem o desejo e a possibilidade de cursar uma faculdade e desfrutar das beneficies do mundo acadêmico. Mundo este, que até pouco tempo atrás fazia parte apenas do imaginário da grande maioria dos jovens brasileiros, principalmente dos mais carentes.

Com o aumento de vagas nas universidades públicas, houve a necessidade de um compromisso maior dos gestores municipais para com esta nova demanda. Falo aqui no tocante ao transporte escolar, um serviço indispensável para todos nós que precisamos nos deslocar até a universidade e não temos a mínima condição de custear as despesas com o nosso translado até a universidade.

Falando especificamente da realidade sergipana e mais precisamente da região agreste do estado, se faz necessário tecer alguns comentários bastante pertinentes no que concerne o transporte escolar para universitários, pré-vestibulandos e cursos técnicos. Esta região teve o privilégio de ser agraciada com um campus universitário localizado no município de Itabaiana, extensão da Universidade Federal de Sergipe, motivo para todos nós e para mim particularmente de muita euforia e de muito orgulho, já que agora o conhecimento bate a nossa porta e nos convida a mergulhar nas águas profundas do conhecimento. Mas, todo esse entusiasmo aos poucos foi se tornando motivo de muita preocupação para nós e em alguns casos de muita decepção. Agora que a universidade está perto de todos os municípios do agreste, esperava-se que estes disponibilizassem o transporte escolar para os alunos, mas, não foi isso que aconteceu, pelo menos para os estudantes do turno vespertino de quase todos os municípios do agreste.

Numa região de população humilde financeiramente falando, o transporte escolar pode fazer toda diferença. Neste sentido, eu particularmente e todos os alunos de Malhador temos muito o que comemorar, pois a Secretaria de Educação deste município tem dispensado um apoio irrestrito a todos nós universitários, pré-vestibulandos e alunos de cursos técnicos, no tocante ao transporte escolar.

Quero salientar que, sem esta política educacional adotada pela Secretaria de Educação de Malhador, política esta jamais vista em nosso município ou pelo menos com tamanha amplitude, eu jamais conseguiria cursar esta faculdade, pois eu não poderia jamais arcar com o meu deslocamento diário até Itabaiana. Acredito que esta situação não seja exclusividade minha, pois muitos alunos principalmente do Povoado Palmeiras compartilham esta mesma situação.

Hoje, sinto orgulho em ver várias pessoas de todo o nosso município transporem as barreiras do anonimato e poderem usufruir daquilo que tem se tornado cada vez mais primordial na vida dos nossos jovens, a continuação dos estudos após o ensino médio. A Secretaria de Educação de Malhador é atualmente a única em todo agreste a oferecer transporte gratuito para os universitários no turno vespertino, e não só para os universitários, também estão tendo acesso ao transporte alunos dos pré-vestibulares e de cursos técnicos. Com a criação da linha que se inicia no Povoado Palmeiras, vários alunos aqui do nosso povoado tem buscado estudar à tarde em Itabaiana.

Paralelo a este apoio disponibilizado pela Secretaria de Educação do nosso município aos estudantes de cursos os mais diversos e aos universitários, também tem sido dispensado apoio aos alunos que necessitam de transporte para se deslocarem a Aracaju, Itabaiana ou a qualquer outro município do nosso estado para prestarem vestibulares, Enem, concursos públicos ou qualquer outra atividade inerente a educação.

O reflexo de todo este apoio ofertado pela Secretaria de Educação de Malhador, tem sido observado nos números crescentes a cada ano, principalmente de alunos que conseguem aprovação nos vestibulares, motivo de muito orgulho para nós que fazemos parte desta terra tão maravilhosa.

Quero também aqui externar o meu lamento e a minha indignação pela situação por qual vem passando colegas de outros municípios do agreste. Casos como o dos alunos de Moita Bonita, de Ribeirópolis, de Frei Paulo, Campo do Brito além de outros, onde os alunos que estudam na universidade á tarde não têm tido apoio da sua respectiva Secretaria de Educação em relação ao transporte escolar. Em alguns desses municípios, a secretaria retirou a ajuda financeira que disponibilizava para pagar parte do custo com o transporte até a universidade. Devido a esta situação, alguns alunos têm buscado resolver o problema da forma mais prejudicial para o andamento do seu curso, estes têm diminuído o número de disciplinas por período, afim de diminuir o número de dias de aula por semana e consequentemente diminuir o valor gasto com o transporte escolar.

Mas, a situação que mais me causou revolta foi a do meu colega de turma, Gilmar, do município de Carira, ele foi obrigado a suspender o curso, o qual vinha cursando com extrema competência, por não poder pagar as despesas com o transporte. Lá, a Secretaria de Educação também suspendeu a ajuda financeira que disponibilizava mensalmente, deixando muitos alunos em situação desesperadora. Assim como eu, todos os seus colegas de turma têm lamentado a situação e sentido muito a sua falta.

Vale ressaltar, que nenhum município é obrigado por lei a fornecer transporte escolar para o ensino superior, mas, em uma época onde a educação é bandeira levantada por todos, inclusive durante campanhas políticas, espera-se que a educação não permaneça somente nos discursos, mas se materialize através de ações concretas de apoio aos estudantes, uma vez que muitos municípios já disponibilizam o transporte à noite. Então por que não disponibilizar também o transporte durante à tarde.

A disponibilização do transporte para os universitários pelos municípios, se traduz como uma contrapartida a todo o esforço feito pelo Governo Federal em trazer para junto de nós a universidade. Uma vez instalado o campus universitário, cabe as secretarias municipais de educação fornecer a seus munícipes o transporte até ela.

Além de trazer para junto de nós a universidade, o Governo Federal também tem facilitado o acesso a compra de ônibus escolares, exigindo uma contrapartida financeira insignificante acessível a todos os municípios. Foi o que aconteceu aqui em Malhador. Com a aquisição destes ônibus ( três no total até agora), a Secretaria de Educação do município conseguiu atender a demanda dos estudantes do turno vespertino e melhorar consideravelmente a qualidade do transporte ofertado no turno noturno para Itabaiana, que diga-se de passagem tem aumentado não só em quantidade, mas, principalmente em qualidade. Já que, outrora o transporte escolar para Itabaiana era de má qualidade e em número insuficiente.

Mas, para nossa alegria e satisfação a realidade acima descrita faz parte do passado, hoje, nós podemos planejar e executar nossa trajetória estudantil com uma preocupação a menos, o transporte escolar público e gratuito, condição indispensável para nós estudantes pobres buscarmos nossas conquistas educacionais.

Em suma, me parece que a Secretaria de Educação tem estado em consonância com o Ministério da Educação, disponibilizando para nós todo um apoio em grande parte daquilo que nós temos reivindicado, agindo praticamente como parceira de nós universitários e por extensão também parceira da universidade. Todo esse apoio não só aos universitários, mas a todos os alunos que de se deslocam de nosso município principalmente para Itabaiana, tem sido alvo de nossos agradecimentos.

Em nome de todos os estudantes dos turnos vespertinos e noturno, obrigado!

Fonte: http://malhador.com/blogs.asp?Pg=blog&Id=31&Pub=85

Ed Carlos Dias de Souza, Ascom PMM

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Leis que impõem novas despesas colocam municípios em rota de falência

Apenas o reajuste do salário mínimo, de R$ 510 para R$ 545 desde 1º de janeiro, fez com que 12% das 5.564 prefeituras do País anunciassem que não têm mais como cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Propostas transformadas em leis para melhorar a vida dos cidadãos e servidores das cidades estão gerando gastos com custeio e investimentos obrigatórios para as prefeituras em um ritmo alucinante. A cifra dos novos encargos ameaça inviabilizar as administrações. O aumento previsto nas despesas é de R$ 75,3 bilhões anuais, ante cerca de R$ 53 bilhões da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A estimativa é da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). A entidade afirma que só o reajuste do salário mínimo, de R$ 510 para R$ 545 desde o dia 1.º de janeiro, fez com que 650 (12%) das 5.564 prefeituras do País anunciassem que não têm mais como cumprir as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A LRF limita a folha de pagamento de salários a 60% da receita corrente líquida.

\"O Congresso aprova projetos de lei e emendas constitucionais que vão criando novas obrigações bilionárias para os municípios, mas a fonte de receitas não muda. Isso vai provocar uma quebradeira geral\", disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. A entidade prepara nova marcha dos prefeitos, em Brasília, programada para 10 a 12 de maio, para reclamar do excesso de encargos.

Segundo Ziulkoski, a decisão tomada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ratificar o piso salarial dos professores previsto pela Lei 11.738, de 2008, criará um gasto extra de R$ 2,3 bilhões a R$ 3 bilhões para os municípios.

\"Prevejo que a educação brasileira vai piorar nas próximas duas décadas, porque todo o dinheiro do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) terá de ser desviado para o pagamento dos professores\", disse o presidente da CNM.

Hoje, o dinheiro do Fundeb destina-se - quando não usado para pagar salários - a melhorias nas instalações, transporte e compra de material. Falta ao STF decidir ainda se o piso será retroativo a 2009. Se essa decisão for tomada, os gastos imediatos pularão para R$ 9 bilhões.

Agentes de saúde. Outros rombos virão. O Congresso está votando uma emenda constitucional (PEC 54, de 2009) que cria o piso salarial de R$ 930 para os agentes de saúde. Mas o valor deverá ser recalculado para R$ 1.030, o que elevará as despesas anuais das prefeituras em mais R$ 3 bilhões. Isso porque o dispêndio com os agentes de saúde é compartilhado. A União banca cerca de metade do salário de cada um deles. Às prefeituras cabe a outra parte do salário, o pagamento integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e todos os encargos trabalhistas.

A emenda constitucional atribui à União competência para, por meio de lei federal, disciplinar o piso salarial profissional nacional e tratar das diretrizes para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Hoje, a responsabilidade sobre a carreira desses profissionais é dos Estados e municípios. Com as mudanças, caberá à União determinar o salário dos agentes, como ocorreu com os professores.

Também tramitam no Congresso projetos de lei que visam a acrescentar um dentista e um fisioterapeuta na equipe dos médicos da família, hoje batizada de Estratégia Saúde da Família. De acordo com a CNM, existem hoje 33 mil equipes, cada uma constituída por um médico, um enfermeiro e um auxiliar. Cada equipe dessas custa R$ 40 mil mensais. A União repassa aos municípios R$ 9 mil para a ajuda no custeio, ficando para a prefeitura a diferença de R$ 31 mil.

Se forem acrescentados o dentista e o fisioterapeuta e se o piso do médico passar para R$ 15 mil, conforme projeto que tramita na Câmara e já foi relatado pelo deputado Mendonça Prado (DEM-SE), a previsão é de que a folha de salários dos médicos empregados pelas prefeituras terá acréscimo de R$ 50 bilhões anuais, considerados aí os encargos sociais. \"Precisamos é aumentar o número de equipes, dos atuais 33 mil para 70 mil, e não ficar acrescentando outros profissionais\", disse Ziulkoski.

Aprovada em agosto de 2010, a Lei dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305) é uma conquista dos cidadãos, iniciativa inovadora do século 21, mas uma dor de cabeça para os prefeitos. Segundo a CNM, que cita estudos da Fundação Getúlio Vargas, até 2014 a lei exigirá dos municípios gastos extras de R$ 18 bilhões por ano para o fim dos lixões e a implantação dos aterros sanitários.

Por enquanto, os municípios não têm ideia de qual contrapartida terão do governo federal para tocar suas obras de melhoria no sistema de armazenamento do lixo. Diz a lei que um plano municipal de gestão integrada dos resíduos é condição para os municípios terem acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

Acontece que nem a União nem os Estados fizeram seus planos. E os municípios só poderão apresentar os deles depois que os dois entes aprovarem os seus, para evitar discrepâncias legais entre uns e outros. A mesma lei estabelece que terão prioridade na obtenção das verbas os municípios que optarem por soluções consorciadas intermunicipais. Com isso, municípios vizinhos poderão ter um só aterro sanitário, de uso comum.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Malhador investe na produção agrícola

Uma das prioridades da administração local é incentivar a produção agrícola. Através da secretaria municipal de agricultura, estão sendo promovidos investimentos com o objetivo de fomentar a agricultura familiar no município na intenção de aumentar a renda das famílias que vivem da agricultura.

O município de Malhador localizado no agreste sergipano, apresenta condições favoráveis para diversas monoculturas como inhame, batata, macaxeira, banana, mandioca, melancia, feijão, amendoim, milho entre outras plantações.

Devido ao potencial agrícola e também por conta de sua localização geográfica, Malhador é conhecido em todo estado como a terra do inhame, entretanto no passado não existia no município a secretaria de agricultura, os produtores locais recorriam ao sindicato dos trabalhadores rurais e a EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), para viabilização de projetos agrícolas.

Tendo em vista esse aspecto particular, a prefeitura de Malhador criou em 2009, a secretaria municipal de agricultura para auxiliar os produtores rurais do município, através da distribuição de sementes selecionadas em parceria com a EMDAGRO, e a Hidroplan, projetos de financiamento de pequeno e médio porte para investimento na propriedade e também na agropecuária.

O secretário Izaias Soares, quando assumiu o cargo, firmou algumas parcerias, entre elas com o BNB (Banco do Nordeste) e a Hidroplan, empresa prestadora de serviços de  de consultoria ambienta.
Segundo Izaias, com essas parcerias, a secretaria conseguiu a doações de computadores, fax, mesas e cadeiras para desenvolver as atividades.

Izaias relata que já conseguiu para o plantio, 23 toneladas de sementes entre feijão e milho e duas mil mudas de laranjas em parceria com a Emdagro. Outra conquista importante ocorreu em conjunto com agentes financeiros, quando na ocasião consegui recursos acima de R$ 2 milhões de reais exclusivos para Malhador. O dinheiro adquirido é para ajudar ao agricultor local em suas atividades no custeio e investimento na propriedade, ressaltando, que o dinheiro é aplicado de forma individual.

Ainda de acordo com o Isaias, a secretaria faz o processo de orientação, encaminhamento do projeto até o banco, o produtor fica apenas aguardando o dia marcado para buscar o dinheiro, além desse serviço, conseguiu junto ao BNB, o atendimento na sede da secretaria as terças-feiras, a partir das 9 h da manhã, onde o banco cadastra, negocia direto com o produtor e faz o pagamento de boleto bancário.
Para 2011, a secretaria municipal de agricultura estuda a elaboração de um projeto alternativo para a melhoria da agricultura tanto no mercado quanto na produção com a finalidade de aumentar a renda do produtor rural.

Ed Carlos Dias de Souza

terça-feira, 19 de abril de 2011

Malhador no combate a dengue

A secretaria municipal de saúde em parceria com o governo do estado de Sergipe juntos estão trabalhando para combater a dengue, uma doença causada pela picada do Aedes aegypti.
Atualmente existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais. Como o Brasil é um país tropical, as epidemias geralmente acontecem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
O carro do fumasse pulverizou todo o município de Malhador para prevenir uma possível epidemia, mas a melhor maneira de se evitar a dengue é combatendo os focos do mosquito. Campanhas informativas são veiculadas pelos meios de comunicação para orientar a sociedade como evitar a proliferação do mosquito.
O acúmulo de água limpa sem proteção é propício para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Mantenha a cidade limpa, ajude a prefeitura de Malhador a combater o mosquito da dengue.  

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Secretaria Municipal de Saúde oferece exame de Glaucoma

No município de Malhador, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o IOSE (Instituto Oftalmológico de Sergipe), oferece a população mais carente, exame para a prevenção de Glaucoma, uma doença ocular que se não for tratada a tempo pode levar a pessoa a cegueira.
Em 2010, a secretaria de saúde do município cadastrou junto ao ministério da Saúde, o atendimento aos portadores de Glaucoma com a distribuição de medicamentos gratuitos a população. Além disso, a cada três meses, a equipe do IOSE vem a Malhador, para avaliar as pessoas que apresentam esse tipo de problema.
O atendimento acontece no recém inaugurado posto do CFS (Clínica de Saúde da Família), com espaço amplo e confortável. A senhora Maria Rozenilde do Santos Gomes, moradora do povoado Adique, foi atendida pela terceira vez que.
Segundo Rozenilde,"o paciente que chega aqui não fica perdido sem saber o que fazer porque, o atendimento melhorou cem por cento, o paciente recebe todas as informações, tanto os profissionais quanto os equipamentos são bons, então não tenho do que reclamar, só tenho a agradecer por estar cuidando de minha saúde aqui na minha cidade".
Outro paciente que também fez o exame de glaucoma foi a senhora Luzia Pereira Rezende, moradora da rua Antonio Rezende de Souza. Conforme Luzia Rezende, essa foi à segunda vez que fez o exame, ela esta satisfeita com os profissionais que são atenciosos os equipamentos da nova clínica como também em prevenir a doença.
Para o secretário municipal de saúde José Francisco, o trabalho realizado em sociedade com o IOSE, tem grande importância dentro do contesto socioeconômico da população, bem como, a atenção básica, a assistência oftalmológica e os serviços ofertados na rede SUS do município.
Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM (Assessoria de Comunicação, Prefeitura Municipal de Malhador)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto Praticas Corporias melhora a qualidade de vida da população

Na intenção de melhorar a qualidade de vida da população, a prefeitura de Malhador, através da Secretaria Municipal de Saúde, (SMS), esta com o projeto Praticas Corporais, implantado aproximadamente a 1 ano que atende pessoas de várias idades que apresentam  problemas de saúde.

O secretário de Saúde, José Francisco, falou que  o projeto teve início em junho do ano de 2010, com o objetivo e estimular a prática corporal dos hipertensos, obesos, diabéticos e grupos vulneráveis. Para participar os interessados passam por uma prévia bateria de exames para constatar se a pessoa apresenta algum problema específico.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são de alongamento, relaxamento, aeróbica, além de caminhadas pelas ruas da cidade. As pessoas que apresentam obesidade realizam caminhadas na esteira e na bicicleta ergométrica.

A coordenadora do projeto Alessandra Barros, salienta que são realizadas avaliações clínicas bimestrais para acompanhar a evolução do quadro dos participantes do projeto  em relação aos resultados alcançados na redução do debite, glicemia, pressão arterial e controle da massa corporal, ressalta que não existe um critério especifico em relação à idade para participar.

As atividades acontecem 3 vezes por semana e duas vezes ao dia em dois turnos, pela manhã e na parte da tarde. O número de vagas é restrito devido ao pequeno espaço que o local oferece. Hoje são atendidos 60 participantes e a expectativa é ampliar esse número para aproximadamente 90 a 100 pessoas. 

Segundo a coordenadora Alessandra Barros, "no futuro bem próximo, o projeto pretende abrir uma nova turma com 25 pessoas no povoado Palmeiras, devido ao elevado número de hipertensos e diabéticos. Já temos os equipamentos, estamos esperando resolver apenas questões burocráticas para iniciar as atividades".

O projeto não fica restrito somente a pratica de exercícios, já foi realizado um passeio para o Parque Aquático Timbó, em Salgado e eventos de confraternização. A população em geral participa ativamente do programa hiper dia promovido pela secretaria municipal de saúde.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Policia Civil recupera dois veículos roubados e efetua prisão em Malhador

Policiais civis de Malhador recuperaram duas motocicletas roubadas e realizou a prisão em flagrante de Geraldo Oliveira Filho


Policiais civis de Malhador, sob o comando da delegada Ana Paula Moreira, recuperou duas motocicletas roubadas, e realizou a prisão em flagrante de Geraldo Oliveira Filho, 29 anos, acusado de receptação dolosa, uma vez que mantinha, em sua residência, um dos veículos recuperados pela polícia.

Os agentes civis do município flagraram no interior da residência de Geraldo, uma motocicleta. Segundo a polícia, o veículo estava dentro do quarto, ao lado da cama de casal, coberto com lençol e mosquiteiro. Na ocasião, o veículo - uma motocicleta Honda/CG 150, ano 2009, vermelha - estava sem placa de identificação e, após uma consulta detalhada, foi verificado que a motocicleta havia sido tomada em assalto no município de Nossa Senhora das Dores/SE, em agosto de 2010. Interrogado, Geraldo afirma que recebera a motocicleta de seu irmão, conhecido por Nivaldo, que já foi preso diversas vezes acusado de roubo de moto.

Uma outra motocicleta foi localizada pela polícia de Malhador, esta no interior da Bahia. Segundo informações da polícia, o veículo havia sido roubado por dois indivíduos armados, em dezembro de 2010, em um Povoado de Malhador/SE. As investigações avançaram e, após três meses, o veículo foi localizado em Cícero Dantas, município da Bahia. A equipe de agentes civis juntamente com a delegada do município, se deslocou para o Estado da Bahia e retornou com o veículo, o qual foi entregue ao respectivo proprietário.


Fonte: SSP/SE

Recadastramento Biométrico em Sergipe

O Tribuna Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), vai recadastrar 100% dos eleitores sergipanos e habilitá-los para as eleições de 2012 . O Recadastramento Biometrico vai identitficar o eleitor através de suas impressões digitais, o que mostra o avanço do processo eleitoral brasileiro e a consolidação da democrácia no país.

Os prefeitos de Sergipe tiveram uma reunião na última terça-feira, 12 de abril, na sede do TRE-SE, para receberem as instruções sobre os procedimentos para o recadastramento biométrico. Na oportunidade foram apresentadas solicitações de parcerias com o TRE-SE para que a revisão biométrica seja feita em todo o estado.

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, representate legal do município participou da reunião, ela vai disponibilizar a logística que o poder público municipal possui para que os eleitores de Malhador possam fazer o recadastramento.

O recadastramento em 2011 ocorrerá também em Alagoas, nas capitais Curitiba-PR e Goiânia-GO, nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva e em seis cidades pernambucanas: Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência.

No segundo semestre deste ano, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios que deverão passar pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer terá o título cancelado. O município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, foi um dos primeiros municípios brasileiros a utilizar, nas eleições passadas, o sistema biométrico.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Malhador, com informações da ASN

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeitura de Malhador recupera calçamento em várias ruas do Município

A prefeitura de Malhador, através da SEINFRA (Secretária Municipal de Infraestrutura), vem realizando obras de recuperação e drenagem do esgoto em diversos pontos do município.

Os moradores da rua Antonio Rezende de Souza, estrada de acesso a colônia Santo Izidoro e do final da Rua São João, via de acesso a Pedra Lisa estão satisfeitos com o calçamento.

A senhora, Maria José dos Santos, disse que \\\"esta contente, porque, a lama, a água empossada e o esgoto que vem das partes altas da cidade não ficam mais espalhadas pela rua , a acrescenta que facilitou muito para quem tem terreno próximo do local, agora poderão transportar suas mercadorias com mais facilidade\\\".

Para a senhora, Maria Izabel dos Santos, \\\"o calçamento melhorou bastante, acabou os problemas com a poeira, o lixo que o pessoal jogava na rua, além da valorização das casas\\\".

Os moradores da rua, José Joaquim Cardoso, mais precisamente em frente ao bar de Dudé, foram beneficiados com as obras de recuperação do calçamento, pois a mais de 10 anos, parte da rua apresentava problemas com os buracos e acúmulo de esgoto, com a recuperação esse transtorno acabou.

Segundo os moradores, agora ficou melhor, não tem mais água parada causando mau cheiro e proliferação de insetos, além de poder andar sem correr o risco de sofrer alguma torção.

A travessa de acesso ao conjunto mutirão também recebeu reparos como das ruas, Miguel Rodrigues de Lima e Pedro Ferreira Bispo no Coqueiral, além de ruas nos povoados Palmeiras, Saco Torto e os demais povoados do município.

Segundo o secretário de Infraestrtura, Josiel Moreira, \\\"as obras de recuperação continuam por todo o município, para oferecer o máximo de conforto para a população?.

São ações como essa que a prefeitura de Malhador realiza para melhorar a qualidade de vida dos malhadorenses.

As fotos estão disponiveis no site da prefeitura de Malhador www.malhador.se.gov.br



Fonte: Ascom PMM
(Assessoria de Comunicação, Prefeitura Municipal de Malhador)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Prefeitos de Sergipe participam de encontro promovido pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil promoveu hoje, 12 de Abril, um encontro com os prefeitos de Sergipe, para falar sobre assessoramente e governança no que tange regimes próprios de previdência social.

O Banco do Brasil, a mais antiga instituição financeira do país, esta presente em mais de 17 mil pontos de atendimento, disponibilizando aos gestores municipais, soluções financeiras e previdenciárias, afim de, assessorá-lo em suas gestões.

A parceria com as prefeituras tem como finalidade auxiliar os gestores públicos em suas administrações visando à transparência na condução dos processos relativos aos investimentos como dos passivos previdenciários.

No setor de previdência, os serviços oferecidos são de gestão financeira, assessoramento em investimentos, análise dos benefícios, apóio técnico entre outros serviços.

A prefeita de Malhador, Sarina Faro e o secretário de administração Jadson Vieira Faro, ao lodo de José Edvaldo, foram convidados pelo gerente regional do Banco do Brasil de Itabaiana, para participar do evento, ambos marcaram presença no encontro e falaram o tema apresentado.

Sarina Faro disse que \\\"a proposta apresentada a respeito do regime próprio de previdência é inviável para as prefeituras de pequeno porte, porque, não dispomos de recursos suficientes para pagar, ou até mesmo, qualificar uma equipe técnica para fazer um estudo detalhado. O que ouvimos hoje, em relação ao empréstimo, esbarra na questão burocrática, havendo lentidão na liberação dos recursos\\\".

Sarina, ainda acrescenta que mesmo diante das dificuldades financeiras que passa a prefeitura de Malhador, teve interesse em participar do encontro para tirar dúvidas e buscar novas parcerias.

Segundo, o secretário de planejamento e finanças de Malhador, José Edvaldo, \\\"o problema ocorre devido ao regime jurídico adotado pelas prefeituras, onde ocorre a principal previdência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O banco do Brasil, esta atendendo os municípios que criam um regime de previdência própria, ou seja, sem o próprio INSS, haja vista que, no futuro do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para cada aposentado, está um empregado custeando e que em longo prazo, caso os municípios não criarem sua previdência própria, será difícil daqui a 40 anos o INSS custear todos os empregados\\\".

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MALHADOR, EXPLICA SITUAÇÃO DA ESCOLA DO POVOADO TABUA

   A escola Rural Barracão do povoado Tabua, que fica as margens da rodovia estadual, Malhador a Aracaju, existe a mais de 40 anos e atende a aproximadamente 200 alunos nos turnos, matutino e vespertino, da pré-escola a 6º série do ensino fundamental.
 
Ao longo de sua existência, passou por algumas reformas, porém, a degradação que afeta a escola no momento é um problema antigo e que a atual gestão esta tomando as providencias cabíveis para solucioná-lo.

Diante do problema, o secretário municipal de educação, Odile Resende, esclarece para a população, os problemas que estão ocorrendo na escola da Tabua. Segundo o secretário, "a unidade de ensino esta com sua estrutura comprometida devido aos problemas com rachaduras nas paredes e assoreamento do solo que fica nos fundos da escola. Porém um estudo técnico esta sendo realizado, no qual, os engenheiros avaliarão as condições do terreno e dar um parecer final sobre o que devemos fazer, se uma reforma ou a construção de uma nova escola no povoado. O problema não é só na escola, porque, também apareceu em uma casa que fica nos fundo do colégio e corre o risco de desabar".

A diretora da escola, Maria Cledensilva, esta a três anos a frente da direção. Segundo Cledensilva, "o problema é antigo e agora com as chuvas a situação tende a se agravar. Cledensilva, ainda acrescenta, ?a última reforma que aconteceu, foi na gestão anterior, à escola da tabua passou apenas por uma pintura e que nada foi feito na estrutura, as rachaduras nas paredes e no piso não receberam nenhum reparo".
Para não colocar em risco a vida de alunos e funcionários, a secretária de educação do município transferiu as aulas para outro local no mesmo povoado.

A secretária da unidade de ensino, Maria Clécia, trabalha na prefeitura há 19 anos, e desde 2002, esta nessa na função, disse que "a mudança ocorreu no final de fevereiro do corrente ano, para a segurança de todos".

A previsão da Secretária Municipal de Educação e que os trabalhos de reforma ou construção, comecem no final de Abril ou início de Maio.

Ed Carlos Dias de Souza
ASCOM ( Assessoria de Comunicação)
PMM (Prefeitura Municipal de Malhador)

domingo, 10 de abril de 2011

Sarina Faro participa do 1º Fórum de Prefeitos de Sergipe



A prefeita de Malhador, Sarina Faro, participou no dia 08 de Abril, do 1º Fórum de prefeitos de Sergipe, que aconteceu no Resort Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros.

O evento contou com a presença de várias autoridades políticas do estado de Sergipe como o governador Marcelo Déda, os senadores Antônio Carlos Valadares, Eduardo Amorim, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, o deputado federal André Moura entre outros, além dos secretários do governo estadual.

Durante o evento, os prefeitos entregaram uma carta com as reivindicações para o governador, pedindo ajuda para os problemas financeiros que afetam as prefeituras.

  
O governador Marcelo Déda, disse que ? 2011 e 2012, serão anos difíceis para a presidenta Dilma, para o governador Marcelo Déda e para os prefeitos de Sergipe e de todo o Brasil devido ao cortes dos gastos e a que na arrecadação dos estados.
Entretanto, Marcelo Déda ressaltou que o governo de Sergipe não vai desamparar os municípios, mas pede responsabilidade, prioridades, metas e objetivos para as administrações municipais.


As reivindicações de Sarina são iguais aos demais prefeitos que estiveram presente no Fórum, pois giram em torno das dificuldades financeiras pelas quais enfrentam as prefeituras nos últimos anos, salientando que o cumprimento de contratos, obras e serviços estão comprometidos devido a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A situação é ainda mais complicada para os municípios pequenos que não tem uma arrecadação elevada e o repasse de verba é inferior em comparação as grandes e médias prefeituras de Sergipe.

Segundo Sarina, apesar das dificuldades com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), a prefeitura de Malhador tem realizado dentro de suas possibilidades ações em prol do bem estar e da qualidade de vida dos Malhadorenses.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom (Assessoria de Comunicação)
PMM (Prefeitura Municipal de Malhador)

Fonte: www.malhador.se.gov.br

Floro Calheiros é morto pela polícia

O sobrinho de Floro Calheiros, Lucas e um capanga também morreram na ação policial. Seu filho Fábio Calheiros Barbosa foi atingido com tiros, mas foi encaminhado para atendimento no Hospital regional de Gurupi em Tocantins

Floro Calheiros (Foto: arquivo/Portal Infonet)
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP) confirmou a morte do foragido da polícia Floro Calheiros Barbosa. Ele foi morto pela polícia na madrugada deste domingo, 10, quando policiais militares e federais o perseguiram na divisa do município de Barreiras na Bahia com o Estado de Tocantins. A informação é que o criminoso tentou furar um bloqueio policial.
O sobrinho de Floro Calheiros, Lucas e um capanga também morreram na ação policial. Seu filho Fábio Calheiros Barbosa foi atingido com tiros, mas foi encaminhado para atendimento no Hospital regional de Gurupi em Tocantins.
De acordo a assessoria da SSP primeiramente houve um confronto no Estado de Tocantins e em seguida Floro fugiu
Filho de Floro, Fábio Calheiros a esquerda e o sobrinho Lucas Calheiros à direita
para o município de Barreiras. Nesta segunda-feira, 11, haverá uma coletiva de imprensa com os policiais que participaram da ação para falar sobre o caso.
Por Bruno Antunes
Fonte: Infonet


sábado, 9 de abril de 2011

Prefeitura de Malhador lança site na internet

A prefeitura municipal de Malhador, sob a administração de Sarina Faro, lançou na internet, o espaço onde serão divulgadas as ações da atual administração.


O lançamento ocorreu durante as festividades do padroeiro São José no mês de março de 2011. Na ocasião foi inaugurado o CSF (Clínica de Saúde da Família), um marco na saúde pública de Malhador, pois a antiga Casa de Parto, que serviu a população desde os anos 80, na administração do Senhor Osvaldo Vieira, funcionou até meados de 2009, quando foi desativada, com a inauguração da nova unidade de saúde na gestão de Sarina.

O site da prefeitura de Malhador traz as informações necessárias, para que o internauta, possa ficar bem informado sobre as ações da administração atual.
Segundo Sarina, “esse foi mais um avanço da nossa administração, pois a população em geral pode acompanhar nosso trabalho a qualquer hora e em qualquer lugar”.

Os internautas poderão ler as notícias da prefeitura e também de suas secretárias, além de poderem deixar recados através do mural do cidadão, para fazer sugestões, críticas construtivas que possam mostrar os melhores caminhos para a administração. Em breve a prefeitura também estará interagindo nas redes sociais como twitter, facebook e youtube. Os interessados podem acessar o endereço www.malhador.se.gov.br.

ASCOM (Assessoria de Comunicação)

PMM (Prefeitura Municipal de Malhador)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jovens malhadorenses contribuem para preservar o meio ambiente

A AJAMAM (Associação de Jovens e amigos do meio ambiente de Malhador), ao longo de 7 anos, desenvolve no município de Malhador, um trabalho de conscientização realizado pela associação, que entre os benefícios para a comunidade estão uma casa de farinha, eletrificação rural, ampliação da rede de abastecimento de água no bairro coqueiral, calçamento de 8 ruas e a construção de 54 casas pelo programa Casa Nova, Vida Nova em 2008, além do futuro conjunto habitacional, Armando Vieira de Melo, com 100 casa populares.


Roberto Vieira, conhecido como Roberto da associação é considerado por alguns políticos de Malhador como um jovem sonhador, mas provou para todos que não basta sonhar, tem que correr atrás dos objetivos, para que eles possam se tornar realidade.

Segundo Roberto, na condição de líder comunitário, conseguiu benefícios para a população, sem ocupar um mandato ou apadrinhamento político.

Para o futuro, Roberto da associação, pretende junto a órgãos municipais, estaduais e entidades ligadas as causas ambientais, reflorestar os rios Tiririca e o que abastece a barragem da Deso, pois já conseguiu em parceria com a sociedade Semear, o projeto de reflorestamento do rio Cajueiro do Veado, rio que faz parte da bacia do rio Sergipe, além do projeto de 2,5 KM de abastecimento de água potável na comunidade Pinga, próximo ao povoado Tabua.

Com esse trabalho sócio ambiental realizado pelos jovens da AJAMAM, Malhador faz a sua contribuição para a preservação do meio ambiente.

Ed Carlos Dias de Souza, com informações da AJAMAM

João Eloy recebe prefeito e vereadores de São Cristóvão

No final da tarde desta quinta-feira, 7, uma comissão formada pelo prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha e vereadores do município, participou de uma reunião com o Secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy.


A reunião, que aconteceu a portas fechadas, tinha como principal objetivo cobrar mais segurança para os moradores da cidade. “Nós tivemos algumas reuniões com representantes do governo, além do delegado do município e decidimos formalizar o nosso pedido junto ao secretário de segurança. Um município como São Cristóvão tem hoje 13 policiais militares e seis civis, diariamente, para atender o Eduardo Gomes, Rosa Elze a sede da cidade, além de todos os povoados”, aponta o vereador Irmão Gibson.

De acordo com o vereador a necessidade surgiu após os índices de homicídios registrados em São Cristóvão. “Não nos agrada saber que nossa cidade estar nas páginas dos jornais e em toda a imprensa como a cidade que mais tem homicídios. Queremos um aumento significativo no efetivo para que a criminalidade seja combatida de maneira eficaz”, salienta.

PM

Aumento de efetivo das policias Civil e Militar, realização de operações e intensificação do policiamento ostensivo nos povoados, foram alguns dos pedidos feitos ao secretário João Eloy.

De acordo com Comandante o Policiamento da Capital, coronel Enilson Aragão. “Hoje é uma
determinação do Comando Geral e do próprio secretário de segurança, que exista um trabalho integrando entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, com o intuito de combater o crime. Estamos diagnosticando os locais de ação dos criminosos e os pontos de comercialização de drogas. As ações estão acontecendo diuturnamente tanto na sede como nos povoados”, explicou.

Polícia Civil

Já com relação à Polícia Civil, o secretário João Eloy ordenou ao coordenador das Delegacias da capital, delegado Fernando Melo, o aumento do efetivo local e a abertura das delegacias da cidade de São Cristóvão e do conjunto Eduardo Gomes durante os finais de semana. “Já designamos agentes para reforçar a equipe da cidade e durante os finais de semana, de forma alternada, as delegacias de São Cristóvão e do conjunto Eduardo Gomes funcionarão . Além disso, acontecerão ações em conjunto com a Polícia Militar com o intuito de coibir o crime e cumprir mandados de prisão”, explicou Fernando Melo.

Fonte: Infonet

Prefeitura de Carmópolis convoca aprovados em concurso público

A Prefeitura de Carmópolis, através da Secretaria Municipal de Administração Geral, já publicou o decreto de homologação nº 2575/2011, em 1º de abril, referente ao concurso público 01/2010. Logo após a publicação, a administração iniciou o processo de convocação dos aprovados, através do Edital 01/2011, publicado no dia 6 de abril.


Nessa primeira fase, estão sendo convocadas cerca de 130 pessoas para os mais diversos cargos, entre arquiteto, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, médico, professor e outros.

Segundo o secretário municipal de Administração Geral, Nilton Ribeiro Carvalho, todo o processo está sendo feito de forma transparente e primando pelo princípio da publicidade. “Fizemos questão de publicar o decreto de homologação e o edital no site da prefeitura, além de estarmos enviando a convocação através dos Correios para o endereço de cada um dos que estão sendo chamados nessa fase”, disse.

Nilton Ribeiro explicou que a partir da publicação do edital, os convocados têm o prazo de cinco dias úteis para comparecer à prefeitura e assinarem o termo de convocação. Um novo prazo de cinco dias úteis é dado para que sejam providenciados os documentos necessários para a nomeação.

Os candidatos que quiserem conferir a relação dos convocados podem acessar o site da prefeitura na internet através do endereço www.carmopolis.se.gov.br ou da Seprod (www.seprod.com.br). O secretário frisou que caso o candidato verifique que seu nome está na relação, pode comparecer espontaneamente na sede da prefeitura para assinar o termo de convocação.

empauta

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Em Malhador, eleições de 2012

Na querida cidade de Malhador, começam-se a formar os quadros para o pleito das eleições de 2012.O grupo da atual prefeita Sarina Faro (PRB), comandado por seu esposo Jadinho, com o apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabinho, prometem lançar a gestora à re-eleição. Sem falar que a prefeita conta com apoio de vereadores de outros agrupamentos da cidade. De fato que a administração de Sarina está catastrófica, é o que acompanhamos nas emissoras de rádio e não só isso, conheço pessoas que moram lá e dizem a mesma coisa, mas... Só lembrando que com a prefeita também estão o deputado federal André Moura (PSC) [apoiado por ela no último pleito] e talvez o deputado Heleno Silva (PRB) [apoiado por seu esposo no último pleito]. 

12 de 61

Temos também o grupo da atual vice-prefeita Elayne Araujo, filha do ex-prefeito Dedé do Inhame, que está rompida com Sarina há algum tempo. Dedé e Elayne tem grande prestígio na cidade, além de contar com apoio do deputado Venâncio Fonseca (PP), que teve numerosos votos em Malhador e sempre foi amigo de Dedé.




Vem agora o grupo do secretário de comunicação social de Itabaiana, Marcos Aurélio (PPS) que promete construir um projeto alternmativo para a cidade. Marcos conta com o apoio do ex-secretário da Fazenda do Estado Nilson Lima, presidente do partido em Sergipe. Resta saber em qual palanque o prefeito de Itabaiana Luciano Bispo (PMDB) e o deputado Arnaldo Bispo (DEM) irão subir: no de Sarina que apoiou Arnaldo no último pleito ou no de Marcos que é secretário do governo Luciano?
Podemos citar também o ex-prefeito Elan Araújo (DEM); comenta-se que ele não faz mais política em Malhador. Acho que se não fizesse não teria feito campanha em 2010 apoiando Mendonça Prado (DEM) e Paulinho Filho (PTdoB). Resta saber se ficará neutro, subirá em algum palanque citado a cima ou irá formar seu palanque...
Temos ainda o deputado estadual Capitão Samuel (PSL) que sem apoio de grandes líderes teve uma excelente votação na cidade. Ele irá lançar candidatura própria ou tem alguém de seu grupo para lançar? São questões a serem desvendadas.
Agora o 'X' da questão: O governador Marcelo Déda (PT) teve apoio do grupo de Sarina e Jadinho e do grupo de Elayne e Dedé na última eleição. Acaso ele subirá nos dois palanques? Ou tentará unir os dois grupos?
É isso aí... É 2012 a vista e as especulações se formando.

Texto: Geovane Alves.http://geovanemoitabonita.blogspot.com/2011/03/em-malhador.html
Foto: Itnet.com.br

Usuarios online