quinta-feira, 31 de maio de 2012

Regularização fundiária vai beneficiar agricultores de Malhador

Cerimônia de lançamento do programa Regularização Fundiária. 
A Prefeita de Malhador Sarina Faro, o Secretário de Administração Jadson Vieira e o secretário de Agricultura Izaias Soares, participaram do lançamento do Programa de Regularização Fundiária de Sergipe, que consiste em separar terras públicas das particulares.

Sarina Faro, Prefeita de Malhador acompanhada dos secretários Jadson Faro e Izaias Soares. 

Público presente no auditório da EMDAGRO.


O evento aconteceu nesta quinta-feira, 31, no auditório da EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe) em Aracaju. A solenidade foi presidida pelo Vice- Governador Jackson Barreto e teve a participação de autoridade políticas estaduais, municipais e representantes de movimentos sociais.

A Regularização Fundiária é um processo de alto impacto social e de baixo custo, sem a necessidade de desapropriação ou compra de propriedades rurais para assentamento de agricultores familiares sem terra.

O município de Malhador possui 10.094 Hectares, com 1442 imóveis rurais e apenas 721 posses desses bens, por isso passará pelo processo de Regulação fundiário permitindo, assim ter o mapeamento e o número exato de imóveis e agricultores familiares em solo malhadorense.

Para que ocorra essa regularização será feito um levantamento cartorial de todas as propriedades rurais nos municípios que passarão por esse processo, para viabilizar a exata localização do imóvel. Esse processo permite corrigir problemas antigos referentes à documentação de terrenos, além dos agricultores familiares que não possuem segurança jurídica, acesso a linha de credito rural e assistência técnica entre outros serviços passarão a ter direitos a benefícios concedidos pelo governo.

ASCOM MALHADOR

Malhador: Grupo folclórico Acorda Vem Ver se apresenta nesta quinta-feira a partir das 22h

Praça 25 de Novembro centro de Malhador 

O tradicional grupo Folclórico de Malhador Acorda Vem Ver se apresenta nesta quinta-feira, 31, para anunciar a chegada dos festejos juninos em Malhador.

Idealizado há mais de 20 anos pelo saudoso João Piloto, o Grupo Acorda Vem Ver é uma manifestação artística que reuni cantos e versos em suas apresentações pelas ruas de Malhador.

Mais de 50 pessoas se reúnem todos os anos na noite do dia 31 de Maio e madrugada de 1º de junho para saírem às ruas da cidade e cantar músicas nordestinas, dando as boas vindas às comemorações dos Santos juninos. (Arcorda vem ver, vem ver acordação, acorda Malhador que é o primeiro de São João), esse é o refrão que ecoa durante toda madrugada.

A concentração acontece, na Escola Estadual São José, localizado na Avenida Lourival Batista, centro da cidade, às 22h.

ASCOM MALHADOR

terça-feira, 29 de maio de 2012

Itabaiana tem média de 108 acidentes por mês, envolvendo motocicletas


Em Itabaiana são registrados 1300 acidentes motociclísticos por ano.
De acordo com levantamento do Hospital Regional Pedro Garcia Moreno Filho, no município de Itabaiana, distante 55 km de Aracaju, são registrados uma média de 108 acidentes motociclísticos por mês na cidade.
Foto: Gilson de Oliveira.

Em 2010, foram registrados 1057 acidentes motociclísticos durante o ano, com uma média de 88 acidentes por mês, mas em 2011 a média subiu, de um total de 1300 acidentes em todo o ano, contabilizando uma média de 108 acidentes por mês. Esses dados são de acidentes que ocorrem apenas em Itabaiana.


Somado todos os acidentes motociclísticos que o hospital atendeu em 2011, oriundo de todos os municípios da região agreste e circunvizinhos, somam 2681 acidentes, com uma média de 223 por mês, ou seja, quase 50% do total de acidentes que hospital recebe são ocorridos em Itabaiana.
Devido à grande incidência de acidentes envolvendo motos em Itabaiana, foi disponibilizado o serviço bucomaxilofacial em Itabaiana, para atender à grande demanda.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM NESTA 2ª

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão abertas às 10h desta segunda-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.

O edital do Enem 2012 foi publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:
CRONOGRAMA DO ENEM 2012
Início das inscrições28/05 (10h)
Término das inscrições15/06 (23h59)
Pagamento das incriçõesAté 20/06
Taxa de inscriçãoR$ 35
Data das provas03/11 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
04/11 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito07/11
Resultado individual28/12
Fonte: Inep

RUA DE LASER: FERRAMENTA DE INCLUSÀO

Em meados de 1986, quando retornava da UFS com o amigo Valtênio Souza, tive a idéia de criar o Projeto Rua de Lazer em Itabaiana.

A minha inspiração de criar a Rua de Lazer surgiu durante a disciplina Recreação do Curso de Educação Física da UFS, ministrada pelo Professor Maurício que desenvolvia atividades recreativas com os alunos do curso. O principal objetivo da Rua de Lazer era oferecer lazer à comunidade itabaiannese, principalmente as crianças e jovens, aos domingos e feriados através de atividades recreativas e esportivas nas ruas e praças dos bairros e povoados da cidade..

O Professor Valtênio gostou da idéia e resolvemos procurar Maria Mendonça, ex-diretora do CEMB, para expor o projeto. Ela também gostou e pediu um dia de prazo para falar com o Prefeito João Germano, que prontamente aceitou. Na segunda reunião com Maria, ela indicou os nomes dos Professores Wilson Reis e Benjamin Alves para compor a equipe que desenvolveria o projeto, e assim foram feitas outras reuniões até o projeto ficar pronto.

Como Wilson Reis já tinha experiência na construção de acessórios esportivos na função de Diretor do Módulo Esportivo de Itabaiana, confeccionou os materiais necessários ao desenvolvimento do projeto. No dia 12 de outubro de 1986, dia das crianças, colocamos o projeto para funcionar na prática, foi na Praça Fausto Cardoso atraindo centenas de crianças e jovens, principalmente os nossos alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, os quais nós tínhamos mais contatos e até pela força esportiva que a escola tinha na cidade. Em 1987, os professores Josiel Batista e Jair Marinheiro foram convidados a fazer parte da equipe, perfazendo o total de seis professores. Por causa da Rua de Lazer centenas de crianças e adolescentes itabaianenses foram motivados a praticar esporte nos diversos colégios durante anos.

Na Rua de Lazer foram desenvolvidas várias atividades, entre elas: basquete, futsal, handebol, voleibol, queimado, peteca, futebol de mesa (jogo de botão), tênis de mesa (ping pong), perna de pau, tamanco japonês, pular corda, corrida de saco e outras mais. A Rua de Lazer também tinha um cunho social, algumas pessoas ganhavam dinheiro vendendo pipoca, algodão doce, rolete de cana, picolé, sorvete e balas nas proximidades do evento.

Esta fase da Rua de Lazer foi desenvolvida até o ano de 1988, porque em 1989 ao assumir a Prefeitura de Itabaiana, o então Prefeito Luciano Bispo dispensou os professores e com isto, acabou a Rua de Lazer no município, já que o mesmo não contratou novos professores para dar o devido prosseguimento.

A partir de 1996, o Vereador Wilson Reis resgatou e implantou a Rua de Lazer na sua 2ª fase, acrescentando outras atividades recreativas como: cama elástica, salto sobre o cavalo, balanço, chute no pneu, escorregadeira. Também foram incluídas apresentações de grupos de danças, musicais e culturais. Esta fase da Rua de Lazer foi desenvolvida pelo Vereador e sua equipe de apoio, mantida com recursos próprios e alguns patrocínios do comércio local.

Em 2005, na administração da Prefeita Maria Mendonça, o Diretor do Departamento de Esportes Professor Wilson Reis, implantou a 3ª fase da Rua de Lazer com o apoio da Prefeitura Municipal e realizando-a nas diversas ruas da cidade, bairros e povoados.

Com o término do mandato da Prefeita Maria Mendonça, mais uma vez a Rua de Lazer foi esquecida e atualmente o lazer da nossa juventude nos finais de semana é andar de shineray e ingerir bebidas alcoólicas, pois eles não têm espaços esportivos e atividades recreativas, esportivas e culturais para ocupar os seus horários ociosos.

Que a Rua de Lazer retorne o mais breve possível e beneficie as crianças e jovens da nossa querida Itabaiana, 
pois eles são carentes de eventos esportivos e atividades recreativas, as quais deveriam ser oferecidas pelo poder público para incentivar a prática esportiva e através dela, diminuir a violência e o uso de droga licita ou não em nosso município.

Professor José Costa

Professores do estado insistem em não desocupar prédio

A notificação foi concedida pelo desembargador Edson Ulisses
(Foto: Portal Infonet)
A direção do Sintese foi notificada por uma oficial de justiça na tarde deste domindo, dia 27. A notificação concedida pelo desembargador Edson Ulisses de Melo exige que os professores desocupassem o prédio da Seplag.
Após alguns minutos de conversa com a oficial, a presidente do Sindicato, Ângela Maria de Melo assinou a notificação, mas informou que os professores decidiram permanecer no prédio.
De acordo com ela, a categoria só vai deixar o prédio às 7h da segunda-feira, dia 28. “Nós já fomos notificados da desocupação do prédio, mas nós estamos negociando a saída só amanhã [28]. Não vamos sair daqui hoje, pois nós ainda temos um grupo de professores em jejum. Nossa categoria entende que esse momento é um momento importante para a luta dos professores em busca do reajuste do piso salarial de 22.22% para todos na carreira. Entendemos que a nossa ocupação é justa e legal”, garante Ângela.
Ainda na segunda-feira, dia 28, os professores se reúnem em assembleia geral a partir das 14h no Cotinguiba Esporte Clube, situado na Avenida Augusto Maynard, nº 13, esquina com a Avenida Beira Mar. Em pauta, a categoria irá discutir sobre as definições e os encaminhamentos da luta do Magistério estadual pelo cumprimento da Lei 11.738/2008 que instituiu o PSPN.
Fonte: Infonet

Vice-prefeito Silvio Santos é o novo secretário de saúde de SE

O governador Marcelo Déda anunciou, na tarde da última sexta-feira (25) o atual vice-prefeito da capital, Silvio Santos, como o novo secretário de Estado da Saúde. Após um encontro com o então titular da pasta, Antônio Carlos Guimarães, pela manhã, onde foi entregue o pedido de afastamento, o governador reuniu ambos e anunciou o início do processo de transição na Secretaria de Estado da Saúde.

"O secretário Antônio Carlos não pediu nem disputou para assumir o cargo. Ele foi convidado numa situação que nós consideramos extremamente difícil para assumir a responsabilidade de conduzir a Saúde. Naquele momento, o secretário tinha me dito que planejava retornar ao seu estado de origem, São Paulo, já que sua família continuava a residir por lá. Desde então, ele afirmava que pensava em colaborar conosco pelo período de um ano, e ele já completou um ano e meio. Seu objetivo é retornar ao convívio da família e redirecionar sua atuação profissional", afirmou o governador ao informar que o secretário pôs o cargo à disposição.

Fonte: ASN

Ambulância capota e mata pai e filho na rodovia SE-175 em Ribeirópolis

Ambulância capota, duas pessoas morrem e 4 ficam feridos
 
Por volta das 13h30min deste domingo, (27/05), uma ambulância de placa de Pão de Açúcar, Alagoas, tombou na rodovia SE-175, na saída de Ribeirópolis. Duas pessoas morreram e quatro ficaram  feridas.

Fotos internauta Jota Barreto.

O condutor da ambulância seguia no sentido Aparecida/Ribeirópolis, e segundo informações do Radialista Zé do Sertão, que seguia na rodovia no momento do acidente, estava chovendo, e o motorista perdeu o controle do veículo em um trecho reto.

No capotamento, pai e filho, conhecidos como Raul José Gustavo e Roberto Gustavo ficaram presos às ferragens, e morreram no local, eles eram naturais de Pão de Açúcar (AL), mas residiam em Poço Redondo (SE). 

Além das duas vítimas fatais: Josefa Correa de Sá, Iudemar de Melo Xavier, sofreram ferimentos graves, e Fábio José e Fábio da Silva Andrade (condutor), tiveram ferimentos leves, ambos foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

domingo, 27 de maio de 2012

Estudantes filmam sanfoneiro fazendo campanha para comprar uma sanfona nova



Os estudantes de Pós-graduação da Faculdade Pio Décimo, Andréa Lima (Jornalista) e Ed Carlos (Radialista), filmaram um sanfoneiro que se apresenta em diversos locais de Aracaju, fazendo uma campanha com a finalidade de arrecadar recursos para comprar uma sanfona nova.

O sanfoneiro que se chama "Boca Loca", um apaixonado pelo forró e fã de Luiz Gonzaga, o Rei do baião, decidiu fazer essa campanha, porque não tem condições de comprar uma nova sanfona, que custa mais de R$ 3.000.00 (três mil reais).

A filmagem aconteceu na tarde de sábado, 26 de Maio de 2012, no semáforo da Avenida Tancredo Neves, em frente ao Terminal Leonel Brizola (Rodoviária nova), em Aracaju.

Por: Sergipe em Destaque

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho


O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira (25). Até a manhã desta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 52,4% do público-alvo.
A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas, totalizando 80% do público-alvo.
A melhor adesão à campanha, no momento, é entre as crianças, com um percentual de cobertura de 59,4% (quase 2,6 milhões). Na sequência, aparece 1,3 milhão de trabalhadores de saúde (54,3%), mais de 10,7 milhões de idosos (52%), pouco mais de 1 milhão de gestantes (47,5%) e 586,6 mil índios (40,4%).
A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.
A pasta reforçou que a dose - oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país - é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 - inclusive o Influenza H1N1.
Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente.
Fonte: Agência Brasil

Caixa eletrônico é arrombado no município de Brejo Grande


Um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado em uma praça no município de Brejo Grande (SE), distante 137 km de Aracaju, foi arrombado por volta das 4h da manhã desta quinta-feira (24).
Segundo a polícia, cerca de dez homens armados participaram da ação. Eles chegaram em dois carros, sendo um Corolla de cor prata e um Focus verde. O grupo utilizou um maçarico para abrir o equipamento e retirar o dinheiro.
Ainda segundo a polícia, algumas pessoas que perceberam a movimentação e se aproximaram para ver o que estava acontecendo foram feitas reféns.
De acordo com populares, apenas um dos bandidos não estava encapuzado, mas mesmo assim não pode ser identificado. A ação foi rápida e os homens fugiram sem deixar pistas.
Policiais de Brejo Grande e da cidade de Neópolis (SE), a 123 km da capital, realizam buscas na região desde o início da manhã de hoje, mas até o momento não há informações sobre o paradeiro do grupo. O valor roubado do caixa eletrônico ainda não foi divulgado. 
Fonte: G1 SE

Professores são agredidos durante protesto em São Domingos

















Os professores de São Domingos, município distante 73 km de Aracaju, em greve desde o último dia 16 de maio, são agredidos verbal e fisicamente na manhã de ontem, dia 23. Segundo informações do SINTESE, os agressores desceram de um veiculo licenciado em Itabaiana.

Um veículo de cor prata e placa de Itabaiana parou em frente à prefeitura por volta das 10h30 da manhã, desta quarta-feira, e de dentro do carro saíram alguns indivíduos, que rasgaram os cartazes e faixas da manifestação, agrediram verbalmente, chamando de preguiçosos, e segundo a coordenadoria do SINTESE, eles ainda agrediram fisicamente uma professora que não quis entregar uma faixa.

A polícia foi acionada, mas chegou ao local apenas quando os agressores já tinham evadido do local. A professora suspostamente agredida foi orientada a procurar um hospital para comprovar, que sofreu algum tipo de violência.

Em São Domingos a categoria reivindica o reajuste do piso para 22,22%, o pagamento da metade do terço ferial, pagamento de horas extras, cumprimento do Estatuto do Magistério, garantia de auxílio transporte, regularização do repasse para o INSS, melhoria na estrutura física das escolas, fornecimento regular de material didático-pedagógico e alimentação escolar.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Júnior Ventura se prepara para lançar DVD, em Malhador


Depois do reconhecimento na região Agreste de Sergipe, o cantor de arrocha mais estourado nos paredões de Malhador (SE), Júnior Ventura, se prepara para levar romantismo para os apaixonados de Sergipe. No próximo domingo (27), na cidade de Malhador, Júnior estará lançando seu 1º DVD, ao lado da banda Alma Gêmea e Carlos Greg.

Juninho, como é chamado carinhosamente pelos seus admiradores, revela que a música carro-chefe do DVD surgiu de uma ligação. “Essa música é uma composição de um grande amigo meu, Flávio, ex-integrante da banda Pássaro Livre e após minha ligação ele me sugeriu que lançasse no meu primeiro DVD”.

Além do lado romântico, Juninho busca levar ao seu público o lado da brincadeira. O cantor revela que seus bordões são um sucesso entre os arrocheiros. “Sempre nos nossos shows o pessoal se diverti com os bordões. Tem momentos que antes mesmo de subir ao palco a galera já fica falando alguns bordões. Tem um em especial que ao falar a galera já reconhece: Que maravilha! As garotinhas já chegaram? Já vão levar mel na chupetinha. Eu nem queria”.

Com tudo pronto Júnior Ventura agora quer levar sua musicalidade para todo o estado. “Estamos com uma nova estrutura, ampliamos os músicos, incluímos no repertório músicas de minha autoria e músicas que já fazem sucessos com outros artistas”.

Juninho brinca ao falar da música feita Para Dudé, amigo e dono de um bar de Malhador, e que às vezes vende fiado. “Essa é uma música que a gente quis fazer uma brincadeira com uma figura ilustre da nossa cidade e acabou dando certo”.

Em meio a risadas o cantor disse um trechinho do refrão da música. “Dudé eu vim aqui beber ficado, anote ai no outro mês eu pago. Hoje estou afim de diversão, mas dinheiro no bolso eu não tenho não”.

Flávio Antunes Do G1 SE

Morador arma uma barraca e se instala na entrada da cidade de Itabaiana


Após denúncia, ação social se mobiliza e tenta resolver o problema.
Um cidadão não identificado da cidade de Itabaiana, após receber ordem de despejo, instalou uma barraca na entrada da cidade de Itabaiana e foi sobreviver com sua esposa. Desde o a semana passada que essa barraca estava instalada no município. No fim de semana a denúncia foi feita por um internauta e postada no blog de Waldson Diniz.
Após verificar a denúncia a ação social procurou o cidadão e sua esposa para conceder um local melhor e entender qual o verdadeiro problema que estava acontecendo. Segundo membros da Secretaria de Ação Social, a família estava ali por não ter condições de pagar um aluguel, eles o procuraram e ofereceram uma casa de passagem, local onde o casal ficaria por um determinado tempo até encontrar um novo lar. Mas eles despistaram os agentes e se dispersaram.
Parabéns aos internautas que vivem divulgando problemas da nossa cidade, parabéns também para a Secretaria de Ação Social que possuiu a sensibilidade para tentar resolver o problema.
Foto extraída do Facebook.
Fonte: Itnet

Professores em greve ocupam secretaria


A sede da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) foi ocupada ontem por professores da rede estadual de ensino. Segundo funcionários do local, a ´invasão´ foi tranquila e não houve tumulto.
Eles chegaram fazendo um apitaço e carregando bandeiras ocuparam várias salas, inclusive a antessala do secretário Oliveira Júnior, que no momento que os professores chegaram não estava, contou um servidor estadual que não quis se identificar. Além dos professores e sindicalistas, participaram a deputada estadual Ana Lucia e o ex-deputado federal Iran Barbosa.
A greve dos professores foi iniciada dia 16 de abril e não tem previsão de acabar. O magistério aguarda que o governo apresente uma proposta para a construção do reajuste do piso de 22,22%. previsto na lei federal. A categoria também reivindica a implantação do piso nacional do magistério para todos os níveis.
Diálogo - Nossa intenção é dialogar para construirmos uma forma de reajuste, não admitimos perder um direito garantido por lei federal por falta de iniciativa do governo em buscar soluções, aponta a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), Ângela Melo.
No final da manhã, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, recebeu os dirigentes do Sintese. Ele ouviu todos os pleitos da categoria e reafirmou que o Governo do Estado sempre esteve aberto às negociações.
Sobre a ocupação, Oliveira Júnior declarou que considera uma atitude exagerada do sindicato Para nós, essa ocupação é uma evidência de que o sindicato não acredita no diálogo, nós a consideramos desnecessária e em nada contribui para os objetivos da categoria,relatou.
O secretário  se comprometeu em agendar uma audiência com João Andrade, secretário da Fazenda, para que ele possa junto com o sindicato discutir a situação financeira do Estado e buscar alternativas para o reajuste do piso.

Municípios - O impasse sobre negociação para o reajuste do piso leva os professores de cinco municípios a paralisarem esta semana. A partir de hoje, não haverá aulas nas escolas de Moita Bonita, Pacatuba, Ilha das Flores, Neópolis e Malhada dos Bois.
Também estão em greve os professores de  Tomar do Geru, São Domingos, Canindé do São Francisco, Japoatã, Santo Amaro, Cristinápolis e Capela.
O Sintese tem até amanhã, quarta-feira, para justificar os motivos da greve à justiça, já que o movimento foi decretado  ilegal. Fomos notificados quanto à ilegalidade da greve, mas os nossos advogados já estão na fase final para apresentar os nossos motivos. Estamos abertos à negociação, o Governo que não quer nos receber, explicou o sindicalista Roberto Silva.

Jornal do Dia

Vigilante é encontrado morto em restaurante de Aracaju


Josias Firmino foi encontrado por colegas de trabalho
Filhos lamentam ao lado do corpo (Fotos: Portal Infonet)
Corpo sobre toalhas da mesa
Vigilante teria sentido-se mal quando ia comer
Josias deixa cinco filhos
O vigilante do Restaurante Labareda Grill, localizado na Av. Beira Mar, foi encontrado morto por funcionários, na manhã desta quarta-feira, 23.  Ele estava próximo a uma mesa com um prato de comida e as primeiras informações dos policiais militares é de que Josias Firmino da Silva, 56, teria sofrido um infarto.
Os filhos do Sr. Josias Firmino da Silva, o irmão e um sobrinho estavam no local aguardando a polícia criminalística, os funcionários do Instituto Médico Legal (IML) e os proprietários do estabelecimento.
“Ele vinha reclamando de fortes dores no peito, estava tomando remédios e a gente acredita que ele tenha sofrido um infarto. Meu pai trabalhava como vigilante aqui no restaurante há quatro anos”, informa Josielson Firmino da Silva.
O vigilante residia nas proximidades do Aeroporto de Aracaju e os policiais militares que estavam no local não encontraram perfurações no corpo de Josias Firmino da Silva, mas ainda aguardavam a criminalística.
Por Aldaci de Souza, infonet

Mulher é morta a pauladas em Riachão do Dantas


O corpo de Negilvane Santos Alves, 24 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira, dia 22, com sinais de espacamento na comunidade de Vargem do Jenipapo, município de Riachão do Dantas (SE).
Segundo informações passadas por familiares à polícia, a vítima havia saído de por volta das 12 horas de segunda-feira, dia 21, com um moto taxi com destino ao povoado Cruz dos Palmares, também no mesmo município e não mais retornou.

De acordo com as primeiras investigações da polícia local, o assassinato teria ocorrido após uma discussão e o principal suspeito pela autoria do crime é José Faustino dos Santos, companheiro da vítima, que inclusive, se encontra foragido.

O casal possuía filhos de outros relacionamentos, mas nenhum morava com eles.
IML - Além do corpo da jovem Negilvane Santos Alves, foi registrado também no Instituto Médico Legal Dr. Augusto Leite nesta terça-feira, dia 22, a entrada do corpo de Antônio Marcos Santos Reis, 36 anos. Ele se encontrava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em Aracaju, e foi vítima de homicídio por arma de fogo no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro (SE).

Da redação, Gilson de Oliveira.

Condutor de veículo perde controle da direção e cai em ribanceira em Areia Branca

Um condutor que trafegava com um Corsa no sentido Areia Branca – Aracaju, na BR-101, por volta das 15h desta terça-feira (22) tentou desviar de um buraco em uma curva, perdeu o controle da direção do veículo, rodou e caiu de ré na ribanceira. O acidente provocou apenas danos materiais, nenhum dos quatro passageiros ficaram feridos. (Foto: Pedro Soares / VC no G1)Um condutor que trafegava com um Corsa no sentido Areia Branca – Aracaju, na BR-101, por volta das 15h desta terça-feira (22) tentou desviar de um buraco em uma curva, perdeu o controle da direção do veículo, rodou e caiu de ré na ribanceira. De acordo com a PRF, o acidente provocou apenas danos materiais, nenhum dos quatro passageiros ficaram feridos. (Foto: Pedro Soares / VC no G1)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Campanha de conscientização em Malhador alerta para os abusos sexuais contra crianças e adolescentes


Peça teatral sobre abuso sexual contra crianças.
Peça teatral sobre abuso sexual contra crianças.    
No município de Malhador, a 49 km de Aracaju, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) realizou a campanha de conscientização no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 21, na Escola Estadual São José, localizado na Avenida Lourival Batista, Batista, centro da cidade.

Na campanha desse ano, os integrantes da Secretária do Bem Estar Social e do Trabalho resolveram inovar, apresentando ao público presente uma peça teatral que abordou o tema da mobilização.

Companhia de Teatro Mala sem Alma.
Companhia de Teatro Mala sem Alma.

A companhia de teatro Mala sem Alma encenou a história de uma menina sertaneja de família pobre que mora com a avó que possui deficiente física. Devido à condição social e familiar, a menina foi aliciada por um adulto, que utilizou um bombom para seduzi - lá, para em seguida se aproveitar da fragilidade e da inocência de uma criança de apenas 11 anos de idade.

Após as apresentações, os assistentes sociais do município Jardel Silva e Raquel Santos fizeram uma explanação sobre os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente. 
Raquel Santos, CREAS de Malhador
Raquel Santos, CREAS de Malhador

Jardel Silva, CREAS de Malhador.
Jardel Silva, CREAS de Malhador.                        

Os assistentes sociais disseram quem na maioria dos casos, os agressores são pessoas próximas ou da própria família, apresentam distúrbios emocionais. Relataram ainda, as causa e conseqüências psicológicas em uma criança vítima de abuso sexual.

No final, a platéia recebeu um folheto com os nomes dos órgãos públicos, onde a família da vítima pode procurar por ajuda, e receberam também um adesivo da campanha.

O cidadão pode denunciar de qualquer ato de exploração sexual de crianças e adolescentes sem precisar se identificar pelos telefones: disque 100 ou pelo disque-denúncia 181.

ASCOM MALHADOR                      

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Água não tem, mas conta chega todo mês", reclamam moradores de Poço Redondo (SE)


A falta de água já é um problema grave durante a seca no Nordeste, mas comunidades da cidade de Poço Redondo (SE) estão tendo que conviver com a escassez do produto nas torneiras há mais de um ano.
Na comunidade São José, onde vivem cerca de 70 famílias, apesar da suspensão do fornecimento, as contas com as cobranças continuam chegando regularmente, apesar das medições apontarem que não há consumo.
Sem receber a água encanada, os moradores são obrigados a comprar água dos carros-pipa. “Água não tem, mas minha conta chega todo mês. Agora em abril veio R$ 46. Há dois anos não recebo água. Pago R$ 100 por carrada [equivale a um caminhão 3.500 litros] por mês. Tenho raiva demais desse problema. É muito revoltante uma pessoa, nessa idade que estou, passar por essa situação. Queria muito que resolvessem. Outro dia acabei brigando com o rapaz da Deso [Companhia de Saneamento de Sergipe]”, diz a aposentada Zélia Bezerra da Silva, 66.
O vizinho de Zélia, Jânio Matos Oliveira, 28, também recebe as contas mensalmente e reclama que o serviço não é prestado como deveria. “Usamos a água que a prefeitura nos manda Α.000 litros/mês]. Se não fosse isso, ninguém morava mais aqui --e seria uma tragédia maior ainda. Mas essa água só dá mesmo para o consumo de casa, não dá para os animais, por exemplo.”
Já a moradora Edniede Maria de Barros, 28, foi mais radical. Ela afirmou que não suportou a frustração da falta de água e arrancou o registro do contador da casa. “Eu era criança quando chegava água aqui. A pessoa ter os canos, não ter a água e ainda pagar conta era demais. Por isso, um dia quando o funcionário da Deso veio, arranquei o contador e mandei ele levar embora. Não vou ser roubada todo mês”, diz, indignada.
O coordenador da Defesa Civil Municipal de Poço Redondo, José Carlos Aragão, disse ao UOL que já houve vários pedidos oficiais para que a Deso resolvesse o problema, mas nunca foi apresentada solução. “Já houve protesto da comunidade, mas não resolveram o problema. Em épocas de muita chuva, a água até chega alguns dias. Mas agora, quando os moradores mais precisam, não chega nada”, alega.

Outro lado

Em nota, a Deso confirma que existem dificuldades no abastecimento de comunidades do município. Segundo o gestor da Unidade Negócios Sertão da Deso, Carlos Anderson Pedreira, na comunidade São José é necessário viabilizar um reforço de rede para garantir o abastecimento.
"Depois do aumento da oferta com a adutora do Semiárido, que já foi realizada, será possível atender de forma satisfatória a região. Com relação às contas geradas, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento dos serviços prestados pela empresa sem nenhum custo. É só se dirigir a algum posto de atendimento da Deso e apontar o mês em que não houve o fornecimento dos serviços e solicitar a exclusão destas faturas", afirma.
A Deso informou ainda que muitas comunidades rurais já tiveram soluções e hoje não sofrem mais com a falta de água. De acordo com a empresa, o fornecimento foi regularizado após investimentos de R$ 150 mil na rede, que fechou o "anel de abastecimento" do município. Outros investimentos ainda estão sendo realizados pela companhia para melhorar o fornecimento de água em todo o semiárido sergipano.

Operações flagram fazendas e fábricas desviando água durante estiagem no Nordeste


Operações realizadas em pelo menos três Estados do Nordeste --Bahia, Pernambuco e Sergipe-- apontam que parte da água que deveria ser destinada a abastecimento dos sertanejos durante a seca está ou estava sendo furtada por fazendas e fábricas no sertão dos Estados. Em vez de abastecer a população, a água desviada servia para cultivar hortaliças ou até para fabricação de gesso.
Nas últimas semanas, ações realizadas em áreas às margens de rios, barragens e adutoras flagraram vários casos de desvio da água, o que, segundo as companhias de saneamento, prejudica ainda mais o abastecimento das cidades em situação de emergência pela estiagem.
Em Pernambuco, onde 90 cidades já decretaram emergência pela seca, os flagrantes estão sendo feitos pela Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) com apoio da Polícia Militar. As operações, que começaram no último dia 8 e vão durar três meses, tentam acabar com as ligações clandestinas na região abastecida pela adutora do Oeste.
A adutora é responsável pelo abastecimento de 13 municípios (todos em situação de emergência) e 24 distritos no sertão pernambucano. Ao todo, 270 mil pessoas são abastecidas pelo sistema e sofrem com racionamentos pela falta de chuva.
Segundo a companhia, no primeiro trecho alvo da operação --com 200 km de extensão-- são produzidos 480 litros de água por segundo. Desse total, 80 litros por segundo estavam sendo desviados. A quantidade, segundo a empresa, era suficiente para abastecer a cidade de Ouricuri, por exemplo, que tem 64 mil habitantes. As operações vão se estender por toda a extensão da adutora.
Após um sobrevoo de helicóptero e marcação de pontos possíveis de furto da água, policiais e técnicos da companhia começaram a visitar as localidades suspeitas e, desde lá, encontraram vários casos de furto de água.
O caso mais significativo ocorreu na última terça-feira (15), quando duas fábricas entre os municípios de Ipubi e Ouricuri foram flagradas desviando água da adutora para confecção de placas de gesso. No local visitado estavam dezenas de placas de gesso recém-fabricadas e prontas para a venda. Os proprietários não estavam no local no momento da operação.
Também em Ouricuri foram localizados três tanques com capacidade de criação de mais de 50 mil peixes. Além disso, caminhões-pipa estavam sendo abastecidos com água da adutora. Em Parnamirim, foram flagradas fazendas que possuíam ligações clandestinas e irrigavam plantações de feijão. Já em Exu, outro flagrante encontrou hortaliças sendo irrigadas com a água furtada.
Na Bahia, onde mais de 240 municípios já decretaram situação de emergência pela estiagem, operações estão sendo realizadas desde a segunda quinzena de abril para flagrar o uso indevido da água em bacias de rios no Estado. Por conta da seca, o governo suspendeu todas as outorgas de direito para captação da água para fins comerciais (como a irrigação).
Operações policiais já realizaram várias apreensões de proprietários de terrenos que captavam água irregularmente em rios e barragens. As ações aconteceram no rio da Prata e no rio e nas barragens Água Fria 1 e 2. Outras regiões nos municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça e São José do Jacuípe também estão sendo fiscalizadas.
Às margens do rio da Prata --responsável pelo abastecimento de 40% da cidade de Seabra--, por exemplo, a polícia apreendeu seis bombas e desobstruiu duas barragens. Uma retroescavadeira, que realizava operação ilegal no rio campestre, foi apreendida. Quatro proprietários de terra foram notificados. Em Vitória da Conquista, três bombas foram apreendidas e dois barramentos foram destruídos durante operações.
“Aqui estamos em busca daqueles proprietários que estão clandestinos, captando água sem outorga. Vários casos irregulares já foram encontrados pelas operações. Mas por conta da seca, foi necessária a suspensão de fornecimento até de quem estava regular, para garantirmos a água para abastecimento humano, que é a prioridade”, explicou o coordenador-executivo da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.
Em Sergipe, que contabiliza 18 municípios em emergência, a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe) informou ao UOL que conta com o apoio da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual para combater as ligações irregulares.
A companhia afirmou que, desde 2011, municípios do semiárido foram alvo de operações, que flagraram uso não autorizado da água e outras irregularidades na captação.
Segundo a Deso, todos os proprietários flagrados desviando água estão respondendo criminalmente pelo furto. Ainda segundo a companhia, o abastecimento de água é afetado pelas fraudes, que causam “problemas como vazamentos ou ainda a perda de pressão na rede, o que provoca falta de água em áreas mais distantes ou situadas em ponto altos”.


Povoados de Poço Verde terão abastecimento ampliado pela DESO

Oito povoados do município de Poço Verde terão a oferta de água ampliada pela Deso com a implantação de um novo poço na região. A estimativa é que mais de 3,7 mil moradores sejam beneficiados com uma maior regularidade no abastecimento hídrico. O esforço é resultado de uma reunião que a empresa teve com a administração municipal, em abril, na tentativa de amenizar os efeitos da estiagem. Este é o segundo poço ativado em menos de um ano e a vazão deve dobrar para 40 metros cúbicos.
Já no município de Simão Dias foi prometida a água da Deso no povoado Brinquinho, porém não cumprido e no Pascoal, moradores relatam que o encanamento já foi colocado mas a água nunca veio.
Fonte: lagartense.com.br

Itabaiana é Campeão Sergipano de 2012


















Nesta tarde de domingo, (20/05) no estádio Lourival Batista, o Batistão, o Itabaiana perdeu para o Confiança, por 1 a 0, mas mesmo assim conquistou o Campeonato Sergipano de 2012, depois de 6 anos de fila.

O técnico Celso Teixeira ordenou a equipe do Tricolor a sair para o jogo, da mesma forma que as partidas anteriores, mas a retaguarda aberta permitiu que a equipe azulina entrasse na área com facilidade, e aos 23 minutos, uma falta na entrada da área Tricolor, fez com que Fernandes abrisse o placar para o Dragão do Bairro Industrial.

Ainda no primeiro tempo, o Dragão pressionou o Tremendão da Serra, e em uma das investidas Vaninho com o gol aberto, acabou ficando sem ângulo, e desperdiçou uma grande oportunidade, terminando o primeiro tempo em 1 a 0 para equipe da capital.

No inicio do segundo tempo, o Itabaiana queimou as três alterações, Ney Carioca saiu para a entrada de Mazinho, Bruno Iotti saiu para a entrada de Everton, e Rafael entrou no lugar de Alex Paulista. Já pelo Confiança, Wallace entrou para a saída de Vaninho, e Adrianinho entrou no lugar de Cristiano Tiririca.

Aos 32 minutos, Rafael acertou na trave do Confiança, e o goleiro Ricardo chegou a tocar na bola, e colocou para fora. Aos 36 minutos Guaru do Itabaiana tocou com a mão na bola, ele já tinha amarelo, tomou vermelho e foi expulso.

Nos últimos minutos, o Confiança construiu boas oportunidades, mas o Tricolor segurou até os minutos finais e garantiu o título. A partida que foi até os 49 minutos garantiu o título para os Ceboleiros, depois de um jejum de 06 anos. Associação Olímpica de Itabaiana é campeã do Sergipano de 2012.


Da redação Itnet, Aparecido Santana.

Foto: Gilson de Oliveira.

domingo, 20 de maio de 2012

Mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontece dia 21 em Malhador


A Prefeitura Municipal de Malhador, através da Secretaria do Bem Estar Social e do Trabalho e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) realizará uma mobilização no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Alteração:

A mobilização acontece nesta segunda-feira, 21, às 19h, na Escola Estadual São José, localizado na Avenida Lourival Batista, Batista, centro da cidade, com a apresentação de uma companhia de teatro que vai abordar o tema da mobilização.

No intervalo das apresentações serão entregues panfletos, com os nomes dos órgãos públicos e os telefones disponíveis, para que a pessoa possa denunciar o agressor sem ser identificada, além de orientações referentes à mudança de comportamento da criança que sofre abuso sexual.

ASCOM MALHADOR

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tremendão vence o Confiança de virada e fica perto do decacampeonato


Nessa quarta-feira, (16/05), o Itabaiana venceu o primeiro confronto da grande decisão do Campeonato Sergipano 2012, pelo placar de 3 a 1. O jogo aconteceu no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana.
Nos 10 primeiros minutos o Itabaiana obteve mais posse de bola, mas pecou nas finalizações. Aos 9 minutos Raulino chutou, a bola desviou em Josimar, e o goleiro Ricardo fez a defesa em dois tempos para o Confiança.

A primeira grande oportunidade do Confiança ocorreu aos 18 minutos, em uma saída de bola errada do Itabaiana, Giba ganhou e chutou cruzado, mas Váldson cortou para linha de escanteio.
Aos 29 minutos Edvan recebeu cartão amarelo pelo Confiança, e sete minutos depois foi a vez de Fernandes fazer falta em Renna, e também recebeu amarelo. Aos 41 Edvan comentou mais uma infração, e recebeu cartão vermelho.

Torcida Tricolor incentiva equipe na decisão. (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM) 

Mesmo com 10 jogadores em campo, o Confiança aproveitou o buraco na defesa Tricolor, e através de Rafael Franciscatti aos 43 minutos, o Dragão abriu o placar. Com dois minutos de acréscimo, a primeira etapa terminou em 1 a 0 para equipe da capital.

Nos primeiros minutos da etapa complementar, o Tremendão da Serra substitui Rafael por Alex Paulista, e Everton entrou no lugar de Mazinho. As mudanças deu um gás a equipe Tricolor, que 04 minutos depois fez o gol de empate, em um lançamento na área, Alex Paulista marcou de cabeça para o Tremendão.
Aos 16 minutos Gilberto Pereira saiu do banco do Confiança e foi tomar satisfação com Celso Teixeira do Itabaiana, e ambos foram expulsos de campo.

Aos 30 minutos Everton levou perigo em um chute cruzado, e na sobra Alex Paulista não desperdiçou, e colocou o Tremendão na frente. Aos 36 minutos, em um lançamento de Magno, Everton cabeceou e ampliou o placar.

Nos minutos finais, o Itabaiana ainda substitui Bruno Iotti por Guaru, e receberam cartão amarelo Alex Paulista pelo Confiança e Raulino Pelo Itabaiana, placar final Itabaiana 3 x 1 confiança. As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, dia 20, às 16 horas no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju, e o Confiança terá que vencer por dois gols de diferença, para levar a decisão para os pênaltis.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

Caminhão carregado de cimento capota em Ribeirópolis

Por volta das 3h da madrugada desta quinta-feira, (17/05), um caminhão, modelo Ford, cor vermelha, placa de Alagoas, carregado de cimento, capotou no município de Ribeirópolis, município situado a 75 km de Aracaju.

O condutor seguia no sentido Ribeirópolis/Rodovia Rota do Sertão, quando perdeu o controle do caminhão, no cruzamento da Avenida Barão do Rio Branco, na calçada do Cartório de Títulos, bateu em um poste da rede elétrica e tombou.

Segundo informações, a corda que segurava a carga teria arrebentado. No acidente, houve apenas danos materiais.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Ambulância capota no município de Pinhão e deixa ocupantes lesionados

Após o motorista perder o controle do veículo, uma ambulância do município sergipano de Pinhão saiu da pista de rolamento e em seguida capotou na Rodovia João Paulo II (SE 170), nas proximidades do bairro Estação, em Lagarto (SE).

Foto: Portal Lagartense. 

O capotamento ocorreu as 17h30 de segunda-feira, dia 14, e além do condutor João Pereira de Oliveira, também estavam no veículo as senhoras Valdilene Conceição Santos, Neuza de Jesus Oliveira, um homem identificado apenas pelo prénome de Erinaldo e outro cidadão, não identificado no local do acidente.

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas ao Hospital Regional de Lagarto Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro.

As irregularidades no asfalto, existentes em quase toda extensão da rodovia, pode ter sido a principal causa do acidente. A SE 170 já necessita de uma nova camada asfáltica urgentemente.

Da redação, Gilson de Oliveira.

Aquecimento nas águas do Atlântico traz chuva para SE, diz especialista

Após quase oito meses de uma situação extrema de estiagem, a desolação e angústia do sergipano, especialmente a do sertanejo, começam a ser minimizadas. É que segundo previsão do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), as primeiras chuvas que caíram nessa terça-feira (15), em quase todo o estado, sinalizam para uma regeneração do clima.

A previsão dá conta de que, nos próximos dias, teremos maior freqüência de chuvas, mas serão chuvas finas, por enquanto. “O que teremos é a incidência dessa ocorrência climática que vai do litoral sul e, de forma decrescente, sobe para o sertão. As primeiras águas de maio, mês tradicionalmente mais chuvoso no estado, resultam do aquecimento das águas do oceano atlântico, da redução da pressão atmosférica no nordeste do país, da incursão de frentes frias vindas do sul do continente americano e do encontro da massa fria com a seca provocando nebulosidade e precipitação. O fenômeno El Niño, quase sempre responsável por parte de nossa instabilidade climática, começa a adormecer”, afirma o meteorologista da Semarh, Overland Amaral.

Overland acredita na possibilidade de normalização da incidência de chuvas. “Dependendo da região, em função de fatores como altitude e oferta de umidade, por exemplo, deve chover entre 5 a 10 milímetros. É o que se prevê, para o dia 17, para cidades como Cristinápolis, Tobias Barreto e Tomar do Geru”.

Na Grande Aracaju, ainda segundo o Centro de Meteorologia da Semarh, haverá um aumento das chuvas no dia 19, podendo chegar a 20 milímetros, especialmente entre o meio-dia e às 14hs. Já no dia 20, as chuvas devem se intensificar na região sul do estado e agreste central, com nível também em torno de 20 mm.

Em janeiro, houve uma precipitação de apenas 35,39 mm, quando o normal seria 47,38mm. Em fevereiro o observado foi um desvio de 3,81mm; mesma situação observada nos meses de março e abril, cujos desvios 70,46 e 87,94 respectivamente. No total, nesses últimos meses, temos um desvio de 174,20mm. “Com as chuvas que se iniciaram é provável que tenhamos uma aproximação da normalidade histórica”, revela Overland.

A acentuada seca que se abateu sobre o estado nos últimos oito meses, especialmente no semi-árido e alto sertão - em cidades como Canindé, Poço Redondo, Simão Dias ou Pedra Mole - é considerada a maior das últimas décadas, somente comparada a seca de 1970, mesmo assim, a desse ano, foi ainda mais duradora o que exigiu diligência do governo do estado, durante todo esse tempo, e um conjunto de ações integradas, como a distribuição de alimento e água.

“Situação da seca no estado de Sergipe seria agravada não tivesse uma ação do governo do estado em responder com ações estruturantes em recursos hídricos, como a melhoria da adutora do São Francisco-Aracaju; a construção da barragem da Deso na Bacia do rio Poxim, assim como a construção da Adutora do Semi-Árido e a recuperação e automação da adutora do Alto Sertão Sertanejo”, afirma o secretário de meio ambiente e recursos hídricos do estado, Genival Nunes.

Fonte: G1 SE

Professores da UFS entram em greve a partir de 17


 








Em assembleia geral ocorrida hoje, às 14h, no auditório da ADUFS, os professores da UFS decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado no dia 17 de maio, data indicada pelo ANDES-SN para iniciar uma greve nacional dos docentes das universidades públicas. A decisão foi tomada após uma análise da situação das instituições de ensino superior e da posição do governo diante da reivindicação dos professores.

Essa foi uma assembleia com grande participação dos professores. Ao total, 224 estiveram presentes e a maioria deliberou pela deflagração da greve, o que indica o sentimento de insatisfação crescente que se percebe não apenas na UFS, mas também em instituições no Brasil.


A categoria luta pela reestruturação do Plano de Carreira, que engloba: carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios; variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20h correspondente ao salário mínimo do DIEESE; e, retribuição por titulação.

Mesmo com a transformação da PL 2203/11 em Medida Provisória, medida sancionada ontem, 14, pela presidenta Dilma Rousseff, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) mantiveram a data da greve, por considerar a mudança insuficiente diante da reivindicação dos professores. É isso o que mostra o resultado da reunião entre as IFES para votação da deflagração da greve, ocorrida no dia 12 de maio, em Brasília: houve 33 votos a favor, zero contra e 3 abstenções.

Grande participação dos professores na assembleia
Os professores aproveitaram a oportunidade para expor suas opiniões, dúvidas e receios com relação à greve. A professora Sonia Pimentel, do Departamento de Psicologia da UFS, explicou por que a categoria deve paralisar atividades. “Nós precisamos voltar a ter orgulho de ser professor. Hoje, nem temos condições de pensar sobre isso, por causa do excesso de trabalho e alunos que temos”.

O vice-presidente da ADUFS, Marcos Pedroso, enfatizou também a necessidade da greve. “Por que o professor quer greve? Por melhores salários e condições de trabalho. Os estudantes de hoje não vão querer entrar na docência se não conseguirem vislumbrar valorização e boa condição de trabalho na profissão”.

Após a votação, iniciou-se a organização do Comando Local de Greve e da agenda de atividades para a mobilização. Amanhã, 16, os professores serão solidários ao ato público do SINTESE, que acontecerá às 14h com ponto de partida na Praça Fausto Cardoso e, no dia 17, acontecerá um ato político na ADUFS com o Sintufs e o DCE, às 9h.

Fonte: adufs.org.br

Usuarios online