segunda-feira, 30 de maio de 2011

Poço Verde: povoado ganha escola reconstruída

Moradores do povoado São José, em Poço Verde, ganharam mais um benefício da prefeitura. No final de semana, o prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha (PSB), fez a entrega das obras de reconstrução da creche Morada do Saber Inácia Maria das Virgens. Inaugurada em 1991, o local nunca havia recebido uma reforma estrutural como a que foi realizada pela atual administração.

Com as obras, a creche passou a contar com piso de alta resistência, novas portas, janelas, telhado, forro, revestimento nas paredes, além da aquisição de móveis e utensílios. Uma das novidades é a climatização das três salas de aula, que agora dispõem de ar-condicionado para as crianças.

A creche conta ainda com um berçário, cantina, refeitório, secretaria, almoxarifado, banheiros para funcionários e para as crianças e espaço de recreação. O prédio acolhe diariamente 105 crianças da comunidade matriculadas na creche, educação infantil e pré-escola.

A reconstrução foi elogiada pelo professor Paulo Roberto Caduda Santos, representante do Sintese no município e presidente do Conselho Municipal de Educação. Ele ressaltou que a nova estrutura significa qualidade no ensino e dignidade para as crianças. “Fico feliz porque 2011 começou com uma nova fase na educação de Poço Verde. Conseguimos no primeiro mandato do prefeito uma recuperação salarial histórica para o magistério e agora acompanhamos a reestruturação física da rede”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Ina Valéria Silva Freitas, disse que essa obra só foi possível graças ao compromisso do prefeito com a educação de Poço Verde. “Investimos nessa escola recursos próprios, dinheiro que só foi possível após a prefeitura realizar um leilão de um prédio inutilizado e reverter o valor arrecadado para a melhoria da rede de ensino”, lembrou.

Emocionada, a secretária disse que a situação do prédio era tão crítica, que muitas pessoas afirmavam que ele teria de ser demolido para a construção de uma nova escola. “As crianças estavam estudando em um outro local, e quando viemos aqui com a equipe de engenharia, chegamos à conclusão de que o espaço poderia ser reaproveitado, o que é bom, pois com isso mantemos a história dessa escola e de todos os alunos, professores e funcionários que por aqui passaram”, frisou Valéria Freitas.

O vereador Pedro de Jesus Santos, o ‘Pedro de João Rodrigues’ (PCB), ressaltou que o povoado São José nunca recebeu, em toda a sua história, um volume de investimentos públicos como nos últimos seis anos. “Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o prefeito Toinho tem conseguido benefícios através de recursos próprios e das parcerias com os governos estadual e federal. Se formos somar todos os investimentos, são mais de R$ 10 milhões aqui no São José”, destacou.

Toinho de Dorinha lembrou das dificuldades financeiras do município em conseguir recursos suficientes para investir na educação, mas disse que em seus dois mandatos não poupou esforços para oferecer um ensino de qualidade para os estudantes de Poço Verde.

“Essa creche é um exemplo desse nosso esforço. Aqui, inclusive, não iríamos colocar ar-condicionado nas salas, mas quando cheguei aqui no horário que o sol estava mais forte, vi que as crianças ficariam desconfortáveis, mesmo colocando o ventilador. Foi então que decidimos colocar os aparelhos”, revela o prefeito. Atualmente, o município realiza obras em 19 escolas da rede municipal.

ASCOM/PMPV

Santa Rosa paga professores com base no novo piso nacional

Os professores da rede municipal de ensino em Santa Rosa de Lima já estão recebendo seus vencimentos de acordo com o Piso Nacional do Magistério, cujo valor reajustado este ano passou para 1.187,14 por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais a profissionais com nível médio.

A definição do pagamento foi uma decisão do prefeito Eduardo Prado, o Dudu (PTB), que coordenou toda a negociação com representantes da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese).

Assim como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), o valor do piso em Poço Verde será considerado como “remuneração inicial”, sendo que todas as gratificações incidirão sob o valor de 1.187,14.  

“Santa Rosa é um município pequeno e com uma arrecadação muito baixa, por isso fizemos todo o esforço possível para garantir o pagamento do piso, pois quando o magistério está motivado, os alunos ganham com uma melhor qualidade e desempenho na sala de aula”, afirma Dudu, acrescentando que Santa Rosa foi o primeiro município de Sergipe a pagar o piso com o reajuste.

“Inclusive a informação foi destacada pelo próprio Sintese em seu site”, acrescentou o secretário municipal de administração e finanças, Pedro Xavier.  

--
EMPAUTA! COMUNICAÇÃO E MARKETING

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Malhador consegue 800 bicicletas para alunos da rede municipal de ensino

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, juntamente com o secretário municipal de educação, Odiler Resende, estiveram ontem, 26 de Maio em Brasília, para participar da solenidade de doação de 30 mil bicicletas e capacetes escolares do programa Caminho da Escola a 81 municípios de todo o país. O evento contou com a participação de presidenta, Dilma Rousseff, e do ministro da educação, Fernando Haddad.

Na oportunidade, Sarina Faro, prefeita de Malhador assinou um termo na aquisição de 800 bicicletas e capacetes escolares o que corresponde a 50% dos alunos da rede municipal de ensino.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda há reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

A bicicleta ainda é um veículo pouco utilizado no transporte escolar. O MEC e o FNDE, em parceria com os municípios, vão desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte. O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

Malhador fora a única cidade sergipana contemplada com as bicicletas, que a partir de agora junto com os ônibus escolares existentes no município atenderá em 100% os alunos da rede municipal.

Ed Carlos, com informações do FNDE e MEC
Ascom PMM

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Malhador leva idosos ao cinema

Proporcionar momentos de alegria e interação é a melhor forma de valorizar o idoso perante a sociedade. Pensando dessa forma que a prefeitura de Malhador, através da Secretaria Municipal de Saúde, levou idosos inscritos no projeto Práticas Corporais ao cinema proporcionando, assim um dia que certamente ficará marcado em suas vidas, pois pela primeira vez os participantes do projeto tiveram a oportunidade de assistir a um filme dentro de uma sala de cinema.

O passeio aconteceu na terça-feira, 24 de Maio, com destino ao CINEMARK do Shopping RIOMAR em Aracaju. Na oportunidade os idosos assistiram ao filme sobre Odorico Sucupira (O Bem Amado), logo em seguida, foram almoçar em Buffet, onde a prefeita de Malhador, Sarina Faro, além do secretário de saúde do município, José Francisco e outros integrantes da administração estavam à espera dos convidados para recepcioná-los, após a refeição todos retornaram a Malhador, satisfeitos com o passeio promovido pela prefeitura do município.

Vale ressaltar que, o Projeto Práticas Corporais tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade com exercícios físicos, acompanhamento clínico, promovendo passeios elevando dessa forma, a autoestima daqueles que no passado contribuíram para a construção do país.
Ed Carlos
Ascom PMM

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Malhador realiza mobilização contra abuso e exploração sexual

Esclarecer a sociedade para um problema cada vez mais presente em todas as classes sociais ajuda à população a tomar iniciativa em denunciar pedófilos e exploradores que se aproveitam da fragilidade de crianças e adolescentes para satisfazerem suas necessidades sexuais.

No município de Malhador a 49 km de Aracaju, a prefeitura municipal realizou através da Secretaria Municipal do Bem Estar Social e do Trabalho, Conselho Tutelar, além do Centro de Referência Especializado a Assistência Social, uma caminhada que contou com a participação de Educadores, Assistentes Sociais, alunos da rede municipal de ensino, bem como de escolas particulares, além de vários populares.

A mobilização aconteceu nesta segunda-feira, 23 de Maio, saindo da sede do CREAS Recomeçar, localizada na Praça Padre Manuel de Oliveira, percorrendo as principais ruas da cidade com o objetivo de informar a população sobre abusos e explorações sexuais cometidos contra os menores de idade. Centenas de pessoas abraçaram a causa mostrando que são contra a qualquer ato que prejudique o estado físico, emocional e psicológico de crianças e adolescentes.

A prefeitura de Malhador repudia qualquer forma de exploração, agressão e abuso sexual, por isso que mobilizações, campanhas e outros atos públicos serão promovidos, a fim de que a sociedade conheça seus direitos e deveres auxiliando o poder público no combate a degradação social.

Fotos da Mobilização clique aqui

Ed Carlos
Ascom PMM

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Servidores da prefeitura de Malhador participarão de treinamento promovido pelo TRE

Analistas e técnicos judiciários do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe serão responsáveis pela capacitação de servidores públicos de vários municípios, dentre eles de Malhador, visando o processo de Recadastramento Biométrico no Estado.

O treinamento acontecerá no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju no dia 25 de Maio, logo servidores estaduais, quanto municipais serão capacitados, para que o recadastramento venha acontecer em todos os 75 municípios sergipanos.

Após a capacitação, cada cidade disponibilizará um local de fácil acesso, a fim de que a população possa efetuar o recadastramento lembrando que, o eleitor deve comparecer ao local de atendimento da Justiça Eleitoral portando o título de eleitor, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Vale ressaltar que, caso o cidadão não efetue o recadastramento do Título Eleitoral, terá o mesmo cancelado, portanto impossibilitado de participação nas próximas eleições em 2012.

A prefeitura de Malhador esta atenta as ações da Justiça Eleitoral, por isso divulgará aos moradores através dos meios de comunicação, a data e o local onde será realizado o processo de revisão biométrica no município.

Ed Carlos Dias de Souza

Ascom PMM

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Convite à Imprensa - Mobilização pública contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura Municipal de Malhador, através da Secretaria Municipal do Bem Estar Social e do Trabalho, como também do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS Recomeçar), vem por meio deste meio de comunicação, convidar a imprensa em geral para o ato público em protesto ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A mobilização acontece na próxima segunda-feira 23 de Maio, ás 9h, saindo da sede da prefeitura localizada na Praça 25 de Novembro, n° 133, centro de Malhador, percorrendo as principais ruas do município.

Proteger nossas Crianças e Adolescentes é um dever de todos!

Desde já agradecemos a presença.

Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Malhador realiza capacitação aos agentes comunitários de saúde sobre as drogas

Capacitar o agente comunitário de saúde para enfrentar as diversas situações em sua área de trabalho, é qualificá-lo cada vez mais, para que o bem estar da comunidade e a saúde pública municipal sejam mantidos sob controle, auxiliando o poder público no direcionamento de políticas voltadas a redução de danos.

A prefeitura de Malhador, através da secretaria municipal de saúde, esta oferecendo aos agentes de saúde do município, curso de capacitação sobre álcool e outras drogas, com enfoque no CRACK, no intuito de transmitir ao participante, formas e maneiras de abordagens aos usuários de drogas e suas respectivas famílias.

A capacitação começou na segunda-feira (16) com término na quarta-feira (18) de Maio, na Clínica de Saúde da Família tendo a participação de assistentes sociais especializadas em redução de danos. O curso é um programa do governo do Estado em combate ao CRACK, cujo cronograma da capacitação apresenta estudos de caso, políticas públicas no combate as drogas e redução de danos, além de dinâmicas, abordagens e linha de cuidado ao dependente químico.

Para a assistente social Adeilza Santos, a importância dessa capacitação é a transmissão do conhecimento para os agentes de saúde, para que sejam utilizados em seu local de atuação, a fim de proporcionar resultados positivos, porque a droga é um tema atual, debatido pela mídia e a sociedade precisa de esclarecimentos, uma vez que o agente de saúde é o elo de ligação do poder público com a sociedade.

Segundo Diana Almeida, da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS), o agente de saúde é quem conhece a população, por isso o seu papel junto à comunidade é de orientar a pessoa usuária de drogas a procurar o serviço de saúde para que o indivíduo consiga se livrar da dependência química.

Conforme o agente comunitário de saúde Valdiclei Ricardo, o curso de capacitação é muito importante para os agentes de saúde por transmitir conhecimento que posteriormente serão aplicados, visto que serão passadas as informações para o usuário de drogas, a família e a sociedade em geral.

Vale ressaltar que os famíliares que estão passando por dificuldades em relação às drogas, podem procurar ajuda em órgãos públicos voltados a assistência social como CRAES e postos de saúde onde um profissional qualificado esta a disposição para acompanhar o tratamento do paciente.

Ed Carlos Dias de Souza.
Ascom PMM

terça-feira, 17 de maio de 2011

Proposta do governo não é aceita pelo Sintese

Na manhã desta terça-feira, 17, representantes do Sintese não concordaram com a proposta apresentada pelo governo para a categoria. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe – Sintese – e ocorreu a portas fechadas.
Participaram da reunião os secretários de Educação, Belivaldo Chagas; da Casa Civil, Oliveira Júnior e de Articulação Política e Relações Institucionais, Chico Buchinho. Mas nenhum deles comentou os detalhes da proposta.
“Essa proposta é inviável para a categoria, não vamos nem encaminhar para a assembleia”, disse Ângela Melo, presidente do Sintese. A sindicalista afirma que os professores permanecem em indicativo de greve.
A categoria está reunida no Instituto Histórico de Sergipe, onde aguarda uma contra proposta que deverá ser apresentada ainda no dia de hoje pelo governo.

Fonte: cinforme

Amendoim de SE é apreciado por turistas

JornaldaCidade.Net

O amendoim sergipano é um dos petiscos que não pode faltar em qualquer mesa de bar ou em festa caseiras. Bastante apreciado por sergipano e tursitas que aqui visitam, o alimento além de saboroso, reduz a produção de colesterol ruim no sistema sanguíneo, além disso contém carboidratos, sais minerais e vitaminas, constituindo-se num alimento altamente energético (585 calorias/100 g/sementes), segundo especialistas. O problema é que você começa a comer, e não para mais.

Encontrado com facilidade nos mercados centrais de Aracaju, o amendoim é bem mais procurado durante os festejos juninos, sendo um dos itens alimentícios mais consumidos. De acordo com Maria Adeláide, o amendoim de Sergipano é diferente dos outros comercializados em outros Estados. "Venho a Aracaju visitar os parentes e sempre que venho levo amendoim para casa. O sabor é diferente, salgado no ponto, uma delícia. Irresistivel comer só um. Você como que nem ver o tempo passar e se for acompanhado de uma bebida bem gelada e de amigos, fica melhor ainda", comenta a turista que reside em Natal.




O engenheiro Carlos Eduardo também não dispensa o alimento. "Sempre que vamos fazer a feira aos sábados, o amendoim é um dos itens da lista. Agrada toda família, principalmente patentes que estão por aqui passando férias, disse ele.

De acordo com o comerciante José Eduardo Santos, que trabalha há mais de 10 anos comercializando amendoim e castanhas no Mercado Thales Ferraz, o amendoim é bastante vendido durante todo aono, mas as vendas para os festejos juninos só deve começar no próximo mês. "Não posso reclamar das vendas, é sempre bem procurado, mas espero vender bastante durante os festejos. A procura deve começar quando as escolas e festas particulares começarem", disse confiante o comerciantes.

Amendoim. Foto: Equipe JC.Net.
O sabor agradável torna o amendoim um produto que pode ser consumidos de diversas formas e na industria de doces. Consumido também ao natural como aperitivos salgados, torrados e preparado de diversas formas, como grãos inteiros com diversas coberturas ou grãos moídos na forma de paçocas ou substituindo a castanha de caju em cobertura de sorvetes. Além do consumo "in natura", os grãos também podem ser utilizados para extração do óleo,e mpregado diretamente na alimentação humana, na industria de conservas (enlatado) e em produtos medicinais. Em Sergipe, o município de Itabaiana, distante 58 quilômetros da capital,  é o maior produtor no Estado.

Karina Mendes.

Polícia Militar : PMs prendem homens com arma, cocaína e dinheiro em Frei Paulo

Policiais militares da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (2ª Cia/3º BPM) prenderam na manhã do domingo, 15, Wanderson Pereira da Silva, 22 anos, e Thiago Araújo Santos, 18 anos, acusados de portar ilegalmente arma e droga.

Os policiais militares receberam uma denúncia através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de que havia dois homens armados em um Fiat de cor branca, na travessa José da Cunha, município de Frei Paulo.

Os militares foram ao local indicado e abordaram a dupla. Os homens portavam um revólver calibre 38 com cinco munições, nove cápsulas de cocaína, quatro aparelhos celulares, um cheque no valor de R$ 2 mil e ainda R$ 94 em espécie. O caso foi encaminhado à Delegacia de Frei Paulo.

SSP-SE

Ex-gerente da Caixa é condenado em ação movida pelo MPF/SE

O ex-gerente de relacionamentos da agência da Caixa Econômica Federal em Estância (SE) foi condenado, pela 7ª Vara Federal de Estância, em um processo de improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Federal (MPF).
A Justiça Federal considerou-o culpado por desvios de dinheiro de contas de clientes do banco entre janeiro de 2002 e agosto de 2004. Ele foi condenado a devolver os valores desviados (mais de R$ 43 mil), atualizados, além de pagar multa no mesmo valor. Caso, por ocasião do trânsito em julgado da sentença, ele ainda esteja ocupando função pública, também deverá perder o cargo. Ficará proibido, ainda, de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais creditícios.
A sentença do juiz federal Fernando Escrivani Stefaniu atendeu ao que pediu o MPF, mas o ex-gerente Arivaldo Dias Filho recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e o processo ainda não acabou.
Relembre – A própria Caixa enviou ao MPF relatório sobre a investigação que apontou os desvios realizados pelo ex-gerente. Na ação, o procurador da República Silvio Amorim Junior explicou que Arivaldo Filho realizava as transferências por meio de Crédito Autorizado, Débito Autorizado e Transferências de Valores, comandadas por seu próprio código de usuário e terminal. O destino final dos desvios era sempre a conta pertencente ao ex-gerente.
O relatório feito pela Caixa apontou, ainda, a existência de operações fraudulentas de transferência de recursos em contas de poupança e de poupança simplificada, além de movimentações indevidas em mais de 35 contas de depósitos.
O nº da ação é 0000193-29.2009.4.05.8502
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe

Presidente da FAMES e senador Eduardo Amorim planejam audiência pública em Brasília

Nesta segunda-feira, 16, o presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, reuniu-se com o senador Eduardo Amorim (PSC) a fim de planejar uma audiência pública na capital federal. A ideia surgiu após a "XIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios", que aconteceu semana passada e reuniu diversos representantes de todo o país.
Sensibilizado, Eduardo Amorim, que acompanhou de perto todas as reivindicações feitas pelos gestores sergipanos, marcou a reunião para serem discutidas formas de ajudar as administrações municipais. "É necessário um espaço para falar e nada melhor do que o parlamento do Senado. Foi daí que surgiu a ideia de elaborarmos um projeto para tentar solucionar cada problema. É preciso discutir os temas dos repasses federais para a Educação, além das responsabilidades que cada município tem em relação ao piso salarial", ressaltou o senador.
O diálogo, segundo Eduardo Amorim, é importante para que tudo aconteça. "É fundamental que se grite, que se chame atenção do Governo Federal, da população, para que se esclareça a responsabilidade de cada ente federal", afirmou.
O senador ainda abordou a realidade que os municípios enfrentam. “Os estados recebem verbas menores e os municípios, por sua vez, contam com uma parcela mínima dessa divisão tributária. Tem sido uma reivindicação importante a exigência de uma distribuição melhor de verbas federais”, ressalta Amorim.
Para presidente da FAMES, Ricardo Roriz, a questão do piso salarial é de grande importância para a classe do magistério. “Deve ser resolvida o mais breve possível, mas é necessário analisar também as condições que cada prefeitura possui. Muitas não contam com recursos favoráveis, tornando-se inviável qualquer tipo de ação”, observa o gestor.
Roriz também enfocou sobre as dificuldades que as administrações municipais enfrentam em esclarecer suas verdadeiras obrigações com relação ao setor da Educação. O gestor afirma que o papel do Governo Federal neste assunto ainda é uma incógnita para muitos. 
Tanto o presidente da FAMES como o senador Amorim querem fazer com que as reivindicações feitas pelos gestores do Estado sirvam de referência para os demais do país. A iniciativa, que parte exclusivamente dos representantes sergipanos, ainda será submetida à avaliação no Senado.  
 
BOX
Carro da FAMES
Durante a Marcha à Brasília, cerca de dezesseis associados da FAMES tiveram um carro com motorista à disposição. A iniciativa, que partiu da entidade, teve o objetivo de facilitar o trabalho dos gestores na capital federal.
"O deslocamento em Brasília é confuso, a quantidade de táxis é insuficiente devido à quantidade de pessoas que vão à cidade durante o evento. Além do mais, só estamos devolvendo em benefício aquilo que os municípios associados pagam à Federação”, explica Ricardo Roriz.
A compra do veículo surgiu depois das dificuldades enfrentadas pelos gestores no evento de 2010. “Acreditamos que é esse o papel da entidade, reverter em serviços o valor da contribuição que recebemos das prefeituras", destaca o presidente.Todo o custo de manutenção do veículo, incluindo combustível e o motorista, é de responsabilidade da FAMES.

Ascom Fames 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prorrogada campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde optou pela prorrogação da campanha de vacinação contra o vírus influenza até o dia 27 de Maio, a fim de imunizar 80% das pessoas se enquadram no público alvo da campanha entre eles idosos, gestantes, crianças de 06 meses a dois anos de idade, além de profissionais da saúde que ainda não foram vacinados.

Vale ressaltar que, a campanha começou no dia, 25 de Abril, em todo o país com término previsto para a última sexta-feira, 13 de Maio, entretanto a decisão de prorrogar a campanha foi estabelecida, porque em alguns estados a meta ficou abaixo do esperado.

Segundo informações da secretaria estadual de saúde, 176.989 pessoas receberam a vacina até o último dia da vacinação, sexta-feira (13) de Maio, mostrando que a meta aqui no estado atingiu 60%, em relação ao estabelecido pelo governo federal, ratificando que são mais de 200 pontos de vacinação distribuídos entre os 75 municípios sergipanos.

Em Malhador, a campanha tem alcançado bons índices, tanto que a população procura os postos de saúde do município, como também a tenda montada na praça central da cidade, para que sejam vacinados contra o vírus influenza.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

sábado, 14 de maio de 2011

Só tenho a agradecer a ela e a Deus, diz mulher que recebeu milagre de Irmã Dulce

A funcionária pública Cláudia Cristiane Santos de Araújo, moradora de Malhador, a 50 km de Aracaju, se emociona ao falar de Irmã Dulce. Nesta sexta-feira, a 9 dias da beatificação do Anjo bom da Bahia, nome dado à freira pelo escritor Jorge Amado, Cláudia, de 42 anos, tornou-se ilustre na cidade onde reside com o marido, caminhoneiro, e os dois filhos, de 21 e 10 anos. Isso porque a Igreja Católica revelou que foi ela que, em janeiro de 2001, sofreu hemorragia grave após o parto do segundo filho, Gabriel, e posteriormente recebeu um milagre de Irmã Dulce. Os médicos, segundo a funcionária pública, já desacreditavam que ela pudesse sobreviver.

Cláudia conta que em 10 de janeiro daquele ano foi a Itabaiana, cidade próxima a Malhador, para dar à luz ao segundo filho. Com 9 meses de gestação, foi atendida na Maternidade São José. Após o parto, teve uma hemorragia e passou por três cirurgias antes de ser transferida para o Hospital e Maternidade Renascença, na capital sergipana, em coma.

- Os médicos de Itabaiana disseram à minha família que haviam feito tudo o que foi possível para me salvar. Estava em coma e não me recordo de como tudo aconteceu - diz.

Em Aracaju, recebeu a visita do amigo e padre José Almir de Menezes, que levou uma foto de Irmã Dulce e pediu à freira que salvasse Cláudia.

- Não me lembro dessa visita. Sei que depois de alguns dias a hemorragia estava contida e eu, recuperada. Só tenho a agradecer a Irmã Dulce e a Deus, e também ao padre José Almir, um grande amigo da família - acrescenta.

A funcionária pública disse que antes do segundo parto não conhecia a história de vida do Anjo Bom da Bahia.

- É uma grande satisfação ter recebido essa graça. Tinha fé, mas não a conhecia. E veio justamente de Irmã Dulce, que foi uma pessoa que fez tudo pelos mais humildes - diz.

O padre José Almir de Menezes, de Nossa Senhora das Dores, no interior de Sergipe, foi quem pediu ajuda espiritual de Irmã Dulce para salvar a vida da amiga:

- Eu disse a ela, você acredita que Irmã Dulce pode interceder por você? Ela disse acredito. Rezamos um pouco, dei a unção dos enfermos. Ela teve alta entre dois dias e meio e três dias depois - conta o padre.

O cirurgião Sandro Barral afirma que a mulher foi examinada por mais de 10 médicos no Brasil e por seis médicos na Itália e ninguém teve explicação científica para a recuperação da paciente.

- Ninguém conseguiu explicar porque a melhora se processou de forma tão rápida, em condição tão adversa - afirma.

A cerimônia de beatificação da freira baiana, morta em 1992, aos 77 anos, acontece no próximo dia 22 de maio, no Parque de Exposições de Salvador. Às 14h, haverá um espetáculo artístico reunindo mais de 600 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) - complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce - com idades entre 6 e 15 anos.

Após a apresentação das crianças, terá início, às 17h, a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.

História de Irmã Dulce

A freira comoveu a Bahia em seus 77 anos de renúncias e dedicação aos pobres. Desde o dia 13 de março de 1992, data de sua morte, o número de graças concedidas pela intercessão de Irmã Dulce tem se multiplicado em todo Brasil, segundo a Igreja.

Batizada de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a professora de história e geografia resolveu homenagear a mãe, que morreu quando ela tinha apenas 6 anos, ao se ordenar freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe, aos 20 anos. Dali em diante, ela seria conhecida, e cultuada, como Irmã Dulce.

A dedicação aos necessitados começou bem antes de seu ingresso na vida religiosa. Aos 13 anos, após conhecer uma comunidade carente na companhia de uma tia, Irmã Dulce começou a ajudar aos necessitados na porta de sua casa, em Salvador.

Nas duas primeiras visitas que fez ao Brasil, o Papa João Paulo II desviou seu percurso para visitar a Mãe dos Pobres na Bahia. Em outubro de 1991, Irmã Dulce já não dormia mais na cadeira de madeira onde passara as noites dos últimos 30 anos de sua vida.

Com 70% da capacidade respiratória comprometida, a freira baiana recebeu o Santo Padre em sua cama de enferma no Convento Santo Antônio (inaugurado por ela em 1947), onde cinco meses depois viria a falecer.

Foi no galinheiro desse mesmo convento que, em 1949, ela instalou os 70 doentes carentes que cuidava, dando origem ao Hospital Santo Antônio, hoje reconhecido pelo Ministério da Saúde como o maior hospital beneficente do Brasil.

Fonte: oglobo.com

Obras Sociais revelam quem recebeu milagre atribuído à Irmã Dulce

Um segredo mantido a sete chaves pela Igreja Católica acaba de ser revelado: a identidade da mulher que teria recebido o primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce. As Obras Sociais Irmã Dulce divulgaram na manhã desta sexta-feira (13), na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Salvador, a identidade de Cláudia Cristiane Santos de Araújo. Cláudia tem 42 anos, mora na cidade de Malhador, no interior de Sergipe, trabalha na prefeitura do município, e é casada com o motorista de caminhão Francisco Assis de Araújo.

Nesta sexta-feira (13), as principais testemunhas da história estiveram em Salvador e participaram de uma entrevista coletiva para contar com detalhes como tudo aconteceu.

No dia 10 de janeiro de 2001, ela se internou na maternidade São José, em Itabaiana, cidade vizinha a Malhador, para dar à luz Gabriel, o segundo filho do casal. Na madrugada do dia 11, logo após o parto, uma hemorragia muito grave a deixou entre a vida e a morte. Cláudia sofria de uma rara doença que impede a coagulação do sangue.

A equipe médica, comandada pelo obstetra Antônio Cardoso, esgotou todos os recursos disponíveis na maternidade e não conseguiu controlar o sangramento. Cláudia foi submetida a três cirurgias. Na última, os médicos fecharam o abdômen e conversaram com a família. Não havia mais o que fazer, só rezar, diz o obstetra Antônio Cardoso. Ele se recolheu e, quando se preparava para assinar o atestado de óbito, foi surpreendido com a notícia da melhora repentina de Cláudia. Os procedimentos da medicina salvam muitas vidas, mas não fazem milagre, afirmou o doutor Cardoso. Segundo ele, não há explicação médica para o que aconteceu.

O milagre atribuído à Irmã Dulce teria ocorrido a pedido do padre José Almi de Menezes, da paróquia de Nossa Senhora das Dores, amigo da família de Cláudia. Quando soube da gravidade do caso, o padre correu para a maternidade com uma foto da Irmã em mãos. Diante do leito onde os médicos realizam os procedimentos cirúrgicos, invocou a intercessão da freira. A foto de Irmã Dulce foi colocada no suporte do soro. O padre deixou a maternidade e iniciou uma corrente de orações.

O milagre foi investigado por uma comissão eclesiástica do Vaticano. Depois de sete anos, ouvindo os personagens, as testemunhas e todas as pessoas envolvidas na história, a Irmã Dulce foi declarada beata. A festa de beatificação será no dia 22 de maio, no Parque de Exposições, em Salvador. Este é o penúltimo passo para a canonização da freira. Para se tornar Santa Dulce dos Pobres, mais um milagre deverá ser comprovado, operado pelo Anjo Bom da Bahia.

Fonte: g1.globo.com

Prefeitura de Malhador trabalha para manter a cidade limpa

Manter a cidade limpa evita a proliferação de insetos, bactérias e doenças, além proporcionar um aspecto agradável aos moradores que se sentem felizes por habitar em um município, onde a preocupação com o meio ambiente é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Engajada na causa ambiental, a prefeitura de Malhador através da secretaria municipal de infraestrutura, vem realizando um trabalho de coleta, limpeza de praças e ruas em diversas localidades, para que todos possam andar pelas ruas sem o incomodo causado pelo mau cheiro do esgoto e dejetos jogados no chão.

A coleta na sede do município acontece três vezes por semana (terças quintas e sábados), já nos povoados são as (quartas e sextas-feira), conforme informações da secretaria de infraestrutura de Malhador.

Existem pessoas que infelizmente não estão preocupados em manter a cidade limpa e com o meio ambiente, pois algumas ações como jogar em qualquer lugar garrafas, latinhas, papéis, pneus e outros objetos que, ao longo do tempo acumulam água contribuindo para o aumento de insetos e degradação do planeta.

Apesar das dificuldades, a prefeitura de Malhador faz a sua parte recolhendo o lixo das residências duas vezes por semana, bem como manter as praças e ruas sempre limpas, mas é preciso a colaboração de todos os habitantes do município em relação à limpeza.

Então, não deixe a cidade suja, coloque o lixo em local adequado para que os funcionários da limpeza possam fazer a coleta, dessa forma todos estarão contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ed Carlos
Ascom PMM

quarta-feira, 11 de maio de 2011

TER-SE inicia recadastramento biométrico

Só estará apto a votar aquele que efetuou o cadastro digital

A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, a Desembargadora Suzana Carvalho, autorizou o recadastramento biométrico no estado, a fim de recadastrar em sua totalidade o eleitorado sergipano para as próximas eleições.

O processo de recadastramento começou no início de Maio na capital sergipana, mas ganhará maior presença com a implantação dos postos de atendimento em diversos pontos de Aracaju, de modo que os aracajuanos passem pela revisão biométrica. No interior do estado o recadastramento começa em 13 de junho. Vale lembrar que em 2010, o município da Barra dos Coqueiros já estava inserido no processo funcionando como ‘laboratório de ensaio’ para o Estado.

A meta do TER-SE, é que em 2012 todos os municípios sergipanos estejam habilitados para o próximo pleito, por isso mais de 640 pessoas estarão envolvidas no processo de recadastramento que tem o prazo de duração de seis meses.

O eleitorado sergipano deve ficar atento a divulgação das datas e locais onde será efetuado o processo de revisão biométrica, portando os seguintes documentos: identidade, comprovante de residência e o título de eleitor.

Ed Carlos Dias de Souza, com informações do TER-SE

Brasileiros pobres são mais vulneráveis à depressão

Enfrentar as adversidades e dificuldades no cotidiano e procurar soluções para contorná-las, são transtornos corriqueiros que acontecem na vida de qualquer brasileiro que vive em situação precária.

Artigos da uma série especial produzida pela revista médica inglesa The Lancet sobre a saúde no Brasil, revela que os brasileiros de baixa, como também de escolaridade são mais vulneráveis a doenças como depressão, demência e a outros transtornos neuropsiquiátricos.

Segundo Paulo Rossi, professor da Universidade de São Paulo (USP) responsável pela análise divulgada pela revista inglesa The Lancet, mostra que nos grandes centros urbanos pessoas com menor renda e escolaridade são propensas a esses tipos de doenças em comparação aos mais ricos e graduados.

Ainda de acordo com a publicação, cerca de 18,8% dos brasileiros declararam ter sido diagnosticados com depressão em 2003. O pesquisador alerta que os profissionais de saúde ainda estão despreparados para reconhecer a doença. Há seis anos, estudo feito em São Paulo revelou que apenas 5% dos quadros depressivos foram identificados pelos médicos em postos de saúde, conforme Rossi. Alguns dos sintomas são tristeza, queda da autoestima, dores de cabeça, perda de apetite, ansiedade, irritação e dificuldade de concentração.

Apesar as dificuldades em relação ao baixo número de informações sobre depressão no país, Rossi afirma que a doença está associada às condições de vida, como a situação financeira. O especialista acredita que com o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, pode haver diminuição desses transtornos nas próximas décadas.

Ed Carlos Dias de Souza, com informações da EBC

Morte de aposentado agrava crise na saúde de Rosário do Catete

O tema principal da sessão da Câmara de Rosário do Catete nesta terça-feira (10) voltou a ser a crise na rede municipal de saúde. Há três semanas, a oposição levantou a necessidade da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar várias denúncias que chegam àquela Casa sobre os péssimos serviços que são prestados pela administração municipal.

O assunto voltou a ser destaque em virtude da morte do aposentado João Batista Dias de Andrade, que chegou desmaiado, por volta das 9h da sexta-feira (6), ao posto de saúde do município, mas não recebeu o devido atendimento, e acabou morrendo na unidade por falta de médico no local.

Segundo informações, o profissional que estava de plantão deixou o trabalho sem que o colega que o iria substituir estivesse presente. O médico só chegou à unidade por volta das 9h50, antes disso, por falta de atendimento, o aposentado faleceu dentro do posto de saúde, apesar da existência de um médico do SAMU que se negou a prestar os primeiros socorros.

A líder da oposição, vereadora Maria José (PSB), lamentou o episódio e disse que foi preciso que acontecesse uma tragédia dessa para que realmente chegassem à conclusão da necessidade urgente da Comissão. “Rosário precisa imediatamente de uma CPI. Não podemos mais suportar que fatos como o que ocorreu se repitam”, justificou.

Os vereadores Genilson da Costa França, o “Neno” (PSB), Helhinho dos Santos (PV) e Delson Leão (PSB) reforçaram os comentários da colega. Para Neno, a culpa também é do prefeito Etelvino Barreto (PMDB), que ainda não tomou nenhuma atitude em relação à saúde do município.

“O prefeito já deveria ter tomado uma postura. O comando é dele, mas ninguém sabe qual é a sua posição diante desse caos. Se ele já tivesse agido, quem sabe essa morte teria sido evitada e até mesmo a Câmara desse mais um tempo ao prefeito para que ele, com uma nova gestão na Secretaria de Saúde, minimizasse ou até revertesse essa situação crítica”, afirmou Neno.

O presidente do Legislativo, Delson Leão, que testemunhou a morte de João Batista, disse que a família está revoltada pela falta de compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e do médico do SAMU. “Estava no local e acompanhei todo o desespero dos familiares, que viram seu João morrer na frente deles sem poder fazer nada. Parentes me disseram que o médico do SAMU chegou a dizer que não atendia seu João porque Amélia (Passos, secretária municipal de Saúde) estava devendo a ele”, relatou.

“Por isso precisamos de uma CPI para que este profissional também seja ouvido. É um absurdo o que aconteceu. Um cidadão rosarense morreu dentro de um posto de saúde, com uma ambulância do SAMU e um médico do serviço de emergência no local”, completou Delson.

Divergências
Os quatro vereadores da situação mantiveram sua posição contrária à CPI, mesmo com a morte do aposentado. Para eles, a Comissão não trará resultados rápidos e eficientes para a melhoria do serviço, que é o que a população de Rosário deseja no momento.

“A gente não sabe como essa Comissão vai ser conduzida e nem como vai terminar. Será que vai ter o resultado que a comunidade espera? Já vi muita CPI no Brasil que não deu em nada”, alega José Antônio (PMDB). Ele sugeriu a apresentação de um requerimento convocando a secretária Amélia Passos para que ela detalhe a situação do setor no município, e até mesmo apresente soluções para os problemas existentes.

Na opinião do vereador João Fontes (PV), a morte do seu João Dias é um fato isolado e não deve servir de subsídios para a instalação da CPI. “É um caso que deve ser investigado pela polícia. Acredito que a família tenha prestado uma queixa na delegacia para que se apure as causas da sua morte. A Câmara deve apresentar medidas práticas e imediatas para a população, convocando a secretária ou até mesmo o prefeito para que apresente soluções de gestão. Ao meu ver, a CPI tem interesses meramente políticos e está antecipando a disputa municipal do ano que vem”, acusou o parlamentar.

Apesar das críticas da situação, o presidente colocou em votação o requerimento que solicita a instalação da CPI da Saúde no Legislativo. Por cinco votos a quatro, a Comissão foi aprovada, e seus membros devem ser escolhidos na próxima sessão.

“O interesse aqui não é político, mas do povo. Com certeza a CPI vai ter começo, meio e fim. Vamos desmascarar muita gente que está se aproveitando do sofrimento do povo para viver bem. Enquanto a população sofre nos postos de atendimento, ou até mesmo morre, muitos dos que estão à frente da saúde estão muito bem”, denunciou Delson Leão.

Já o vereador Hélber Santos (PT) acusou o presidente de agir com autoritarismo e apontou ilegalidades no requerimento por não apresentar um fato determinante justificando a CPI. “Vamos entrar na Justiça contra essa Comissão”, avisou o petista.

Laranjeiras - Micareme começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, (13), Laranjeiras realiza mais um evento cultural importante, que reúne tradição e curiosidades, o Micareme 2011, que prossegue até o domingo, (15). A festa reúne blocos de estilo carnavalesco, tocando músicas de frevo e marchinhas. O evento é comemorado há 75 anos e preseva até os dias de hoje a rivalidade entre os blocos, principalmente Laranjeirense e Bota Fogo. Os foliões guardam segredos e histórias, a exemplo da confecção das fantasias, as diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e a criação de paródias para insultar os oponentes.
O mais curioso é que não existe jurados para eleger quem é o melhor, o mais bonito e o vencedor. Portanto, todos se acham vencedores. Também fizeram parte da história do Micareme, os blocos ‘As Malandrinhas’, o ‘Ferro Velho’, ‘Broto do frevo’, ‘As Moreninhas’, Flores de Outrora’ e ‘Mangueira’.
Em décadas passadas, o micareme era realizado sempre no fim de semana após à Semana Santa, porém, para dar mais tempo de preparação, há alguns anos, a festa acontece em maio, com todo o apoio da Prefeitura e empenho dos participantes e da população. Os quatro blocos que sobreviveram (Laranjeirense, Bota Fogo, Águia de Ouro e Ninho dos Gaviões), desfilam com adereços e fantasias de luxo pelas ruas da cidade. Justamente, por conta da rivalidade entre eles, os foliões não podem se encontrar, a não ser no ponto de confraternização (largo da igreja matriz).
Os participantes mais antigos, a exemplo da sócia-fundadora do Laranjeirense, Maria Idalice Oliveira, contam que o micareme está voltando acada ano a ter o mesmo brilho das décadas do século passado, graças ao empenho dos mais jovens, do incentivo dos mais idosos e ao poder público. “Esta é uma festa que existe muita rivalidade entre participantes no período, porém nada pessoal. Mas, não podemos de forma alguma revelar a fantasia, para que o bloco rival não saia nas ruas com a nossa vestimenta. Só quem sabe o modelo e as cores são as próprias costureiras, já que os participantes, na hora da prova, são obrigados a vendar os olhos. Como estratégia, para os oponentes não descobrirem o nosso segredo, nem a casa das costureiras é varrida neste período. Todos os retalhos e linhas são guardados até o final do micareme. Até hoje, eu e parte da minha família, somos apaixonados pelo laranjeirense, somente a minha filha é bota fogo”, afirmou a veterana de 86 anos.
Dona Idalice, como é mais conhecida na cidade, conta também que várias paródias são criadas para insultar os participantes contrários. Além disso, a intelçigência e a estratégia dos blefes são bastante utilizadas no período que antecede o Micareme. “A equipe de um bloco busca sempre se infiltrar entre os oponentes, justamente para a descoberta dos segredos. Os blefes são extraordinários, aparecem retalhos e parte dos adereços das fantasias na porta das casas das costureiras, pessoas desfilam pelas ruas com objetos que jamais vão utilizar nos blocos, pulam janelas, muros, sobem em telhados. É muito bom e engraçado. A identidade deve ser preservada até o último momento”, acrescentou.
Dona Maria Celina da Vitória, 84 anos, defende as cores amarela e branca do Águia de Ouro, bloco no qual é presidente, mas divide a paixão pelas cores vermelha e branca do laranjeirense. “Gosto muito de ser Águia de Oruro, mas o Laranjeirense também é a minha paixão. O mais importante de tudo isso é que não podemos deixar morrer a tradição. Me lembro muito bem das velhas cantigas e de outros blocos que já exitiram em Laranjeiras. Essa recordação vai ficar para sempre na minha memória. É claro que não poderemos revelar os preparativos desta grande festa e das fantasias que estamos preparando para 2010”, ressaltou dona Celina.
Dona Maria Gilene Andrade, 68 anos, representa até hoje o mais tradicional e antigo dos blocos do Micareme, o Ninho dos Gaviões (preto, vermelho e branco). Ela até arrisca cantar as velhas cantigas que marcaram época do bloco e disse que os participantes, sempre do povoado Comandaroba, são conhecidos pelo talento, dedicação e harmonia. “O Ninho dos Gfaviões é datado de 1936. Os participantes de todos os outros blocos nos respeitam e não têm rivalidade conosco. Quando estamos na rua, todos param para nos assitir. É um exemplo de beleza e talento, fruto da dedicação e harmonia. Sem medo de dizer que somos sempre os campeões”, frisou.
Considerado o bloco da elite de Laranjeiras, o Bota Fogo também marca história nas edições do Micareme. Dona Maria Aparecida, uma das principais representantes, revela algumas cantigas e conta um pouco da rivalidade com o laranjeirense. “o sr. Dudu, várias vezes vinha na minha porta com o bloco Laranjeirense como insulto e ainda me perguntava se o bloco não estava mais bonito. Pedia a minha nota e aí eu respondia, mas, por dentro, ficava me roendo. Na realidade, os representantes do Laranjeirense sempre tiveram inveja do meu Bota Fogo azul e branco. O fato é que eles querem ter o sangue azul”, disse sorrindo dona Aparecida.
 
Diego Góes - da equipe Empauta/ASCOM PML.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sarina Faro confirma participação na Marcha dos Municípios à Brasília

Reivindicar a distribuição dos recursos para os municípios, de maneira que todos possam administrar sem a diminuição nos repasses das verbas, é uma das prioridades da XIV Marcha dos Municípios a Brasília.

A prefeita de Malhador Sarina Faro, confirmou sua participação na Marcha com o intuito de conseguir mais recursos ao município, para que obras, reformas e projetos possam ser colocados em prática melhorando a qualidade de vida da população.

O evento acontece de 10 a 12 de maio em Brasília, onde prefeitos de todo o Brasil terão a oportunidade de expor a presidenta Dilma Roussef, várias reivindicações entre elas a Emenda 29, que define melhor a distribuição dos recursos para a saúde, os restos a pagar do governo federal referente aos anos de 2007 a 2009, além do veto do presidente Lula ao projeto que distribuiu os recursos do Pré-Sal com os municípios de acordo com o número de habitantes.

Segundo a FAMES (Federação dos Municípios de Sergipe), a situação dos cofres das prefeituras na maioria dos municípios sergipanos é preocupante devido à queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Ainda de acordo com a FAMESE, os prefeitos que possuem obras com recursos federais precisam agilidade para conseguir a liberação, de modo que para fazer uma obra é preciso ter o projeto, que custa, em média, 5% do valor da construção.

Em Sergipe, existem municípios que não dispõem de R$ 100 mil, R$ 200 mil para pagar o projeto, por conta disso perdem os recursos. A FAMES vai sugerir que os convênios já estabeleçam um valor também para os projetos, o que irá facilitar a vida dos municípios.

Ed Carlos Dias de Souza, com informações da FAMES
Ascom PMM

Escolas da rede municipal comemoram o dia das Mães

Homenagear as Mães é reconhecer o amor, carinho, esforço e dedicação que elas têm para com seus filhos. Sabendo de sua importância, a prefeitura de Malhador através da secretaria municipal de educação comemorou entre os dias 6 e 7 de Maio nas instituições de ensino do município o Dia das Mães, a fim de proporcionar momentos de alegria e descontração.

A prefeita de Malhador Sarina Faro, o secretário de educação Odiler Resende, educadores e funcionários da rede pública do ensino municipal ofereceram as mães dos alunos café da manhã, almoço, shows artísticos, além da distribuição de presentes.

Na sede do município, a Escola Municipal José Joaquim Pacheco ofereceu café da manhã, distribuição de presentes, seguido de brincadeiras e do show artístico com Luzia Cláudia, logo adiante, a Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho ofereceu um almoço e distribuíram presentes as mães dos alunos.

Nas escolas dos povoados também ocorreram comemorações. A Escola Municipal Rural Alecrim, localizada no povoado Alecrim ofereceu almoço, música ao vivo e sorteios de presentes, acontecendo o mesmo na Escola Municipal Finlândia no Poço Terreiro. Dando seqüência às homenagens, a Escola Municipal Martins Andrelino dos Reis no povoado Saco Torto, comemorou da mesma forma com almoço, presentes e a apresentação de grupo musical para animar a festa.

A prefeitura de Malhador deseja as homenageadas um feliz dia das Mães.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

Colégio O Saber é Campeão de Futsal de Itabaiana

O Colégio O Saber sagrou-se Campeão Mirim Masculino de Futsal de Itabaiana ao vencer na final o Colégio Neilde Pimentel por 5 a 4. O campeonato foi disputado por 16 equipes das escolas das redes municipal, estadual e particular de Itabaiana, no período de 18 de abril a 06 de maio de 2011 e que foi promovido pelo SESI.

O Saber disputou 10 jogos, venceu 8, perdeu 1 e empatou 1, obtendo os seguintes resultados na competição: 2 a 1 Vicente Machado, 2 a 1 Elizeu Oliveira, 5 a 1 Elizete Santos na 1ª fase; 2 a 0 Djalma Lobo, 1 a 5 Neilde Pimentel, 3 a 1 Filadelfo Araújo, 2 a 2 Monteiro Lobato na 2ª fase; 3 a 2 Vicente Machado na quarta de final; 5 a 4 Djalma Lobo na semifinal e 5 a 4 Neilde Pimentel na final.

A equipe de Campeões do Colégio O Saber é formada por: Alexandre, Antonio Vinícius, Caio, Elenilson, Gabriel, Ítalo, Júlio César, Mesquita, Raphael, Válber, Vinícius Eraldo e o Profº José Costa.

Agradeço a Deus por me abençoar nestes 31 anos de carreira como educador, professor e técnico, obtendo centenas de resultados, mas gostaria de enfatizar 4 destes, o 1º título de basquete com o Colégio Estadual Murilo Braga em 1981 nos Jogos da Primavera; o 1º título de voleibol com o Colégio Dom Bosco em 2000 nos Jogos das Escolas Particulares de Sergipe; o 1º título de handebol com o Colégio Dom Bosco em 2008 na Seletiva do Interior dos Jogos da Primavera e agora, o 1º título de futsal com o Colégio O Saber no Campeonato Escolar de Itabaiana.

Alguns anos atrás quando esperava que já tivesse conseguido os mais diversos títulos por todas as escolas por onde tinha trabalhado, surgiu à oportunidade de apresentar um novo trabalho com O Saber, e neste momento, a superação de mais um desafio na minha vida profissional, ser campeão de futsal de Itabaiana, um grande celeiro dos salonistas de Sergipe.

Profº José Costa

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Famílias de Baixa Renda recebem doações de alimentos.

Segundo levantamento divulgado esta semana pelo governo federal, mais de 16 milhões de brasileiros vivem em condições degradantes com renda per capita de até R$ 70, como também sem acesso a serviços públicos.

Os números chamam atenção, pois 15,6 % da população brasileira moram no campo e a região nordeste concentra quase 60% dos estão desprovidos de qualquer benefício.

No município de Malhador (49) km de Aracaju, famílias de baixa renda estão recebendo semanalmente, alimentos oriundos da agricultura familiar produzidos pelos agricultores locais.

Prefeitura, CREAS, CONAB e a Associação Semeando o Futuro estão engajadas nesta causa, a fim de proporcionar a essas famílias, condições dignas de uma alimentação saudável.

A família que deseja receber os alimentos, deverá comparecer a sede do CREAS localizado na praça Padre Manuel de Oliveira, centro de Malhador, munida com os documentos para efetuar o cadastro e receber as doações que acontecem todas as quartas-feiras às 9h, na sede do CREAS em Malhador.

Ed Carlos dias de Souza
Ascom PMM

Malhador participa do 1º encontro do Selo Unicef 2011

Preocupados com o futuro de centenas de crianças e adolescentes, representantes da prefeitura de Malhador participaram do 1º encontro do Selo (Unicef) Município Aprovado Edição 2009-2012, que também contou com a participação do coordenador da entidade para Sergipe e Bahia, instituições ligadas as causas sociais e dos secretários de Estado da Inclusão Social, Educação e Cultura.

O evento aconteceu na quarta-feira (4) de Maio em Aracaju, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional e do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), entidade parceira do Unicef na implementação do Selo em Sergipe.

A Prefeita de Malhador Sarina Faro e Jadson Vieira, secretário de administração, marcaram presença no encontro, no qual puderam assistir às palestras dos organizadores e tirarem suas dúvidas com os palestrantes.

Após o encontro, uma das metas da atual gestão é conseguir o selo Unicef, por isso educadores e a sociedade estudantil do município serão engajados nessa causa, através de atividades esportivas, culturais, gincanas entre outros eventos.

Em 2012, representantes municipais apresentarão na cidade de Salvador, um relatório com as informações das atividades desenvolvidas na prática esportiva e inclusão social para membros do Unicef. Ressaltando, que o selo será entregue ao município que cumprir as exigências com o estabelecidas entidade.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Em Malhador, vacinação contra a gripe acontece em praça pública

Empenhada em alcançar a meta estipulada pelo governo federal a secretaria municipal de saúde do município de Malhador, realiza nesta segunda-feira (2) de Maio, a campanha de vacinação contra a gripe em praça pública, com o intuito de vacinar aquelas pessoas que não puderam participar do dia D contra a gripe, realizado no último sábado (30) de Abril.

Malhador recebe todas as segundas-feiras um elevado número de pessoas atraídas pela feira municipal, onde populares realizam as compras abastecendo seus estoques por toda a semana. Por canta desse fator preponderante, a secretaria de saúde do município montou uma tenda na praça de eventos Coronel Tércio Veras para imunizar idosos, crianças gestantes e profissionais da saúde que se enquadram no público alvo da campanha.

Vale ressaltar que a vacinação ocorre normalmente na Clínica de Saúde da Família (CSF), de segunda a sexta-feira das, 7 ás 17hs, como também nos postos dos povoados de Malhador através de equipes de saúde do município.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

Usuarios online