segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IFS realiza audiência pública em Propriá amanhã, 1º

O objetivo é definir, com ampla participação da sociedade civil, a oferta de cursos na cidade, onde será instalado um dos quatro novos campi do instituto no estado.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza audiência pública na próxima terça-feira, 1º, no município de Propriá. O objetivo é definir, com ampla participação da sociedade civil, a oferta de cursos na cidade, onde será instalado um dos quatro novos campi do instituto no estado.
A audiência acontece das 8h30 às 13h, na Sociedade Semear, localizada na avenida José Conrado de Araújo, 330. Estarão presentes o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o pró-reitor de Ensino da instituição, Adelmo Menezes, e representantes de diversas entidades do município.
Segundo o professor Adelmo, a audiência vai contar com a participação de todos os organismos sociais que compõem os territórios, como sindicatos, câmaras municipais, igreja e associações de moradores. "A definição dos cursos a serem ofertados nesses campi não pode ser resultado da opinião de apenas um indivíduo", afirma.
Para Elenice Reis, secretária de educação de Propriá, a demanda na cidade também tende a ser por cursos da área da indústria. "Nossa vocação é mesmo industrial. A expectativa pela instalação do IFS na cidade é muito grande, principalmente por parte dos nossos jovens", declara.
Audiências
Serão realizadas, ainda, audiências públicas em Nossa Senhora do Socorro, Poço Redondo e Tobias Barreto, municípios que também serão contemplados com novos campi do IFS. Confira abaixo cronograma completo das audiências:
04/11 - Poço Redondo - Local: Clube Horácio Lucas, conjunto Lídia Souza
10/11 - Tobias Barreto - Local: Centro Padre Melo, próximo ao Ginásio de Esporte
24/11 - Nossa Senhora do Socorro - Local: Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, rua Antônio Valadão, s/n

Fonte: jornaldacidade.net

Carmópolis: Prefeita cria Vale-Refeição para servidores municipais

Será votado na próxima terça-feira (1º), na Câmara Municipal de Carmópolis, Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo Municipal que cria o Vale-Refeição voltado para os servidores da prefeitura. A iniciativa, anunciada pela prefeita Esmeralda Cruz (PT) na véspera do Dia do Servidor, irá beneficiar funcionários que ganham até dois salários mínimos com o valor de R$ 100,00 por mês. 

“A quantia extra já estará no contracheque do funcionalismo a partir de novembro”, informa a gestora. Na opinião dela, os vereadores não farão objeção ao projeto, que deverá ser aprovado de forma rápida e por unanimidade. “Nestes três anos temos contado com total apoio dos parlamentares aos projetos encaminhados pelo município. Tenho certeza que esta será mais uma iniciativa a ser aprovada pela Câmara”, acredita Esmeralda Cruz. 

A prefeita disse que há algum tempo já vinha estudando uma forma de beneficiar os servidores utilizando os recursos dos royalties que, entre as prerrogativas, está a proibição de ser usado para o pagamento de salários. “Além do benefício direto ao funcionalismo, esses recursos irão retornar para o comércio de Carmópolis, aquecendo nossa economia, gerando renda e novos empregos”, enfatiza. 

Para Esmeralda Cruz, investir no funcionário público é garantir que a população tenha um bom atendimento. “O servidor é a porta de entrada de qualquer administração. Quando ele está satisfeito, o serviço rende mais e a população passa ser a grande beneficiada com um atendimento de qualidade”, ressalta.
 
T. DANTAS COMUNICAÇÃO, CONSULTORIA E MARKETING

Malhador: Cemitério local recebe os últimos retoques.

Cemitério São José em Malhador


Com a proximidade do feriado de finados, o cemitério São José, na cidade de Malhador recebe os últimos retoques, para que os parentes de pessoas sepultadas no local possam prestar homenagens. 

De acordo com funcionários que trabalham no local, estão sendo realizados alguns reparos para deixá-lo em ordem, a fim de que os visitantes possam homenagear com flores, velas e orações.  

Conforme a prefeitura, a expectativa é receber aproximadamente, 1000 pessoas dia, 2 de novembro, feriado de finados. 

De Malhador, Ed Carlos.

População de Propriá cobra do Governo reforma de estádio e ginásio de esportes‏

A população de Propriá, cidade localizada na região do Baixo São Francisco de Sergipe, a 100 km de Aracaju cobra do Governo do Estado a reforma de duas praças de esportes importantes existentes no município; o estádio Gov. João Alves Filho e o Ginásio de Esportes Gov. Valadares. A principal reclamação do povo é que as promessas feitas pelo governador Marcelo Déda em reformar as praças de esportes não foram cumpridas e, por conta disso, os jovens não dispõem de espaços adequados para a prática de esportes, já que os dois locais estão em ruínas.

Em 2009, o Governo do Estado anunciou reformas nos estádios de diversas cidades sergipanas, a exemplo do Batistão, em Aracaju, Maruim, Estância, Itabaiana, Lagarto, Cristinápolis e Carmópolis. Em Propriá, a promessa também foi feita, porém a obra não foi iniciada e não há previsão para os serviços. Diante da situação das praças de esportes na cidade ribeirinha, a única alternativa é utilizar as instalações precárias do Estádio Constantino Tavares, pertencente ao tradicional Esporte Clube Propriá.

Nesta praça de esportes, o que se vê são infiltrações nos vestiários e no setor administrativo do estádio. Além disso, as arquibancadas não oferecem o mínimo de segurança aos torcedores. Com também, muitas redes de proteção dos alambrados estão arrancadas. No gramado, a grama foi substituída pela areia. As duas traves, sequer possuem as redes de contenção. Com isso, os jogadores de um dos principais clubes de futebol local, o Esporte Clube Propriá, são obrigados a treinar e disputar partidas importantes sem a mínima condição estrutural.

Polêmica – A reforma das praças de esportes em Propriá veio à tona depois que foi cogitada a venda do Estádio Constantino Tavares à rede de supermercados GBarbosa. Segundo informações, o grupo já está negociando a compra para a instalação de uma loja do tipo hiper e uma espécie de mini-shopping na cidade. Ao mesmo tempo em que a notícia repercute como progresso para o município e geração de emprego e renda para parte da população, soa como ponto negativo para outro percentual, já que mais esta praça de esportes deixaria de existir, como também há risco de extinção do mais tradicional time de futebol da cidade.

Diante de toda esta polêmica, a população vem pedindo o apoio dos vereadores locais e da Prefeitura. A esperança é que os representantes dos dois poderes públicos municipais possam negociar com o Governo do Estado a reforma do Estádio Gov. João Alves Filho e do Ginásio de Esportes Gov. Valadares, e assim encontrar a melhor solução. Os representantes da população já apresentaram diversas sugestões.

“Muitas pessoas já me procuraram e apresentaram a proposta de que o Estado fizesse a reforma do Estádio João Alves e doasse ao Esporte Clube Propriá, assim como, já cogitaram que o grupo GBarbosa analisasse outra área para a instalação do supermercado e não comprasse a sede do clube. O assunto já foi colocado em pauta na Câmara de Vereadores e a certeza que nós temos é que vamos sim cobrar do Estado a reforma das duas praças de esportes, tendo em vista que esta foi uma promessa do governador Marcelo Déda. Como também, vamos procurar uma saída e resolver a situação do Esporte Clube Propriá. Tudo será minuciosamente analisado”, relatou o vereador João Fernandes de Britto (PT).

O parlamentar acrescentou ainda que o poder público municipal de Propriá vem cobrando há muito tempo do Governo esta reforma, mas até o momento só há promessas. “O estádio João Alves, por exemplo, foi inaugurado em 1986 e até hoje nunca passou por uma reforma. Alguns anos depois foi inaugurado o Ginásio de Esportes Gov. Valadares, que também nunca foi feita uma reforma. Agora, com toda esta polêmica a população está apreensiva, sem saber como vai ficar uma cidade sem uma praça de esportes. Já que o Governo reformou os outros estádios, por que não deu início aqui em Propriá, se nós temos um time que se destaca? Será que esta reforma ainda não foi feita porque o estádio leva o nome do ex-governador João Alves? Se for por este motivo, Déda pode modificar, tendo em vista que o político do Democratas ainda está vivo”, questionou Britto.

Como apoio à população municipal, o prefeito José Américo Lima (PSC), declarou que vai se unir aos parlamentares para tentar buscar junto ao Governo do Estado uma solução que atenda as necessidades da maioria. “O que queremos é o progresso do município e o melhor para a população, portanto, vamos nos unir e buscar junto ao Governo de Sergipe e à Secretaria do Esporte e do Lazer a viabilização da reforma das duas praças de esportes”, afirmou Américo.

O prefeito disse ainda que o Governo do Estado, através da SEEL, já está analisando para executar o antigo projeto de restauração das praças de esportes nos povoados. “É preciso que a Prefeitura e o Governo do Estado se unam para conseguir importantes realizações em prol da população. Tenho certeza que todos os esforços já estão sendo disponibilizados, basta agora sentarmos e decidir o melhor para o povo”, acrescentou o gestor municipal.
 
Por Diego Góes – da equipe Empauta Comunicação e Marketing

domingo, 30 de outubro de 2011

Virou rotina: Polícia prende dupla acusada de assaltar agência dos Correios

A Polícia Militar de Sergipe efetuou a prisão de José Tiago dos Santos Correia, de 20 anos, e apreendeu um adolescente de 16 anos, a dupla é acusada de assaltar a agência dos Correios do município de Rosário do Catete. A ação policial aconteceu nessa sexta-feira (28) e contou com a ajuda de denúncias.

A dupla, natural da cidade de Laranjeiras, é suspeita de levar dinheiro do caixa e telefones celulares dos clientes que se encontravam no local. De posse das características físicas repassadas por testemunhas à polícia, uma guarnição da 3ª Cia/2º BPM identificou os acusados e os deteve em flagrante. Durante a perseguição, o adolescente se rendeu, entregando aos militares uma mochila com o dinheiro da agência e pertences das vítimas.

Tiago ainda tentou fugir, através de um bananal, mas a polícia agiu rapidamente e frustrou a ação. Com ele, foi apreendido um revólver de calibre 38, com quatro munições, sendo que uma foi disparada durante a perseguição. O caso será investigado pela Polícia Federal, que dará mais esclarecimentos acerca do fato.

Com informações da PM

Será que vão deixar : Ana Lúcia confirma que quer ser prefeita

Deputada estadual, Ana Lúcia, quer ser a primeira mulher como prefeita de Aracaju

A deputada estadual Ana Lúcia confirmou que quer ser candidata a prefeita de Aracaju pelo Partido dos Trabalhadores (PT). "Decidimos colocar meu nome à disposição da sociedade como pré-candidata a Prefeitura de Aracaju, sendo eleita, ser a primeira mulher no cargo".
Mas para sair candidata pelo PT, a deputada terá que vencer outros dois pré-candidatos fortes no partido: o deputado federal Rogério Carvalho e o presidente do partido e atual vice-prefeito Sílvio Santos.

Fonte: Emsergipe.com

Oportunidade: Edital do concurso do TSE sai esta semana

Boa notícia para os candidatos que aguardam as regras do concurso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O edital será publicado no decorrer desta semana. A assessoria de comunicação do órgão confirmou que o certame se destina ao provimento de vagas de níveis técnico e superior. Os convocados vão trabalhar em Brasília.

O Tribunal quer formar cadastro de reserva para os cargos de analista judiciário na área judiciária; analista judiciário na área de apoio especializado em psicologia, análise de sistemas, arquivologia, biblioteconomia, estatística, engenharia elétrica e engenharia mecânica; analista judiciário na área administrativa nas especialidades de contabilidade e pedagogia; técnico judiciário na área administrativa; e técnico judiciário na área de apoio na especialidade de programação de sistemas. As provas do concurso devem ocorrer no começo de 2012.

As avaliações serão organizadas pela Consulplan. Atualmente, a remuneração dos técnicos do TSE é de R$ 4.715,96, com as gratificações e os auxílios. Para os analistas, o salário chega a R$ 7.274,39.

Leia mais no Correio Braziliense deste domingo, 30

Até 2014: Sergipe tem prazo para acabar com os aterros

O jornalista Elio Gaspari publica neste domingo 30, em sua coluna, na Folha de São Paulo, a informação de que o Brasil tem até 2014 (ano da Copa) para acabar com os chamados aterros controlados.

Sergipe aparece na lista dos Estados em que os prefeitos fingem - ou não sabem - que o prazo existe:

LIXÕES

Até 2014, o Brasil deverá abolir os lixões e os chamados aterros controlados (aqueles que têm urubu na cena, como no filme "Lixo Extraordinário", de Vik Muniz).
Como os prefeitos fazem de conta que esse prazo não existe, vale a pena listar os Estados que lideram a ruína, com mais de metade do lixo despejado em más condições.
Estão acima de 90%, no modelo-urubu: Alagoas (97%), Rondônia (93%), Amapá (91%) e Roraima (90%).
Acima de 70%: Mato Grosso (75%), Mato Grosso do Sul (74%), Rio Grande do Norte e Pará (73%), Bahia (72%), Goiás (71%) e Paraíba (70%).
Acima de 60%: Maranhão (69%), Tocantins (68%), Brasília (67%) e Amapá (61%).
Acima de 50%: Pernambuco (57%), Ceará: (56%), Sergipe (55%) e Piauí (51%). Repetindo: Brasília despeja 67%.
Abaixo de 50% ficam: São Paulo (24%), Santa Catarina, 28%, Paraná e Rio Grande do Sul (31%), Rio de Janeiro (33%), Espírito Santo e Minas Gerais (37%), Amazonas (46%), mais oe Acre (47%).
Se o lixo entrar na agenda eleitoral do ano que vem, ajuda-se a fazer uma verdadeira faxina.


Fonte: Nenotícias

sábado, 29 de outubro de 2011

Cuidado: Recadastramento biométrico agendado termina em novembro


Até hoje foram cadastrados 66,84% do eleitorado sergipano
A grande estrutura para atendimento biométrico, bem como a possibilidade de agendar dia e horário de atendimento pela internet, facilitaram o processo de revisão eleitoral, tanto para o eleitor quanto para a Justiça Eleitoral. No entanto, quem ainda não se recadastrou deve ficar atento. O agendamento via internet somente será viabilizado até o dia 30 de novembro. Após esta data, o eleitor deverá comparecer a um posto de biometria munido dos documentos necessários para, somente mediante senha, ser atendido.
Iniciado em 24 de maio deste ano, o recadastramento biométrico em Sergipe está na reta final, tendo em vista o término do prazo em 16 de dezembro. Até a presente data, foram recadastrados 66,84% do eleitorado sergipano, em relação à meta, que é de 80%.
A Justiça Eleitoral alerta para evitar que os eleitores, com a impossibilidade de agendar o atendimento, passem por possíveis incômodos. Agendando pela internet, o eleitor, ao chegar ao posto, é rapidamente atendido, sem ser submetido a longas filas e demora. A partir de 1° de dezembro, porém, quando não haverá mais agendamento, o eleitor corre o risco enfrentar filas e espera.
É, portanto, de suma importância o breve comparecimento do eleitor ainda não recadastrado a um posto de revisão eleitoral para atualização de dados e inclusão de impressões e assinatura digitais. O recadastramento biométrico é obrigatório, sendo que aquele que não realizá-lo terá seu título eleitoral cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições.
Fonte: Ascom TRE/SE

Fiscalização : Mais de cem pássaros silvestres são apreendidos no sertão de Sergipe


Uma ação desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), IBAMA e Ministério Público dos Estados de Sergipe e da Bahia, resultou na apreensão de 102 pássaros silvestres de várias espécies. A ação faz parte da Operação FPI (Fiscalização Preventiva Integrada no Estado Sergipe), que ocorreu na última segunda-feira (24), e tem como objetivo coibir os crimes ambientais e as ações degradantes ao meio ambiente na região da Bacia do Rio São Francisco no estado sergipano.
As ações da PRF foram direcionadas para o tráfico e criação de animais silvestres. Entre as espécies estão o Coleiro, Canário-da-terra, Azulão, Cardeal, Papa-capim, Curió, Sabiás, Pomba-do-pará, Tico-tico, Bigode, periquitos, Chorão, Pomba-fogo-apogou, Pássaro-preto, Cancão, Veludo, Pêga, cigarras e Maria-fita.
Em um dos pontos fiscalizados na zona rural do município de Poço Redondo, foram apreendidos 18 pássaros e uma espingarda de caça sem marca e calibre definidos. Já na zona urbana do município de Canindé do São Francisco foram apreendidos 52 pássaros, sendo que em apenas um dos pontos os policiais encontraram 30 aves e 02 espingardas calibre .12. Além disso, 07 cartuchos intactos do mesmo calibre foram apreendidos.
Os envolvidos responderão por crime ambiental e posse ilegal de armas de fogo. Já as aves apreendidas foram levadas em um caminhão da própria PRF até Paulo Afonso, onde passarão por uma avaliação dos biólogos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e depois seguirão para o Centro de Conservação e Manejo da Fauna (CEMAFAUNA), em Petrolina (PE).
Fiscalização
Esse programa de fiscalização em conjunto teve início na Bahia em 2002 e desde o dia 16 desse mês ocorre a 26ª etapa na região de Paulo Afonso (BA). Equipes formadas por Policiais Rodoviários Federais, em conjunto com o Núcleo do São Francisco do Ministério Público da Bahia (NUSF), IBAMA, CRE-BA e SEFAZ/BA se deslocaram em apoio ao MP/SE e intensificaram a fiscalização nos municípios de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, ambos localizados no sertão de Sergipe.
Desde o início da 26ª Etapa na Bahia e da 1ª Etapa em Sergipe foram apreendidos 290 animais silvestres da fauna brasileira mantidos em cativeiro, 13 armas de fogo utilizadas na caça predatória, 14m³ de madeira, 06 animais silvestres abatidos, além de diversas gaiolas e armadilhas usadas na captura de animais.
Com informações da PRF

Últimos retoques:Cemitérios se preparam para o Dia de Finados


Sempre pensando na preservação dos espaços públicos e zelos pelos restos mortais dos laranjeirenses, a Prefeitura executou obras de reparos em todos os cemitérios da cidade; Mussuca, Pedra Branca, Bom Jesus, Alto do Bonfim e Misericórdia. Quem chegar ao município neste dia de finados vai ver os espaços bonitos e arrumados.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Galvão, a prefeita Ione Sobral determinou que fossem feitos, principalmente, serviços de pintura e limpeza, mas também executamos pequenos reparos nos locais aonde houve necessidade.
“No Cemitério da Misericórdia, na sede do município, além dos benefícios citados, foi restaurado o calçamento na rua de acesso ao espaço. Todos os anos, próximo ao dia de finados a prefeita Ione Sobral determina que sejam feitos reparos nos cemitérios. Para ela, os restos mortais ali depositados são de pessoas que contribuíram muito com o desenvolvimento de Laranjeiras”, afirmou Ricardo

Fonte: emsergipe.com

Ainda bem: Mais um estuprador é preso em Umbaúba


Através da equipe do delegado Francisco Gerlândio Gomes, a Polícia Civil prendeu na tarde da última quarta-feira, 29, Osmiro Bispo dos Santos, de 65 anos, acusado de crime de estupro no município de Umbaúba, a 98 quilômetros da capital. Condenado a 11 anos e 7 meses de prisão, Osmiro respondia o crime em liberdade e devido a decisão judicial foi encaminhado a reclusão penal.

De acordo com o delegado, o condenado foi preso em sua casa e não apresentou nenhum tipo de resistência. “O que chama atenção nesses casos é que esse já é o terceiro, em menos de três meses, somente, aqui no Município. Por isso, é importante que a população fique atenta e denuncie esses cidadãos que não tem nenhum pudor com relação ao sexo alheio”, orienta Gerlândio.

Em agosto, a polícia prendeu o pastor Alionei Marcos Severo, da Igreja Assembleia de Deus Renovada, sob a acusação de ter estuprado três fiéis, entre elas, duas casadas e uma jovem de 17 anos. “Fora esses, temos mais dois casos que estamos investigando, o que coloca em evidência um índice muito alto para a comunidade. Sabemos que é muito constrangedor para a mulher violentada falar sobre o assunto, mas só através das denuncias que poderemos fazer algo”, chama a atenção o delegado.

Os crimes contra a mulher ou pessoas vulneráveis podem ser denunciados através do disque denuncia pelo telefone 181, da Secretária de Segurança Pública do Estado. A ligação é gratuita e mantém em sigilo o nome do denunciante. Já com relação a Osmiro Bispo dos Santos, ele ficará detido na delegacia da cidade até o surgimento de uma vaga na instituição prisional.

T. DANTAS COMUNICAÇÃO, CONSULTORIA E MARKETING

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atenção: Ventos devem soprar forte em Sergipe até terça-feira

Ventos fortes e rajadas com velocidade entre 20 e 40 km/h sobre grande parte do Estado vão continuar até a próxima terça-feira, 1º de novembro, em razão da atuação da Zona de Convergência sobre o quadrante do Nordeste do Brasil. É o que prevê o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh).


Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, no período de 31 de outubro a 02 de novembro existe a possibilidade da ocorrência de ventos de maior intensidade sobre a capital e o litoral norte do Estado. Os ventos podem ser superiores a 40 km/h.

“A expectativa é que os ventos atinjam rajadas entre 40 a 50 km por hora”, alerta o meteorologista, enfatizando o registro de rajadas de ventos de 55 km/h nesta última quarta-feira, em regiões da capital e do interior do Estado.

Fim de Semana

A chuva não atrapalhará o feriadão do Servidor Público que começa nessa sexta-feira, dia 28. De acordo com a leitura de dados de satélite, somente deverá chover em Sergipe na próxima quarta-feira, dia 02, feriado do Dia de Finados.

Segundo explica Overland, a chuva deverá se estender até a quinta-feira, dia 03, mas apenas para as regiões Sul e Centro Sul, onde são localizados os municípios como Estância, Indiaroba e Umbaúba.

Fonte: Nenoticias

Mais um: Menor é assassinado na noite de ontem em Lagarto

Mais 4 corpos deram entrada no IML.


Na noite de ontem, dia 27, aproximadamente as 23h30, um menor de idade foi assassinado na Rua 1, no bairro Ademar Carvalho, na cidade de Lagarto, distante 75 km de Aracaju.


Davi Pereira Dantas, conhecido como Gabi, era travesti (Foto: Lagartense).

O jovem Davi Pereira Dantas, 17 anos, conhecido na cidade por Gabi, foi assassinado por três tiros, ontem em Lagarto. Davi era natural de Aracaju, e estava morando em Lagarto a pouco tempo. Segundo informações de Ana Pereira, mãe de Davi, ele era homossexual, e morava em um mesmo quarto com um suposto namorado em uma vila. Segundo Ana, o rapaz era muito ciumento e pode estar envolvido no crime. A polícia investiga a autoria do crime.

Nas últimas 24 horas deram entrada no Instituto de Medicina Legal, mais 4 corpos. Por homicídio com arma de fogo deram entrada: Renisson Fernandes dos Santos, 40 anos, procedente do Santos Dumont em Aracaju; Josemar Santos, 29 anos, procedente do Hospital João Alves Filho; Jaconias da Conceição, 21 anos, procedente de Pirambu, e vitma de queda deu entrada Jeová Alves Mução, 44, oriundo de Carmópolis.

Fonte: itnet

Susto: Jacaré é encontrado em terreno baldio no loteamento Marivan

Foto: Reprodução/ TV Atalaia

O jacaré da espécie papo amarelo media cerca de um metro e meio de comprimento (Foto: Reprodução/ TV Atalaia)O jacaré da espécie papo amarelo media cerca de um metro e meio de comprimento (Foto: Reprodução/ TV Atalaia)Na manhã desta sexta-feira (28) moradores do loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, tiveram um susto ao se depararem com um jacaré de papo amarelo no meio da rua. O animal, que media cerca de um metro e meio de comprimento, foi encontrado em um terreno baldio. Durante o tempo em que ficou solto o animal comeu duas galinhas que eram criadas no local.
Foto: Reprodução/ TV Atalaia

O animal foi levado para o IBAMA e depois será devolvido ao meio ambiente (Foto: Reprodução/ TV Atalaia)
O animal foi levado para o IBAMA e depois será devolvido ao meio ambiente (Foto: Reprodução/ TV Atalaia)Com medo de que o animal pudesse atacar alguma criança dois moradores resolveram amarrar o bicho em um poste. "Ele estava próximo ao pedaço de pau, então nós pegamos uma corda e laçamos a cabeça dele", contou o pedreiro Claudemir Lima. O carroceiro Claudio Adolfo também ajudou na captura do jacaré e relatou a agressividade do animal. "Quando aproximamos com a corda ele se mexeu muito, foi bastante arredio, mas conseguimos amarrar ele", destacou.

De acordo com os moradores, a presença de animais silvestres na região tem sido comum nos últimos meses, essa foi a terceira vez que um jacaré apareceu no loteamento. Para a população os animais são provenientes do terreno do aeroporto. "Lá eles tem um criatório de jacaré e cobras, só que o muro tem falhas e os animais acabam fugindo", destacou o morador Paulino Filho.

O Pelotão Ambiental foi acionado e os policiais afirmaram que a presença de jacarés dessa espécie é comum na região, pois é uma área de lagos e mangue. "É normal encontrarmos esses animais por aqui e evitar que eles apareçam nas áreas residências é um trabalho difícil", relatou o sargento Cristo que ressaltou. "Orientamos que ao encontrar animais silvestres a população não tente capturar e chame imediatamente o Pelotão, pois são animais agressivos", afirmou.

O jacaré de papo amarelo foi levado ao Centro de Triagem do IBAMA, no Mosqueiro, onde irá passar por uma avaliação e em seguida será devolvido ao meio ambiente.

Fonte: Atalaia agora

Absurdo: Jornalista preso por tráfico tem liberdade provisória

Jornalista que recebeu Êxtase por correspondência consegue liberdade provisória

O jornalista Kaike Lemoso conseguiu nesta sexta-feira, 28, liberdade provisória. Ele foi preso pela Polícia Federal sob suspeita de tráfico de drogas na última terça-feira, 25. A decisão foi do juiz federal Ronie Von.


Segundo o advogado do jornalista, Emanuel Cacho, seu cliente não podia ser preso por tráfico por causa da quantidade. "A quantidade era ínfima e dava para apenas uma dose. O produto não passava de R$ 40, isso não é tráfico", disse o advogado.

Kaike recebeu uma correspondência da Espanha, onde continha a droga. A Polícia Federal já estava investigando o jornalista, que trabalha em uma agência publicitária, e o prendeu em flagrante.


Fonte: João Áquila, do Emsergipe.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

De novo: Advogado é preso mais uma vez

O advogado Bruno Costa Souza, que se apresentou para defender os dois irmãos detidos por tráfico no conjunto Bugio, foi preso, acusado de exercício ilegal da profissão.

Segundo o delegado Alessandro Vieira, Bruno Souza chegou à 9ª Delegacia por volta das 14h30, quando ele estava na Corregedoria da Polícia Civil. O acusado alegou ser advogado e pediu para conversar com o cliente na carceragem, solicitação que foi atendida pelos policiais.

Quando o delegado retornou a unidade policial solicitou que Bruno apresentasse a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas ele alegou que havia esquecido em casa. Desconfiado, o delegado ligou para a Corregedoria da OAB e descobriu que Bruno estava com a profissão suspensa pelo Conselho de Ética da Ordem.

Bruno responde a nada mais nada menos que 30 procedimentos no Conselho de Ética, além de ter sido preso em outras duas oportunidades no Rio de Janeiro e em Sergipe. "No Rio ele foi acusado de estelionato. Aqui em Sergipe, ele foi preso no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) acusado de passar quatro celulares para clientes, que estão custodiados naquela unidade penitenciária", explicou Vieira.

Segundo Alessandro Vieira, a OAB Sergipe já foi comunicada e enviará um representante para a delegacia a fim de acompanhar a lavratura do Termo de Ocorrência Circunstanciado (TOC). O delegado ressaltou que a família do traficante Fábio também foi enganada pelo advogado Bruno Costa Souza, tendo em vista que ele não tem permissão para exercer a profissão.

O caso

Bruno iria fazer a defesa de dois irmãos foram presos pela na manhã desta quinta-feira, dia 27, no conjunto Bugio, em Aracaju, sob acusação de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. Na casa deles foram encontrados 200 gramas de cocaína, 1,5 kg de maconha e um revólver calibre 38 com seis munições.
Com informações da SSP/SE

Desequilibrado: Homem incendeia ônibus e ameça passageiros


A Polícia Militar prendeu na manhã desta quinta-feira, dia 27, o auxiliar de panificação Marcelo José de Jesus, 26 anos, depois que ele ateou fogo em um ônibus e ameaçar com um facão os passageiros de outro coletivo, no bairro Santa Maria, em Aracaju.
Segundo o comandante do 1ºBPCom, tenente-coronel Paulo da Silva Batista, o acusado chegou num cavalo, portando o facão e uma garrafa com combustível.

"Ele ameaçou o cobrador e o motorista de um ônibus que estava parado no fim de linha do Santa Maria e obrigou os dois a descerem do veículo", contou.
Em seguida, Marcelo teria espalhado o líquido inflamável pelo coletivo e ateou fogo. "Depois o infrator desceu e golpeou com o facão um dos vidros de outro coletivo que passava pelo local, ameaçando os seus ocupantes", acrescentou o tenente-coronel Paulo Batista.
A PM foi acionada por telefone, via Ciosp 190 [Centro Integrado de Operações em Segurança Pública] e uma equipe do Batalhão chegou rapidamente ao ponto informado. Enquanto o Corpo de Bombeiros apagava o fogo, os policiais perseguiram o acusado e o prenderam.
"O cidadão detido ainda ameaçou os policiais com o facão, mas a tropa trabalhou de forma técnica e o neutralizou sem agressão”, relatou o comandante do 1º Batalhão. O caso foi encaminhado à 9 Delegacia Metropoliana, no Santa Maria, onde o delegado Alessandro Vieira lavrou o flagrante do custodiado.

Fonte: emsergipe.com

Congresso dos Radialistas recebe convidados nacionais e internacionais

O 9° Congressos Nacional dos Radialistas vai receber entre os dias 26 e 29 de outubro, em Aracaju (SE), a presença de vários convidados e palestrantes nacionais e internacionais para debater temas importantes para os radialistas.

Entre os debatedores estão o professor da Unesp Juliano Maurício de Carvalho, que vai falar sobre tecnologia e seus impactos e o vice-presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Orlando Guilhon, que conduzirá a discussão sobre a democratização da comunicação no país.

Mas o encontro não terá debates apenas sobre a comunicação. Também contribuirão com as discussões Waldemar Rossi (Pastoral Operária de São Paulo) e Wagner Gomes (Presidente CTB), que colocarão suas posições a respeito da conjuntura social e política no Brasil e no mundo.

O Congresso também terá o prazer de receber convidados internacionais, como os argentinos Gerardo Gonzalez e Maria Kerpichian (ambos da SAT), o uruguaio Ruben Hernandez (Associação de Imprensa Uruguaia) e a sueca Martha Prentel (Unionen e SVT, televisão pública do país).

Os convidados nacionais são Roberto Passos (Sind.Radialistas do Amazonas), Assis Mangueira (Oposição Sind. Radialistas da Paraíba), Alberto Amaral (Oposição Sind. Radialistas de Santa Catarina) e Rosane Bertotti (Sec. de Comunicação da CUT e FNDC).

O Congresso tem o patrocínio do Governo de Sergipe, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Prefeitura de Estância, Prefeitura de Aracaju, Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Prefeitura de Itabaiana, Prefeitura de Laranjeiras, Banese Card, Banco do Nordeste e Sindicato dos Radialistas de Sergipe. O encontro também conta com o apoio da CUT, UNI MEI e de vários sindicatos do país filiados à Fitert.
 
Mais informações com Fernando Cabral (79) 9967-0020

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trade Turístico de Sergipe visita obras da Ponte Gilberto Amado


Na terça-feira, 25, o trade turístico de Sergipe teve a oportunidade de conhecer e verificar o andamento das obras da construção da Ponte Gilberto Amado, que vai interligar Sergipe a Bahia a partir de 2012. O convite foi feito pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) que atenderam ao pedido do governador Marcelo Déda.

Com 1712 metros de comprimento e 14,2 metros de largura, a Ponte Gilberto Amado corta o rio Piauí e é a maior ponte sobre rio em construção do Nordeste, ligando os municípios de Estância e Indiaroba, Sul de Sergipe. Num investimento que ultrapassa o montante de R$ 110 milhões - sendo R$ 11 milhões do Governo do Estado, a previsão de conclusão da obra está prevista para março de 2012 e levará desenvolvimento e renda para a região, além de proporcionar a sergipanos e turistas, maior acessibilidade às belezas do nosso Estado.

Haverá também um estímulo para a implantação de empreendimentos turísticos, hoteleiros e imobiliários na região por possibilitar, por via litorânea, o acesso da capital sergipana à Linha Verde e ao aeroporto de Salvador, 3º maior em desembarque de turistas no Brasil. "A Ponte Gilberto Amado vai trazer mais desenvolvimento turístico para o nosso estado. A Bahia é o maior emissor de turistas para Sergipe e essa aproximação de distâncias vai facilitar ainda mais o acesso", disse o secretário de turismo, Elber Batalha, que salientou também a visita do trade a ponte. ""É muito importante que o trade turístico de Sergipe tenha noção dos investimentos que estão sendo realizados para o desenvolvimento do nosso turismo. Sem a participação deles, seria impossível a gestão do turismo do governo de Sergipe".

Para o vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Diego da Costa, a Ponte Gilberto Amado será um grande atrativo turístico do estado e um belo cartão postal para Sergipe. Diego também espera que, além disso, sirva para estreitar relações e distâncias com o público da Bahia. "Não só de Salvador, como também do interior que virá a Aracaju e outros municípios da região. Reduzindo essas distâncias vamos ter cada vez mais a vinda de turistas baianos para Aracaju"", acredita.

Já para o proprietário do Aruanã Eco Praia Hotel, Fábio Libório, houve um aumento na expectativa do trade para um aumento do fluxo turístico para a baixa estação com a construção da Ponte Gilberto Amado. "Esta ponte só faz aumentar nossas expectativas em função deste grande elo que temos com a Bahia e, como ela vai ser inaugurada no início da baixa estação, a gente vai ter uma boa movimentação mesmo que não seja na alta. O trade turístico está acreditando neste mais novo empreendimento que virá para fortalecer o turismo sergipano", afirmou.
Café com o Trade

Hoje pela manhã também houve mais uma edição do Café com o Trade, uma realização da Setur e Emsetur que tem o objetivo de ouvir as sugestões de quem vive de perto e tem o maior contato com o turista que visita Sergipe. O Café com o Trade aconteceu no Best Western Hotel da Costa e teve a participação maciça do trade turístico local.
Quem esteve presente nesta edição do Café com o Trade foi o deputado federal Valadares Filho, que também faz parte da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal. Valadares Filho anunciou, durante o Café com o Trade, a recriação da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Sustentável do Turismo que, segundo o deputado, tem como principal objetivo reunir parlamentares que acreditam na atividade turística como propulsor para o desenvolvimento socioeconômico e que também se preocupam com a expansão sustentável do turismo. "Sem dúvida, o turismo é um setor importante para economia, mas a atividade deve ser explorada com sustentabilidade. Agora vamos recriá-la em dezembro e fazer com que esta Frente tenha um debate ainda maior para o desenvolvimento do turismo no país. O contato dos parlamentares com o setor turístico é fundamental para o desenvolvimento do setor", disse o deputado.

A próxima edição do Café com o Trade vai acontecer no mês de novembro, no Hotel Fazenda Boa Luz. Logo após o Café, os participantes irão realizar visita técnica ao município de Laranjeiras, considerada berço cultural de Sergipe.

Dupla é presa acusada de tráfico de drogas em Lagarto


No final da tarde dessa segunda-feira (25) a Polícia Civil do município de Lagarto prendeu os ciganos Welinton Ramos, 45 anos, e Anaurelino Alves de Assis, 46 anos, acusados de tráfico de droga. A dupla foi flagrada no povoado Colônia Treze com 117 gramas de maconha e um revólver com seis munições intactas.

De acordo com o delegado, Fábio Pimentel, esta foi a 11º prisão de traficantes em menos de um mês na cidade e para aumentar o combate ao tráfico o delegado pediu a colaboração da população através do número 190 do Disque Denúncia. "Toda denúncia é investigada", afirmou o delegado.
"A Polícia Civil só trabalha em prol da comunidade, enquanto ela estiver indignada contra o tráfico drogas", completou Fábio Pimentel.

Com informações do lagartense.com.br

Especialistas se reúnem para debater saúde bucal

A melhoria da saúde bucal infantil está na pauta da I Jornada de Odontopediatria de Sergipe, que será aberta na próxima quinta-feira (27) com a participação da presidência da Associação Brasileira de Odontopediatria e de vários especialistas de renome nacional e internacional. Um dos principais temas do evento é a importância do atendimento odontológico na primeira infância. A Jornada que acontece no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe será encerrada na sexta-feira (29).

O evento promovido pela Associação Sergipana de Odontopediatria (ASO) tem como objetivo abrir um espaço para discutir a importância de cuidar da dentição da criança, o que deve começar ainda na fase de gestação. Outro foco da Jornada é mostrar o papel dos dentistas dentro do contexto de saúde oral da população infantil como um profissional capacitado para diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, em parceria com os pais/responsáveis de seus pacientes.

O “Diagnóstico da Cárie” é um dos assuntos em pauta da I Jornada sergipana, cujo painel será ministrado pelo especialista Paulo Floriani Kramer. De acordo com a odontopediatra, Sônia Maria Alves Novais, presidente da Associação Sergipana de Odontopediatria (ASO), a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal, especialmente em crianças. Num trabalho de avaliação bucal, realizado ano passado em creches públicas, ficou constatada a prevalência da doença em 37,3% do total das 213 crianças examinadas.

O trabalho envolveu meninos e meninas na faixa etária de três e cinco anos de idade. Em outra pesquisa, também realizada ano passado, com 70 bebês na faixa etária de três a 36 meses que frequentavam a Clínica de Bebês da Universidade Federal de Sergipe, o estudos mostraram que 23% deles já tinham cárie. ”Para garantir que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer”, orienta ela.

Mas a situação tem melhorado. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde mostra que o total de brasileiros com cáries diminuiu nos últimos oito anos. Segundo o estudo, desde 2003, caiu em 26% o número de cáries dentárias entre crianças de doze anos. Nessa idade, a doença atingia 69% da população em 2003. Essa porcentagem diminuiu para 56% em 2010. Esse declínio, de 13 pontos percentuais, corresponde a uma diminuição de 19% na prevalência da enfermidade.
“Houve uma redução significativa nos últimos anos, na maioria das faixas etárias estudadas. Entretanto, os índices de cárie tipo mamadeira, ainda vigentes, representam um importante indicador da precária saúde oral em crianças de 0 a 4 anos de idade.”. É o que afirma Sônia Maria Alves.

A I Jornada de Odontopediatria de Sergipe terá ainda a participação dos especialistas Márcio Rodrigues Almeida que vai destacar a ‘Ortodontia Clínica e Biomecâncica”; Renato Rodrigues de Almeida que vai ministrar um debate sobre a ‘Ortodontia Preventiva e Interceptadora. Na quinta-feira (27) os especialistas Ana Claúdia Conti; Adriano Augusto Melo de Mendonça e André Luiz Farias participam da VIII Jornada Odontológica.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Exemplo: Alunos do Colégio Tobias Barreto expõem literatura em Café Cultural

O contato dos estudantes com a literatura foi o principal objetivo do Café Cultural, projeto realizado na manhã desta terça-feira (25) pelos alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto. Com o tema "Do Clássico ao Popular", o evento contou com a participação das turmas do 9º ao 3º ano do ensino médio, que fizeram diversas apresentações e exposições.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora de Literatura, Eugênia Almeida Siqueira, o Café Cultural é a culminância do projeto Primavera Literária, que visa aumentar a interação dos alunos com as obras de leitura obrigatória da Universidade Federal de Sergipe (UFS). "Com a mudança do vestibular para o Enem, nós incluímos outros livros. Esse trabalho desenvolve o prazer pela leitura e ajuda muito no sentido de facilitar a interpretação e compreensão dos livros, e os alunos acabam gostando; buscam informações da época em que o autor produziu a obra", explicou.

Durante o Café Cultural, os estudantes apresentaram trabalhos sobre literatura de cordel, fizeram exposições de comidas típicas e também realizaram apresentações artísticas de dança e teatro sobre o cangaço. De acordo com a professora de História, Regiane Rodrigues Moura, as atividades realizadas pelos alunos são necessárias para propagar a informação. "Acho importante não só para o conhecimento dos alunos, mas também para a disseminação desse conhecimento da cultura local e nacional, assim como para as famílias dos estudantes, porque elas vêm visitar os trabalhos e isso acaba espalhando esse conhecimento em todos os meios de convivência", disse.

Incentivo à leitura

Em um estande sobre a vida no cangaço, a aluna Beatriz Saturnino Gomes dos Santos, do 9º ano, apresentou um trabalho sobre a literatura de cordel e comidas típicas. Ela enfatizou que o projeto incentiva os alunos à leitura. "É como se estivéssemos voltando ao passado para conhecer melhor o presente. Esse evento melhora a aprendizagem e estimula os alunos a lerem mais e aumentar o nosso conhecimento sobre épocas antigas, trabalhando temas como o cangaço e o sertão", afirmou.

Em outro estande sobre o cordel, a aluna Sandy da Silva Lobo, do 3º ano, disse que as atividades incentivam a criatividade. "Estimula a leitura e a imaginação dos alunos, pois nós criamos, fizemos os cordéis, e tudo isso é uma fonte de riqueza cultural para a gente. Nós pesquisamos e retratamos o cordel como se estivéssemos voltando ao passado, o que foi uma grande fonte de conhecimento e saber", disse.

Para Bruno da Costa Pinto, do 3º ano, os trabalhos realizados em cima da Literatura vão ajudar na hora do vestibular. "A gente tem que conhecer um pouco da história para fazer os trabalhos. O meu se baseou no livro Capitães de Areia, de Jorge Amado. Com o trabalho a gente procura se aprofundar mais em algum tema, e isso nos estimula a ler mais e vai nos ajudar no vestibular", afirmou. Para Manoel Messias Rodrigues Neto, do 2º ano, o Café Cultural nos ajuda na aprendizagem sobre literatura e teatro, principalmente no que se refere à cultura sergipana.

Já Izabella Cristinne Santos Nascimento, do 2º ano, destacou que o conhecimento é importante para a valorização do lugar onde vive. "Estamos apresentando a cultura nordestina, através do cangaço e das comidas típicas. Essa é uma oportunidade de poder conhecer um pouco mais e valorizar a região em que moramos", disse.

Fonte: Ascom da Seed

Carira: Professores anunciam greve por tempo indeterminado

A greve terá inicio na próxima segunda-feira, 31.

Professores da Rede Municipal de Carira, distante 112 km de Aracaju, anunciaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 31. A decisão foi tomada em uma Assembleia Geral, que aconteceu ontem, dia 24.
Segundos os professores, a greve é, principalmente, porque a classe não aceita, que a prefeita de Carira sancione o projeto aprovado pela Câmara, que reduz a carga horária e baixa o salário dos professores. Os professores querem que a prefeita Gilma, não sancione o projeto como está, que sente com a categoria e discuta melhor o projeto.

Professores fazem caminhada lamentando a diminuição no salário da classe. (Foto: Sintese).

A redução da carga horária e a diminuição no salário dos professores intensificaram ainda mais problemas na educação da cidade, em que a classe dos professores não recebeu ainda os 13º salário dos anos 2008 e 2010.
A alteração na lei complementar que ainda será sancionada pela Prefeita tem caráter temporário e pode sair de vigor assim que a crise financeira for regularizada, ou pode perdurar até 31 de dezembro de 2012.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

Lamentável: Jornalista é preso com droga sintética no centro de Aracaju

Policiais Federais prenderam na manhã desta terça-feira, 25, no Centro da cidade em Aracaju, o jornalista Kaike Mateus Lamoso, 26 anos, natural de Ipiaú (BA). Junto ao preso foram apreendidas cerca de sete gramas da droga sintética conhecida como MMDA (metilenodioximetanfetamina), mesmo princípio ativo utilizado no Ecstasy.

Segundo dados levantados pela Polícia Federal, Kaike recebia o entorpecente diretamente da Espanha e distribuía em Aracaju. O MMDA, também conhecido popularmente como "droga do amor", é geralmente comercializada em festas de música eletrônica, tendo como público alvo, indivíduos de alto poder aquisitivo.

O preso foi indiciado por tráfico internacional de drogas nos artigos 33 e 40 I da Lei 11.343/2006, e encaminhado à Delegacia Plantonista onde permanece à disposição da Justiça Federal em Aracaju.

Com informações da Assessoria/PF

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeitura de Malhador entrega veículos novos à população


A prefeitura de Malhador, através de emendas parlamentares e recursos provenientes da saúde, ação social e agricultura adquiriu, cinco  veículos novos para atender as necessidades da população, como também complementar a frota pertencente ao poder público. Dentre os novos modelos entregues estão três Ford KA zero quilometro, um trator e uma Patrol (motoniveladora).



A entrega aconteceu segunda-feira, 24 de outubro, e para apresentar os novos veículos à população, a prefeitura de Malhador realizou uma carreata, que saiu do povoado Saco Torto em direção a Malhador percorrendo as principais ruas da cidade.





Após, concluírem o trajeto, a prefeita de Malhador Sarina Faro, que dirigiu a Patrol, foi recepcionada pelo senador da republica Eduardo Amorim, e também pelo deputado federal André Moura, ambos do Partido Social Cristão, que estavam a espera de Sarina, para participar desse momento alegre para os malhadorenses.
Os parlamentares fizeram um breve discurso falando sobre a importância desses veículos, dizendo que, sem duvida, esses veículos vão ajudar ao administrador a desenvolver ações em prol da população, logo em seguida a  prefeita Sarina Faro, agradeceu a ajuda dos parlamentares na aquisição dos veículos.


Segundo Sarina, sem duvida, um fato que entrou para a história de Malhador porque, depois de tantos prefeitos que a antecederam, pela primeira vez, Malhadora tem sua própria Patrol, um patrimônio orçado em meio milhão de reais. Ainda, de acordo com Sarina, jamais a prefeitura conseguiria um veículo desse porte com recursos próprios, mas, através da parceria Malhador foi contemplado.
Foram entregues dois veículos modelo Ford KA para, a secretaria de saúde, e um para a ação social. O trator vai desenvolver atividades no meio rural, atendendo a demanda dos agricultores locais, uma vez que, Malhador tem a sua economia baseada na agricultura.


A Patrol, principal veículo adquirido pela prefeitura de Malhador, vai suprir uma carência do município em relação às estradas vicinais, pois tendo uma Patrol à disposição 24h, a prefeitura vai realizar a manutenção periódica das vias de acesso a zona rural do município.



Ed Carlos
Ascom/ Malhador

sábado, 22 de outubro de 2011

Prefeita Sarina Faro, de Malhador entregará uma Patrol e mais três veículos.



A prefeita de Malhador Sarina faro entregará a população de Malhador na próxima segunda-feira, 24 de outubro uma patrol e três carros zero quilômetro.

Antes, haverá uma concentração no povoado Saco Torto às 10 horas da manhã com a presença da prefeita Sarina Faro e demais secretários para acompanhar a chegada dos veículos até a praça de evento na sede do município.
Após a chegada dos veículos, a prefeita Sarina Faro, fará um pronunciamento. A patrol será destinada a secretaria de infraestrutura, os demais veículos serão distribuídos da seguinte forma,  dois carros destinados a secretaria de saúde e um para a secretaria do Bem Estar social.

Fonte: Ascom / Malhador

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Praia, sol e mar de Sergipe terão destaque na ABAV

Sergipe vai expor um grande painel com as belezas de seu litoral, com o intuito de divulgar o verão sergipano, com suas praias e grandes eventos festivos
Começa esta quarta-feira, 19, o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV 2011), que vai ser realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Rio Centro, Rio de Janeiro. Este ano houve um crescimento de 48% no número de inscritos, que são oriundos, principalmente, do próprio Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Brasília, principais polos emissores de turistas para o estado de Sergipe.
Para a 39ª edição da ABAV, Sergipe vai expor um grande painel com as belezas de seu litoral, com o intuito de divulgar ainda mais o verão sergipano, com suas praias e grandes eventos festivos que movimentam Sergipe nesta época. “A ideia é atrair esse público emissor de turistas para o estado com os nossos atrativos de verão, sol, mar e festas. Sergipe vai estar bem representado e, como em todas as feiras de turismo, nosso estande vai ser o grande destaque nesta ABAV”, disse o presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral.
Produtos sergipanos
A Prefeitura de Aracaju, cidade indutora do turismo sergipano, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), levará a Orquestra Sanfônica, com os 32 músicos, onde farão apresentações diárias durante os três dias do evento.
Em parceria com a prefeitura de Canindé de São Francisco e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE), a gastronomia sergipana vai ter um destaque especial. A tradicional a tapioca sergipana, nos sabores queijo coalho e bode, serão degustadas pelos agentes de viagens e visitantes do estande de Sergipe na ABAV. Outra opção será também a degustação do beiju molhado. Os visitantes também receberão de brinde o famoso sabonete feito a base de leite de cabra, produto típico daquela região. Além disso, o próprio Cânion de Xingó terá também um grande destaque em painéis ilustrativos do 5º maior cânion navegável do mundo.
Parcerias
Além da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), estarão presentes na 39ª ABAV, o Sebrae, a prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), as prefeituras de Canindé de São Francisco, Laranjeiras, Estância e São Cristóvão e o trade turístico sergipano.
“Sendo uma das maiores feiras de turismo da América, a ABAV é a maior referência para os destinos turísticos brasileiros enquanto vitrine de exposição e comercialização junto às agências e operadoras de turismo. A participação neste tipo de evento fortalece cada vez mais Sergipe enquanto destino turístico nacional, evidenciando os investimentos que vem sendo feitos na infraestrutura turística do nosso estado, seja pelo poder público ou pela iniciativa privada, já que contamos atualmente com o mais moderno parque hoteleiro do Nordeste”, destacou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Fonte: http://www.senadinhonoticias.com.br

Jovem é preso por ameaçar a mãe com uma faca

Foi preso na noite dessa quarta-feira (19), no município de Itabaiana, Michael Bispo dos Santos, 19 anos, acusado pela prática de violência doméstica contra a própria mãe. A mulher procurou a delegacia, por volta das 20h, depois de ter sido ameaçada de morte com uma faca, pelo próprio filho.
Segundo a polícia, o motivo da ameaça seria uma motoneta Shineray adquirida pela vítima e estava em posse de Michael. A mãe decidiu reaver o veículo para ser utilizado em seu comércio o que causou a revolta do filho.
Segundo a delegada Heilliara Farias, na última terça-feira (18) Michael já teria ido até a casa da mãe e destruiu alguns objetos. No dia seguinte retornou e fez a ameaça utilizando uma faca.
Os agentes da Delegacia da Mulher empreenderam diligências na cidade e prenderam Michael. Foi estipulada fiança, mas o acusado não pagou e permanecerá custodiado nas dependências da Delegacia Regional de Itabaiana, à disposição da Justiça.

Fonte: atalaiaagora.com.br

TRE já recadastrou cerca de 60% dos eleitores em SE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu a meta de recadastrar 80% dos eleitores até o dia 16 de dezembro deste ano, dia no qual se encerra o recadastramento biométrico. Desde o inicio do processo de recadastramento, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) já contou com a participação de 60% do eleitorado sergipano.
É possível agendar o recadastramento pela internet até o dia 30 de novembro (clique aqui), o que permite mais agilidade e eficiência no processo. Sem esse agendamento prévio, o eleitor será atendido somente através de uma senha e correrá o risco de enfrentar filas. Vale frisar que o prazo final de recadastramento, que vai até o dia 16 de dezembro, não se entenderá.
O recadastramento eleitoral é obrigatório para todos os eleitores do Estado, com exceção dos moradores do município da Barra dos Coqueiros e quem não o realizar terá seu título cancelado. Sem o título de eleitor, o cidadão ficará impossibilitado de se inscrever em concursos, votar e viajar para o exterior.
Em Aracaju, mais de 150 mil eleitores já compareceram aos postos de atendimento em diversos pontos da cidade. Para recadastrar seu título, é necessário comparecer aos postos de recadastramento do seu município (confira lista de postos de atendimento por município aqui) portando o título de eleitor, CPF (se houver), documento de identidade e comprovante de residência.
Atenção
São válidos apenas comprovantes de residência emitidos entre os dias 24 de maio de 2010 a 24 de fevereiro de 2011 em Aracaju e de 13 de junho de 2010 a 13 de março de 2011 para o interior. Quem está inscrito nos municípios submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e não comparecer também terá seu título cancelado.
Eleitores de Aracaju que foram atendidos entre 24 de abril e 23 de maio de 2011 não precisarão passar pelo processo de coleta de dados biométricos (assinatura digital, foto e impressões digitais). O título de eleitor também é diferenciado, a expressão “IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA” está presente no canto esquerdo do documento. 

Fonte: F5news.com.br

Inscrições abertas para cursos técnicos e de graduação do IFS


O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está com inscrições abertas para o processo seletivo para cursos técnicos de nível médio subsequentes; integrados ao ensino médio; de nível médio integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); e do vestibular para cursos de nível superior. Ao todo, estão disponíveis 2.090 vagas, sendo 945 para subsequentes, 240 para o Proeja, 550 para integrados e 355 para cursos de graduação, nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Lagarto, Estância, Glória e Itabaiana.

Para os cursos técnicos, as inscrições se encerram no dia 3 de novembro, enquanto que para os de nível superior, as inscrições podem ser feitas até 10 de novembro. A taxa de inscrição varia de R$ 10 a R$ 50, a depender da modalidade de curso e do campus escolhido pelo candidato. Para os cursos do Proeja não há taxa de inscrição.

No nível técnico, há vagas para cursos como Edificações, Eletrotécnica, Química, Petróleo e Gás, Informática, Alimentos, Segurança no Trabalho, Agropecuária, Guia de Turismo e Recursos Pesqueiros. Já entre as opções de nível superior, há os cursos de Engenharia Civil, licenciaturas em Química, Física e Matemática, Gestão em Turismo, Saneamento Ambiental, Sistemas de Informação, Alimentos, Agroecologia, Automação Industrial e Laticínios.

As provas serão realizadas no dia 8 de janeiro de 2012 para os cursos técnicos e no dia 15 do mesmo mês para os de nível superior. O resultado final do processo seletivo para cursos técnicos será divulgado no dia 31 de janeiro. Já para os cursos de graduação, o resultado final está previsto para o dia 18 de fevereiro.

Datas importantes - Cursos técnicos
Inscrições: até 03/11
Provas: 08/01/2012
Resultado final: 31/01/2012

Datas importantes - Cursos superiores
Inscrições: até 10/11
Provas: 15/01/2012
Resultado final: 18/02/2012

Fonte:emsergipe.com

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mãe e filha passam momentos de desespero em teleférico do Parque da Cidade

Foto: Evenilson SantanaA menina ficou pendurada por quase sete minutos (Foto: Evenilson Santana)
Mãe e filha passaram por momentos de terror durante um passeio no teleférico do Parque da Cidade, em Aracaju. Segundo testemunhas, a criança aparentando ter 11 anos ficou cerca de sete minutos pendurada em uma das cadeirinhas, a uma altura de aproximadamente 30 metros.
De acordo com visitantes do Parque, que presenciaram a cena de desespero, a mãe da menina foi a primeira a sentar em uma das cadeiras do teleférico e quando a garota se aproximou para fazer o mesmo, o equipamento se movimentou arrastando a criança em direção ao precipício.
No momento do incidente apenas um funcionário manuseava o equipamento, pois o outro, que fica na torre de comando, havia deixado o posto para trocar a bateria do rádio comunicador. De cima, o funcionário e visitantes do parque faziam sinal para que alguém determinasse o retorno da cadeirinha. Como a mensagem demorou a ser compreendida, uma das pessoas que aguardava a vez e percebeu a aflição apertou o botão de emergência e parou o brinquedo no meio do desfiladeiro.
Ninguém soube informar como o equipamento destravou. Mãe e filha faziam parte de uma excursão que veio do interior da Bahia para passear no Parque da Cidade.

Com informações do Blog Evenilson Fatos e Fotos 
Fonte: atalaiaagora.com.br

Município de Neópolis completou 332 anos nesta terça-feira, 18 de outubro.

Nenhuma programação festiva foi organizada pela prefeitura.



O município de Neópolis, localizado a 121 km da capital Aracaju, comemorou nesta terça-feira, 18 de outubro, o seu aniversário de 332 anos. Fundada no ano de 1679 com o nome de Santo Antônio de Vila Nova, a cidade ribeirinha tem papel significativo na história do Brasil por ter sido comandada pelo príncipe Mauricio de Nassau, que inclusive já habitou em terras neopolitanas.
Neópolis hoje é conhecida nacionalmente por ser palco de um dos melhores carnavais de rua do país. Intitulada de “Capital Sergipana do Frevo” a cidade vive seu período mais efervescente no mês de realização do carnaval, onde milhares de pessoas visitam a cidade antes mesmo do inicio da festa para participar das prévias carnavalescas com o conhecido bloco de rua “Zé Pereira”.
Uma das maiores características do município e que chama a atenção de visitantes vindos de várias partes do país e do mundo é a localização de duas igrejas católicas na praça principal da cidade, sendo que uma fica de frente para a outra.
Neópolis é limítrofe com os municípios de Propriá, Japoatã, Pacatuba, Ilha das Flores e Santana do São Francisco, em Sergipe, e do outro lado rio São Francisco, com o município alagoano de Penedo, considerado a “Ouro Preto do Nordeste”. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, a população neopolitana é de 18.511 habitantes.
Nos últimos três anos o município de Neópolis já foi administrado por quatro políticos. Primeiro foi governado por Carlos Roberto Guedes de Souza, que deixou o cargo em 2009 por problemas com a Justiça Eleitoral. Em seguida, a cidade passou a ser administrada por José Luiz de Araújo, que assumiu por um curto espaço de tempo os cofres do município. Depois foi a vez do até então presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Feitosa Barreto, assumir os destinos da cidade. Cerca de três meses depois, com a realização de uma eleição suplementar, foi eleito o médico Marcelo Guedes de Souza para ocupar o cargo de prefeito de Neópolis até o ano de 2012.
Nenhuma programação festiva foi organizada pela prefeitura de Neópolis em comemoração ao aniversário da cidade que há poucos dias atrás foi palco de um verdadeiro exagero de shows onde várias bandas tocaram ao mesmo tempo, não sobrando nenhuma para a data natalícia do município.
Fonte: aquiacontece.com.br

Usuarios online