quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Museu da Gente Sergipana é eleito o melhor da Arquitetura 2012


 Museu da Gente Sergipana

O Museu da Gente Sergipana recebeu o prêmio O Melhor da Arquitetura 2012. A cerimônia de premiação contou com 498 projetos de todo o Brasil, sendo concedido por meio do voto do público, através de votação pela Internet e por uma equipe técnica de curadores.
O prêmio O Melhor da Arquitetura é organizado pela Revista Arquitetura & Construção e prestigia projetos arquitetônicos realizados no Brasil, destacando a criatividade dos arquitetos do país, é a primeira vez que Sergipe recebe este prêmio.

"Recebemos um prêmio nacional e isso coloca a arquitetura do estado em destaque, sendo importante frisar que quem elaborou e realizou toda a restauração foi um escritório de arquitetura do estado", comemora o Superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, que ainda fez questão de ressaltar o empenho de toda a equipe que faz parte do museu. "Esse prêmio é o trabalho de uma equipe que coloca o Museu da Gente Sergipana como importante pólo cultural por causa do seu acervo, interatividade e do desenvolvimento do turismo que é uma das atividades mais importantes na economia mundial hoje".

EMSETUR

Obra inacabada irrita moradores em Itabaiana


 
Rua Monsenhor Constantino
 
A população bairro Mamede Paes Mendonçano município de Itabaiana, reclama pela não conclusão da obra de pavimentação, drenagem superficial e rede de esgoto da Rua Monsenhor Constantino.O transtorno provocado pela obra inacabada tem irritado os moradores.

Segundo populares a obra está parada por falta de material. Os moradores dizem que o calçamento utilizado na pavimentação foi retirado de uma rua no Bairro Invasão em frente a cidade de Deus.

A Prefeitura Itabaiana conseguiu recursos para a pavimentação da rua, através de convênio com o Ministério das Cidades. A obra começou em Julho de 2012 com duração de quatro meses para ser concluída.

Sergipe em Destaque
Foto e informações, Diário do Agreste

 

Cemitério de Malhador recebe os últimos reparos para o dia de finados

Cerca de 1000 pessoas são esperadas durante o feriado. 

 Cemitério São José.

No município de Malhador distante a 49 km de Aracaju, funcionários da prefeitura trabalham no cemitério local para deixar tudo em ordem para o dia 2 de novembro dia de finados.

Com a proximidade do feriado, o cemitério São José, localizado na Avenida Walter Franco, centro da cidade recebe os últimos reparos, para que o público possa prestar homenagens aos entes sepultados no local. 

A equipe da prefeitura realiza o serviço de limpeza, a fim de que o visitantes acendam velas, deixem buquês de flores e fazerem orações.  

No cemitério será celebrada uma missa ao ar livre, às 8h com o pároco Joaquim Dantas da Matriz de São José. Cerca de 1000 pessoas são esperadas durante o  feriado de finados.

ASCOM MALHADOR

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Família de seis pessoas mora em ‘Baia de Cavalo’ em São Miguel do Aleixo

Famílias vivem em condições sub-humanas em Aleixo.
 
No município de são Miguel do Aleixo, distante 95 km de Aracaju, famílias vivem em condições sub-humanas, casas pequenas sem Saneamento Básico. Uma família de seis pessoas mora em uma ‘Baia de Cavalo’, e outra com sete pessoas reside em condições semelhantes.
Morando vivem em condições sub-humanas na zona urbana de Aleixo, famílias aleixenses aguardavam serem transferidos para residências, em Conjunto Habitacional da cidade, no entanto, ficou fora da seleção feita pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Aleixo.


Apesar da situação precária moradores afirmam estarem sofrendo perseguição politica, sendo excluídos de programas habitacionais no município. O morador Roberto convive com sua esposa e mais 4 filhos, em uma ‘Baia’ de cavalo, e foi obrigada a entregar um de seus filho para a sogra por não ter condições de manter tantas pessoas em uma casa de único cômodo.

Roberto convive com sua esposa e 4 filhos em uma ‘Baia de Cavalo’.

Situação semelhante convive Michele Resende, irmã de Catiane, moradora da Rua Paulo Barreto de Meneses. Morando em residência com sete pessoas, condições insalubres, ela se inscreveu em projeto de moradia do município, mas não foi contemplada.

Populares dizem que casas foram entregues apenas a eleitores da prefeita.

A situação é lamentável, enquanto pessoas sobrevivem em condições desumanas, encontramos residências do Conjunto Habitacional fechada sem moradores, e os moradores afirmam que as casas foram distribuídas apenas para eleitores da prefeita Maria Oliveira Lima da Cruz, conhecida como Selma de Mauro de Rocha (PDT).

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

Deputada Susana Azevedo é eleita conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe

Foto: Agência ALESE

A deputada estadual do PSC Susana Azevedo é a mais nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE). A parlamentar foi eleita pela Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), com 13 votos, superando o ex-deputado e atual secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, que obteve nove votos.

A votação foi secreta graças a um requerimento apresentado pelos oposicionistas. O líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), justificou o pedido dizendo que a votação secreta preserva o parlamento e evita pressões externas. “O Plenário da Casa é soberano, quem decide é a maioria”, afirmou. O requerimento foi contestado pela base governista, que queria votação aberta. Venâncio rebateu afirmando que o governo está mal acostumado porque sempre indicou os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, mesmo quando eles deveriam ser indicados pela Assembleia. A presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), colocou o requerimento em votação, que foi aprovado pela maioria.

Perfil
A nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Susana Maria Fontes Azevedo, estava em seu quinto mandato consecutivo como deputada estadual pelo PSC. Em 2010, ela foi eleita com 29.925 votos. Susana é filha do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Tertuliano Azevedo. A parlamentar estudou no Colégio Salesiano e na Universidade Tiradentes (Unit), onde formou-se em Direito. É pós-graduada nessa área. Foi secretária da Casa Civil e secretária de Governo. É radialista e foi vereadora em Aracaju.

Líder do PSC comemora eleição
Para o líder do PSC na Câmara e presidente do PSC em Sergipe, deputado federal André Moura, a eleição de Susana mostra a força da mulher sergipana. "É uma honra muito grande para nós do PSC porque sabemos que a corte do tribunal de contas estará muito bem representada por uma mulher que tem história. Uma deputada de vários mandatos, brilhante, com atuação no Legislativo impecável, uma deputada que sempre honrou os votos dos sergipanos e que agora vai emprestar seu talento, seu conhecimento e toda a sua experiencia de vida pública à corte do TCE, fazendo com que os recursos públicos sejam aplicados de forma mais transparente, com maior lisura, em benefício da população sergipana", disse Moura.

ASCOM PSC Nacional com informações da Agência ALESE

Prefeito eleito de Itabaiana está em Brasília atrás de recursos


Visista ao gabinete do Senador Eduardo Amorim (PSC)
 
O vereador e prefeito eleito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (PR), conhecido popularmente como “Valmir de Francisquinho” está em Brasília atrás de recursos para sua gestão 2013 a 2016. 

A viagem a capital federal aconteceu na manhã desta terça-feira, 30. Valmir viajou acompanhado do Vereador João Candido (PSB) e também do Vereador eleito Moacir Santana (PR). Os políticos eleitos de Itabaiana visitam o gabinete do Senador Eduardo Amorim (PSC) e demais parlamentares sergipanos.
 
 Reunião com Rita Campos, assessora de orçamento do Senador Amorim

Valmir Francisquinho participou de reunião com Rita Campos, assessora de orçamento do senador. Na pauta de discussão foram abordados projetos importantes para o município de Itabaiana e a busca de emendas para a concretização dos mesmos.

O prefeito eleito pretende desenvolver Itabaiana com obras fundamentais, a exemplo da nova rodoviária, da ampliação da Avenida Percílio Andrade e da revitalização do Açude da Marcela. 

Diário do Agreste

Olivier Chagas não entende a pressa de Valmir para o processo de transição em Itabaiana


Vereador Olivier Chagas (PT) ao lado do vereador Valmir de Francisquinho (PR)
No município de Itabaiana, o vereador Olivier Chagas (PT), não entende a pressa de Valmir de Francisquinho (PR) prefeito eleito na última eleição de 2012, em acionar a justiça, a fim de antecipar o processo de transição de gestão no Município.
Segundo Olivier Chagas, o município possui uma lei em vigor desde 2009 (lei nº 1.342 de 08/05/09), que estabelece o processo de transição a partir de 15 de novembro, sendo assim desnecessário entrar na justiça para tal finalidade.
O grupo Valmir entende ser necessário essa medida, para garantir o levantamento real da situação patrimonial do município.
A justiça determinou que se faça o inventário do patrimônio, no prazo de 48 horas para depósito em juízo do material arquivado em memória de computadores, além de dez dias para informar o patrimônio material.
Eleição Municipal em Itabaiana
Valmir de Francisquinho (PR) foi eleito prefeito de Itabaiana com 27.345 (53,59%) dos votos válidos. O atual prefeito e candidato a reeleição Luciano Bispo de Lima (PMDB) obteve 23.758 (46,41%) dos votos. A diferença de votos entre os dois candidatos ficou em 3677 (7,18%) dos votos .
Diário do Agreste

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Campo do Brito completa 100 anos de emancipação política



 Imagem da Internet

O município de Campo do Brito, distante a 64 km de Aracaju completa nesta segunda-feira, 29 de outubro, 100 anos de emancipação política.

Registros históricos apontam que a colonização do município de Campo do Brito liga-se às primeiras concessões de sesmarias no vale do rio Vaza-Barris. Acredita-se que o primeiro povoamento que deu origem à atual cidade data de época posterior ao domínio holandês em Sergipe, quando seus remanescentes fixaram residência, passando a viver da agricultura e pecuária. 

Desde sua fundação em 1912 até o ano de seu centenário, a cidade de Campo de Brito apresentou um considerável crescimento e desenvolvimento econômico.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui 16.749 habitantes e tem como principal fonte de renda agropecuária com destaques para a monocultura da mandioca, manga, laranja, maracujá e feijão, além da pecuária com a criação de bovinos, suínos e equinos, e também avicultura. Campo do Brito se destaca também pelo comércio com potencial na prestação de serviços.

Por Ed Carlos, com informações do IBGE

Radialista é assassinado em stúdio de rádio em Itabaiana

Foto: O radialista Edimilsom de Jesus foi assassinado por volta das 21h deste domingo, 28/10, nos Studio da FM princesa no município de Itabaiana Sergipe.<br /><br /><br /><br /><br />
Edimilson estava cumprindo seu horário na emissora quando foi executado a tiros.<br /><br /><br /><br /><br />
As informações ainda são poucas e ainda não há uma linha investigativa definida.<br /><br /><br /><br /><br />
A polícia já esta no local isolando o prédio da emissora para preservar a sena do crime.<br /><br /><br /><br /><br />
A direção da emissora ainda não se manifestou sofre o fato.<br /><br /><br /><br /><br />
Em nome de todos os integrantes da equipe de profissionais da emissora e da classe de radialista esperamos da policia e da justiça ações imediatas e esclarecedoras para este absurdo. Leia em
Radialista Edmilsom de Jesus


O radialista Edmilsom de Jesus (Edmilso dos Cachinhos) foi assassinado dentro do Stúdio da FM princesa no município de Itabaiana no agreste central sergipano. O assassinato ocorreu por volta das 21h deste domingo, 28 de outubro na Avenida Manoel Antônio dos Santos, há pouco mais de 100 metros do Quartel da Polícia Militar.

No momento do crime, Edmilson estava sozinho cumprindo seu horário de trabalho na emissora quando foi executado a tiros.

De acordo com as primeiras informações, o radialista teria discutido com o indivíduo e iniciado uma luta corporal. Irritado com a briga, o meliante disparou três tiros contra Edmilson em diferentes partes do corpo. O radialista tentou correr, mas com os disparos morreu no local. O autor dos disparos evacuou do local com a moto e o celular da vítima.

Histórico

Edmilson de Jesus tinha 40 anos e trabalhou em diversas emissoras de rádios de Sergipe.

Com esse crime, sobe para 52 o número de vítimas assassinadas esse ano em Itabaiana. A média de homicídios no município é de quatro por mês, somente em outubro, oito assassinatos foram registrados.

Por Ed Carlos

domingo, 28 de outubro de 2012

Colégio Nota Dez realiza I Workshop de Redação de Malhador


A iniciativa do Colégio Nota Dez partiu da necessidade de mostrar para quem pretendem concorrer a uma vaga em instituição de ensino superior, a importância de escrever um bom texto dissertativo.
Estudantes atentos dutante o I Workshop de Redação .
(Malhador – SE) O Colégio Nota Dez realizou na tarde de sábado, 27 de Outubro I Workshop de Redação de Malhador. O evento aconteceu na HiFFI Pissaria, no centro da cidade e teve a participação de um dos melhores professores de língua portuguesa e comunicador social de Sergipe, Dênisson Venttura.
Professor Dênisson Venttura ministrando o Workshop.
A iniciativa do Colégio Nota Dez partiu da necessidade de mostrar para quem pretendem concorrer a uma vaga em instituição de ensino superior, a importância de escrever um bom texto dissertativo.
Diretor do Colégio Nota Dez e Professor Alisson Macena.
Segundo o diretor do Colégio Nota Dez e Professor Alisson Macena, “essa é a primeira vez na história de Malhador que um colégio realiza esse tipo de evento, uma excelente oportunidade para o vestibulando do município, adquirir conhecimento específico sobre uma das principais provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a redação”.
Ainda de acordo com o Professor Alisson, “a direção do colégio optou em realizar o I Workshop de Redação, a partir dos resultados obtidos em vestibulares anteriores acerca de produzir uma boa dissertação”.
“Fiquei surpreso pela iniciativa da escola em relação a enxergar uma cidade de pequeno porte, mas com um nível de educação e alunos tão bem preparados, quanto do Colégio Nota Dez, mesmo porque eu esperava sim que tivesse conteúdo em função de já conhecê-los e saber do trabalho, mas fiquei surpreso, porque os meninos estão preparados desde a questão da gramática normativa até a formatação do pensamento”, disse o professor de língua portuguesa Dênisson Venttura.
Professor de Lingua Portuguesa Dênisson Venttura.
Para Dênisson, “seria interessante que todas as cidades do interior fizesse esse tipo de reunião, revisão, trazendo uma gama de informações e aprimorando aquilo que já foi indagado em sala de aula”.
O I Workshop de Redação de Malhador teve como público alvo vestibulandos, concurseiros e estudantes interessados em conhecimentos na área. O evento conseguiu atrair alunos de outros municípios a exemplo de Itabaiana e Moita Bonita. Devido a essa expansão, a direção do Colégio Nota Dez promete realizar mais uma edição do Workshop de Redação em 2013.
Por Ed Carlos

sábado, 27 de outubro de 2012

Funcionário público é assassinado em Itabaiana

 
Foto: Mais um homicídio em Itabaiana na rua do Posto Bel.

 
(Itabaiana-SE) No agreste central sergipano, José Evanilson da Costa, de 35 anos foi assassinado no início da noite deste sábado, 27 de outubro. O crime aconteceu por volta das 18h 50min, na Rua Elísio Araújo na altura do nº 96, perto do posto BEL na saída de Itabaiana.


Segundo populares, dois elementos que estavam em uma moto dispararam vários tiros contra José Evanilson que não teve como se defender. A família da vítima acredita que o crime tenha sido motivado por causa de dívidas.


José Evanilson da Costa era solteiro e funcionário público. Evanilson trabalhava no CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Itabaiana.

Por Ed Carlos,
Foto: Diário do Agreste

Repercussão sobre o caso do estudante Bruno Eusébio em Malhador

A sucursal da TV Atalaia (Itabaiana) esteva na tarde da última sexta feira, 26 em Malhador para saber como esta a população do muncípio após a notícia sobre o caso do estudante Bruno Eusébio que repertuiu na imprensa nacional.

 
Assista ao vídeo no portal da TV Atalaia:
http://www.atalaiaagora.com.br/video.php?v=14299

Estudante confessa assassinato de colega em república e diz que sofria bullying

Bruno contou à polícia que tentou se matar misturando bebida e remédio após o crime

Luiz Ackermann/Ag. O DIA
ESTUDANTE
Peritos concluíram que Pinheiro morreu enquanto dormia ou falava ao celular
O estudante Bruno Eusébio dos Santos, de 26 anos, principal suspeito de matar o colega de quarto José Leandro Pinheiro, de 21 anos, confessou o crime nesta sexta-feira (26). De acordo com o titular Rivaldo Barbosa, da Delegacia de Homicídios, ele contou que sofria bullying de outros estudantes, especialmente da vítima.
Ainda segundo o delegado, o suspeito afirmou que tentou se matar após cometer o assassinato, misturando remédio e bebida alcoólica.
— O caso foi esclarecido. O rapaz disse que sofria bullying, pois outros estudantes implicavam com o jeito introvertido dele. Depois que matou a vítima, ele explicou que tentou se matar ao tomar dois frascos de Rivotril e vodca.

Em depoimento, o estudante revelou a dinâmica do crime. Depois de não conseguir dormir a noite inteira por causa de barulhos de outros moradores da república, o jovem levantou às 5h e foi ao primeiro andar, onde pegou a pedra para matar o colega. Ele afirma que já tinha misturado vodca com refrigerante e medicamentos. Em seguida, deu uma pedrada na cabeça de José e as quatro facadas. Com a morte do companheiro de quarto, ele também decide se matar. 

O pai do suspeito, José Elivaldo dos Santos, esteve na delegacia e pediu desculpas em nome do filho. Ele afirmou que o filho é um estudante devotado desde os cinco anos.

— Peço desculpas aos familiares do José Leandro, que estão sofrendo muito, assim como também estou sofrendo pelo meu filho.

Bruno Eusébio teve a prisão decretada pela Justiça na última quinta-feira (25) e foi preso por suspeita de homicídio qualificado, já que ele impossibilitou a defesa da vítima. O crime aconteceu na manhã de quinta-feira no quarto de uma república no Horto, bairro na região do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.

Os peritos concluíram que Pinheiro morreu enquanto dormia ou falava ao celular deitado na cama. Ele primeiro levou uma pedrada e, na sequência, quatro facadas.

Segundo o delegado, os peritos encontraram na cozinha da casa a pedra e a faca usadas no crime. Ambas tinham sangue de Santos. O depoimento das testemunhas também foi decisivo para concluir que o estudante matou o colega, segundo Barbosa.

— De acordo com tudo o que foi colhido até o momento, pelos laudos e depoimentos, a polícia não tem dúvida de que Bruno é o autor do crime. Os depoimentos demonstram que só os dois estavam no quarto.

Cerca de 15 estudantes estavam na república na hora do crime. Segundo testemunhas, os dois estudantes foram dormir por volta de 1h depois de conversarem e navegarem na internet. Não houve festa no local. A polícia não encontrou vestígio do consumo de drogas. Dois frascos de remédio foram apreendidos. O conteúdo será periciado, mas há indícios de que seja tranquilizante.

Pinheiro estava no Impa há cerca de um ano. Ele é de Deputado Irapuã Pinheiro, interior do Ceará. Segundo amigos, ele era o filho mais velho de uma família humilde que vive em uma área rural. Os pais são agricultores. Ele cursou faculdade de Matemática na Universidade Federal do Ceará.

Fonte: R7

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para polícia, suspeito de matar colega estaria fora de 'funções normais'

Estudante do Impa foi morto em república no Horto, Zona Sul do Rio.
Suspeito é colega de quarto que foi encontrado desacordado em cozinha.

 

Cristiane Cardoso e Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

Estudante José Leandro, no alto de morro no Rio (Foto: Wélio Ferreira/Arquivo Pessoal) 
Estudante José Leandro, no alto de morro no Rio (Foto: Wélio Ferreira/Arquivo Pessoal)
 
O delegado titular da Divisão de Homicídios (DH), Rivaldo Barbosa, declarou na tarde desta quinta-feira (25) que o estudante Bruno Eusébio dos Santos, de 26 anos, aluno do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) suspeito da morte do colega de quarto, o cearense José Leandro Pinheiro, 21 anos, encontrado no chão da cozinha de uma república no Horto, Zona Sul do Rio, nesta manhã, não estava em suas funções normais.
"Não sei se efetivamente em função de remédios ou de alguma substância que ele tenha ingerido", informou. "Estamos terminando a perícia no local e posteriormente iremos ouvir o suposto autor para que ele possa esclarecer, uma vez que somente ele e a vítima estavam dentro do quarto onde aconteceu o fato", disse o delegado.

O suspeito foi encaminhado na manhã desta quinta-feira (25) para o Hospital Miguel Couto, onde está sob escolta da PM. DE acordo com um enfermeiro, o jovem estaria sedado com uma das mãos enfaixadas. Uma vez liberado pelos médicos, ele prestará esclarecimentos na DH.

Segundo a assessoria da Secretaria municipal de Saúde, nesta tarde ele seguia em observação na Emergência. O G1 tentou localizar a defesa ou a família do jovem, mas, até as 16h40, não havia conseguido. Segundo a DH, até as 15h30, nenhum advogado ou parente havia entrado em contato com a especializada.

Quarto dos jovensNo quarto que os dois estudantes dividiam, não foram encontradas drogas ou álcool, como informou o delegado. Entretanto, foram encontrados dois frascos de medicação. "Vamos ver que substâncias possuem estes remédios. Ao que parecem são tranquilizantes", declarou. O suspeito foi encontrado na cozinha, desacordado e havia vomitado, segundo o delegado.

Ainda de acordo com Rivaldo Barbosa, não há sinal de luta corporal no local. José Leandro Pinheiro foi morto com um golpe de uma pedra na cabeça e quatro golpes de facas na região do peito e do coração. Duas facas sujas de sangue foram encontradas na república. Ainda segundo o delegado, também havia vestígios de sangue e tecido da vítima na pedra, que, de acordo com policiais militares, tinha cerca de 30 cm de diâmetro.

"Vamos ouvir todas as pessoas que estavam na casa. Há uma linha muito forte no sentido de apontar o agressor. Queremos saber o que aconteceu, uma vez que essa pedra não era do andar de cima, mas do andar debaixo. Ela servia para encostar uma porta e ontem esta pedra estava ali na parte da noite. Ela foi parar lá em cima e a gente acredita que ela tenha sido utilizada para atingir a vitima", declarou o delegado.

Rivaldo Barbosa informou ainda que existe a suspeita de que o rapaz teria marcas de sangue nas mãos ao ser levado para o hospital. "Estou falando o que me passaram, nós não tivemos contato com ele, mas pedimos aos médicos que preservem a integridade física dele, claro, como todo material com que ele foi levado para lá, como as vestes e se tem vestígios de sangue nas mãos dele", disse.

O delegado informou ainda que ouvirá na tarde desta quinta todos os outros moradores da república. "Tão logo a gente pegue formalmente a perícia, com os depoimentos prestados, se nos convencermos que efetivamente foi ele e será autuado em flagrante em delito", contou.

Embora alguns vizinhos tenham declarado que havia uma festa na república na noite desta quarta, os moradores negaram esta informação à polícia.

Ex-estudante do Impa, Renan Ribeiro, foi visitar o amigo Bruno Eusébio (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1) 
Ex-estudante do Impa, Renan Ribeiro, foi visitar no
hospital o amigo (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
 
Amigos surpresosEx-estudante do Impa e atual aluno do curso de graduação em economia da Fundação Getúlio Vargas, Renan Ribeiro, de 23 anos, contou que conhece o suspeito. Eles participaram juntos de um projeto de orientação educacional que prepara jovens para estudar matemática. Ele se disse surpreso com a notícia de que o amigo é suspeito de um crime.
"Estou admirado, porque ele  é um cara bem tranquilo, quieto, na dele, como a maioria dos estudantes de matemática. Ele é de pouca conversa e de boa paz, não é um cara esquentado", disse Renan, que fez mestrado em matemática no Impa no período 2007- 2008.
Renan, que é da cidade de Lagarto, contou que o suspeito é de outra cidade do interior de Sergipe, Malhador. Ele não tem parentes e nem namorada no Rio. "Fiquei sabendo do que aconteceu por uma amiga em comum, de Aracaju. Ficamos preocupados e vamos procurá-lo no hospital para saber o que realmente aconteceu. Estou supreso com tudo isso", disse Renan, informando que a mãe do suspeito foi contatada pelo Impa.
Outro amigo do suspeito, o estudante de doutorado no Impa Bruno Santos Góis, de 24 anos, também sergipano, contou que por causa da rotina de estudos eles tinham pouco contato social. "A gente se via pelos corredores, Por acaso tínhamos marcado uma confraternização nesta quinta-feira, um churrasco, no Impa", disse Bruno Góis.
Aulas suspensas
De acordo com o Impa, o suspeito era estudante do mestrado acadêmico em matemática desde 2011, enquanto que José Leandro estava na instituição desde o início deste ano. E como são contemporâneos, eles poderiam fazer algumas aulas juntos, dependendo da grade de horários de cada um.
Atualmente, o Impa tem 39 alunos de mestrado acadêmico, 28 estudantes no mestrado profissional — para profissionais que atuam no mercado financeiro — e 80 alunos de doutorado. Por causa do crime, as aulas foram suspensas nesta quinta (25) e sexta (26). O instituto informa que está prestando assistência às famílias do estudantes envolvidos no caso.

Comportamentos distintos
Policiais em frente à república de estudantes no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, onde um jovem morreu durante uma festa na madrugada desta quinta (25) (Foto: Cristiane Cardoso/G1) 
Policiais em frente à república de estudantes no
Horto, onde jovem morreu nesta madrugada
(Foto: Cristiane Cardoso/G1)


José Leandro Pinheiro, de 21 anos, é natural de Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará. Na república onde vivia, vivem cerca de 15 estudantes, entre homens e mulheres.

Amigo de mestrado de Leandro no Impa, Thiago Augusto Silva Dourado, 27 anos, disse que a vítima era uma pessoa bastante sociável e participaria de uma festa marcada nesta quinta para os aniversariantes de outubro do Impa, que foi cancelada após o crime.

"O Leandro era uma pessoa simpática, extrovertida, conversava com todo mundo, levava tudo na brincadeira e não tinha contato com drogas ou bebidas", afirmou. "Ele batia cartão das 9h às 21h estudando", completou, acrescentando que na véspera do crime tomou café com o estudante no Impa, como fazia diariamente.

Mas, ainda de acordo com Thiago, o comportamento do suspeito era bem diferente. "Ele era um pouco antissocial, não conversava muito com as pessoas, tinha um comportamento fechado", disse o estudante.
De acordo com outro amigo da vítima, que fez o reconhecimento do corpo, mas não quis se identificar, José Leandro morava na república há cerca de um ano. "Ele não tinha nenhum problema de relacionamento, era uma pessoa calma, tranquila", contou.

Fonte: G1
 

 

Suspeito de matar colega se recusa a prestar depoimento à polícia no Rio

Vítima e suspeito são do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Eles dividiam o quarto de uma república no Horto, na Zona Sul da cidade.

 

Policiais em frente à república de estudantes no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, onde um jovem morreu durante uma festa na madrugada desta quinta (25) (Foto: Cristiane Cardoso/G1) 
Policiais em frente à república onde o jovem foi
morto (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
 
O jovem Bruno Eusébio dos Santos, de 26 anos, suspeito de matar o colega de república, o estudante José Leandro Pinheiro, de 21 anos, foi levado para Divisão de Homicídios (DH), na noite desta quinta-feira (25). No entanto, segundo a polícia, o rapaz se negou a prestar depoimento e optou em permanecer calado.

Bruno e José Leandro estudavam no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e dividiam uma república no Horto, na Zona Sul do Rio. A decisão do delegado Rivaldo Barbosa, responsável pela investigação do caso, em pedir a prisão em flagrante do rapaz foi tomada após ouvir testemunhas e a perícia preliminar dos instrumentos utilizados na morte, uma pedra e uma faca.

Até a madrugada de sexta-feira, nenhum parente ou advogado de Bruno se apresentou à polícia, para defender o jovem, que segundo amigos é natural de Malhador, no Sergipe. José Leandro era cearense, da cidade de Deputado Irapuan Pinheiro, e morava no Rio há cerca de um ano.

Suspeito foi encontrado desacordado

Após o crime, Bruno foi encontrado desacordado na cozinha do imóvel que dividiam. O cômodo estava com várias manchas de sangue. Ele foi levado para o Hospital Miguel Couto, onde recebeu alta no fim da noite de quinta.

"Segundo os depoimentos, no apartamento estavam apenas a vítima e o suspeito. Ele já sabia que a pedra era do apartamento de baixo e que a faca era da cozinha", disse Rivaldo, deixando claro que o autor conhecia o local. "Chegou-se a conclusão de que o Bruno é o autor."

Rivaldo Barbosa, que até as 18h30 havia ouvido nove pessoas (sete estudantes, um coordenador do Impa e o gerente e o caseiro da república), tem algumas linhas de investigação que apontam para a motivação do crime. No entanto, ele preferiu não divulgar para não atrapalhar as nvestigações.

Autor estaria 'fora do normal'

Mais cedo, o delegado havia dito que Bruno foi encontrado em um estado "fora do normal". "Não sei se efetivamente em função de remédios ou de alguma substância que ele tenha ingerido", informou.

No quarto que os dois estudantes dividiam, não foram encontradas drogas ou álcool, como informou o delegado. Entretanto, foram encontrados dois frascos de medicação. "Vamos ver que substâncias possuem estes remédios. Ao que parecem são tranquilizantes", declarou.

Ainda de acordo com Rivaldo Barbosa, não há sinal de luta corporal no local.
José Leandro Pinheiro foi morto com um golpe de uma pedra na cabeça e quatro golpes de facas na região do peito e da barriga. Duas facas sujas de sangue foram encontradas na república. Ainda segundo o delegado, também havia vestígios de sangue e tecido da vítima na pedra, que, de acordo com policiais militares, tinha cerca de 30 cm de diâmetro.

Embora alguns vizinhos tenham declarado que havia uma festa na república na noite desta quarta, os moradores negaram esta informação à polícia.

Fonte: G1




 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Malhador realizará I Workshop de Redação

 
Prof. Dênisson Venttura ensinará como fazer um bom texto dissertativo.

 
Cartaz de divulgação
 


(Malhador - Se)Professores de língua portuguesa apontam que saber escrever um bom texto dissertativo está entre as maiores dificuldades dos alunos que pretendem ingressar em qualquer instituição de ensino superior.

Em decorrência desse fator preponderante, o Colégio Nota Dez tomou a iniciativa e realizará o I Workshop de redação de Malhador. O evento terá a presença de um dos melhores professores de língua portuguesa e comunicador social de Sergipe, Dênisson Venttura.

Histórico:

Dênisson Venttura de Sant´Ana, Professor de Língua portuguesa, jornalista/ cronista da Infonet, colunista social do Correio de Sergipe / Mestrando em Letras (NPGL/UFS), Professor Universitário (Faculdade Pio Décimo e Universidade Tiradentes), Gestor dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Produção Textual, Assessoria de Marketing, Comunicação e Webjornalismo, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Assessor Geral de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe, Assessor de Marketing do Núcleo ArqDecor – Sergipe, Apresentador da Rede TV  - TV Cidade – Sergipe.  

O I Workshop de Redação acontecerá no próximo sábado, 27 de outubro das 13h às 17h, na HiFFI Pissaria, na Rua José Sá Barreto, no centro de Malhador.

Vestibulandos, concurseiros e interessados em conhecimentos na área poderão participar do evento. O local para a inscrição é na secretaria do Colégio Nota Dez, localizado na Praça Manuel de Oliveira, centro de Malhador. O valor da inscrição custa R$ 10,00.

Mais informações pelos telefones (79) - 3442-1434 / 8131-6630 / 9814-5903
Por Ed Carlos

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pela primeira vez, PRB de Malhador terá uma mulher no legislativo municipal

Jacira de Nicanor ocupará uma das nove cadeiras disponíveis para o legislativo 2013 a 2016.

Jacira de Nicanor ao lado do Irmão Veio de Nicanor e da sobrinha




(Malhador – SE) Em Malhador, município do agreste sergipano, a eleição para o legislativo municipal apresentou um resultado surpreendente. Pela primeira vez, o PRB conseguiu eleger uma mulher para ocupar uma vaga na câmara de vereadores.

Candidata pelo PRB, à republicana Jacira Vieira dos Santos Oliveira (Jacira de Nicanor) obteve 343 (4,47%) votos validos. Com essa votação, Jacira conseguiu se eleger em 8° lugar e ocupará uma das nove cadeiras disponíveis para o legislativo 2013 a 2016.

“Mesmo com poucos recursos e uma parte de minha família votando contra, sempre acreditei em minha vitória, porque, acima de tudo contei com o apoio do meu pai Nicanor José dos Santos, minha mãe Maria Vieira de Santana, além dos meus irmãos Dejenal José dos Santos (Veio de Nicanor) e Evandro José dos Santos (Pantcha), que abraçaram de corpo e alma minha campanha” disse Jacira de Nicanor.

Ainda de acordo com Jacira, o trabalho social desenvolvido ao longo de 20 anos ajudou na campanha.

A candidata eleita Jacira de Nicanor é formada em pedagogia, é servidora pública, viúva e mãe de três filhos. No campo social, Jacira realiza todos os anos os festejos juninos da Rua São José onde mora, além disso, a republicana sempre beneficiou famílias carentes do município com a distribuição de alimentos entre outras ações assistencialistas.

“Em 2012, decidi entrar para a vida pública e concorrer ao cargo de vereadora e consegui minha eleição, por isso, que, a partir do dia 1° de janeiro de 2013, irei elaborar projetos que visam criar condições para as classes sociais desfavorecidas de Malhador” declara a republicana Jacira.

Por Ed Carlos



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jovem Malhadorense está desaparecido


Desaparecido Edinaldo Oliveira dos Santos
(Malhador - SE) A família do jovem Edinaldo Oliveira dos Santos vive um drama. O rapaz de 24 anos está desaparecido desde o último domingo (14) de outubro 2012.

Populares disseram que viram Edinaldo pela última vez, em uma festa no centro da cidade de Malhador. Entretanto, outras pessoas disseram que o viram em outra festa no mesmo dia, dessa vez no Povoado Tabua.

Segundo Adenilde de Jesus Santos, irmã de Edinaldo, achou estranho a demora do irmão em retornar para casa, logo, decidiu imediatamente prestar queixa na delegacia de Malhador, mas não conseguiu, pois recebeu a informação de policiais que estavam no local que não tinha delegado, e o mesmo só estaria cidade na quinta-feira (18) de outubro.

Diante dessa situação, Adenilde teve que se deslocar até a delegacia da Mulher no município de Itabaiana para fazer o boletim de ocorrência e iniciar as buscas.

Popularmente conhecido como Xaropinho, Edinaldo é filho de José dos Santos e Maria Neusa de Oliveira. Trabalha como agricultor, e mora com os pais no Conjunto Creche na cidade de Malhador. No dia do desaparecimento, Edinaldo usava bermuda jeans e camisa vermelha.

Quem souber de alguma informação sobre o paradeiro de Edinaldo Oliveira dos Santos entre em contato através dos telefones:

Familiares: (79) 8137- 4032 / 9834 -1448

Delegacia da Mulher de Itabaiana: (79) 3431-8513
Disque Denúncia  190


De Malhador, Ed Carlos

domingo, 14 de outubro de 2012

Fiéis celebram Nossa Senhora Aparecida em Malhador



Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida
(Malhador - SE) No município de Malhador localizado no agreste central sergipano, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida no povoado Tabua celebrou mais uma edição da festa em homenagem a padroeira do Brasil. O evento religioso aconteceu na tarde de domingo (14) de outubro.

Por volta das 16h, o padre Joaquim Dantas iniciou a celebração. Participaram da missa a Prefeita de Malhador Sarina Faro (PRB), o Deputado Estadual Capitão Samuel (PSC), além de autoridades do legislativo municipal, como também, visitantes de outras paróquias.

Adolescentes da comunidade do Povoado Tabua realizaram uma apresentação ao som de música católica. O encerramento da festa em louvor à santa foi marcado pela procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo povoado.

ASCOM MALHADOR

Usuarios online