quinta-feira, 30 de junho de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Prefeita de Malhador autoriza utilização do Centro de Convivência

De Malhador, Ed Carlos

Representantes de associações, conselheiros municipais e da prefeitura de Malhador, se reuniram no dia 28 de junho, na sede do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhador, para a entrega da cessão de uso do Centro de Convivência Maria da Glória Araújo, conhecido popularmente como creche.

A prefeita de Malhador, Sarina Faro, entregou a Roberto Vieira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), o documento que autoriza a utilização gratuita do local para desenvolverem atividades voltadas à população.


Recapitulando

A superintendência do Patrimônio da União em Sergipe divulgou a portaria de número 10, no dia 23 de Maio de 2011, no Diário Oficial da União.

Alvo de críticas por populares e opositores durantes muitos anos o imóvel onde está localizado o Centro de Convivência Maria da Glória Araújo conhecido como Creche foi concedida a prefeitura Municipal de Malhador sob forma de utilização gratuita por 20 anos.

A prefeitura de Malhador em parceria com Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável (CMDS), que conseguiu recursos para a reforma do imóvel, utilizará o espaço para desenvolverem suas atividades.

No local serão construídas salas para exposições do artesanato, produtos da agricultura local, como também para manifestações artísticas e culturais, além do CMDS ter uma sala exclusiva para as reuniões.

A reforma do local vai acabar com um problema antigo dos moradores daquela localidade, porque os marginais não mais utilizarão o espaço para o consumo de drogas e a prática de ações que coloquem em risco a vida de pessoas que moram e trafegam pelo local.

Assessoria de comunicação

terça-feira, 28 de junho de 2011

Malhador participa do 11º Simpósio Brasileiro de vacina

Representantes da saúde do município de Malhador participarão do 11º Simpósio Brasileiro de vacina, que acontecerá de 29 a 02 de julho de 2011 em Aracaju no Hotel Parque dos Coqueiros.

A diretora da Clinica de Saúde da Família, Valdira Marcelino, técnica na área da saúde e Rozilda Andrade, técnica em enfermagem e responsável pela sala de imunização da clinica representarão a Secretaria Municipal de Saúde de Malhador no evento.

A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para proporcionar um serviço  com qualidade.

Confira a programação

LOCAL DE REALIZAÇÃO
HOTEL PARQUE DOS COQUEIROS CONVENTION & RESORT
Rua Francisco Rabelo Leite, 1075
Atalaia - 49037-240 - Aracaju-SE
Tel/Fax: (79) 2107-1511
Website: www.hotelparquedoscoqueiros.com.br

SECRETARIA EXECUTIVA
EKIPE DE EVENTOS
Av. Sete de Setembro, 4857
80240-000 - Curitiba, PR
Tel.: 41 3022-1247 / Fax: 41 3022-3005
ekipe@ekipedeeventos.com.br

SECRETARIA - LOCAL PARA INSCRIÇÕES, ENTREGA DE MATERIAL E INFORMAÇÔES
Horário de funcionamento:
29 de junho 2011: 07h30 - 19h00
30 de junho 2011: 08h00 - 19h00
01 de julho de 2011: 08h00 - 19h00
02 de julho de 2011: 08h00 - 13h00

CRACHÁS
Será obrigatório o uso do crachá nas áreas do Congresso

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA
29 de junho de 2011, Sala A as 19h00

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
Não haverá tradução simultânea inglês/português, Espanhol/português

TRABALHOS CIENTÍFICOS
Pôster
A fixação é de responsabilidade do autor e deverá ser colocado na data e número correspondente ao trabalho. A comissão não se responsabilizara pelos trabalhos não retirados.

Os Autores dos Pôsteres deverão estar presentes no local da exposição em horários designados pela Comissão Científica para defesa e apresentação.

EVENTOS SOCIAIS
DIA 29 DE JUNHO
21h00 - Apresentação da quadrilha Assum Preto seguida de Coquetel de Boas Vindas
DIA 30 DE JULHO
Festa de confraternização - Casa de Forró Cariri

Ed Carlos, assessor de comunicação

Quando a Prioridade é Educação

O termômetro que mede se um governo prioriza a Educação é a forma como ele se relaciona com os professores. Quando um Prefeito e o Secretário da Educação não respeita os professores, não dialoga com a categoria não aplica as leis que cobre os seus direitos, vê-se que a Educação não é prioridade.

Mas quando o Prefeito e o Secretário da Educação respeita os professores, dialoga com a categoria e aplica as leis que cobrem os seus direitos há aí uma demonstração clara que a Educação é prioridade. Isso porque o professor é o guia que orienta nossas crianças e jovens a trilharem da melhor maneira o caminho da cidadania e da qualidicação profissional.

Quando assumimos a pasta da educação, encontramos o Plano de Carreira do Magistério no congelador. O plano de Carreira aqui de Malhador, foi criado e transformado em Lei no ano de 2003 e logo após a sua criação ele foi posto na geladeira. Nós tiramos a plano do congelador e o colocamos na pauta do dia.

Dessa forma, atualizamos as gratificações dos professores que estavam congelados havia sete anos: mudança de nível, Letra, Quinquênio, Triênio etc., corrigindo todas as distorções. Com a Lei do Piso Salarial passamos a aplicá-lo na sua íntegra. Além disso, passamos a valorizar os professores também no âmbito da sua formação promovendo, cursos e palestras com a presença de intelectuais renomados. São quase três anos de gestão sem greve da categoria no nosso município.

Porém, isso não significa que resolvemos ou que iremos resolver todos os problemas existentes na Educação municipal. Ainda há muito o que fazer. No entanto, podemos constatar que houve avanços importantes na busca incessante de atingir a plena qualidade da Educação, pois, nossa gestão, ao tratar os professores com a devida atenção e respeito está dando sinais claros de que Educação em Malhador é prioridade!

Por Odiler Rezende, Secretário Municipal de Educação

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Casamento caipira atrai multidão de vaqueiros a Malhador

Centenas de vaqueiros do agreste sergipano participaram no dia, 26 de Junho do tradicional casamento caipira realizado no município de Malhador distante a 49 km da capital Aracaju.

Concentrados na Praça Coronel Tércio Veras localizada no centro da cidade a vaqueirama saiu em cortejo pelas principais ruas do município atraindo uma multidão de populares saudando os cavaleiros, que também passaram pelas comunidades, Adique, Poço Terreiro e Ciebra até chegar ao povoado Alecrim.

A cavalgada contou com a presença da prefeita de Malhador, Sarina Faro, juntamente com o secretário municipal de administração Jadson Vieira (Jadinho), além dos secretários José Francisco, Josiel Moreira e Odiler Resende, que também prestigiaram a festa, que ainda teve a participação de Bafafá (O Rei das Cavalgadas), animando os cavaleiros com muito forró em cima de um pequeno trio elétrico.


No povoado Alecrim, houve a premiação da carroça mais enfeitada, como também o sorteio de assessórios para os vaqueiros. A noite na praça de eventos de Malhador a festa continuou com atrações regionais como a Banda Alma Gêmea, Furação do Brega, Vânia Silva e Fonseca a sintonia do sucesso.



 Em Malhador, há décadas é comemorado o casamento caipira durante os festejos juninos, uma tradição cultural que a cada ano atrai elevado número de turistas ao município.

Ed Carlos,
Assessor de comunicação

sábado, 25 de junho de 2011

Escolas da rede municipal de Malhador comemoraram os festejos juninos

Comemorar os festejos juninos, tendo em vista uma sociedade globalizada, na qual algumas pessoas se deixam seduzir facilmente por culturas contemporâneas oriundas da indústria cultural, além de difundidas pelos meios de comunicação de massa, é valorizar a cultura e a tradição nordestina.



 No município de Malhador, região do agreste de Sergipe distante a 49 km da capital Aracaju, a Secretaria Municipal de Educação realizou entre os dias 21,22 e 23 de Junho os festejos juninos nas escolas municipais com o intuito de valorizar a cultura local, como também as tradições nordestinas.

Durante os três dias, os alunos realizaram várias apresentações, dentre quadrilhas juninas, reisado, peças teatrais, grupos de dança, além de competições como o tradicional Pau de Sebo e o melhor casal dançarino de forró ao som de um Trio Pé de Serra.



Diversas barracas com comidas típicas, também fizeram parte dos festejos, nelas o público em geral degustou de pamonhas, pés de moleque, mungunzá, canjica, cocada, arroz doce, milho cozido, amendoim, bolos e bebidas típicas.

Para Odiler Rezende, Secretário Municipal de Educação, as comemorações dos festejos juninos são tradicionais na cultura nordestina, por conta desse fator preponderante, as escolas desempenham funções primordiais de integração cultural na comunidade, através de alunos, professores e demais funcionários da educação disseminando a cultura do nordeste junto à sociedade.

Conforme a prefeita de Malhador, Sarina Faro, comemorar nas escolas o ciclo junino, é uma maneira de valorizar a cultura perante a população interagindo com os jovens, para que os mesmos mantenham vivas as raízes da tradição junina, a fim de que repassem para as futuras gerações essa riqueza cultural.

Ed Carlos,
Assessor de Comunicação

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CREAS de Malhador realiza forró dos idosos


A Prefeitura de Malhador realizou através da Secretaria do Bem Estar Social e do Trabalho em parceria com o CREAS Recomeçar, o Arraia CREAS Recomeçar, no qual os idosos tiveram tarde de lazer com muito forró, comidas típicas, além de brincadeiras e brindes aos participantes.

A festa aconteceu ontem, 21 na Praça Padre Manuel de Oliveira no centro da cidade. Animados por um autêntico Forró Pé de Serra, os idosos do projeto Práticas Corporais participaram de várias competições, como por exemplo, corrida com ovos e do saco. No final de cada disputa os vencedores receberam prêmios, contudo o mais importante é a valorização dos idosos.


Apesar das mobilizações, campanhas de conscientização a realidade mostra que centenas de idosos espalhados pelo país vivem em situação de vulnerabilidade expostos aos maus tratos, tanto físico quanto psicológico.


Valorizar o Idoso é dever do poder público, como também da sociedade civil.



Ed Carlos
Assessor de comunicação

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Taxista é executado em Malhador


A polícia Civil de Malhador investiga o assassinato do taxista José Rogério da Silva, 30 anos. Ele foi executado na garagem de casa na madrugada desta segunda-feira, 20, por um homem que estava encapuzado.
Segundo a mãe do taxista, Raimunda Lurdes de Aquino, 70 anos, Nenhum bem foi roubado. "Ele foi para Riachuelo, atender um frete, quando voltou colocou o carro na garagem e foi surpreendido por esse homem. Ele ainda conseguiu andar alguns metros, mas acabou caindo morto".

José Rogério deixa esposa e dois filhos.

Fonte: emsergipe.com

sábado, 18 de junho de 2011

Malhador vacina crianças contra poliomielite

No município de Malhador, 49 km de Aracaju, a prefeitura municipal realizou através da secretaria de saúde, mais uma campanha de vacinação, dessa vez contra a poliomielite, na qual crianças menores de cinco anos receberam a vacina.

Vacinação da Poliomielite Vacinação da Poliomielite Vacinação da Poliomielite
Vacinação da Poliomielite

Em todo o país, sábado (18) de junho foi o Dia de Mobilização Nacional contra a pólio. Informados sobre a campanha, centenas de pessoas levaram seus filhos ao posto de saúde, a fim de prevenir os mesmos contra a doença que, é causada por um enterovírus, denominada poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3).

A poliomielite é mais comum em crianças provocando a paralisia infantil, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus (selvagem) pode ocorrer de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, que no geral ocorre em lugares onde crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, ficam expostas as inadequadas condições tanto de higiene, quanto sanitárias. Outra forma de disseminação do poliovírus acontece através da contaminação fecal de água e alimentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a meta estabelecida foi de imunizar mais de 80% da população infantil do município, por isso todos os postos estavam abastecidos com a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

Vale ressaltar que a campanha começou dia 13, sendo que a primeira fase segue até o dia 22 de julho, dando seqüência a segunda etapa de vacinação a partir do dia 13 de agosto.

Ed Carlos
Assessor de comunicação

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prefeitura de Malhador envia a Câmara Projeto de reajuste salarial dos professores

A prefeita de Malhador Sarina Faro, através da Secretária Municipal de Educação, enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei de reajuste do piso dos professores da rede municipal de ensino em concordância com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Vereadores Valmir do Sindicato e o presidente Fábio Barbosa, além de Odiler Rezende, Secretário de Educação do município
Vereadores Valmir do Sindicato e o presidente Fábio Barbosa, além de Odiler Rezende, Secretário de Educação do município


O projeto de nº 07/2011, foi encaminhado ontem, (16) sob a responsabilidade de Odiler Rezende, Secretário de Educação do município que entregou em mãos ao presidente da Câmara de Vereadores de Malhador, Fábio Barbosa, que ainda contou com a presença do líder da prefeita na Câmara Valmir do Sindicato. O referido projeto passará por uma apreciação pelos vereadores, logo em seguida será levado ao plenário para votação.

Após o acordo firmado entre a atual administração com a direção do Sintese, em torno do piso da categoria, além das 40 horas semanais os profissionais do magistério do município de nível I receberão R$ 1,187,09, já os professores de nível II terão vencimentos de R$ 1,412,63, esse números correspondem a 76,7% dos recursos oriundos do FUNDEB.

A prefeitura de Malhador presa pela educação tanto na valorização do profissional da educação quanto na qualidade do ensino em todas as escolas do município.

Ed Carlos
Ascom PMM

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Malhador realiza mobilização contra Abuso e Exploração Sexual



Fonte: http://www.youtube.com/user/AscomMalhador?feature=mhum

CREAS de Malhador distribui alimentos à população de baixa renda



Fonte: http://www.youtube.com/user/AscomMalhador?feature=mhum

Agentes de endemias realizam Brigada contra dengue em Malhador


A Secretaria Municipal de Saúde de Malhador em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde realizam no município de Malhador, a 49 km de Aracaju a Brigada contra a dengue tem como objetivo de reduzir os índices de foco do mosquito transmissor do vírus Aedes Aegypti .

A brigada acontece hoje, quarta-feira (15) durante todo o dia na sede do município, continuando na quinta e sexta-feira 16 e 17 nos povoados. Durante a campanha mais de 150 agentes de endemias estiveram em sete áreas estabelecidas pela equipe de endemias da rede municipal que ficou responsável pela coordenação.

Munidas com o Temefol (veneno específico no combate ao mosquito) as equipes percorreram vários bairros, ruas e visitaram residências na sede do município como Coqueiral, Conjunto Creche, Saco do Fundo, Mutirão, Rua São João, Rua José Joaquim Cardoso, entre outras localidades, como também terrenos baldios, a fim de encontrar possíveis focos do mosquito.

Heraldo Fontes,Coordenador da brigada
Heraldo Fontes,Coordenador da brigada

Segundo o Coordenador da brigada, Heraldo Fontes, o município de Malhador apresenta um quadro de médio risco, tendo em vista essa situação viemos auxiliá-los, através da parceria entre prefeitura e governo do Estado com o propósito de modificar o quadro atual.


Ricardo Rodrigues, agente de endemias


Para o agente de endemias, Ricardo Rodrigues, a brigada contra a dengue ajuda a destacar o trabalho dos agentes no município, porque com um contingente maior aumenta o controle sobre o mosquito, além de auxiliar na conscientização das pessoas, apesar de alguns cidadãos não terem consciência sobre os malefícios que a dengue pode provocar.



Preocupara no bem estar da população a prefeitura de Malhador realiza através da secretaria de saúde no município um trabalho de estrema importância na prevenção de doenças e campanhas de conscientização no intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

Ed Carlos
Ascom PMM

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFS?

 Depoimento uma jovem estudante de comunicação (jornalismo) sobre os verdadeiros motivos da ocupação.


Chega de ser massa de manobra: por um verdadeiro movimento estudantil sem migalhas!!!

Desde terça-feira da semana passada eu e outros alunos do curso de comunicação ocupamos a Reitoria da UFS. Lembro que antes da ocupação, discutimos a situação do curso com os professores e quase todos foram unânimes em apoiar as nossas reinvidicações. Após algumas discussões fomos até o Gabinete do Reitor e lá fomos convidados por algumas lideranças do nosso Centro Acadêmico para permanecer lá. Eu fui uma das que votei a favor da proposta. No outro dia pela manhã, cheguei cedo na ocupação, levei pão e outros lanches para os que ficaram no “acampamento” e esperávamos uma reunião com o Reitor. Esse nos atendeu às 9h e ficou até as 11h. Nessa reunião comecei a desconfiar dos motivos reais de alguns líderes da ocupação. Por mais que eu quisesse também ter respostas rápidas para a resolução dos problemas do curso de comu nicação comecei a discordar dos encaminhamentos dados naquele dia.

Primeiro o reitor atendeu os discentes e até se comprometeu a resolver alguns problemas, inclusive, ao final da conversa, se comprometeu também a fazer uma reunião com o departamento de comunicação e o Ministério Público Federal, tal como reinvidicavamos. Mas qual não foi minha surpresa ao presenciar o final da reunião se transformar num festival de agressões desnescessárias por parte de alguns ocupantes. O reitor foi chamado de “mulé”, “mentiroso”, “covarde”, “canalha”. Uma série de informações foram distorcidas logo após a reunião ser realizada e, para meu espanto, quem falava mais alto já não eram os discentes de comunicação, mas uma aluna de biologia, dois de geografia, um de história, dois de educação física...Indaguei o porque dessa situação a Dog e ele me falou que era porque eles pertenciam ao “nosso grupo”. Que grupo se não são da comunicação? Ele riu e disse que eu ia entender mais tarde. A partir daí, comecei a observar que para além da minha pureza na ocupação, estava eu sendo massa de manobra. Resolvi ficar de fora e reapareci na preparação da reunião que iria ocorrer entre o Reitor e a administração mais os professores do departamento de comunicação, na sexta-feira. A reunião da ocupação ocorreu na quinta-feira a noite. Ali eu fiquei extremamente decepcionada. A discussão era que iríamos para a reunião mas não para resolver nada, mas para manter a ocupação e chamar outros cursos, queimar a reitoria e a atual gestão do DCE.  Inclusive ficou acertado que viriam uma série de discentes de história de outros estados da ANEL (?) e da CONSULTA(?), no sábado, para ajudar na ocupação.

Na sexta-feira a noite ocorreu uma festa no RESUN e eu, como boa futura jornalista espiã, lá estava para presenciar uma festa dita de geografia da ocupação. Nada a ver com o curso de comunicação, enfim. Ao final da festa voltei para minha casa e ficou de fazermos uma reunião de avaliação no sábado, a tarde. A reunião foi feita no hall da Reitoria, e agora, também estavam presentes, a executiva do movimento estudantil de história, uns representantes do PSOL de Sergipe, assim como representantes de sindicatos que não sei dizer o nome nesse momento. Após a avaliação, foi consenso que o movimento tinha pautado a mídia sergipana e que a gestão do Reitor, por estar finalizando, estava desunida com brigas internas e que por isso, o movimento iria avançar ainda mais no sentido de construir uma “reitoria popular”. Também foi dito que o Reitor não solicitaria reintegração da reitoria se fosse ocupada por causa das eleições do próximo ano. Após a saída dos sindicatos e da representante do PSOL ficou deliberado que o movimento iria ocupar o Gabinete do Reitor no domingo a noite, tendo alguns estudantes se colocado a disposição para a ocupação. Também ficou deliberado que o Ministério Público Federal não seria acionado em menos de 15 dias, posto que, a paralisação ocorreria no momento de greve dos funcionários e que este fato seria propício para pararmos todas as aulas da UFS. Estava presente um rapaz que fez biologia e que demonstrou como foi feita essa ação há 4 anos passados. Ele disse que o momento era propício ao movimento e que bastava fazer uma assembléia geral dos estudantes para deliberar pela greve geral dos estudantes da UFS. Ficou marcada a assembléia para a próxima quarta-feira e ficou de Jacyara, do curso de biologia, arranjar uns cadeados para trancar as entradas de t odas as didáticas. Ache i isso um absurdo completo. Tinha um senhor que foi candidato a senador e que era parecido com Bin Laden de nome Atamário que fez intervenções estranhas tipo, "é preciso preparar o povo para tomar o poder", a "universidade tem de ser bolivariana", "nós, a juventude, temos de peitar os poderosos da UFS"(nós, a juventude é ótimo né?, ele deve ter uns quarenta anos)...

Enfim, saí dessa reunião arrasada, envergonhada comigo mesmo. Ao chegar em casa conversei com minha mãe e ela me aconselhou a não me expor, ela tem medo que eu seja molestada ou qualquer coisa pior, mas enquanto profissional futura da comunicação não estaria em paz se compactuasse com essa fraude chamada movimento de ocupação da reitoria da UFS. E aqui eu elenco os seguintes pontos:

1. Não é um movimento do curso de Comunicação, por traz dos objetivos justos da ocupação, estão estudantes profissionais de outros cursos. Tem uma aluna de Biologia que se vangloria de ter 8 anos de movimento estudantil na UFS!

2.  Não é verdade que a Reitoria não dialogou com os discentes nessa semana, se não o fez antes, foi obrigada a ceder nessa semana. Esse fato me faz lembrar que o jornalista que não prima pela verdade é um criminoso perigoso. O Reitor inclusive se comprometeu com um documento a executar uma série de reinvidicações dos professores e discentes da comunicação!
3.  Esta claro que é um movimento de partido político claramente identificado com o PSOL e alguns sindicatos a ele filiado com o objetivo de queimar o DCE e eleger a próxima direção da entidade.

4. A assembléia de quarta-feira é para parar as aulas da UFS por parte desse grupo a força se possível for. Tá marcada para as 17h da quarta-feira na frente da reitoria.

No sábado a noite voltei para a casa e no jornal da TV Sergipe foi dito que a ocupação já contava com 200 estudantes. Não é verdade, nunca ocorreu essa situação. Nunca tivemos mais que 35 alunos, somente quando a professora Sonia Meire do departamento de educação, juntamente com a professora Cely Tactel, do departamento de educação física,  foram dar aula na ocupação tivemos mais de 60 alunos. Isso porque elas levaram as turmas delas para assistirem aulas lá. Aliás, a professora Sonia ajudou muito agente, inclusive eu fui a mesma reclamar desses fatos que discordava e ela ficou de falar com os líderes do movimento, se dizendo contra essas atitudes...

E por fim, eu estou cansada dessa palhaçada e decepcionada também. Se para fazer movimento estudantil é necessário transformar as pessoas em massa de manobra eu estou fora. Acho que no que concerne ao que pedimos para o curso de comunicação estamos certíssimos. Mas utilizar essa situação para fazer distorções político partidárias é um desserviço ao movimento estudantil. E eu quero férias, se houver greve de funcionários eu não tenho nada a ver com isso. Parar as aulas para ser solidário a funcionário é típico de quem não gosta de estudar e faz a política do quanto pior melhor. E eu não sou palhaça para aceitar isso, por isso, fiz essa carta e passei para vários amigos. Se vc é a favor da verdade, repasse por favor!

Não vou falar meu nome, mas todos da ocupação nesse momento devem saber quem eu sou... E se vocês me ameaçarem eu vou para a polícia, e entrego as fotos e os vídeos que fiz do que ocorreu na sala do cerimonial da UFS na semana passada e no sábado. Essas fotos, tenham certeza, vocês não gostariam que viesse a público. Está avisado, estou enojada de tudo isso!!

VI Forrozão da Rua Leopoldo Reis



Fotos do forró Clique aqui

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Malhador Receberá Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde

Valorizar o empenho dos municípios que buscam desenvolver ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida e saúde da população de maneira coerente e eficaz, é reconhecer desempenho apresentado pela administração municipal frente aos desafios de promover uma política de Saúde Pública.

Malhador será representado no encontro pelo secretário de saúde, José Francisco, pela Prefeita Sarina Faro, e também pelo secretário de administração Jadson Vieira. No evento o secretário de saúde, José Francisco receberá o Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, como forma de reconhecimento pela sua atuação e desempenho à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Malhador.

O Encontro Nacional de Secretários de Saúde acontece de 12 a 15 de Junho na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Em sua 8º edição a secretaria municipal de saúde de Malhador está classificada entre as 100 melhores do Brasil.

O reconhecimento foi adquirido através de ações, como construção da nova Clínica de Saúde da Família em parceria com o governo do Estado, adequações e melhorias dos postos de saúde, campanhas de combate a Dengue, vacinação, contratação de novos médicos para atender a demanda necessária entre outros fatores que levaram o município de Malhador a ficar em destaque em todo o Brasil.

\"Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Publica\"
De 12 a 15 de junho de 2011

A promoção humanística, científica e tecnológica do País, se dá com profissionais capacitados e integrados as necessidades de cada município. O Secretariado Municipal compõem-se de elementos vitais ao bom andamento das propostas dos administradores, de tal forma que se trata da espinha dorsal das equipes de governo municipais por toda a nação brasileira, por estarem sintonizadas no mesmo objetivo dos Prefeitos Municipais.

Programação

Dia 12 de junho de 2011 - Domingo
09:00 às 18:00 - Credenciamento.
21 horas - Jantar de Boas Vindas com apresentação oficial dos secretários homenageados.
Neste jantar pedimos que cada secretário traga um vídeo de no Maximo 3 mim de apresentação de sua cidade
Local: Restaurante Internacional do Costão do Santinho Resort

Dia13 de Junho de 2011 - Segunda
09:00 às 12:30 - Rodada de Idéias - apresentação de projetos de saúde.
12:40 às 13:40 - Intervalo para Almoço.
14:00 às 15:00
Palestra: \"Ser cidadão, ser voluntário, ser humano\" Desenvolvimento pessoal para o equilíbrio social
Palestrante: Felipe Mello
Intervalo para o Coffe Break
15:30 às 17:30
Palestra: Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos em saúde.
Palestrante: Dr. Julio Kremmer
21:30 - Jantar de confraternização

Dia 14 de Junho de 2011 - Terça
10:00 às 12:00
Rodada de Idéias e Apresentação de Projetos Ministrados pelos Secretários de Saúde.
12:00 às 14:00 - Intervalo para almoço
14:30 às 17:00 - continuação da rodada de idéias.
21:30 - Jantar Baile No Centro de Eventos Ilha Dos Cascais - Costão do Santinho Resort e Spa.
22:30 - Entrega do 8º \"Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde\" Publica - para os cem melhores secretários de Saúde do Brasil.
Traje Social.

Dia 15 de junho de 2011 - Quarta
Retorno para suas cidades.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIVULGA CESSÃO DO PRÉDIO DA CRECHE PARA A PREFEITURA DE MALHADOR POR 20 ANOS.


Centro de Convivência Maria da Glória Araújo conhecido como a Creche


Alvo de críticas por populares e opositores durantes muitos anos o imóvel onde está localizado o centro de convivência Maria da Glória Araújo conhecido como  Creche foi concedida a prefeitura Municipal de Malhador sob forma de utilização gratuita por 20 anos.

A prefeitura de Malhador em parceria com Conselho Municipal de Desenvolvimento sustentável (CMDS), que conseguiu recursos para a reforma do imóvel, vão utilizar o espaço para desenvolverem suas atividades.

No local serão construídas salas para exposições do artesanato, produtos da agricultura local, como também para manifestações artísticas e culturais, além do CMDS ter uma sala exclusiva para as reuniões.

A reforma do local vai acabar com um problema antigo dos moradores daquela localidade, porque os marginais não mais utilizarão o espaço para o consumo de drogas e a prática de ações que coloquem em risco a vida de pessoas que moram e trafegam pelo local.

Leia um resumo da portaria publicada no diário oficial.

A SUPERINTENDÊNCIA EM SERGIPE
PORTARIA No- 10, DE 23 DE MAIO DE 2011
O SUPERINTENDENTE DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO
NO ESTADO DE SERGIPE, no uso da competência que lhe foi
delegada pelo art. 2º, inciso III, alínea b, da portaria SPU nº 200 de
29 de junho de 2010, e tendo em vista o disposto no art. 18º, inciso
I, da Lei 9.636 de 15 de maio de 1998, resolve:

Art. 1º Autorizar a cessão, sob forma de utilização gratuita,
à Prefeitura Municipal de Malhador, do imóvel constituído por terreno
com área de 4.000,00 m², acrescido das benfeitorias com 400,78
m², situado na Rua Cabeça do Boi, s/nº - no município de Malhador,
objeto da Matrícula nº 5.006, Fls. 206, Livro 02 junto ao Cartório da
Comarca de Riachuelo, datado de 27/06/1989. A presente cessão é
realizada de acordo com os elementos que integram o Processo nº
04906.000671/ 2011- 99.

Art. 2º O imóvel a que se refere o artigo anterior destina-se
a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável
de Malhador - CMDS, sob a responsabilidade daquela Prefeitura.
Parágrafo único. A cessão terá vigência pelo prazo de 20
anos, a contar da data da assinatura do correspondente contrato.

Art. 3º Responderá a cessionária, judicial e extrajudicialmente,
por quaisquer reivindicações que venham a ser efetuadas por
terceiros, concernentes ao imóvel de trata esta Portaria, inclusive por
benfeitoria nele existentes.

Art. 4º Os direitos e obrigações mencionadas nesta Portaria
não excluem outros, explícita ou implicitamente, decorrentes do contrato
de cessão e da legislação pertinente.

Art. 5º A cessão tornar-se-á nula, independentemente de ato
especial, sem direito o cessionário a qualquer indenização, inclusive
por benfeitorias realizadas, se ao imóvel, no todo ou em parte, vier a
ser dada destinação diversa da prevista no art 2º desta Portaria, ou,
ainda se ocorrer inadimplemento de cláusula contratual.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na da de sua publicação.
WALDEMAR BASTOS CUNHA

Qualquer dúvida acesse o seguinte endereço:

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=46&data=06/06/2011

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

quarta-feira, 8 de junho de 2011

II Circuito BNDS Musica Brasilis


uma viagem musical pelo Brasil


Edição 2011 do projeto, iniciada em abril, percorre cidades do
Nordeste, São Paulo  e Minas Gerais
apresentando raridades de acervos musicais locais


Iniciado com sucesso em abril, o II Circuito BNDES Musica Brasilis apresenta a partir de junho obras raras de arquivos de cidades do Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Tesouros da música brasileira, concebidos no auge dos ciclos econômicos, caíram no esquecimento pela inexistência de edições. Manuscritos permanecem intocados em arquivos, alguns desde o século XVIII, ou repousam em bibliotecas inacessíveis aos músicos e, portanto, ao público. Para ressuscitar esses repertórios, Rosana Lanzelotte, idealizadora e diretora do projeto, realizou pesquisas e convocou um time de artistas envolvidos no resgate do repertórios brasileiros de todos os tempos.

Pouco restou da vasta produção do compositor Luis Álvares Pinto (Recife, !719 – 1789). Hoje pertencentes ao Instituto Ricardo Brennand em Recife, os raros exemplos de sua música revelam a dimensão de seu talento. Pobre e mulato, Pinto recorreu à batina para ter acesso a estudos em Portugal, onde aperfeiçoou-se como compositor. Peças do compositor serão apresentadas por Ricardo Kanji (flauta barroca) e Rosana Lanzelotte (cravo) em Recife e nas cidades históricas de Marechal Deodoro (AL) e São Cristóvão (SE).

Raridades do acervo da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, instituição musical das mais antigas do país, fundada em 1745, serão apresentadas por sua Banda em Itabaiana em espetáculo que homenageia o intelectual Tobias Barreto, nascido em Sergipe em 7 de junho de 1839.

Em São Paulo e Santos, Vox Brasiliensis e o Duo Horizontes apresentam programas que colocam em evidência compositores locais desde o século XVIII, passando por Carlos Gomes, até os contemporâneos Ernst Mahle e Almeida Prado.

Em julho, acontecem em Tiradentes e Ouro Preto, como parte da comemoração dos 300 anos de Vila Rica, os espetáculos dedicados à produção musical mineira: os Saraus das Cidades do Ouro. Os centros urbanos mais importantes em Minas no século XVIII são Vila Rica e São João del Rei, devido à exploração do ouro, e Diamantina, pelos diamantes. Pujança econômica alavanca a criação musical e as cidades veem nascer um rico patrimônio musical.

Além dos sete concertos para o público em geral, o conjunto Vox Brasiliensis realiza cinco apresentações didáticas em escolas municipais de São Paulo.

Mais informações no site
www.musicabrasilis.org.br

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Audiência pública discute rede de proteção a crianças e adolescentes em Malhador

A Promotoria de Justiça da Comarca de Riachuelo se reuniu com representantes na área da Saúde, Professores, Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, Associações, além dos secretários de educação e do bem Estar Social e do Trabalho para a criação da rede de proteção a crianças e adolescentes

A audiência aconteceu hoje sexta-feira, 03 de Junho, no auditório da Escola Municipal José Joaquim Pacheco em Malhador, onde os participantes puderam expor questões relacionadas no desenvolvimento social, psicológico e cultural no município, como melhorias na educação, aumento da fiscalização na venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, além de punir aqueles que perturbam a ordem pública.

Para o promotor Antônio Carlos, se os poderes públicos, escolas, famílias e demais representantes da comunidade se unir em favor do bem estar social da população, bons resultado serão obtidos no futuro. Essa foi a 1º audiência e na oportunidade ficou estabelecido que toda a primeira sexta-feira de cada mês terá uma audiência pública com a sociedade para discutirem questões de suma importância para a população local.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

Servidores de Umbaúba irão adotar práticas ecologicamente corretas

O primeiro passo para implementação das boas práticas de responsabilidade ambiental entre os servidores da Prefeitura de Umbaúba foi dado nesta quinta-feira, 2. Em uma palestra realizada no espaço do Pré-SEED, a técnica de educação ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Patrícia Souza, explicou como o uso racional do bem público e dos recursos naturais podem garantir mais qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. “A implantação da Agenda Ambiental nada mais é do que buscar equilíbrio na produção de resíduos, no comportamento e nas emoções do homem”, ressaltou.


A idéia é conscientizar os servidores da importância de uma gestão socioambiental sustentável, que pode reduzir resíduos, racionalizar o uso dos recursos naturais e assim, economizar nos custos da administração.

A Agenda Ambiental já é uma realidade na administração Estadual de Sergipe, sendo um sucesso na Controladoria-Geral do Estado, onde todos os servidores estão envolvidos em reduzir o consumo e evitar o desperdício.

A assessora técnica Wilma Machado apresentou o trabalho desenvolvido no órgão. “Depois de um trabalho de educação com os servidores, hoje fico feliz quando vejo as pessoas chegando com várias sacolas de material reciclável de casa para depositar nos pontos de coleta da Controladoria. É muito pouco, mas é importante, porque estamos fazendo a nossa parte”, destaca.

Dicas e regras

Os servidores de Umbaúba deverão implementar as dicas e regras repassadas pela SEMARH nos locais de trabalho, com o intuito de dar bom exemplo na preservação do meio ambiente e ajudando na economia de água, luz, telefone. “Também vamos instalar um posto de coleta de bateria, pilha, plástico e papel na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para que a comunidade possa participar dessa iniciativa”, explicou a secretária Cláudia Ávila.

A professora Ginalva da Cruz apoiou a ideia. “A gente acha que o problema da poluição do meio ambiente é só das fábricas, mas não custa nada se conscientizar para podermos fazer a nossa parte e ajudar na preservação da natureza”.

 Daniel Souza - Ascom/ P. de Umbaúba

Febraban orienta a não aceitar notas manchadas de tinta

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.




A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.

Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

Fonte: Andhrea Tavares / Rádioagência Nacional

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Professores de Malhador receberão novo piso salarial

Representantes do Sintese se reuniram na tarde de quarta-feira, 01 de Junho com a prefeita Sarina Faro e demais integrantes da atual administração, para reivindicarem o pagamento do piso nacional da categoria, bem como melhores condições de trabalho.

O valor do piso corresponde a R$ 1.187,14 por uma jornada de trabalho de 40 horas semanais aos profissionais do magistério, além do piso salarial, outras questões foram levantadas durante a reunião como, por exemplo, a escola do povoado Tabua.

Questionado sobre a situação, Odiler Resende, secretário de educação, disse que a prefeitura esta aguardando o resultado do laudo técnico para poder tomar as providências, uma vez que o problema esta sendo provocado pelo solo.

Ainda de acordo com Odiler, o atraso no resultado acontece, porque em Sergipe existe apenas uma empresa especializada sendo que no momento ela esta em outro Estado fazendo o mesmo tipo de serviço, por conta desse fator nada foi feito até o momento.

A reunião aconteceu em um clima agradável, tanto que ambos aos lados, logo chegaram ao acordo. Os representantes do Sintese ficaram satisfeitos com o resultado e que mais uma vez o bom senso prevaleceu.

Segundo Sarina Faro, a prefeitura de Malhador sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria demonstrando interesse no cumprimento da lei do piso dos professores, como também na qualidade da educação no município.

A Prefeitura Municipal de Malhador sabe a importância do professor na formação de cidadãos conscientes, capacitados e entende que sua função é primordial no processo educativo, em todas as esferas da sociedade.

Ed Carlos Dias de Souza
Ascom PMM

Usuarios online